Termômetros culturais e históricos das cidades, os museus ultrapassam a linha do conhecimento e figuram como verdadeiros cartões-postais do Brasil e do mundo. Museus de arte contemporânea, arte sacra, ao ar livre, dentro de grandes complexos arquitetônicos, sobre temas do cotidiano, com acervo voltado à literatura… no Brasil tem opções para todos os gostos. Listamos abaixo 20 museus no Brasil que valem a visita. Não esqueça de adicioná-los ao seu próximo tour!

Museu de Arte de São Paulo

Nossa seleção de museus no Brasil começa na região Sudeste, em São Paulo, caldeirão cultural do país. O Museu de Arte de São Paulo, mais conhecido como MASP, é um dos mais icônicos. Sua arquitetura ilustre figura entre os principais cartões-postais da capital paulista. Assinado por Lina Bo Bardi, o projeto data de 1968, e foi criado para ser uma espécie de contêiner de arte. Do lado de dentro, cavaletes de cristal seguram as obras e permitem uma visão 360° das exposições.

Avenida Paulista – São Paulo:
Aos domingos, o Vão Livre do MASP recebe uma feirinha de antiguidades famosa em São Paulo

O acervo do museu conta com mais de 10 mil peças abrangendo arte do Brasil, africana, das Américas, asiática e europeia, incluindo pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e roupas. Entre as obras, estão produções de grandes artistas, como Van Gogh, Picasso, Anita Malfatti e Candido Portinari. O museu ainda abriga o vão livre abaixo do prédio, que funciona como ponto de encontro para a população e conta com programação de feiras, shows e filmes.

Como chegar: o MASP fica no número 1578 da Avenida Paulista e a estação de metrô mais próxima é a Trianon–Masp, da linha 2–Verde. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no Belas Artes by AccorHotels ou no Radisson Paulista Plaza. O primeiro está apenas a 260 metros da Avenida Paulista, e o segundo a menos de 2 km. Ambos têm café da manhã incluso na tarifa, bar e serviços como academia e room service. Se preferir uma opção mais luxuosa, o Transamérica São Paulo é o único resort urbano da capital e é perfeito para viagens em família. Porém ele fica mais distante, a cerca de 12 km do museu.

Pinacoteca de São Paulo

Fundado em 1905, a Pinacoteca de São Paulo é um dos museus mais antigos da cidade e um do mais importantes do Brasil. Seu acervo é focado em artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. As exposições dividem-se em permanentes – com obras de Portinari, Benedito Calixto, Wega Nery, etc. – e temporárias, dando voz para artistas em ascensão ou recebendo mostras de figuras icônicas.

Pinacoteca de São Paulo - museu do Brasil
A Pinacoteca de São Paulo está na região central da cidade e permite fácil acesso pela linha amarela do metrô

A Pinacoteca compreende o antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios como prédio geral e o edifício do Largo General Osório – antigo armazém da Estrada de Ferro Sorocabana – como prédio de exposições temporárias. Em volta, o Parque da Luz oferece uma área de 82 mil m² com espelhos d’água e lagos, além de esculturas de artistas brasileiros.

Como chegar: a Pinacoteca fica na Praça da Luz, número 2. O museu possui fácil acesso pela Estação da Luz, que integra as linhas 1-Azul e 4-Amarela do metrô e a linha 11-Coral da CPTM. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no Nobile Downtown São Paulo. Ele está a menos de 3 km da Pinacoteca e próximo da estação República do metrô, que faz conexão com as linhas 4-Amarela e 3-Vermelha. Entre os serviços, oferece café da manhã incluso na tarifa, bar, fitness center, room service, piscina coberta e muito mais.

Museu do Futebol

Sob as arquibancadas do charmoso estádio do Pacaembu, em São Paulo, está um dos museus mais interativos e modernos do Brasil. O Museu do Futebol foi fundado em 2008, com a intenção de preservar essa expressão cultural brasileira e paixão nacional, o futebol. O acervo é composto por mais de 6h de vídeos com dribles e gols marcantes, fotos históricas de gigantes ídolos do esporte, imagens e áudios de torcidas uniformizadas, camisas antigas, autógrafos de jogadores famosos e muito mais.

Museu do Futebol - São Paulo  - museu do Brasil
O Museu do Futebol abre de terça a domingo no estádio do Pacaembu | Governo do Estado de São Paulo/CC-BY

Crianças e adultos se divertem com as atividades interativas do museu. Tem simulador de pênalti com medidor de velocidade, jogador com bola virtual, salas de alta definição com a história das copas e um pequeno mirante com vista para o gramado do Pacaembu.

Como chegar: o museu está localizado na Praça Charles Miller e a estação de metrô mais próxima é a Clínicas, da linha 2–Verde. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no Pergamon by AccorHotels. Ele está a menos de 4 km do museu e garante uma estadia completa com café da manhã incluso na tarifa, academia, room service e bar. Outra opção, mas um pouco mais distante, é oRadisson Blu SP, a cerca de 6km. Ele oferece piscinas, saunas, spa e massagens, entre outros serviços.

Museu do Amanhã

Nossa lista de museus no Brasil parte rumo ao Rio de Janeiro. À beira da Baía de Guanabara, na Cidade Maravilhosa, está o Museu do Amanhã. Inaugurado em 2015, ele apoia-se nos pilares ideológicos e filosóficos do “amanhã”, visando o futuro com um acervo de ciências aplicadas na sociedade, sustentabilidade e convivência. Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o museu faz parte da revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro. Jardins, ciclovia e área de lazer circundam o prédio de 15.000 m², que conta com placas em forma de asas móveis para captar energia solar e arquitetura inspirada nas bromélias cariocas. O toque final é da escultura “Puffed Star II”, do artista Frank Stella.

Museu do Amanhã - Rio de Janeiro  - museu do Brasil
O Museu do Amanhã faz parte da revitalização do centro do Rio e tem vista privilegiada para a Baía

A exposição principal funciona com grandes recursos tecnológicos e interativos em cinco pavilhões: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós, compondo ângulos e recortes temporais distintos – cada ano o museu ganha novas peças. Os visitantes ainda aproveitam um restaurante, um café e uma loja oficial.

Como chegar: o museu está localizado no número 1 da Praça Mauá e a estação de metrô mais próxima é a Uruguaiana. É possível chegar também de VLT. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no Windsor Guanabara. A apenas 700 metros do Museu do Amanhã, ele tem piscina na cobertura, academia, sauna e café da manhã incluso na tarifa. Se preferir algo mais perto do aeroporto, o Prodigy Santos Dumont é a pedida, a menos de 3 km do museu. Caso a viagem seja mais romântica, a 4 km está o Mama Shelter Rio, em Santa Teresa. Com design boêmio e moderno, o hotel oferece solário, espaço para jogos, restaurante renomado e bar com drinks e petiscos.

Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro

Ocupando um prédio construído em 1908, e tombado pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) em 1973, o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro guarda a maior e mais importante coleção de arte do Brasil do século XIX. São cerca de setenta mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, documentos e livros.

Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro - museu do Brasil
O museu abriga a maior coleção de arte brasileira do séc XIX| Halley Pacheco de Oliveira/CC BY-SA

Ao percorrer as galerias do museu os visitantes são levados a uma viagem no tempo pela arte produzida no Brasil. Entre as obras, estão peças assinadas por nomes como Di Cavalcanti, Eliseu Visconti, Antonio Bandeira, Rodolfo Amoedo e Glauco Rodrigues.

Como chegar: o museu está localizado no número 199 da Avenida Rio Branco, no Centro do Rio. É possível chegar até o local de VLT, pela estação Cinelândia. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no Vila Galé Rio. Localizado a menos de 3 km do Museu, no boêmio bairro da Lapa, o hotel conta com café da manhã ou meia pensão inclusa na tarifa, dois bares, piscina, fitness center, spa e serviço de visitas guiadas pela região.

Museu de Arte Contemporânea Niterói

No alto do Mirante da Boa Viagem está o cartão-postal mais procurado de Niterói, o Museu de Arte Contemporânea Niterói (MAC). Famoso por sua arquitetura em forma de cálice, o prédio tem um espelho de água de 817 m² e carrega a assinatura de Oscar Niemeyer. Inaugurado em 1996, o museu foi uma forma de boas-vindas à coleção que João Sattamini – um dos colecionadores mais importantes de arte contemporânea produzida no Brasil –  havia doado à cidade. O acervo com mais de mil peças permanece exposto permanentemente, interagindo com outras exposições sazonais.

Museu de Arte Contemporânea Niterói - Rio de Janeiro - museu do Brasil
Projetado por Oscar Niemeyer, o MAC tem vista panorâmica para o Rio de Janeiro | Marcusrg/Flickr CC-BY

Por dentro, as obras expostas têm como pano de fundo uma vista panorâmica única que inclui o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, a Orla de Icaraí, Conjunto de Fortes de Niterói, Ilha dos Cardos e da Boa Viagem e, ao longe, a Serra dos Órgãos. Além dos quadros e esculturas, o MAC promove sessões de cinema todas as tardes, com entrada gratuita.

Como chegar: o trajeto do Rio de Janeiro até o distrito de Niterói pode ser feito de carro, pela BR 101, através da famosa ponte Rio-Niterói. Outra opção é ir nas barcas que atravessam a Baía de Guanabara. É possível embarcar na Praça XV, no Rio, e desembarcar no centro de Niterói. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no Rio de Janeiro. Aproveite todas as atrações da capital e faça um bate e volta para Niterói para visitar o MAC. Confira todas as ofertas do Zarpo na cidade!

Museu das Minas e dos Metais

Próxima parada na lista dos museus no Brasil que valem a visita: Minas Gerais. Conhecido como Prédio Rosa, o edifício que abriga o Museu das Minas e dos Metais ergueu-se junto com Belo Horizonte e a Praça da Liberdade, em 1897. Completamente restaurado, dos mármores aos papéis de parede, ele guarda um acervo completamente interativo sobre as riquezas naturais mineiras.

Museu das Minas e dos Metais - Belo Horizonte - museu do Brasil
Em Belo Horizonte, o Museu das Minas e Metal faz parte do centro histórico da cidade | Imagem ilustrativa

A parte das Minas mostra o percurso do ferro, ouro, diamante e outros minerais por meio de um tour nas profundezas da Mina do Morro Velho, onde os visitantes interagem com lunetas ampliadoras, uma chef virtual que funde panelas, um jogo de espelhos que traz os acervos minerais ao alcance das mãos e muito mais. Já na parte dos Metais, os visitantes entendem a importância do material para a vida desde seus tempos remotos. Durante a exposição é possível medir a quantidade de metal no corpo, provar virtualmente diversos adornos de metal de épocas diferentes e criar compostos na tabela periódica tecnológica. 

Como chegar: o museu está na Praça da Liberdade, região central da cidade, a menos de 2 km do Mercado Central de Belo Horizonte, ponto turístico referência do bairro. O museu oferece ainda café e loja. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no Quality BH Lourdes ou no Radisson Blu Belo Horizonte. Os dois estão bem localizados, a menos de 2 km do museu. O Quality oferece piscina, sauna, fitness center, lobby bar e café da manhã incluso na tarifa. Já o Radisson aconchega os hóspedes com room service, fitness center, business center, café da manhã incluso na tarifa e área de leitura e relaxamento com sauna.

Museu das Artes e Ofícios

Localizado também em Belo Horizonte, em um prédio ferroviário histórico em frente à Praça da Estação, o Museu das Artes e Ofícios foi inaugurado em dezembro de 2005. A criação do museu se deu graças a um incentivo do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, a partir do recebimento de uma doação de mais de 2000 peças dos séculos XVIII ao XX.

Museu das Artes e Ofícios - Belo Horizonte - museu do Brasil
Inaugurado em 2005, o Museu das Artes e Ofícios é o primeiro destinado a esse tema | Ailtonjx/CC BY-SA

Com um suporte tecnológico, educativo e interativo, o acervo permite uma viagem pelos três últimos séculos da rica produção cultural brasileira: os fazeres, artes e ofícios que deram origem às profissões contemporâneas. São utensílios, máquinas e ferramentas que apresentam antigos setores tradicionais como a mineração, lapidação, ourivesaria, tecelagem, etc.

Como chegar: o museu está no número 600 da Praça Rui Barbosa, e a estação de metrô mais próxima é a Central, da linha-1. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento.

Interessou? Hospede-se no Ouro Minas Palace Hotel. A cerca de 7 km do museu, o hotel garante conforto e qualidade. Tem café da manhã incluso na tarifa, lobby com piano bar, piscina térmica, sala de jogos, fitness center, saunas e até serviços de massagem e salão de beleza, com custo à parte.

Inhotim

Um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea e botânica do Brasil está localizado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, a cerca de 60 km de Belo Horizonte. Idealizado pelo empresário mineiro Bernardo Mello Paz e funcionando desde 2002, o Inhotim é um museu a céu aberto que totaliza 140 hectares de parque. As galerias de arte assinadas por artistas e designers como Adriana Varejão, Cildo Meireles e Tunga ficam entre as palmeiras, flores e lagos do espaço. A visita é agradável demais!

Inhotim - Belo Horizonte
Com obras a céu aberto e jardins, recomenda-se mais de um dia para conhecer o museu | Jmarciocruz/CC BY-SA

São quase 60 obras de diversos formatos e tamanhos diferentes, interativas e datadas a partir de 2004. A infraestrutura ainda oferece uma loja com produtos assinados pelos artistas e três restaurantes. Ficou com dúvidas? O Mag explica aqui um pouco mais sobre a experiência única de Inhotim. Recomenda-se que o trajeto seja feito a pé e, se necessário, são disponibilizados carrinhos elétricos para alugar.

Como chegar: Inhotim está na cidade de Brumadinho, a menos de 60 km da capital Belo Horizonte. O trajeto pode ser feito pela BR-381 e dura pouco mais de 1h de carro. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se em Belo Horizonte. Aproveite todas as atrações da capital de Minas Gerais e faça um bate e volta para Brumadinho para visitar o Inhotim. Confira todas as ofertas do Zarpo na cidade!

Museu da Inconfidência

Ainda em Minas Gerais, nossa lista de museus no Brasil segue para Ouro Preto, a cerca de 100 km da capital mineira. Inaugurado em 1944, o Museu da Inconfidência está localizado no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. O museu conta, por meio de objetos pessoais, esculturas, livros originais, plantas e desenhos, a história de um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, liderado por Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes.

Museu da Inconfidência - Minas Gerais
O Museu da Inconfidência fala sobre a revolução de mesmo nome que marcou Minas | RossanoPio/CC BY-SA

O primeiro andar recria a infraestrutura da cidade das origens até o período colonial, onde objetos de construção civil, meios de transporte, mineração, aspectos da vida social e do movimento político estão documentados. O segundo piso guarda a criação artística. Entre as obras destacam-se a primeira edição do livro “Marília de Dirceu”, de Tomaz Antonio Gonzaga (1789), e a estátua de São Jorge supostamente assinada por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Como chegar: o museu está no número 139 da Praça Tiradentes. O ponto de referência mais conhecido é a Igreja de São Francisco de Assis, a menos de 200 metros do museu. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento.

Interessou? Hospede-se na Pousada Minas Gerais. A cerca de 650 metros do museu, a hospedagem tem arquitetura charmosa e oferece café da manhã incluso na tarifa, room service 24h, e um café aberto ao público.

Museu Nacional Honestino Guimarães

E a lista dos museus no Brasil chega na capital do país: Brasília. Localizado em meio à Esplanada dos Ministérios, o Museu Nacional Honestino Guimarães é mais uma das ilustres obras de Oscar Niemeyer. O formato semiesférico tem uma cúpula medindo 25 metros de raio que ocupa parte de uma área total de 15.000 m².

Museu Nacional Honestino Guimarães - Brasilia
Parte da Esplanada dos Ministérios, o Museu Nacional oferece exposições gratuitas | Cayambe/CC BY-SA

O museu, junto com a Biblioteca Nacional, faz parte do Conjunto Cultural da República. Ele faz a ponte entre a cidade de Brasília e o circuito nacional e internacional de mostras de arte, de cinema e de seminários e eventos. A visita vale a pena não só pelo acervo, mas também pela riqueza da estrutura arquitetônica.

Como chegar: o museu está no Setor Cultural Sul da cidade, lote 02. A estação de metrô mais próxima é a Estação Central. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no Windsor Plaza Brasília ou no Quality Hotel Brasília. O primeiro está bem no centro da cidade, a menos de 4 km do museu. Entre os atrativos do Windsor tem piscina, jacuzzi, sauna e serviço de massagem. Já o Quality está mais longe, a cerca de 12 km, mas é perfeito para uma viagem mais tranquila e em família. Ele tem bar, piscina, quadra de squash, academia, área de leitura e mais. Os dois hotéis contam com café da manhã incluso na tarifa.

Casa de Cultura Jorge Amado

Subindo para o Nordeste, a lista dos museus no Brasil que valem a visita chega em Ilhéus, na Bahia. A cidade foi morada (e cenário de suas histórias!) de um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros, Jorge Amado. Fundada em 1997, a Casa de Cultura Jorge Amado fica na antiga residência do autor, um palacete totalmente restaurante localizado no centro de Ilhéus.

Casa de Cultura Jorge Amado - Bahia
Um dos grandes chamarizes da Casa de Cultura é o busto gigante de Jorge Amado | Mateus Pereira/CC BY

O museu abriga itens pessoais de Jorge Amado, como roupas, fotografias e curiosidades históricas sobre sua vida e carreira, além de um busto gigante do escritor. A Casa de Cultura faz parte do Circuito de Memória, que reúne diversos pontos históricos e culturais de lhéus.

Como chegar: o museu está no número 21 da Rua Jorge Amado, região central de Ilhéus, próxima à Praça Rui Barbosa, um dos pontos de referência do destino. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se nos resorts Cana Brava ou Tororomba. No primeiro, os hóspedes aproveitam All-Inclusive com seis bares, duas piscinas, cinema e kid’s club. Já o segundo tem café da manhã, meia pensão ou pensão completa inclusa na tarifa, duas piscinas, quadras, recreação e muito mais. Ambos estão a cerca de 25 km do centro de Ilhéus.

Museu da Gente Sergipana

O próximo membro da lista de museus no Brasil está em Aracaju, foi inaugurado em novembro de 2011 e é o primeiro do tipo multimídia e interativo do Norte e Nordeste. O Museu da Gente Sergipana ocupa o prédio que, nos anos 20, abrigou o antigo Colégio Atheneu Dom Pedro II.

Museu da Gente Sergipana - Sergipe
Aberto em 2011, o Museu da Gente Sergipana tem extensa programação cultural | E-Sergipe/CC BY-SA

Completamente tecnológico, o museu é voltado para contar a história cultural de Sergipe, de forma material e imaterial. Os espaços “Nossos Cabras”, “Nossos Pratos”, “Nossas Praças” e “Nossas Festas” ilustram de maneira divertida e diversificada os costumes da região. O museu também recebe exposições temporárias e abriga eventos culturais e apresentações artísticas.

Como chegar: o museu está no número 398 da Avenida Ivo Prado, região central, próximo à Praça da Bandeira. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no NB Hotéis ou no Go Inn Aracaju. Ambos estão a cerca de 7 km do museu, têm café da manhã incluso, fitness center e loja de conveniência.

Museu Cais do Sertão

A poucos metros do Marco Zero de Recife, está instalado o museu que presta sua homenagem ao povo sertanejo. Parte do projeto Porto Novo Recife  – que transforma antigos armazéns em pólos de turismo e lazer – o Museu Cais do Sertão foi inaugurado 2014 pelas mãos de uma equipe de criação de peso: Tom Zé, José Miguel Wisnik, Camilo Cavalcanti, Kleber Mendonça Filho e J. Borges, entre outros. Ele não poderia ficar de fora da lista de museus no Brasil que valem a visita.

Museu Cais do Sertão - Pernambuco
Inaugurado por famosos como Tom Zé, o museu conta a história do povo sertanejo | Luci Correia/Flickr CC-BY

O local comporta uma exposição permanente e interativa que celebra a vida e a obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O acervo está dividido em: Ocupar, Viver, Trabalhar, Cantar, Criar, Crer e Migrar. Cada espaço trata de maneira subjetiva e intensa os respectivos assuntos, deixando a mercê do visitante a interpretação.

Como chegar: o museu está localizado no Armazém 10 da Rua Alfredo Lisboa, a poucos metros da Praça do Marco Zero, referência na cidade. Para ingressos e informações de valores e horário de funcionamento, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no Transamerica Prestige ou no Nobile Suítes Executive. Ambos estão a cerca de 7 km do museu e oferecem café da manhã incluso na tarifa.

Instituto Ricardo Brennand

Também em Recife está o Instituto Ricardo Brennand, ocupando exatos 77.603 m². Erguido em 2002 pelo empresário e colecionador que dá nome ao museu, a infraestrutura inclui uma galeria principal, pinacoteca, biblioteca, Museu das Armas, Castelo São João, Capela de Nossa Senhora de Graças e um restaurante. O museu está cercado por uma reserva de Mata Atlântica preservada e permite a conexão da natureza com uma das mais modernas instalações do Brasil.

Instituto Ricardo Brennand - Recife
Idealizado a partir de uma coleção pessoal, o Instituto compõe hoje 77.603 m² | Portal da Copa-ME/ CC BY

O acervo do Museu das Armas mostra uma coleção – iniciada na infância do idealizador – de espadas, adagas e até armaduras. A pinacoteca, por sua vez, coloca Pernambuco no roteiro das grandes exposições, com equipamentos de alta tecnologia. A galeria principal foca nas obras de artistas pernambucanos, enquanto a biblioteca oferece livros sobre arte, história e arquitetura. Para finalizar, a Capela de Nossa Senhora das Graças apresenta uma imagem em tamanho natural de Jesus Cristo, assinada por Elias Sultanum.

Como chegar: o museu está localizado na Alameda Antônio Brennand, no bairro da Várzea, a cerca de 10 km da Praça do Marco Zero. Para mais informações, horário de funcionamento e ingressos, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no Bugan Hotel ou no Radisson Recife. Ambos estão a pouco mais de 10 km do Instituto e bem próximos da Praia de Boa Viagem. O primeiro oferece lobby bar, piscina ao ar livre e room service. Já o segundo tem piscina com vista para o mar, sauna e fitness center.

Museu Paraense Emílio Goeldi

E chegamos ao Norte, mais precisamente em Belém! Longe de ser um museu nos moldes tradicionais, o Museu Paraense Emílio Goeldi é um instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil, tendo como foco os sistemas naturais e socioculturais da Amazônia. Ele se divide em três grandes pilares: Parque Zoobotânico, Campus de Pesquisa e Estação Científica Ferreira Penna, fechado para alunos de graduação e pós.

Museu Paraense Emílio Goeldi - Pará
O museu paraense combina exposições com atividades educativas para estudantes | JLPizzol/CC BY-SA

No parque os visitantes aproveitam uma área de 5,4 hectares com atividades educativas e laboratórios para aulas práticas. No Campus de Pesquisa é possível ver 17 coleções científicas em áreas da botânica, zoologia, arqueologia, etnografia, linguística, paleontologia, minerais e rochas, além das áreas de estudos científicos.

Como chegar: o parque está no número 367 da Avenida Magalhães, e o Campus de Pesquisa no número 1901 na Avenida Perimetral, ambos entre os bairros Nazaré e São Brás, a menos de 4 km da Catedral Metropolitana de Belém, ponto de referência da cidade. Para mais informações, horário de funcionamento e ingressos, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no Radisson Hotel Belém. A menos de 3 km do museu, o hotel dispõe de café da manhã incluso na tarifa, lobby bar, piscina ao ar livre na cobertura, salão de jogos, fitness center, sauna e muito mais.

Museu Oscar Niemeyer

Para terminar nosso tour pelos museus no Brasil que valem a visita, zarpamos para o outro extremo e desembarcamos no Sul do país, em Curitiba. O Museu Oscar Niemeyer é considerado hoje o maior da América Latina, com um espaço de cerca de 35 mil m² totais e mais de 17 mil m² em área para exposições. Seu acervo é um dos mais completos e guarda em torno de 7 mil obras assinadas por grandes nomes, entre eles Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake e Andy Warhol.

Museu Oscar Niemeyer - Curitiba
Em Curitiba, o ‘Olho’, projetado por Oscar Niemeyer, é cartão-postal | Halley Pacheco de Oliveira/CC BY-SA

A história do prédio teve início em 1967, quando Oscar Niemeyer o projetou para então abrigar as secretarias do Estado. Apenas em 2002 ele foi apropriado como o “Novo Museu”. Foi só após ganhar o grande anexo “Olho”, também da autoria de Niemeyer, que o prédio recebeu o nome que tem hoje. Ele divide-se em três pavimentos, que incluem café, loja, nove salas expositivas e exposições permanentes. O “Olho” conta com um salão principal de 1,5 mil m² para exposições e com um mini auditório, tudo a 30 m de altura.

Como chegar: O museu está no número 999 da Rua Marechal Hermes, a cerca de 5 km do Jardim Botânico, ponto turístico famoso de Curitiba. Para mais informações, horário de funcionamento e ingressos, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no Grand Hotel Rayon ou no Transamerica Prime Batel. O primeiro está a 4 km do museu e oferece área de lazer com lobby bar, academia, sauna, spa e café da manhã incluso na tarifa. O segundo está a cerca de 6 km do museu, no bairro nobre do Batel. Entre os atrativos, oferece sauna, academia, business center e room service, além de café da manhã incluso na tarifa.

Parque Histórico Carambeí

Localizado no interior do Paraná, o Parque Histórico Carambeí, um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, está a 140 km de Curitiba, na cidade de Carambeí. O projeto de caráter sociocultural surgiu com o compromisso de preservar as memórias dos imigrantes holandeses que se estabeleceram na região. O complexo reproduz o estilo de vida dos colonos no início do século XX. Além disso, conta com um Parque ecológico inspirado no holandês Zaanse Schans, Casa de Memória, anfiteatro e um Koffiehuis, confeitaria e restaurante com culinária típica holandesa.

Parque Histórico Carambeí - Paraná
O museu retrata a história de imigrantes holandeses no séc XX, no Paraná | Kauan Mateus Kubaski/CC BY-SA

O acervo é constituído por doações de imigrantes e conta com uma infinidade de itens domésticos, móveis, fragmentos, livros, ferramentas, bens automobilísticos e de tração agrícola, entre outros. O museu promove também exposições sazonais e temáticas.

Como chegar: o museu está no número 4050 da Avenida dos Pioneiros, na cidade de Carambeí. Saindo de Curitiba, é possível chegar ao local pela BR-376 e o trajeto dura pouco mais de 1h e 30 minutos de carro. Para mais informações, horário de funcionamento e ingressos, acesse o site oficial.

Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS

Coleções científicas, fósseis e espécimes provenientes de escavações arqueológicas compõem o Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS, em Porto Alegre, mais um da lista dos museus para visitar no Brasil. Logo em sua entrada, os visitantes se deparam com o esqueleto suspenso e original de uma baleia-de-bryde, um bom teaser do que os espera. Com a missão de gerar, difundir e preservar seus acervos e estudos, o museu divide-se em dez alas e três shows.

Museu de Ciência e Tecnologia PUCRS - Porto Alegre
Com diversos módulos interativos, o MCT – PUCRS é perfeito para ir com crianças | Paulo RS Menezes/CC BY-SA

Entre as dez alas destacam-se “A Viagem do Beagle”, que reflete a história de Charles Darwin; “Espaço dos Mamíferos Aquáticos”, ala do esqueleto da baleia-de-bryde – com 95% dos ossos originais; e “CSI: a ciência contra o crime”, onde os visitantes podem solucionar um caso a partir de balística, papiloscopia, informática e biologia forense.

Como chegar: o museu está no número 6681 da Avenida Ipiranga, no bairro Parternon, próximo ao Jardim Botânico de Porto Alegre, ponto de referência na cidade. Para mais informações, horário de funcionamento e ingressos, acesse o site oficial.

Interessou? Hospede-se no Laghetto Stilo Higienópolis. Localizado a menos de 6 km do museu, o Laghetto tem design moderno e área de lazer com piscina aquecida, academia, sauna, banheira de massagem no rooftop e café da manhã incluso na tarifa.

Museu do Festival de Cinema de Gramado

Desde 1973, Gramado sedia o famoso Festival de Cinema de Gramado. Com um protagonismo histórico no cinema brasileiro e latino-americano, o festival acontece anualmente e premia as melhores produções e atores do ano que se passou. Para conhecer um pouco mais sobre as quatro décadas de história, o Palácio dos Festivais abriga o Museu do Festival de Cinema de Gramado. O acervo envolve documentos, textos e cartazes originais em atrações interativas e dinâmicas.

Entre elas, é possível se aventurar em totens, atividades de criação e direção de filmes, fotos instantâneas, exposição de curtas exclusivos e uma vitrine com todos os Kikitos já produzidos – a estátua representa o Deus do bom-humor e da energia positiva e é símbolo e troféu do evento; atrizes como Marília Pera, Sônia Braga e Thais Araújo já saíram vitoriosas!

Como chegar: o museu está localizado no número 2659 da Avenida Borges de Medeiros, a cerca de 650 metros da Rua Coberta, point do centro de Gramado. Para mais informações, horário de funcionamento e ingressos, acesse o site oficial.


Gosta de viagens culturais? Acesse a coleção Cultura e Patrimônio do Zarpo e confira hotéis em cidades históricas e grandes polos de cultura. Afinal, viajar é também aprender. E se tiver mais dicas de museus, deixe aqui nos comentários!

Avalie esse post

Escreva um comentário