365 ilhas! Isso mesmo, Angra dos Reis é dona de 365 ilhas, parte do motivo que torna o destino tão delicioso. No litoral do Rio de Janeiro, “Angra”, como costuma ser chamada, é sinônimo de cenários paradisíacos, com mar transparente e uma beleza rústica sem igual.

A seguir, leia mais sobre o que fazer em Angra dos Reis, com dicas do que não pode faltar no roteiro e sugestões de onde se hospedar.

Home - Slider 1

Onde fica Angra dos Reis

A cerca de 360 km de São Paulo e a 150 km do Rio, Angra dos Reis é o destino mais famoso do litoral sul do Rio de Janeiro e também do Brasil! A região foi de muita importância no período colonial e imperial brasileiro, e teve um dos maiores portos nacionais.

Atualmente é o turismo que dita o ritmo por lá. Os passeios de barco são praticamente obrigatórios, e os dias são marcados por praias paradisíacas, o azul do mar e o verde da Mata Atlântica. 

Para lista do que fazer em Angra dos Reis, separamos quatro das ilhas mais famosas do destino. Mas são muitas mais opções, e vale sempre se informar sobre as paradas de cada passeio e sobre outras ilhas que valem a visita.

Leia no Mag mais sobre os principais destinos do Rio de Janeiro

O que fazer em Angra dos Reis

Ilha Grande

Ilha do Abraão, em Ilha Grande, Angra dos Reis
A Vila de Abraão é o centro da Ilha Grande, a principal de Angra dos Reis | TMbux/CC BY-SA

A Ilha Grande, como o nome dá a pista, é a maior entre as ilhas de Angra dos Reis, com mais de 190 km². A ilha pode ser tanto visitada em passeios desde o continente, como  pode ser o local de hospedagem. A única forma de acessar a ilha é de barco, e carros não são permitidos. O clima é de total tranquilidade.

A Vila do Abraão é a área mais “urbanizada”, e concentra o comércio da ilha, como bares, restaurantes e lojas de souvenir. Ainda assim, é bastante simples. É de lá que saem também os passeios de lancha! Entre os roteiros mais famosos está o Volta à Ilha, o Meia Volta e o Super Sul, com diferentes paradas.

Mar da região da Ilha Grande, em Angra dos Reis
Nas praias, a faixa de areia é lugar de relaxar sobre o sol, e o mar azul é convite a mergulhos | TMbux/CC BY-SA

Entre as principais praias de Ilha Grande estão a Praia do Aventureiro, que possui um coqueiro que forma um ângulo de 90° e um incrível mirante, a Praia de Lopes Mendes, uma das mais belas do Brasil e com mar ideal para turistas, e a pequena Praia do Caxadaço, com 15 m de extensão e clima selvagem, e emoldurada por pedras. Mas são muitas, muitas mais a conhecer!

Além dos passeios do barco, as trilhas são mais uma possibilidade do que fazer na Ilha Grande. Separadas de T1 a T16, há opções mais tranquilas, para fazer inclusive com crianças, até com maior nível de dificuldade, e vários dias de caminhada. Caso escolha rotas mais complexas, lembre-se da importância do estar acompanhado por um guia.

Ilhas Botinas

Horizonte das Ilhas Botinas, em Angra dos Reis
A lenda é que as Ilhas Irmãs foram separadas após a passagem de um navio pirata | Diego Baravelli/CC BY-SA

Além das praias da Ilha Grande, são vários passeios de barco para outras ilhas da região. Um dos passeios favoritos é até as Ilhas Botinas, duas ilhotas muito parecidas, e por esse motivo também chamadas de “Ilhas Gêmeas”. O maior atrativo por lá é o mar com incrível visibilidade. Os mergulhos com snorkeling são irresistíveis, e o universo subaquático é repleto de encantos.

Ilha da Gipóia 

Praia e Igreja da Piedade, na Ilha de Gipóia, em Angra dos Reis
Entre as belas praias de Gipóia está a Praia da Piedade, que possui uma singela igreja à beira-mar

A Ilha da Gipóia é a segunda maior entre as ilhas do destino, e não pode faltar na lista do que fazer em Angra dos Reis. Suas praias marcam presença entre os principais roteiros de barco pelo destino. Entre as mais adoradas pelos turistas está a Praia do Dentista, com mar que varia entre o azul e o verde, mas sempre está tranquilo. Vale conhecer também a Praia da Piedade, que se destaca pela Igreja da Piedade, simples, que guarda o mar transparente. 

Ilha de Cataguases

Mar da Ilha de Cataguases
Uma das ilhas mais incríveis de Angra dos Reis, Cataguases é sinônimo de exclusividade e tranquilidade

Para relaxar em meio a um cenário idílico e com um quê de exclusividade, a Ilha de Cataguases – ou Cataguás -, vale a pena! Ligada à Ilha do Peregrino por uma faixa de areia, Cataguases é pequena em tamanho, mas grandiosa em beleza. Para conhecer, há roteiros de passeios de barco que fazem uma parada por lá. Já para aproveitar com tranquilidade, a dica é passar parte do dia aproveitando a areia fininha e o mar cristalino.

Centro histórico de Angra dos Reis

Interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no centro de Angra dos Reis
Angra muito além das ilhas e Praias! Não deixe conhecer também o centro histórico | Fulviusbsas/CC BY-SA

Mesmo com praias e ilhas como a maior atração local, há quem não abra mão de um roteiro histórico. Se for o seu caso, o centro de Angra dos Reis não pode ficar de fora na lista do que fazer. Separe algumas horas para o passeio! A melhor forma de conhecê-lo é por meio de um walking tour, ou seja, um tour a pé. 

Um guia leva os turistas por um roteiro que passa por construções históricas como a Igreja e Convento do Carmo, a Rua do Comércio, com vários edifícios antigos, a Igreja de Santa Luzia e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Paraty

Ruas do Centro Histórico de Paraty
As ruas com calçamento pé de moleque e os casarões em estilo colonial são marca registrada de Paraty

Repleta de charme, Paraty está a 95 km de Angra dos Reis, cerca de 1h30 de carro. O centro histórico é o primeiro lugar para passear, com casarões coloniais tombados como patrimônio nacional e ruas com o calçamento chamado pé de moleque. O colorido das portas e janelas e a arquitetura, que conquista pela singeleza, compõem um cenário único. 

A dica é fazer o Free Walking Tour, e conhecer a Casa de Cultura e as igrejas Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e a Igreja de Santa Rita, com o Museu de Arte Sacra. O destino é famoso também pela FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty.

Onde se hospedar em Angra dos Reis

Fasano Angra dos Reis 

Piscina do Fasano Angra dos Reis
O Fasano Angra dos Reis é hotel de alto padrão à beira da Praia do Frade, na parte continental do destino

Se um hotel luxuoso é o que você procura, o Fasano Angra dos Reis à beira da Praia do Frade, é perfeito. A estadia é impecável, dos serviços à infraestrutura. Tem seis piscinas, quadras, kids’ club para crianças de 7 a 12 anos, trilhas ecológicas e, com custo à parte, campo de golfe e SPA. Quanto à experiência gastronômica, são dois restaurantes, um deles pé na areia, com cardápio variado, e outro especializado em frutos do mar. Tem ainda o Marea Club, à beira da piscina, e uma panetteria. Ao reservar, escolha entre café da manhã e meia pensão inclusa na tarifa.

Hotel do Bosque Eco Resort

Vista aérea do Hotel do Bosque Eco Resort
Momentos únicos à beira-rio e à beira-mar: essa é a proposta do Hotel do Bosque Eco Resort

À beira-rio, o Hotel do Bosque Eco Resort é deliciosa hospedagem em Angra dos Reis. Entre suas comodidades está piscina ao ar livre com bar, campo de futebol, quadras de tênis, stand up paddle, caiaque e, aos fins de semana, atividades recreativas para crianças. Para chegar até a praia, basta uma travessia pelo rio. O trecho de areia é praticamente exclusivo para hóspedes! Para além do lazer, a hospedagem possui opção de meia pensão ou pensão completa inclusa na tarifa. 

Vila Galé Eco Resort de Angra 

Vista geral do Vila Galé Eco Resort de Angra
Que tal curtir Angra dos Reis com o selo Vila Galé, as delícias de um All-inclusive e muita diversão?

À beira da Praia do Tanguá e cercado pela Mata Atlântica, o Vila Galé Eco Resort Angra faz jus ao destino e à rede Vila Galé! A hospedagem é All-Inclusive, e o resort conta com cinco restaurantes e quatro bares. O lazer marca presença por meio do complexo aquático de 1.500 m², quadras esportivas, discoteca e, com custo à parte, esportes náuticos e SPA. Para crianças e jovens, tem kids’ club com atividades para os pequenos de 4 a 12 anos e o Espaço Galera, para adolescentes.


Angra dos Reis é promessa de dias inesquecíveis! Apaixone-se por esse que é um paraísos nacionais, e hospede-se pelas tarifas exclusivas do Zarpo.

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Escreva um comentário