Diversidade é a melhor palavra para definir a Jamaica. De Montego Bay a Kingston, o país banhado pelo mar do Caribe é vibrante e oferece de tudo um pouco: resorts luxuosos, praias paradisíacas, vegetação espetacular, cachoeiras de águas cristalinas, o famoso rum e um povo caloroso! Dona de um astral único, a Jamaica também é conhecida também por ser berço de personalidades mundialmente famosas, como o ex-velocista multicampeão Usain Bolt e o cantor Bob Marley, que eternizou e popularizou o reggae mundo afora.

Agora que já sabe o básico do país, take it easy e bem-vindo a Jamaica! O Zarpo Magazine separou alguns locais que vão da turística Montego Bay até a capital Kingston. Confira!

Ofertas da Jamaica no Zarpo

Montego Bay: luxo e praias de tirar o fôlego na Jamaica

Montego Bay
Montego Bay está localizada na costa noroeste da Jamaica e abriga algumas das praias mais lindas da ilha

Montego Bay, carinhosamente conhecida como MoBay, é considerada a capital turística da Jamaica e concentra a maioria dos luxuosos resorts da ilha. Dono de praias paradisíacas, o destino tropical é democrático, sendo procurado tanto por casais em lua de mel, jovens à procura de badalação e famílias em busca de férias divertidas.

Entre as praias mais famosas está Walter Fletcher. Localizada dentro do Parque Temático Aquasol, é caracterizada pela longa faixa de areia fina e mar com poucas ondas, ótimo para a prática de mergulho e passeios de jet ski. Outra famosa praia é a Doctor’s Cave Bay, no Parque Marinho, na movimentada zona de Hip Strip. A praia, uma das mais famosas da Jamaica, ganhou fama da noite para o dia no final da década de 1920, após um conhecido osteopata britânico declarar que suas águas tinham poderes curativos.

Doctors Cave Beach - Montego Bay
Doctor’s Cave Beach (foto) é ótima para socializar, enquanto Cornwall Beach é um refúgio para o descanso

As praias de Cornwall Beach e One Man Beach também estão próximas. Ambas são ótimas alternativas para quem curte praias mais vazias. Cornwall conta com espreguiçadeiras, quiosques espalhados pela orla e espaços delimitados para prática de esportes e brincadeiras aquáticas. A One Man Beach oferece contato intenso com a natureza, já que é cercada pela flora típica da região e tem a possibilidade dos turistas realizarem trilhas ecológicas.

Sam Sharpe - Jamaica
Homenagem a Sam Sharpe, ativista anti-escravidão e herói nacional da Jamaica | Pozole/CC BY-SA

Outros pontos de interesse vão além das praias. Localizada no centro de Montego Bay, a praça Sam Sharpe Square é um deles. O local é uma homenagem a Samuel Sharpe, um herói nacional da Jamaica e ativista anti-escravidão. A praça conta com estátuas esculpidas em bronze que mostram o militante pregando para seus seguidores.

Um pouco mais distante, a cerca de 34 km do centro de Montego Bay, o pequeno povoado de Falmouth é, talvez, um dos passeios mais impressionantes da Jamaica. É lá que está a Laguna Luminosa. Rodeada por um pântano e localizada ao lado do Rio Martha Brae, a lagoa é composta por milhões de micro-organismos que, quando agitados, emitem uma luz fosforescente. Por essa característica, o passeio noturno é o mais indicado para conhecer o local.

Interessou? Hospede-se no Riu Montego Bay. Este incrível All-Inclusive cinco estrelas está localizado à beira da praia Mahee Bay e a cerca de 15 minutos do centro da cidade. O resort conta com quatro restaurantes e quatro bares, três piscinas, esportes náuticos, kids’ club, quadras, academia, discoteca e até SPA, com custo à parte.

Leia mais no Mag sobre Montego Bay

Negril: musicalidade e sossego

Negril - Jamaica
Vila de dois extremos, Negril é conhecida pela serenidade durante o dia e vida noturna agitada

Seguindo cerca de 80 km a oeste de Montego Bay, chegamos à Negril. Esta pequena vila de pescadores é caracterizada pela típica vibe jamaicana: sossego e a simpatia do povo. Entre as principais praias destaca-se a Seven Mile Beach. O nome, não por acaso, é em relação à extensão: são cerca de 10 km de areia fina e mar azul a se perder de vista. Em sua orla se concentram resorts, restaurantes, bares e vez ou outra shows de reggae. A dica é fazer parasailing. A vista do alto é de impressionar!

Negril - Ricks Café
Além de observar o pôr do sol, é possível mergulhar do penhasco onde está o lendário Rick’s Café

Bloody Bay é outra praia que merece visita. Já para quem prefere parques, o Kool Runnings conta com muitas opções de aventura – dentro e fora d’água –, além de ser ótimo para crianças. Aos amantes da vida marinha, o roteiro deve incluir o Negril Marine Park. Situado na Área de Proteção Ambiental de Negril, o parque é dividido em diversas áreas recreativas e abrange a costa, mangues, ambientes fora da região costeira e recife de corais. Ao final do dia, não deixe de apreciar o pôr do sol nas falésias em West End Road, junto ao icônico Rick’s Café. O espetáculo é o mais bonito da ilha!

Interessou? Hospede-se no Grand Palladium Lady Hamilton ou no Grand Palladium Jamaica. Localizados à beira-mar, ambos resorts cinco estrelas estão entre Montego Bay, a 35 km, e Negril, a 50 km. Com sistema All-Inclusive, oferecem 10 restaurantes, 17 bares, piscinas, esportes aquáticos, quadras, kids’ club com recreação monitorada, discoteca e SPA, com custo à parte.

Ocho Rios: a beleza do norte da Jamaica

 Ocho Rios - Jamaica
Carinhosamente chamada de “Ochi” pelos moradores, Ocho Rios é ideal para quem busca aventuras

O que antigamente era uma remota vila de pescadores, hoje é um dos destinos mais cobiçados de toda a Jamaica. Estamos falando de Ocho Rios, um reduto de belezas naturais no norte da ilha. Localizada 100 km ao leste de Montego Bay e 85 km ao noroeste de Kingston, a cidade é um mix perfeito de mar e vegetação exuberante. As praias são definitivamente lindas, mas as inúmeras cachoeiras formadas pelo relevo montanhoso são as grandes atrações.

Dunn’s River Falls - Ocho Rios
Uma das experiências mais marcantes de se viver na cidade é escalar a icônica Dunn’s River Falls

É em Ocho Rios que está a famosa Dunn’s River Falls. A cachoeira mais interessante da Jamaica deságua no mar e só a visita já valeria a viagem. Escalar até o topo torna a experiência ainda mais marcante. A subida é tranquila e não há necessidade de contratar um guia. A atração fica no parque nacional homônimo e a entrada é paga. O local conta com estacionamento, decks, espaços para piqueniques, banheiros, lanchonete e oferece acesso à praia.

Island Gully Falls - Jamaica
Como o próprio nome sugere, a cor da água da Blue Hole é de um azul indescritível | nigel burgher/Flickr CC-By

Outro passeio imperdível é Island Gully Falls, abrigo de cachoeiras e rios e onde fica a famosa Blue Hole. A lagoa de cor azul é uma das mais belas da Jamaica. Para chegar lá, basta seguir por 20 km a partir do centro de Ocho Rios, sentido sudoeste. O trajeto conta com placas indicando o caminho. Ao chegar no parque, um guia orientará sobre a trilha e saltos para fazer nas cachoeiras. A entrada para o Island Gully Falls é paga e o valor do guia funciona no sistema de contribuição.

Dolphin Cove - Ocho Rios
Nadar com os golfinhos no parque Dolphin Cove é também um passeio indispensável | kartfamily/Flickr CC-By

A cidade abriga ainda uma das maiores atrações turísticas do país. O Dolphin Cove é um parque aquático temático que recebe incontáveis turistas durante o ano. No local, os visitantes podem nadar com golfinhos, raias e até tubarões, além de interagir com outros animais como cobras e iguanas. A experiência vale cada centavo e o valor do ingresso dá direito ainda à praia, restaurante e lojas do parque.

Nine Mile, a vila da família Marley

Nine Mile - Jamaica
Nine Mile, a vila onde nasceu Bob Marley, respira reggae e não pode ficar de fora do roteiro pela Jamaica

Ocho Rios é o ponto de partida para conhecer Nine Mile, uma vila situada a 45 km seguindo pelo sudoeste. É lá que nasceu a lenda do reggae e um dos mais ilustres jamaicanos, o cantor Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley. Embora o artista tenha se mudado para a capital Kingston, Nine Mile foi o lugar de sua infância e adolescência, e é também onde seu corpo está enterrado. Marley foi sepultado em um singelo mausoléu junto com sua guitarra. É possível entrar para conhecer, mas fotos não são permitidas no local.

Atualmente, Nine Mile conta com um museu dedicado ao cantor e administrado pela família. O lugar é indispensável para os amantes de reggae. A experiência vale muito a pena! O passeio guiado inclui objetos que marcaram a vida de Marley, além de discos que fizeram história. Perto da vila está o Monte Zion Rock, local que Bob Marley usava para meditar.

A autêntica e clássica cidade de Port Antonio

Port Antonio - Jamaica
Destino de refúgio para muitos moradores de Kingston, Port Antonio é famosa pelas suas cascatas

Ao chegar em Port Antonio, é possível entender porque o ator americano Errol Flynn a descreveu como a cidade “mais linda do que qualquer mulher que já conheci”. Localizada no nordeste da ilha, a cerca de 90 km de Kingston, a região conta com exuberante vegetação tropical e piscinas naturais que são verdadeiros espetáculos. Tamanha beleza virou até cenário de filme! As cachoeiras de Reach Falls, por exemplo, serviram de cenário para “Coquetel”, com Tom Cruise.

Blue Lagoon - Jamaica
A água gelada da nascente da Blue Lagoon se une com correntes quentes, proporcionando banhos revigorantes

Outro cenário cinematográfico é a Blue Lagoon. Foi lá que o filme “A Lagoa Azul”, estrelado por Brooke Shields e Christopher Atkins, foi gravado. De volta para a água salgada, a icônica praia Frenchman’s Cove vale cada centavo do ingresso para entrar. Emoldurada por morros com vegetação exuberante e banhada pelo mar azul do Caribe, ela é perfeita!

Kingston: a vibrante capital da Jamaica

Kingston - Jamaica
O cenário de Kingston é único! A beleza das Blue Montains emolduram o cotidiano moderno da cidade

Por fim, o roteiro que começa em Montego Bay chega à capital Kingston. Situada entre as Blue Montains, a cidade é vibrante em todos os aspectos, unindo beleza natural e toques cosmopolitas. Não deixe de visitar o Museu Bob Marley, localizado na antiga residência do artista. O músico viveu ali até sua morte, em 1981. Lá os visitantes podem ver o quarto intocado de Marley e até os buracos das balas de um tentativa de assassinato que o artista sofreu em 1976. Vale a visita também ao museu dedicado à Peter Tosh. Inaugurado em 2016, o espaço homenageia este foi um dos fundadores do The Wailers e que, junto com Bob Marley, foi um dos grandes nomes do reggae mundial.

Devon House - Jamaica
Restaurada, a Devon House é patrimônio nacional e opera como uma casa museu | Christina Xu/Flickr CC BY-SA

Imponente e luxuosa, a Devon House é a antiga residência de George Stiebel, o primeiro negro milionário da Jamaica. Construída em 1881, a construção combina arquitetura caribenha e georgiana, além de possuir jardins esplendorosos. E por falar em jardins, o turista pode ainda se maravilhar com o Hope Botanical Gardens. O jardim botânico abriga a coleção de plantas mais popular da Jamaica e o zoológico Hope Zoo. A cidade é dona ainda de uma vida noturna agitada e de restaurantes saborosos. Não deixe de provar a culinária jerk em um dos muitos restaurantes locais, mais um dos motivos para se apaixonar pela Jamaica!


Convencido a fazer uma viagem à prova de preocupações e desfrutar de praias, cachoeiras e lagoas paradisíacas na Jamaica? Confira os resorts do Zarpo no país e, quando voltar, deixe suas dicas aqui nos comentários!

Autor

Amante do ecoturismo, a natureza é sempre seu destino preferido! Viaja para recarregar as energias, conhecer pessoas, trocar experiências e voltar para casa com um pouquinho de cada lugar dentro de si.

1 Comentário

  1. Que lugar maravilhoso, vou ter que me planejar para ir conhecer.
    Parabéns Gabriela Por nos mostrar estas lindas paisagens e me fazer viajar , imaginando este lugar maravilhoso

Escreva um comentário