Quer ver neve sem ir para muito longe? Aposte no inverno dos nossos vizinhos! A Argentina e o Chile têm estações de esqui prontas para receber os viajantes que amam temperaturas negativas. A temporada de neve nos dois países da América do Sul costuma ter início em junho e terminar em setembro, coincidindo com o inverno do Brasil. A boa notícia é que não é preciso ser profissional para se aventurar nas montanhas. As estações contam com aulas e aluguel de equipamento para iniciantes e até para as crianças. Todo mundo pode aproveitar!

O Mag separou as principais estações de esqui da Argentina e do Chile, ideais para curtir a neve na América do Sul com muita diversão e alguns (inevitáveis) tombos!

Neve na Argentina, um dos destinos mais procurados da América do Sul

Bariloche - Argentina - Neve - América do Sul
Muito procurado por brasileiros que desejam esquiar na Argentina, o Cerro Catedral é o destaque de Bariloche

Próxima à fronteira com o Chile e junto à Cordilheira dos Andes, Bariloche é a cidade de neve mais famosa da América do Sul e da Patagônia Argentina. Situado na região dos Lagos Andinos, o destino abriga o Cerro Catedral, a maior estação de esqui da América Latina. A 16 km do centro de Bariloche, a estação é a mais antiga do país e recebe cerca de 250 mil visitantes na temporada de inverno, entre julho e setembro. O local conta com mais de 50 pistas, tanto para profissionais quanto para iniciantes.

Esqui e snowboard são as atividades mais populares, mas não as únicas. Modalidades como esquibunda, esqui nórdico (neste os calcanhares não são fixos no esqui) e tubing (boias gigantes para escorregar na neve) são ótimas para famílias. As crianças também se divertem muito, seja com os pais ou acompanhados pelos monitores do kids’ club do cerro.

Na base, de onde partem vários teleféricos, estão os shoppings Las Terrazas e Plaza Amancay, onde o turista encontra restaurantes, cafés, locais para alugar de roupas e equipamentos, etc. Algumas agências locais oferecem opções de tour guiado pelas montanhas e pacotes fechados com passeios e atividades na neve.

Interessou? Hospede-se no Alma del Lago Suites & Spa, no Llao Llao Hotel & Resort ou no Design Suites Bariloche. Todos possuem localização privilegiada no destino, a menos de 20 km do Cerro Catedral, e têm a sofisticação como principal característica. Além disso, os três hotéis oferecem café da manhã incluso na tarifa e serviços de SPA com custo à parte.

Ushuaia - Argentina - Neve - América do Sul
Entre o Canal Beagle e a Cordilheira dos Andes, Ushuaia não poderia ficar de fora quando o assunto é neve

Ushuaia, cidade que recebeu o apelido de “Terra do Fim do Mundo” é um dos destaques quando o assunto é neve na América do Sul. Também localizada na Patagônia Argentina, é lá que está o Cerro Castor, a estação de esqui mais austral do continente.

Por lá a temporada de neve costuma ser mais longa, se estendendo até meados de outubro. A estação está a cerca de 26 km de Ushuaia e o acesso é feito por uma estrada totalmente pavimentada. O projeto familiar que começou pequeno, hoje conta com 33 pistas de esqui para todos os níveis, além de completa infraestrutura para atender aos turistas.

Quem tem contato com a neve pela primeira vez costuma apostar nas aulas de esqui e snowboard, que podem ser em grupo ou particulares. Até mesmo os pequenos a partir de 7 anos podem aprender com instrutores aptos para ensiná-los. Enquanto isso, os menorzinhos de 3 a 6 anos brincam no jardim de neve, e os bebês são vigiados de perto no berçário.

O Cerro Castor possui ainda pista de patinação de gelo, experiências noturnas, equipamentos específicos para pessoas com mobilidade reduzida e oito pontos gastronômicos, que oferecem desde sushis até pizzas.

Interessou? Hospede-se no Cilene Del Faro Suites. Localizado a cerca de 30 km do Cerro Castor, o hotel oferece café da manhã incluso na tarifa, mirante, depósito para equipamentos de esqui e SPA com piscina, hidromassagem, sauna e academia. Com custo à parte, os hóspedes ainda têm opções de tratamentos faciais e corporais.

Centro de Esqui Valle de Las Leñas
Las Leñas oferece professores que falam castelhano e português, restaurantes, bares e até creche

Las Leñas, situada no interior da Cordilheira dos Andes, a cerca de 500 km de Mendoza, é um dos centros de esqui mais importantes da Argentina. O destino foi sede da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos de Inverno, em 1990. São cerca de 65 km esquiáveis e seu cume pode chegar a 3.430 m! O centro conta com ótimas pistas para iniciantes e crianças, fabricação de neve artificial e iluminação artificial noturna. Ideal para famílias, o destino dispõe também de diversos espaços gastronômicos.

Por estar localizada na mesma província, os visitantes podem esticar o passeio e passar alguns dias em Mendoza na ida ou na volta da viagem, já que é na cidade o aeroporto mais próximo de Las Leñas. A região é responsável por 70% do vinho produzido pelo país e o passeio por suas vinícolas é imperdível!

Interessou? Se for fazer uma parada em Mendoza, hospede-se no Sheraton Mendoza Hotel ou no Villaggio Hotel BoutiqueAmbos possuem localização privilegiada na cidade, na região central, de onde saem os principais passeios para as vinícolas e outras atrações.

A temporada de inverno do Chile é referência

Santiago - Chile
O Chile é ainda mais bonito no inverno! A capital Santiago une a beleza dos Andes com atmosfera cosmopolita

O Chile também tem uma das temporadas de neve mais famosas da América do Sul. O país é propício para visitar durante o inverno e abriga inúmeras atrações para curtir o friozinho, dos esportes de neve aos saborosos vinhos. O Chile possui três pontos que são referência quando o assunto são estações de esqui: El Colorado, Valle Nevado e Farellones. Todos os destinos estão a cerca de 2h da capital Santiago e o trajeto pode ser feito de carro.

El Colorado - Chile
El Colorado está próxima a outras duas estações chilenas de esqui: Valle Nevado e Parque Farellones

Construída em meados de 1930, El Colorado é a estação de esqui mais próxima da capital chilena. A 55 km de Santiago, oferece conforto e comodidade para os turistas, além de ótimo custo-benefício.

Próxima ao cume da montanha, a estação conta com pistas para todos os níveis e a maioria tem uma inclinação considerável, até mesmo as para iniciantes. São aproximadamente 100 pistas no total! A estação possui ótima infraestrutura turística e dispõe de um centro com três restaurantes, um café e uma escola de esqui e snowboard.

Valle Nevado - Chile
O Valle Nevado é a estação de esqui mais famosa do Chile e conta com infraestrutura turística completa

O Valle Nevado, a cerca de 60 km de Santiago, tem as maiores pistas da América do Sul, além de uma das paisagens de neve mais bonitas de todo o continente. Esquiadores e snowboarders colorem as descidas da estação, situada privilegiadamente no alto da Cordilheira dos Andes.

E se lhe falta experiência, não tem problema! O centro dispõe de algumas aulas para todos os turistas se aventurarem. Além dos esportes de inverno, o Valle Nevado oferece uma das melhores infraestruturas turísticas e conta com lojas, bares, alguns restaurantes, teleférico e aluguel de equipamento.

Parque Farellones - Chile
O Parque Farellones se destaca por oferecer diferentes opções para curtir a neve

É necessário percorrer uma belíssima estrada com 40 curvas sinuosas para chegar no Parque Farellones. Localizada a cerca de 70 km de Santiago, a estação é a opção certa para aqueles que desejam curtir a neve, mas que não necessariamente se sentem à vontade para esquiar. Isso porque oferece outras atividades além das pistas e aulas de esqui e snowboard.

Dividido em três setores – setor base, zona intermediária e setor cumbre –, a estação conta com tobogã na neve com boia, tirolesa, esquibunda, fat bike (bicicleta de pneu largo) e uma grande área para simplesmente brincar na neve. Farellones possui também um teleférico que dá acesso a El Colorado, localizado na mesma colina. O local ainda dispõe de cafeteria, onde são servidos lanches, batata frita, empanadas, bebidas e cafés.

Interessou? Hospede-se no Crowne Plaza Santiago ou no Hotel NH Ciudad de Santiago, na capital chilena. Os hotéis se traduzem pela elegância e serviço de alto nível. Ambos oferecem café da manhã incluso na tarifa e dispõem de bar, sauna, room service e serviço de massagem com custo à parte.


Convencido a conhecer a temporada de neve na América do Sul? Acesse a seleção do Zarpo de hotéis na Argentina e no Chile e reserve as hospedagens. Depois conte para a gente nos comentários qual foi o momento mais divertido da viagem!

Autor

Amante do ecoturismo, a natureza é sempre seu destino preferido! Viaja para recarregar as energias, conhecer pessoas, trocar experiências e voltar para casa com um pouquinho de cada lugar dentro de si.

Escreva um comentário