Diversidade é a melhor palavra para definir a Jamaica. De Montego Bay a Kingston, o país banhado pelo mar do Caribe é vibrante e oferece de tudo um pouco: resorts luxuosos, praias paradisíacas, vegetação espetacular, cachoeiras de águas cristalinas, o famoso rum e um povo caloroso! Dona de um astral único, a Jamaica também é conhecida também por ser berço de personalidades mundialmente famosas, como o ex-velocista multicampeão Usain Bolt e o cantor Bob Marley, que eternizou e popularizou o reggae mundo afora.
Agora que já sabe o básico do país, take it easy e bem-vindo a Jamaica! O Zarpo Magazine separou alguns locais que vão da turística Montego Bay até a capital Kingston. Confira!
Montego Bay: luxo e praias de tirar o fôlego na Jamaica
Montego Bay, carinhosamente conhecida como MoBay, é considerada a capital turística da Jamaica e concentra a maioria dos luxuosos resorts da ilha. Dono de praias paradisíacas, o destino tropical é democrático, sendo procurado tanto por casais em lua de mel, jovens à procura de badalação e famílias em busca de férias divertidas.
Entre as praias mais famosas está Walter Fletcher. Localizada dentro do Parque Temático Aquasol, é caracterizada pela longa faixa de areia fina e mar com poucas ondas, ótimo para a prática de mergulho e passeios de jet ski. Outra famosa praia é a Doctor’s Cave Bay, no Parque Marinho, na movimentada zona de Hip Strip. A praia, uma das mais famosas da Jamaica, ganhou fama da noite para o dia no final da década de 1920, após um conhecido osteopata britânico declarar que suas águas tinham poderes curativos.
As praias de Cornwall Beach e One Man Beach também estão próximas. Ambas são ótimas alternativas para quem curte praias mais vazias. Cornwall conta com espreguiçadeiras, quiosques espalhados pela orla e espaços delimitados para prática de esportes e brincadeiras aquáticas. A One Man Beach oferece contato intenso com a natureza, já que é cercada pela flora típica da região e tem a possibilidade dos turistas realizarem trilhas ecológicas.
Outros pontos de interesse vão além das praias. Localizada no centro de Montego Bay, a praça Sam Sharpe Square é um deles. O local é uma homenagem a Samuel Sharpe, um herói nacional da Jamaica e ativista anti-escravidão. A praça conta com estátuas esculpidas em bronze que mostram o militante pregando para seus seguidores.
Um pouco mais distante, a cerca de 34 km do centro de Montego Bay, o pequeno povoado de Falmouth é, talvez, um dos passeios mais impressionantes da Jamaica. É lá que está a Laguna Luminosa. Rodeada por um pântano e localizada ao lado do Rio Martha Brae, a lagoa é composta por milhões de micro-organismos que, quando agitados, emitem uma luz fosforescente. Por essa característica, o passeio noturno é o mais indicado para conhecer o local.
Interessou? Hospede-se no Riu Montego Bay. Este incrível All-Inclusive cinco estrelas está localizado à beira da praia Mahee Bay e a cerca de 15 minutos do centro da cidade. O resort conta com quatro restaurantes e quatro bares, três piscinas, esportes náuticos, kids’ club, quadras, academia, discoteca e até SPA, com custo à parte.
Leia mais no Mag sobre Montego Bay
Negril: musicalidade e sossego
Seguindo cerca de 80 km a oeste de Montego Bay, chegamos à Negril. Esta pequena vila de pescadores é caracterizada pela típica vibe jamaicana: sossego e a simpatia do povo. Entre as principais praias destaca-se a Seven Mile Beach. O nome, não por acaso, é em relação à extensão: são cerca de 10 km de areia fina e mar azul a se perder de vista. Em sua orla se concentram resorts, restaurantes, bares e vez ou outra shows de reggae. A dica é fazer parasailing. A vista do alto é de impressionar!
Bloody Bay é outra praia que merece visita. Já para quem prefere parques, o Kool Runnings conta com muitas opções de aventura – dentro e fora d’água –, além de ser ótimo para crianças. Aos amantes da vida marinha, o roteiro deve incluir o Negril Marine Park. Situado na Área de Proteção Ambiental de Negril, o parque é dividido em diversas áreas recreativas e abrange a costa, mangues, ambientes fora da região costeira e recife de corais. Ao final do dia, não deixe de apreciar o pôr do sol nas falésias em West End Road, junto ao icônico Rick’s Café. O espetáculo é o mais bonito da ilha!
Interessou? Hospede-se no Grand Palladium Lady Hamilton ou no Grand Palladium Jamaica. Localizados à beira-mar, ambos resorts cinco estrelas estão entre Montego Bay, a 35 km, e Negril, a 50 km. Com sistema All-Inclusive, oferecem 10 restaurantes, 17 bares, piscinas, esportes aquáticos, quadras, kids’ club com recreação monitorada, discoteca e SPA, com custo à parte.
Ocho Rios: a beleza do norte da Jamaica
O que antigamente era uma remota vila de pescadores, hoje é um dos destinos mais cobiçados de toda a Jamaica. Estamos falando de Ocho Rios, um reduto de belezas naturais no norte da ilha. Localizada 100 km ao leste de Montego Bay e 85 km ao noroeste de Kingston, a cidade é um mix perfeito de mar e vegetação exuberante. As praias são definitivamente lindas, mas as inúmeras cachoeiras formadas pelo relevo montanhoso são as grandes atrações.
É em Ocho Rios que está a famosa Dunn’s River Falls. A cachoeira mais interessante da Jamaica deságua no mar e só a visita já valeria a viagem. Escalar até o topo torna a experiência ainda mais marcante. A subida é tranquila e não há necessidade de contratar um guia. A atração fica no parque nacional homônimo e a entrada é paga. O local conta com estacionamento, decks, espaços para piqueniques, banheiros, lanchonete e oferece acesso à praia.
Outro passeio imperdível é Island Gully Falls, abrigo de cachoeiras e rios e onde fica a famosa Blue Hole. A lagoa de cor azul é uma das mais belas da Jamaica. Para chegar lá, basta seguir por 20 km a partir do centro de Ocho Rios, sentido sudoeste. O trajeto conta com placas indicando o caminho. Ao chegar no parque, um guia orientará sobre a trilha e saltos para fazer nas cachoeiras. A entrada para o Island Gully Falls é paga e o valor do guia funciona no sistema de contribuição.
A cidade abriga ainda uma das maiores atrações turísticas do país. O Dolphin Cove é um parque aquático temático que recebe incontáveis turistas durante o ano. No local, os visitantes podem nadar com golfinhos, raias e até tubarões, além de interagir com outros animais como cobras e iguanas. A experiência vale cada centavo e o valor do ingresso dá direito ainda à praia, restaurante e lojas do parque.
Nine Mile, a vila da família Marley
Ocho Rios é o ponto de partida para conhecer Nine Mile, uma vila situada a 45 km seguindo pelo sudoeste. É lá que nasceu a lenda do reggae e um dos mais ilustres jamaicanos, o cantor Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley. Embora o artista tenha se mudado para a capital Kingston, Nine Mile foi o lugar de sua infância e adolescência, e é também onde seu corpo está enterrado. Marley foi sepultado em um singelo mausoléu junto com sua guitarra. É possível entrar para conhecer, mas fotos não são permitidas no local.
Atualmente, Nine Mile conta com um museu dedicado ao cantor e administrado pela família. O lugar é indispensável para os amantes de reggae. A experiência vale muito a pena! O passeio guiado inclui objetos que marcaram a vida de Marley, além de discos que fizeram história. Perto da vila está o Monte Zion Rock, local que Bob Marley usava para meditar.
A autêntica e clássica cidade de Port Antonio
Ao chegar em Port Antonio, é possível entender porque o ator americano Errol Flynn a descreveu como a cidade “mais linda do que qualquer mulher que já conheci”. Localizada no nordeste da ilha, a cerca de 90 km de Kingston, a região conta com exuberante vegetação tropical e piscinas naturais que são verdadeiros espetáculos. Tamanha beleza virou até cenário de filme! As cachoeiras de Reach Falls, por exemplo, serviram de cenário para “Coquetel”, com Tom Cruise.
Outro cenário cinematográfico é a Blue Lagoon. Foi lá que o filme “A Lagoa Azul”, estrelado por Brooke Shields e Christopher Atkins, foi gravado. De volta para a água salgada, a icônica praia Frenchman’s Cove vale cada centavo do ingresso para entrar. Emoldurada por morros com vegetação exuberante e banhada pelo mar azul do Caribe, ela é perfeita!
Kingston: a vibrante capital da Jamaica
Por fim, o roteiro que começa em Montego Bay chega à capital Kingston. Situada entre as Blue Montains, a cidade é vibrante em todos os aspectos, unindo beleza natural e toques cosmopolitas. Não deixe de visitar o Museu Bob Marley, localizado na antiga residência do artista. O músico viveu ali até sua morte, em 1981. Lá os visitantes podem ver o quarto intocado de Marley e até os buracos das balas de um tentativa de assassinato que o artista sofreu em 1976. Vale a visita também ao museu dedicado à Peter Tosh. Inaugurado em 2016, o espaço homenageia este foi um dos fundadores do The Wailers e que, junto com Bob Marley, foi um dos grandes nomes do reggae mundial.
Imponente e luxuosa, a Devon House é a antiga residência de George Stiebel, o primeiro negro milionário da Jamaica. Construída em 1881, a construção combina arquitetura caribenha e georgiana, além de possuir jardins esplendorosos. E por falar em jardins, o turista pode ainda se maravilhar com o Hope Botanical Gardens. O jardim botânico abriga a coleção de plantas mais popular da Jamaica e o zoológico Hope Zoo. A cidade é dona ainda de uma vida noturna agitada e de restaurantes saborosos. Não deixe de provar a culinária jerk em um dos muitos restaurantes locais, mais um dos motivos para se apaixonar pela Jamaica!
Convencido a fazer uma viagem à prova de preocupações e desfrutar de praias, cachoeiras e lagoas paradisíacas na Jamaica? Confira os resorts do Zarpo no país e, quando voltar, deixe suas dicas aqui nos comentários!
1 Comentário
Que lugar maravilhoso, vou ter que me planejar para ir conhecer.
Parabéns Gabriela Por nos mostrar estas lindas paisagens e me fazer viajar , imaginando este lugar maravilhoso