Ao longo de mais de 400 quilômetros, o litoral potiguar reserva aos seus viajantes um visual belíssimo e preservado, com paisagens de tirar o fôlego compostas por falésias, dunas, piscinas naturais, lagoas e rios. Com temperaturas quentes durante todo o ano, inclusive uma capital apelidada de “Cidade do Sol”, nas praias do Rio Grande do Norte não tem tempo ruim e o mar está sempre convidativo. Confira na Mag as dicas das praias mais famosas e badaladas, e também daquelas quase desertas, que poucos descobriram.
Encontre os melhores hotéis do Rio Grande do Norte e reserve com descontos especiais
As cobiçadas do Rio Grande do Norte
Um dos destinos do litoral potiguar mais procurados pelos viajantes do Brasil e do mundo, é a capital Natal! E quem não iria querer aproveitar os prazeres do mar em um lugar chamado de “Cidade do Sol”?! A temperatura máxima durante o verão fica em torno de 32°C e, mesmo quando é inverno, o sol se mantém brilhante, com cerca de 23°C e mar morninho, com 26°C. É ou não é um paraíso do verão eterno?
É em Natal que estão situadas as mais cobiçadas praias do Rio Grande do Norte, caso da famosa e mais movimentada Praia de Ponta Negra. Mesmo com o cenário do Morro do Careca, duna de 120 metros de altura quase toda coberta por vegetação, mar calmo e esverdeado, é uma das praias mais urbanizadas do litoral potiguar.
Em sua orla há uma sequência de bons hotéis gozando da localização privilegiada que dá direito a vista para o Morro do Careca, cartão postal da capital potiguar. Tanto à beira mar, quanto na rua principal, os viajantes encontram uma infinidade de restaurantes e bares que, quando o sol se despede, animam a noite com diferentes estilos musicais.
Com um cenário impressionante, repleto de dunas, Genipabu, situada a apenas 25 km da capital é uma das praias do Rio Grande do Norte que vale muito uma visita. As dunas que se movem ao sabor do vento, além de render sempre um visual diferente, é palco para atividades que completam a experiência em Natal com muita diversão. Que tal passear de dromedários? Ou fazer um passeio de buggy com boas doses de emoção? Descer de esquibunda direto para a lagoa também é indispensável para aproveitar bastante esse oásis de areia.
Você já deve ter ouvido falar do maior cajueiro do mundo, certo? Pois é na Praia de Pirangi que a árvore centenária e com cerca de 10 mil m² de copa, está situada. Por abrigar uma das atrações mais famosas de Natal, a praia está sempre movimentada. De setembro a dezembro, o visitante ainda pode experimentar os suculentos cajus, pois é a época de colheita.
Situada a 80 km de Natal, a Praia da Pipa conta com uma atmosfera hippie chic que atrai muita movimentação de viajantes em busca do agito dos bares e restaurantes descolados. Com incríveis falésias coloridas emoldurando a paisagem, águas claras, ondas fortes e bons ventos, que atraem surfistas e kitesurfistas, é outro paraíso que integra a lista das mais famosas praias do Rio Grande do Norte.
Além da praia principal da vila de Pipa, as vizinhas, como a Praia do Amor e Baía dos Golfinhos entram fácil para a lista das mais lindas praias do Rio Grande do Norte. A primeira ganhou esse nome pois sua orla, vista de cima do Mirante do Chapadão, apresenta o formato de um coração. A segunda também se autodescreve! Em qualquer época do ano, os graciosos mamíferos podem ser vistos dando saltos, bem pertinho da orla.
Logo ao lado está Tibau do Sul, um pouco mais sossegada que Pipa, tanto no quesito mar, quanto na badalação. O cenário, no entanto, é igualmente maravilhoso, com enormes falésias coloridas, mar clarinho e a bela Lagoa de Guaraíras, local para contemplar um pôr do sol daqueles que deixam todos os queixos dos espectadores no chão. A mais bonita e frequentada é a Praia do Madero, que também recebe a visita de golfinhos.
Segredinhos do litoral potiguar
Todos esses paraísos que citei acima são as praias mais famosinhas do Rio Grande do Norte. Claro que a fama não surgiu à toa, e sim por suas paisagens sensacionais, mas isso não é necessariamente uma regra. O litoral potiguar também tem seus refúgios tranquilos e ainda pouco conhecidos, o que não significa que os cenários também não sejam incríveis.
A verdade é que, quanto mais desconhecida uma praia, mais chances de o visual ser preservado, selvagem e, claro, sem muitos banhistas, o que cria aquele clima delicioso de praia deserta. A cerca de 100 km de Natal, está São Miguel do Gostoso com praias exatamente assim. É o destino do litoral potiguar para os viajantes que queiram desacelerar e se desligar do resto do mundo (literalmente, em Gostoso não tem sinal de celular).
Outro paraíso praticamente deserto, situado no município de Nísia Floresta, é a tranquila Praia de Barreta, a 85 km de Natal. Graças às barreiras de corais, conta com piscinas naturais de águas cristalinas. De tão vazia que é, quase não conta com estrutura, então é bom ir preparado, com lanches e bebidas, para poder curtir por mais tempo o visual lindo e exclusivo. E, quem pensa que na capital do Rio Grande do Norte só tem praia urbanizada, se engana assim que conhece o cenário tranquilo e selvagem da Pium, a apenas 5 km de Natal.
Situado em uma península isolada por dunas, e acessível de barco ou com carro 4×4 pela praia, o pequeno vilarejo de Galinhos, a cerca de 160 km de Natal, também é um paraíso ainda quase não descoberto! Se para chegar é necessário passar pela aventura por mar e manguezal ou de buggy na areia, depois a recompensa é garantida com muita paz e visual com direito a piscinas naturais, farol, montanha de sal e dunas com cata-ventos gigantes do parque eólico. Com ventos muito fortes, a região é ótima para curtir esportes como kitesurfe e windsurfe.
Em Rio do Fogo, a 80 km de Natal, a sensação de ser um naufrago em uma praia de uma ilha deserta não é utopia. Coqueirais à beira mar, dunas e rios que encontram o mar são alguns dos cenários que tiram o fôlego de quem se aventura pelo vilarejo. No pequeno litoral, qualquer praia tem aspecto selvagem e areia vazia.
Um tesouro potiguar além do mar
O litoral potiguar é deslumbrante! De norte a sul, suas praias encantam a todos os tipos de viajantes. Mas, não é só pelo mar que vale a pena explorar o Rio Grande do Norte! A 75 km de Mossoró, a segunda maior cidade do estado, está Lajedo de Soledade, um parque arqueológico com visual arrebatador.
Um grande e incrível conjunto de rochas calcárias com milhares de anos, preserva inscrições rupestres e fósseis de animais da era glacial, como o bicho-preguiça gigante e tigres-dente-de-sabre. Os visitantes começam o passeio conhecendo a importante história do sítio arqueológico, no Museu do Lajedo, com fotos, painéis explicativos e os fósseis que foram encontrados na área.
Depois, com a visita guiada, é possível explorar a beleza incomum da área que há 90 milhões de anos era coberta pelo mar que, ao recuar, expos essa grande extensão de rocha calcária. São encontrados mini cânions, cavernas e fendas cheias de desenhos de animais, marcas de mãos e formas geométricas.
Quer conhecer os encantos do Rio Grande do Norte? Cadastre-se no Zarpo e reserve suas hospedagens com descontos especiais nas diárias!