As férias caíram em agosto e agora não sabe para onde viajar? Então este post foi feito pra você! O oitavo mês do ano continua no inverno, o que significa que as cidades do Sul e Sudeste são marcadas pelo charme das baixas temperaturas. 

Já no Nordeste, o período de chuvas em muitas regiões já acabou, e o sol está brilhando intensamente. É hora de curtir o mar e relaxar na areia! O calor também está presente em águas internacionais, com destaque para Curaçao, no Caribe.

Outro ponto positivo é que agosto marca a volta às aulas. É baixa temporada e muitos destinos estão mais tranquilos, com menos turistas. Já está convencido de preparar as malas? Então confira os melhores destinos para viajar em agosto.

Gramado, no Rio Grande do Sul

Não é surpresa que Gramado, no Rio Grande do Sul, é uma excelente opção de destino para aproveitar no inverno. As baixas temperaturas combinam perfeitamente com os cenários charmosos da cidade. O destaque, contudo, vai para a 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece de 12 a 20 de agosto de 2022. 

O festival acontece anualmente no Palácio dos Festivais e apresenta e premia curtas e longas-metragens nacionais. Visitantes podem assistir às obras – inclusive algumas sessões têm acesso gratuito – e também visitar os espaços do evento, que inclui o Museu do Festival de Cinema de Gramado. Acesse o site para informações da programação.

Confira neste post 7 de festivais de inverno no Brasil

Para além de aproveitar o festival, conheça os principais pontos turísticos da cidade. Comece os passeios pela Av. Borges de Medeiros, onde encontra-se a Rua Coberta, a Paróquia de São Pedro Apóstolo e o próprio Palácio dos Festivais. Continue o passeio até o Lago Negro, onde é possível fazer o tradicional passeios de pedalinho.

Confira aqui todos os passeios para curtir no inverno de Gramado

Onde se hospedar em Gramado? O Zarpo tem excelentes hotéis em Gramado, como o Wyndham Gramado Resort, que garante estadia com lazer, conforto e praticidade. Tem três piscinas e seis jacuzzis de águas termais, kids club, cinema, salão de jogos e mais. Bem no centro da cidade e super charmoso, o Hotel Wood é ideal para uma viagem a dois. Além de uma gastronomia de excelência, o hotel tem pacotes românticos.

Campos do Jordão, em São Paulo

Mais um destino clássico para conhecer no inverno! Campos do Jordão, cidade a 180 km de São Paulo, é destino cheio de charme e atrações para todos os gostos e idades. Agosto é o último mês para curtir o friozinho na Serra da Mantiqueira, além de estar fora da altíssima temporada, que acontece em junho e julho.

Comece os passeios pela Vila Capivari, onde estão as principais lojas de malhas, chocolates e de lembrancinhas, restaurantes e o Parque Capivari, com roda-gigante, trenzinho, palco de eventos e lago com pedalinhos. Para quem viaja sem crianças, uma ótima opção é fazer o tour na Fábrica da Baden Baden, com direito à degustação.

Confira aqui um guia completo de Campos do Jordão, com dicas de passeios, restaurantes e hospedagens

Já para famílias que estão com os pequenos, o próximo passeio pode ser ao parque Tarundu, um espaço de lazer de 500 mil m² com tirolesa, arvorismo, cama elástica e muito mais. Por fim, não deixe de conhecer o parque Amantikir! São 60 mil m² de jardins inspirados em vários lugares do mundo. 

Onde se hospedar em Campos do Jordão? Para uma estadia com contato com a natureza e boas opções de lazer, escolha o Golden Park Campos do Jordão. Já se prefere estar próximo ao centro da cidade, com muita praticidade, opte pelo Euro Suite Campos do Jordão. Com muito charme, clima intimista e um café da manhã mais do que completo, a Pousada Nacional Inn é ideal para viagens a dois.

Monte Verde, em Minas Gerais

Friozinho gostoso para curtir a dois! No mês de agosto, a cidade de Monte Verde, em Minas Gerais, oferece máximas de 20ºC e mínimas, durante a noite, de 6ºC. Clima que combina perfeitamente com a natureza charmosa da Serra da Mantiqueira, assim como com noites de fondues, massas e uma boa taça de vinho. 

Para além da gastronomia mineira, inclua no roteiro da viagem passeios de jipe e quadriciclos, clássicos na cidade. Os trajetos costumam passar por trilhas, serras, cachoeiras e também regiões vizinhas – é ótima opção para conhecer o que há de melhor em Monte Verde enquanto se diverte. 

Ainda nos atrativos radicais, é por lá que está a Megatirolesa, uma das maiores da América Latina! São 450 m feitos sobre um vale de eucaliptos a 65 m de altura, podendo chegar a 60 km/h. A atração fica na Fazenda Radical, a cerca de 7 km do centro. Outro passeio a se fazer é ir ao Orquidário MV, que reúne mais de 1.500 espécies de orquídeas.

Onde se hospedar em Monte Verde? Sinônimo de paz, natureza e bem-estar, o Estilo Hotel & Chalés é opção para casais e famílias que desejam curtir dias de tranquilidade. O hotel conta com piscina coberta e aquecida, hidro-spa, sauna, cinema, salão de jogos e playground.

Lençóis Maranhenses, no Maranhão

Um dos mais fascinantes cenários nacionais! A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é nos meses de julho e agosto, quando as lagoas estão cheias após a temporada de chuvas. Sem contar que o oitavo mês também recebe menos turistas em comparação com o anterior, por conta do fim das férias escolares.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está a 270 km de São Luís, em uma área de 155 mil hectares, e os passeios turísticos são realizados em veículos 4×4 que partem das cidades de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. É importante saber que não é permitido a visitação por conta própria, somente com agências credenciadas.

Veja neste guia todas as dicas para conhecer os Lençóis Maranhenses

Vale separar 2 ou 3 dias para conhecer a cidade de São Luís, cidade onde fica o principal aeroporto do estado, onde embarcam e desembarcam turistas dos Lençóis Maranhenses. No centro histórico, visite o Palácio dos Leões, o Teatro Arthur Azevedo, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e a Catedral de São Luís do Maranhão.

Onde se hospedar para conhecer os Lençóis Maranhenses? Na cidade de Atins, uma ótima escolha de estadia é a Pousada BKR, a 2 km das primeiras lagoas do Parque Nacional. O café da manhã está incluso na tarifa e a hospedagem conta com piscina e serviço de massagem com custo à parte. 

Fernando de Noronha, em Pernambuco

O paraíso está em Pernambuco, e Fernando de Noronha é a prova disso! Com rica vegetação e mar azul repleto de vida marinha, a ilha atrai arranca suspiros de turistas que vão em busca de exclusividade e cenários paradisíacos. Em agosto, a temperatura fica na casa dos 28ºC e a probabilidade de chuvas é baixa. 

Outra vantagem de ir neste mês é que o mar está mais tranquilo, ideal para curtir o mar com tranquilidade, inclusive com crianças. Antes de embarcar, vale saber que o destino exige taxas de preservação ambiental. A primeira é de permanência, em torno de R$ 70 por dia, e a segunda é a de visitação ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, onde estão diversas atrações. Vale totalmente o valor investido!

Encontre mais informações sobre as taxas e dicas para planejar a viagem neste post

Visite a Praia do Sueste, a Praia do Leão, a Praia do Meio, a Praia do Cachorro e a Praia do Sancho, uma das paisagens mais clássicas de Fernando de Noronha. Não deixe de conhecer a Vila dos Remédios, o centro da ilha, onde estão bares, restaurantes e lojas. 

Onde se hospedar em Fernando de Noronha? Um destino como Fernando de Noronha merece uma estadia à altura, e assim é a Pousada Maravilha! O nome não nega, a hospedagem é realmente uma maravilha, com piscina de borda infinita, bar, sauna, restaurante que serve o café da manhã incluso na tarifa e um completo SPA. 

Trancoso, na Bahia

A Bahia é dona de belezas naturais incontestáveis. Praias de águas cristalinas, rica vegetação, culinária de dar água na boca e um alto-astral que não se encontra em outro lugar. E Trancoso confere todos os requisitos, com adicional de ser uma cidade pequena e charmosa, ideal para quem busca por dias de sossego com pé na areia.

O mês de agosto oferece ótimas temperaturas, variando de 21ºC a 28ºC, e baixa probabilidade de chuvas. Ao chegar na cidade, a primeira coisa a fazer é conhecer o Quadrado de Trancoso, praça principal. É lá que estão as famosas casinhas coloridas onde funcionam bares, restaurantes e lojas.

Já para as praias, comece conhecendo as próximas do Quadrado: Praia dos Nativos e a Praias dos Coqueiros, ambas movimentadas e com infraestrutura de quiosques. Ao norte, estão a Praia Rio da Barra e a Praia de Taípe, esta última dona de falésias com quase 50 m de altura. Conheça também a Praia de Itapororoca, com piscinas naturais. 

Gostou? Veja aqui mais dicas de passeios em Trancoso

Onde se hospedar em Trancoso? Quem procura por sofisticação e exclusividade na cidade baiana, pode escolher entre o Fasano Trancoso e o Club Med Trancoso, ambos de renomadas redes hoteleiras. Outra opção, também com atendimento de alto padrão e localização privilegiada em trecho quase privativo da praia, é a Pousada Tutabel

Paraty, no Rio de Janeiro

Na metade do caminho entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, Paraty é mais um dos encantos do estado fluminense. O destino é ideal tanto para famílias como para casais, já que tem um charme de cidade histórica combinado com lindas praias. Agosto é o mês com menos chuvas, além de contar com temperaturas agradáveis.

É nesta época também que acontece o Festival da Cachaça de Paraty! Realizado desde 1982, é um dos eventos mais tradicionais do destino. O festival acontece de 19 a 22 de agosto no Areal do Pontal e reúne shows musicais, tendas para compra e degustação de cachaça e quiosques de alimentação. Veja mais informações no site de Paraty.

Entre os atrativos do destino, o principal é o Centro Histórico, que reúne em suas ruas de pedras construções coloniais bem preservadas, como casarões de paredes caiadas e igrejas. Uma ótima forma de conhecer os pontos turísticos e a história é através do Free Walking Tour. Já para as praias, muitas são acessíveis somente por barco e, para isso, há várias agências que oferecem roteiros combinando várias em um mesmo passeio!

Ficou com vontade de conhecer? Saiba aqui todos os pontos turísticos de Paraty

Onde se hospedar em Paraty? O Refúgio Tropical Pousada está a 4 km do centro histórico e das praias de Pontal e Jabaquara, e conta com café da manhã incluso, piscina climatizada, área de lazer infantil, jardim e empréstimo de bicicletas. 

Jalapão, no Tocantins

De natureza intocada, o Jalapão é destaque quando o assunto é ecoturismo. Dona de cachoeiras, rios e os famosos fervedouros, o destino é um prato cheio para quem viaja em busca de emoção e paisagens repletas de natureza. Na viagem em agosto, os turistas curtem temperaturas na casa dos 27ºC. 

Em agosto é também a última oportunidade de presenciar a chuva de meteoros, que vai de maio a agosto. Além disso, é o período que acontecem queimadas no cerrado (quando têm causas naturais, são completamente normais e fazem parte do ciclo da flora), responsáveis por criar uma espécie de filtro natural no horizonte, tornando o pôr do sol único!

Ao organizar o roteiro de viagem, não deixe de fora a Cachoeira da Velha, o Fervedouro do Ceiça e o Fervedouro do Bela Vista, o mais bonito da região. Vale conhecer também o Parque Estadual do Jalapão, dono de dunas e trilhas ecológicas.

Jericoacoara, no Ceará

Outro destino para viajar em agosto e se esbaldar em altas temperaturas é Jericoacoara, no Ceará. A 300 km de Fortaleza, “Jeri”, como é chamada, é composta por praias de águas transparentes, areias branquinhas e natureza preservada. A cidade agrada tanto os viajantes aventureiros quanto aqueles que buscam dias de tranquilidade. 

Se você é do perfil que gosta de aventuras, principalmente em meio à natureza, então fica a dica para buscar as agências de turismo que têm empréstimo de equipamento de kitesurf, windsurf e stand up paddle e passeios de buggy e quadriciclo

Já para quem está em busca de relaxar com os pés na areia, inclua no roteiro a Praia de Jericoacoara, a Praia da Malhada e a Lagoa do Paraíso, dona de águas com várias tonalidades de azul. Também não deixe de conhecer os cartões-postais Pedra Furada e a Duna do Pôr do Sol, ponto perfeito para assistir o entardecer. 

Onde se hospedar em Jericoacoara? Charmosa e completa, a Pousada Vento de Jeri reúne todos os ingredientes para uma ótima estadia. Hóspedes aproveitam piscina, jardim e, com custo à parte, passeios de buggy, aulas de kitesurf e mais. Já para uma experiência de hospedagem pra lá de exclusiva, escolha o Essenza Dune. O principal destaque são as acomodações, todas com piscina privativa. 

Curaçao

Que tal férias em um verdadeiro paraíso caribenho? A ilha de Curaçao é dona de 40 estonteantes praias de areias brancas banhadas por um mar azul-turquesa, além de bela arquitetura e pontos históricos herdados dos povos portugueses, espanhóis, africanos e holandeses. Sua capital é Willemstad, onde estão os principais atrativos da ilha. 

Em agosto, as temperaturas são altas e a probabilidade de chuvas é bem baixa, ideal para se refrescar nas praias estonteantes do destino. Privadas ou públicas, agitadas ou afastadas, tem para todos os gostos! Destaque para a Playa Porto Mari e a Playa Cas Abao. Outras atividades procuradas são mergulho e snorkel para observar a vida marinha. 

Separe também um tempinho para circular pelo centro da cidade, chamado de Punda. É lá que estão construções históricas holandesas e casinhas coloridas que dão uma sensação de estar em uma cidadezinha da Europa. Do centro também saem passeio de barco e buggy, ótimas opções para conhecer vários pontos turísticos de uma vez. 

Onde se hospedar em Curaçao? O Sunscape Curaçao Resort propõe férias All-Inclusive à beira-mar. Para o deleite gastronômico, são seis bares, cinco restaurantes e uma cafeteria. Já no quesito lazer, há quatro piscinas, jacuzzi ao ar livre, esportes aquáticos , vôlei de praia, cassino, entretenimento noturno, aulas de dança, clubes para crianças e adolescentes e muito mais!

Dia dos Pais: dê uma viagem de presente!

Em 14/08, segundo domingo de agosto, é o momento de celebrar o Dia dos Pais. O presente perfeito é uma viagem inesquecível! Para isso, o Zarpo conta com hotéis, resorts e pousadas nos mais incríveis destinos do Brasil e do mundo com descontos especiais. Dá também para reservar o pacote com os voos e economizar ainda mais.

Confira o nosso conteúdo completo sobre o Dia dos Pais e encontre a viagem perfeita para presentear nesta data tão importante.


Depois de tantas dicas, fica fácil decidir qual destino escolher para viajar em agosto! Conte com o Zarpo para encontrar também o melhor hotel para a viagem.

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário

Sair da versão mobile