O chamado “staycation” ganhou lugar de destaque entre as editorias e publicações especializadas em turismo. Sempre citado entre as principais tendências de viagem, o termo em inglês é uma combinação da palavra “stay” (ficar) e “vacation” (férias). Trata-se, assim, do turismo local, na própria cidade ou região de moradia.

Esse tipo de viagem não tem necessidade de grande deslocamento ou logística, ao mesmo tempo que é uma esperança para o setor de turismo, que passa a enxergar a pandemia como oportunidade de atrair habitantes das proximidades.

Assim, o carro tem sido uma das principais escolhas de meio de transporte e, por isso, viagens rápidas e dentro do estado de origem são cada vez mais buscadas. Veja no Mag dicas para viajar de carro.

É seguro viajar?

Depois de alguns meses fechados em 2020, para voltar a receber hóspedes, hotéis e resorts desenvolveram novos protocolos de operação, tornando as viagens possíveis e mais seguras. 

Entre as principais medidas está a redução na capacidade de hospedagem, reforço na higienização de áreas comuns e quartos, obrigatoriedade do uso de máscaras, checagem diária da temperatura corporal e adaptação de atividades de lazer e de restaurantes e bares. 

No Zarpo, as novas medidas adotadas podem ser consultadas nas páginas dos hotéis, no item “Informações sobre Covid-19”. 

Hotéis e resorts para viajantes de São Paulo

Hotel Palácio Tangará

Vista geral Palácio Tangará, hotel perfeito para "staycation"
O Hotel Palácio Tangará, em meio ao verde do Parque Burle Marx, é um verdadeiro refúgio em São Paulo

Para começar a lista de hotéis perfeitos para staycation, nada mais, nada menos que o Hotel Palácio Tangará! Situado no coração do Parque Burle Marx, no bairro do Morumbi, seu primeiro destaque está na gastronomia. São dois restaurantes com pratos elaborados pelo renomado chef Jean-Georges Vongerichten, um deles com terraço externo e vista para o parque e a piscina. Já os momentos de lazer e bem-estar contam com o Burle Bar, o Pool Bar, piscina ao ar livre, piscina coberta, jacuzzi, fitness center e SPA.

Transamerica São Paulo

Vista aérea do Transamérica São Paulo
Do lazer a gastronomia: o Transamerica São Paulo é ótima escolha para staycation de paulistanos

Localizado na Av. das Nações Unidas e junto ao Teatro Alfa, o Transamerica São Paulo é verdadeiro refúgio! Durante a estadia, os hóspedes aproveitam piscina climatizada, brinquedoteca e quadras de tênis e beach tênis. Para relaxar, o Health Club oferece serviços com custo à parte. Do lazer à culinária, têm ainda dois restaurantes e um bar. Além do café da manhã incluso na tarifa, não deixe de experimentar o tradicional pudim do hotel.

Fasano São Paulo

Piscina do Fasano São Paulo
Um banho de piscina como nenhum outro! Este é apenas o começo da experiência no Fasano São Paulo

Entre as ruas Bela Cintra e Haddock Lobo, próximas à Av. Paulista, o Fasano São Paulo é perfeito para viver dias de luxo e aproveitar serviços e infraestrutura de excelência. O hotel possui dois restaurantes: Nonno Ruggero e o Restaurante Fasano, com menu da alta gastronomia italiana. Ao reservar é possível escolher entre hospedagem com ou sem café da manhã, ou com meia pensão, de acordo com a data escolhida. As comodidades se completam com o premiado Piano Bar Baretto, piscina e dois ofurôs, fitness center e o SPA Fasano.

Club Med Lake Paradise

Vista geral do Club Med Lake Paradise, opção para staycation de paulistanos
Um paraíso interiorano em Mogi das Cruzes. O Club Med Lake Paradise é irresistível!

No interior de São Paulo, o Club Med Lake Paradise é destaque em Mogi das Cruzes, pertinho da capital. As comodidades e os serviços são completos. Para começar, a experiência é All-Inclusive! São dois restaurantes, lanchonete e três bares ao dispor. No quesito diversão, têm opções para todos os gostos e idades: piscinas, quadras de diferentes modalidades, campo de golfe, clube infantil, stand up paddle, caiaque e vela no no lago, arvorismo, trapézio, shows noturnos, SPA e mais. 

Fasano Boa Vista

Pôr do sol no Fasano Boa Vista, no interior de São Paulo
Toda a serenidade do interior, mas sem abandonar os momento de lazer e o luxo: assim é o Fasano Boa Vista

Mais um Fasano pra lista! O Fasano Boa Vista é outra excelente opção para escapar da rotina em grande estilo –  com muita sofisticação. Localizado no interior, a 110 km da capital paulista, o hotel conta com piscina de borda infinita, dois bares, quadras de tênis, aula de equitação, fazendinha, salão de jogos, kids’ club com recreação infantil aos fins de semana, férias e feriados, e SPA Fasano. Por fim, o café da manhã está incluso na tarifa e é servido pelo Restaurante Boa Vista.

Bourbon Atibaia Resort

Piscina do Bourbon Atibaia Resort
Esse é para curtir com as crianças! As áreas temáticas da Turma da Mônica do Bourbon Atibaia são incríveis

A 1h da capital paulista, o Bourbon Atibaia Resort é perfeito para curtir com os pequenos. Com 400 mil m², hóspedes curtem piscinas, quadras e campos esportivos, sala de jogos, arco e flecha, arvorismo, escalada, cinema, teatro e boate. Para a criançada, a diversão é garantida com os espaços temáticos da Turma da Mônica e as atividades organizadas pela equipe de recreação. Depois de muito lazer, nada como repor as energias com a pensão completa inclusa na tarifa.

Mavsa Resort All-Inclusive

Vista geral do Mavsa Resort
O Mavsa Resort combina sofisticação, experiência All-Inclusive e muito lazer

Diversão para a família toda a 2h de carro desde São Paulo! O sofisticado Mavsa Resort All-Inclusive conta com piscinas, quadras, lago para caiaque e stand up paddle, tirolesa, arvorismo, rapel, minizoo e fazendinha, recreação infantil e muito mais. Além do lazer, a experiência é All-Inclusive. As refeições são servidas pelo Restaurante Lac D’or, enquanto drinks e petiscos têm vez em quatro bares distribuídos pelo resort.

Royal Palm Plaza Resort 

Piscina do Royal Palm Resort
Piscinas, quadras, sala de jogos, espaços temáticos para os pequenos e muito mais no Royal Palm Resort

Em Campinas, o Royal Palm Plaza Resort é mais um resort para quem está em busca de férias pertinho de São Paulo. Com infraestrutura grandiosa, as atrações vão desde piscinas climatizadas e ao ar livre acompanhadas pelo bar, até quadras de tênis, campo de futebol, ginásio poliesportivo, arco e flecha, sala de jogos e cinema. Os pequenos, por sua vez, curtem os espaços temáticos Miniville e Kata Kuka, com atividades de aventura com custo à parte. Para fechar com chave de ouro, tem pensão completa inclusa na tarifa. 

Hotel Villa Rossa

Piscina coberta do Hotel Villa Rossa, em São Roque, ótima cidade para staycation
São Roque e o Hotel Villa Rossa são combinação perfeita para curtir desde um fim de semana até férias inteiras

Para completar a lista de hotéis para staycation em São Paulo, que tal uma hospedagem em São Roque? O Hotel Villa Rossa oferece toques de luxo. A pensão completa está inclusa na tarifa, com delícias servidas pelo Restaurante La Piazza. Dois bares e uma adega completam as possibilidades. O lazer, por sua vez, tem espaço junto às piscinas, campo de futebol, quadras, trilhas, sala de jogos, lago com caiaque e pedalinho, tirolesa, playground e programação de atividades.

O turismo de isolamento também é tendência. Leia mais no Mag! 


Muita gente já costumava viajar no estilo staycation e não sabia! Seja de São Paulo ou não, confira no Zarpo uma seleção com os melhores hotéis e resorts para se hospedar sem sair do seu estado.

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário