Localizado no município de Ipojuca e a 50 km de Recife, capital de Pernambuco, Porto de Galinhas é um dos destinos mais queridos dos brasileiros. Movimentada desde a época do descobrimento, foi nos anos 90 que a região ganhou o prestígio de hoje em dia. Jangadas coloridas, piscinas naturais, recifes de corais e águas quentinhas fazem a cabeça dos viajantes e a fama das praias de Porto de Galinhas, todas limpas e preservadas.

O melhor da região é que a orla abriga opções para todos os gostos. Em Porto de Galinhas e nos arredores tem praias perfeitas para quem gosta de praticar esportes, para quem ama mergulho e também para quem vai para curtir o dia com a família, em especial com crianças pequenas.

Como chegar: O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre é o mais próximo de Porto de Galinhas, a cerca de 50 km de distância. Alguns hotéis e resorts oferecem transfer, mas também é possível fazer  trajeto (de aproximadamente 50 minutos) de táxi.

Antes de zarpar, descubra no Mag algumas das mais belas praias de Porto de Galinhas e os passeios imperdíveis da região. E prepare as malas, a próxima parada é em Pernambuco!

Pernambuco

A Praia da Vila de Porto de Galinhas e as piscinas naturais

Porto de Galinhas
A Praia da Vila de Porto de Galinhas é completa, tem passeios, piscinas naturais e grande comércio

Como já é de conhecimento geral, as praias de Porto de Galinhas são o grande destaque da região. Além de belíssimas, elas são destino e ponto de partida de diversos passeios. Nossa primeira parada é na praia homônima ao destino, a Praia da Vila de Porto de Galinhas. Ela é a principal da região, de fácil acesso e com uma excelente infraestrutura de comércio e restaurantes. Para aproveitar o dia ao máximo, recomendamos chegar cedo e garantir sua cadeira e guarda-sol. Por ser muito conhecida, a praia costuma lotar rapidamente, principalmente no verão.

A praia é uma delícia, mas é na maré baixa que ela mostra mais ainda o seu encanto. Piscinas naturais mornas e cheias de peixinhos são formadas a cerca de 200 metros da costa, e permitem acesso nadando e até mesmo caminhando, em casos de maré extremamente baixa. Se preferir um roteiro bem típico, jangadas coloridas oferecem o passeio. De barco, o trajeto dura pouco mais de 10 minutos, com paradas de 30 minutos nas piscinas.

Duas dicas importantes: sempre ficar de olho na tábua de marés, pois os níveis costumam variar algumas vezes durante o dia, e ter em mãos um chinelo, para não machucar os pés nos recifes.

Porto de Galinhas não é feito só de praias! Depois de um dia agitado, aproveite o centrinho local. As lojinhas de artesanato e souvenirs da Vila são perfeitas para comprar bordados locais e as famosas galinhas de barro.

Interessou e vai com crianças? Hospede-se no Enotel Convention & Spa ou no Enotel Acqua Club.  Os dois resorts All-Inclusive dividem suas infraestruturas e ficam a  pouco mais de 3 km da Vila, garantindo comodidade para toda a família. Se a viagem for a dois, vale ficar no Kembali Hotel ou na Pousada Tabajuba, também distantes cerca de 3 km. O primeiro é exclusivo para hóspedes acima de 18 anos, enquanto o segundo recebe apenas maiores de 12 anos.

Saiba mais no Mag sobre o complexo Enotel em Porto de Galinhas

Pontal do Cupe, o equilíbrio entre praia urbanizada e selvagem

Praia Cupe - Porto de Galinhas
O Pontal do Cupe tem o mar ideal para a prática de stand up e caiaque | Júnior e Sandrinha/CC BY-SA

Seguindo ao norte da Praia da Vila de Porto de Galinhas, a cerca de 5 km está a praia Pontal do Cupe. Com o mar plano e uma larga faixa de areia, os turistas vão ao local atrás das piscinas naturais de águas cristalinas. Formadas na maré baixa, as piscinas são ideais para caiaque, snorkeling e stand up paddle. Caso a pedida seja apenas dar um mergulho e aproveitar o sol pernambucano, a praia oferece um rico serviço com música ao vivo, banheiros, bares e até estacionamento.

Na parte mais urbana do Pontal há lojinhas de artesanato, lembrancinhas, moda praia e sorveterias. Um dos pontos mais queridos (e que vale a visita!) é a Capela de São Sebastião, construída em 1935.

Interessou? Hospede-se na Pousada Tabapitanga ou no Marupiara by GJP.  Mais intimista, a Pousada Tabapitanga tem café da manhã incluso na tarifa, piscina ao ar livre, serviço de praia, massagem e auxílio na contratação de passeios. Já no resort Marupiara, os hóspedes contam com uma estrutura um pouco maior, com opção de café de manhã ou meia pensão, complexo de piscinas e recreação monitorada.

Muro Alto, a gigante piscina natural de Porto de Galinhas

Muro Alto - Porto de Galinhas
Perfeito para aproveitar com crianças e famílias, o mar da Praia de Muro Alto tem cara de piscina

A próxima parada nas praias de Porto de Galinhas é Muro Alto. A cerca de 10 km ao norte do centro de Porto de Galinhas, ela é famosa pelo mar morno e tranquilo, que mais parece uma piscina. Formada por um paredão de areia, recifes de corais e uma reserva de Mata Atlântica, o ponto é ideal para tomar banhos de mar e aproveitar a praia com a família e crianças pequenas. A infraestrutura de bares, restaurantes e passeios é ótima, assim como as opções de hotéis e resorts. A pedida, além de aproveitar a grande piscina natural formada na praia quando a maré está baixa, é se aventurar em passeios de buggy.

Um dos passeios mais legais de buggy pelas praias de Porto de Galinhas tem Muro Alto como ponto de partida. Chamado de Ponta a Ponta, o trajeto pode durar até 6 horas, e vai até o outro extremo, no Pontal de Maracaípe, passando pelo Pontal do Cupe, Praia da Vila de Porto de Galinhas e outras paradas. A duração e os valores variam, e o agendamento pode ser feito com os bugueiros que oferecem o serviço no local. Dica de ouro: feche apenas com bugueiros credenciados, eles possuem um selo nos veículos atestando a legitimidade.

Interessou? Hospede-se no Summerville Beach Resort. À beira da Praia de Muro Alto, o cinco estrelas é perfeito para famílias. Com opção de meia pensão ou pensão completa, o resort conta com piscinas, serviço de praia, recreação monitorada, Espaço Chandon com jacuzzi, boate, SPA e muito mais!

Maracaípe, a praia de Porto de Galinhas entre o rio e o mar

Maracaípe - Porto de Galinhas
Em Maracaípe a paisagem de praia faz contraste com o manguezal | Leandro Neumann Ciuffo/CC-BY

Já do lado sul, a cerca de 5 km da Praia da Vila, está a Praia de Maracaípe. Ela é conhecida pelo clima de sossego, ondas gigantes e o encontro do mar com o Rio Maracaípe. A faixa de areia é extensa e o clima tranquilo. Quem aprecia o surf aproveita a praia para assistir campeonatos e se aventurar nas ondas que chegam até dois metros de altura. No local há aulas de surf e aluguel de equipamentos para iniciantes ou profissionais.

Para quem prefere um programa menos radical, os passeios de jangada são ótimas pedidas! Com um trajeto diferenciado, os barcos levam os turistas até o encontro do mar com o rio, onde é possível observar o mangue e os cavalos-marinhos da região. Os animais são responsabilidade do Projeto Hippocamus, que trabalha para a conservação da espécie. Conforme o tour escolhido, o passeio termina com drinks e petiscos no Bar do Galo, localizado em uma pequena ilha em meio ao mangue.

Dica do Mag: Ao entardecer, não deixe de apreciar a vista famosa do pôr do sol no Pontal de Maracaípe. O trajeto é fácil e pode ser feito a pé pela praia ou por uma pequena trilha improvisada. Lá o bar flutuante Coquetel Pôr do Sol se encarrega de abastecer o espetáculo com caipirinhas exóticas!

Serrambi, o paraíso dos mergulhadores em praia quase privativa

Serrambi
Em um trecho quase privativo, Serrambi chama atenção de mergulhadores e famílias

Quem gosta das praias clássicas, com apenas areia e um mar bonito, encontra na Praia de Serrambi o point perfeito. Ela está um pouco mais distante, a cerca de 12 km ao sul da Praia da Vila de Porto de Galinhas, pouco mais de 10 minutos de carro. O mar esverdeado, recheado de corais, chama atenção dos amantes de esportes aquáticos e banha três divisões de areia: Serrambi, Pontal e Enseadinha. Graças aos recifes de corais, esse trecho do litoral de Pernambuco faz parte de uma Unidade de Conservação (UC), área de proteção ambiental do Ministério do Ambiente.

Para os mergulhadores, a beleza está embaixo d’água. O estado de Pernambuco é famoso por diversos naufrágios e em Serrambi é possível nadar por dentro de três deles. O primeiro, Galeão Serrambi, foi encontrado acidentalmente e possui 80 metros de comprimento desmantelados a 33 metros de profundidade. O segundo, Gonçalo Coelho, é um antigo barco da Segunda Guerra Mundial que durante muitos anos fez a rota Recife/Fernando de Noronha, abastecendo a ilha com material de construção e veículos. E o terceiro é o pioneiro em naufrágios artificiais de Pernambuco, afundado em 1998 a 32 metros de profundidade.

Interessou? Hospede-se no Serrambi Resort. Perfeito para descansar e se divertir, ele tem meia pensão inclusa na tarifa, piscina ao ar livre, quadras esportivas, oficinas de arte, kids’ club, programação noturna para adultos, serviços de massagens e muito mais.

Praia dos Carneiros, um oásis ao lado de Porto de Galinhas

Praia dos Carneiros
A Praia dos Carneiros enriquece o tour pela região por sua beleza, tranquilidade e infraestrutura

Um pouco mais distante, a aproximadamente 60 km da Praia da Vila de Porto de Galinhas, já no município de Tamandaré, a Praia dos Carneiros enriquece o roteiro e vale muito a visita! Pequena em extensão e com uma beleza inigualável, ela é emoldurada por coqueiros, mar transparente e piscinas naturais. O ponto mais famoso da costa é a Capela de São Benedito, carinhosamente chamada de “Igrejinha dos Carneiros”. A construção do século XVIII é cenário de casamentos e até produções cinematográficas à beira-mar.

Uma vez na Praia dos Carneiros, não deixe de aproveitar as atividades de mergulho, passeios de caiaque, stand up paddle e, claro, saborear as delícias dos barzinhos com pé na areia e vista para o mar. Um dos mais famosos é o Bora Bora Restaurante. Ele está a 100 metros da praia e conta com parquinho, chuveirões, banheiros e até berçário. No menu, não deixe de provar o Camarão Bora Bora.

Interessou e quer mais do que um bate e volta? Hospede-se na Pousada Praia dos Carneiros. O local conta com piscina, serviço de massagem e ofertas de passeios de catamarã e charrete. A parte gastronômica fica por conta do Restaurante Arikindá que, além do café da manhã incluso na tarifa, oferece pratos típicos com custo à parte.


Gostou da nossa lista? Melhor ainda é ver tudo ao vivo. Aproveite as ofertas do Zarpo em Pernambuco e reserve seu hotel em Porto de Galinhas! Quando voltar (ou se já foi), deixe seu comentário abaixo e conte para a gente o que achou da viagem.

Autor

Com uma paixão por São Paulo e um crush por Nova York. Ama street looks, barzinhos do momento e pontos turísticos diferentões. Não dispensa um rooftop nem uma maratona de Sex and the City.

3 Comentários

  1. Olá!!!
    Boa tarde!

    Me chamo Edirley, sou do sul de Minas Gerais e em 27 de junho de 2020 estarei me casando.
    Eu e a minha futura esposa estamos com planos de conhecer Porto de Galinhas. Vendo aqui as fotos e as opções nos encantamos ainda mais com este incrível lugar!!! Gostaria de receber informações sobre promoções de hotéis e a forma de pagamento, bem como restaurantes bons com preços acessíveis e o roteiro dos lugares onde possamos conhecer. Nossa intenção é de permanecer por 7 dias neste lugar encantador.
    Desde já sou grato pelas informações desejamos uma semana abençoada!!!!

  2. Olá Juliana!
    Estou ótimo e você?
    Muito obrigado pelos parabéns e pelas dicas aqui!!!
    Que Deus te abençoe e que você tenha uma ótima semana!!!!

Escreva um comentário