O sul do Brasil é bastante conhecido pelos destinos de inverno, mas quando se trata de litoral, não tem como deixar Santa Catarina de fora! Sua costa tem 560 km e abriga infinitas praias e piscinas naturais emolduradas por rica vegetação e dunas.

São opções para todos os gostos, desde as mais badaladas, com direito à beach clubs, até as tranquilas, ideais para quem busca por sossego à beira-mar. Curtiu? Descubra a seguir as 10 melhores praias de Santa Catarina!

Home - Slider 1

1. Praia do Santinho

Praia do Santinho, em Santa Catarina
Dona de extensa faixa de areia e águas azuis agitadas, a Praia do Santinho é um encanto em Santa Catarina

Para começar o roteiro, nada melhor do que a sofisticada Praia do Santinho, ao norte de Florianópolis e ao lado da Praia dos Ingleses (outra ótima opção!). Com ondas fortes e longa faixa de areia branquinha, a praia é muito frequentada por praticantes de surf, windsurf e outros esportes aquáticos.

Depois de aproveitar a manhã na praia, que tal um pouco de aventura? No final da praia está a trilha do Morro das Aranhas, uma das principais da região, que passa por toda a Costa do Santinho e vai até a Praia do Moçambique. 

Interessou? O Zarpo possui uma excelente opção para se hospedar à beira da Praia do Santinho: o Costão do Santinho Resort! A experiência é All-Inclusive e o resort conta com completa infraestrutura de lazer e bem-estar para toda a família. 

2. Praia de Jurerê Internacional

Praia de Jurerê Internacional, em Santa Catarina
Também ao norte de Florianópolis, a Praia de Jurerê Internacional está entre as mais cobiçadas do destino

Quem busca por praias badaladas sem perder a beleza única do litoral catarinense, encontra a Praia de Jurerê Internacional, também localizada ao norte de Floripa. Por lá, a pedida é curtir os beach clubs pé na areia e a infraestrutura completa para turistas.

Entre os principais beach clubs, estão o Acqua Plage, o Donna e o Parador 12. Além de aproveitar o melhor da praia, não deixe também de visitar o Jurerê Open Shopping, a cerca de 600 m de lá, com diversas opções de lojas e restaurantes saborosos. 

Interessou? O Jurerê Beach Village e o IL Campanario Villaggio estão próximos à Praia de Jurerê Internacional e possuem excelentes infraestrutura e serviços para adultos e crianças. 

3. Praia do Campeche

Praia do Campeche, em Santa Catarina
Acompanhando o alto nível do litoral catarinense, a Praia e a Ilha do Campeche não podem ficar fora do roteiro

Já ao sul de Florianópolis, a Praia do Campeche é uma das mais belas da região. Suas águas cristalinas são um pouco mais frias quando comparadas às outras praias da capital catarinense, mas o visual composto por areias branquinhas e vegetação preservada compensa.

Com longa extensão de areia, é ideal para longas caminhadas e também garante que, mesmo durante a alta temporada, haja trechos com menos pessoas. Seu mar é mais agitado, e por isso é muito frequentada por praticantes de surf, kitesurf e windsurf.

Outra opção para curtir próximo à Praia do Campeche é a Ilha do Campeche, distante cerca de 1 km. Verdadeiro paraíso, a ilha possui mar verde esmeralda sem ondas e uma areia branquinha. Para ir até lá, utilize o serviço de transporte da Associação de Botes da Praia do Campeche. 

4. Praia do Siriú 

Praia do Siriu, em Santa Catarina
Dunas, mar azul e muita vegetação fazem parte da Praia do Siriu | Janko Hoener / CC-BY-SA-4.0

Em Garopaba, a 90 km de Florianópolis, a Praia do Siriú é famosa pelas águas azuis esverdeadas, vegetação nativa preservada e imensas dunas douradas. Entre os mergulhos no mar, não deixe de se aventurar e praticar sandboard nas dunas, e visitar a Cachoeira do Siriú, bem pertinho da praia, com custo por pessoa para visitação.

5. Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem, em Santa Catarina
Entre as praias Guarda do Embaú e do Rosa, a Praia da Ferrugem encanta turistas de todos os gostos

Também no município de Garopaba, a Praia da Ferrugem encanta pela areia branquinha e fofa, mar calmo azul turquesa e uma natureza única! 

A praia está situada praticamente entre as praias Guarda do Embaú e do Rosa, e recebe visitantes o ano todo. Por conta da alta popularidade que vem ganhando, a dica é chegar cedo para garantir espaço na areia. 

Caso a viagem seja entre os meses de julho e novembro, aproveite para acompanhar a migração das baleias francas, que buscam o litoral catarinense para acasalar, dar à luz e alimentar seus filhotes.

As regiões mais comuns de aparição das baleias são em Garopaba, Imbituba e Laguna, compondo a Rota da Baleia Franca. O Instituto Australis e o Instituto Baleia Franca realizam passeios para observação guiados por biólogos. 

6. Praia Guarda do Embaú 

Praia Guarda do Embaú, em Santa Catarina
Quem busca por praias mais exclusivas encontra a Praia Guarda do Embaú | Renan Coutinho / CC-BY-SA-3.0

Considerada uma das praias mais belas do Brasil, a Praia Guarda do Embaú é quase obrigatória no roteiro por Santa Catarina. O movimento acontece o dia todo e a região possui excelente infraestrutura de barraquinhas, restaurantes e bares à beira-mar.

Para chegar à praia é preciso cruzar o Rio Madre. A travessia pode ser feito à pé ou a nado, de acordo com o nível do rio e da profundidade dos bancos de areia, ou de barco ou stand up paddle. O rio é, inclusive, uma ótima opção para quem prefere relaxar em águas mais calmas e morninhas. 

7. Praia de Taquaras

Praia de Taquaras, em Santa Catarina
Próxima ao centro de Balneário Camboriú, a Praia de Taquaras é opção para quem procura por águas calminhas

Em Balneário Camboriú, a Praia de Taquaras está situada a poucos minutos do centro da cidade e é sensação entre os turistas.

O ponto mais badalado da praia é o canto sul, onde ficam dois restaurantes pé na areia, o Taquaras e o Das Antiga, este último com pista de skate. Ambos oferecem cadeiras e guarda-sóis para os consumidores. 

Para quem viaja com crianças, é neste ponto que o mar está mais calmo, quase uma lagoa! Já quem busca por emoção, também no canto sul, pode se aventurar com stand up paddle e snorkels para observar a colorida vida marinha neste mar cristalino.

Curtiu? Leia aqui sobre os melhores hotéis em Balneário Camboriú

8. Praia do Estaleiro

Praia do Estaleiro, em Santa Catarina
Muito conhecida pelos praticantes de surf e caiaque, a Praia do Estaleiro é ideal para quem curte aventuras

Ainda em Balneário Camboriú, a Praia do Estaleiro é uma das mais procuradas da região. Com mar agitado e areia grossa, a praia tem cerca de quatro acessos, o principal na Rua José Amado da Cunha, onde é possível encontrar banheiro público, posto salva-vidas e os restaurantes Villa Sonali e Jef & Bia. 

Para os mais aventureiros, o mar é propício para a prática de surf e caiaque. Já para quem viaja com crianças, é preciso tomar cuidado com as fortes ondas e sempre acompanhá-las a cada entrada no mar. 

9. Praia da Sepultura

Em Bombinhas, a 70 km de Florianópolis, a Praia da Sepultura é um verdadeiro paraíso! Dona de um mar verde esmeralda, areias fofinhas e piscinas naturais, a praia é perfeita para quem curte andar de caiaque, praticar stand up paddle e mergulhar com snorkel.

Sua extensão de areia não é longa, então pode ficar competitivo um espacinho entre os restaurantes e bares. O principal deles é o Ohana Beach Bar, em frente à praia, com um saboroso menu de frutos do mar, drinks e refeições rápidas. 

10. Praia dos Zimbros

Praia dos Zimbros, em Santa Catarina
Outra opção para curtir águas calmas e descansar à beira-mar: conheça a charmosa Praia dos Zimbros

Para completar a lista de praias em Santa Catarina, a Praia dos Zimbros, também em Bombinhas, é outra opção indispensável no roteiro. 

Ela compartilha a faixa de areia com as praias de Canto Grande e Morrinhos (outras que valem a visita!) e o seu mar azul esverdeado é calmo, quase uma lagoa, além de estar sempre repleto de barquinhos de pescadores. 

Durante o verão o movimento é grande, especialmente entre os turistas que adoram jet-ski, caiaque, stand up paddle e barco, além de, é claro, se refrescar no mar cristalino.

Interessou? O Zarpo possui uma excelente opção para se hospedar em Bombinhas, à beira da Praia dos Zimbros. A Pousada dos Ingleses conta com serviço de praia, empréstimo de caiaques e, com custo extra, ainda organiza passeios pela região.


O litoral de Santa Catarina está à espera! Escolha as praias que mais combinam com o seu estilo de viagem e conte com o Zarpo para reservar os melhores hotéis da região. 

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário