Poços de Caldas, cidade do sul de Minas Gerais, oferece uma viagem com termas de águas sulfurosas, saborosa culinária regional e atrações para todos os gostos, das mais radicais às mais tranquilas, além de construções históricas e de bela arquitetura. 

O ideal é separar ao menos um final de semana para conhecer o destino com tranquilidade. Para quem mora em São Paulo, a boa notícia é que Poços de Caldas está a apenas 3h30 de carro da capital paulista!

Para ajudar na programação da viagem, confira a seguir o que fazer em Poços de Caldas e também dicas de hospedagem. 

Home - Slider 1

O que fazer em Poços de Caldas?

A cidade do sul mineiro combina atrações para todos os gostos, das mais tranquilas às cheias de adrenalina. Confira a seguir o que fazer em Poços de Caldas.

Praça Pedro Sanches 

O roteiro começa na Praça Pedro Sanches, um dos principais cartões-postais do destino. Inaugurada em 1920, a praça abriga o famoso Monumento Minas ao Brasil e um charmoso coreto, onde acontecem apresentações musicais que reúnem turistas e moradores. 

Dica do Mag! A 400 m da praça está o restaurante Becco Gastronomia, um dos favoritos entre os turistas, segundo o TripAdvisor. O menu conta com opções de massas, carnes, risotos (especialidade da casa), doces e boa variedade de pratos veganos e vegetarianos.

Nessa praça está também o Thermas Antônio Carlos, tombado como Patrimônio Histórico, além de ser o primeiro estabelecimento de águas termais do Brasil. O local foi construído em 1931 e a sua arquitetura chama atenção pelo estilo neoclássico, os vitrais no teto e a mobília original preservada, com destaque para as salas de banho.  

São mais de 50 serviços oferecidos no Thermas, como banhos terapêuticos de imersão, massagens, limpeza facial e corporal, sauna, hidroginástica, além de pacotes Day Spa. O prédio possui ainda o Museu do Termalismo e uma biblioteca com livros e documentos sobre a crenoterapia, que é o tratamento feito pela ingestão e banho de águas mineiras. 

Thermas Antônio Carlos
Telefone | (35) 3722-3636

Outro ponto que vale a visita na Praça Pedro Sanches é o icônico Palace Hotel Poços de Caldas, inaugurado na década de 30 e reconhecido como Patrimônio Histórico e Arquitetônico. A Suíte Presidencial já hospedou algumas vezes o ex-presidente Getúlio Vargas. 

Parque José Affonso Junqueira

O Parque José Affonso Junqueira, a poucos passos da Praça Pedro Sanches, é outra ótima opção para conhecer em Poços de Caldas. O parque foi planejado pelo renomado paisagista Reynaldo Dierberger e, por lá, os visitantes aproveitam momentos em meio à natureza. 

Além de passear entre as árvores centenárias e assistir o acendimento das luzes da Fonte Luminosa, conheça também o emblemático Palace Casino, da década de 30. Atualmente o hotel é tombado como Patrimônio Histórico e Arquitetônico e recebe apresentações artísticas e exposições culturais. 

Endereço | Av. Francisco Salles, s/n – Centro, Poços de Caldas

Do outro lado da rua, na Praça Getúlio Vargas, aproveite para visitar também o Relógio Floral, composto por flores e plantas ornamentais. O projeto, tanto a praça como o relógio, é de 1972, da paisagista austríaca Elisabeth Canta. 

Confira aqui outros destinos para conhecer em Minas Gerais

Cristo Redentor

O Cristo Redentor de Poços de Caldas, inaugurado em 1958, está no alto da Serra de São Domingos, a 1.689 m acima do nível do mar. O local oferece uma vista panorâmica do destino, ideal para cliques em família, além de lojinhas de artesanatos e lanchonetes. 

Para chegar lá, há duas opções: a primeira é fazer uma trilha por cerca de 45 minutos a partir da Fonte dos Amores e a segunda é seguir de carro ou bicicleta pela estrada de acesso, com um trecho de 3 km de subida íngreme. Havia uma terceira opção para subir até o Cristo, o teleférico, mas este está fechado desde 2019. 

Dica do Mag! Na entrada para a atração há bebedouros públicos com água direto das fontes da região, assim como em outros pontos turísticos de Poços de Caldas. Uma boa pedida é sempre andar com garrafinhas d’água para encher entre os passeios! 

Depois de apreciar a vista, que tal uma aventura nas alturas? Existem empresas de turismo que realizam voo livre de parapente com saídas a pouco menos de 1 km do Cristo.

Endereço |  Estrada do Cristo – Jardim Del Rey, Poços de Caldas

Recanto Japonês

O parque Recanto Japonês está entre os pontos mais visitados de Poços de Caldas e conta com algumas atrações de arquitetura nipônica, como uma casa de chá, a tradicional fonte dos desejos e um lago no centro da propriedade, com criação de carpas. 

Outros destaques do parque são os jardins com vegetação oriental e as lojinhas onde os turistas podem adquirir lembrancinhas, como incensos e amuletos da sorte.

Endereço | Rua Amapá – Jardim dos Estados, Poços de Caldas
Telefone | (35) 3697-2300

Parque Walter World

Uma excelente opção para curtir com crianças! O Parque Walter World é o maior parque do sul de Minas Gerais e conta com diversas atrações como o Castelo Encantado, roda-gigante, montanha-russa, Tapete Voador, Twister, simulador 3D e muito mais! 

Depois de muita adrenalina, uma boa opção é aproveitar as exposições sobre a Segunda Guerra Mundial e o Zoo World, com aves, répteis e macacos, maria-fumaça e monotrilho. Para mais informações e compra de ingressos, acesse o portal do Parque Walter World

Endereço | Av. Ver. Edmundo Cardilo, 3131 – Jardim Del Rey, Poços de Caldas
Telefone | (35) 3722-2220

Hospede-se no complexo do Parque Walter World! O Thermas Resort Poços de Caldas está dentro do parque e ainda oferece acesso ilimitado para os hóspedes! No resort, o lazer continua com complexo aquático, quadras, recreação monitorada, sala de jogos e mais. Para completar, a experiência é All-Inclusive. 

Mercado Municipal 

O Mercado Municipal de Poços de Caldas está no centro da cidade e atrai turistas e moradores às barraquinhas de delícias típicas da região. São mais de 200 lojas com queijos, frutas, cestas de palha e vime, cachaças e o tradicional doce de abóbora com coco.

Além das barraquinhas, o mercado também conta com um espaço cultural, localizado no piso superior, onde acontecem exposições sazonais artísticas diversas. Para conferir outras informações sobre as programações culturais, acesse o Instagram do mercado

Endereço | Rua Pernambuco, s/n – Centro, Poços de Caldas
Telefone | (35) 3721-1460

Veja aqui ótimas opções de roteiros para curtir o sul mineiro

Igrejas em Poços de Caldas

Assim como muitas cidades do interior brasileiro, o destino conta com uma gama de igrejas e santuários centenários. Confira abaixo algumas das igrejas em Poços de Caldas.

Basílica Nossa Senhora da Saúde

Uma das mais visitadas entre os turistas, a Basílica Nossa Senhora da Saúde foi construída em 1937 para substituir a antiga Igreja Matriz. O estilo arquitetônico é o neorromântico e a inspiração veio de igrejas da cidade francesa Dieppe, ao norte do país.

Endereço | Praça Monsenhor Faria de Castro, s/n – Centro, Poços de Caldas
Telefone | (35) 3721-2357

Igreja de São Benedito

A Igreja de São Benedito foi construída em 1925 e homenageia São Benedito, que representa o filho dos escravos da Etiópia e nas imagens católicas carrega o menino Jesus. Em maio, a igreja organiza a tradicional Festa de São Benedito. 

Endereço | Rua São Paulo, s/n – Centro, Poços de Caldas
Telefone | (35) 3712-7180

Igreja Dom Bosco

Inaugurada no fim da década de 30 e tombada como patrimônio cultural de Poços de Caldas, a Igreja Dom Bosco apresenta uma charmosa arquitetura neoclássica, com detalhes em madeira, porta de arco pleno e torre sineira. 

Endereço | R. Coronel Virgílio Silva, 2071 – Dom Bosco, Poços de Caldas
Telefone | (35) 3697-2300

Santuário Mãe Rainha

O Santuário Mãe Rainha foi construído no ano de 2000 e está situado em uma região bucólica, nos arredores da cidade. O santuário está em meio a áreas verdes e com muitas flores, sendo considerado um dos mais belos pontos turísticos religiosos do destino. 

Endereço | Estrada Vicinal Padre José Kentenich, Km 4, s/n – Poços de Caldas
Telefone | (35) 3713-5592

Cachoeira Véu das Noivas

Um dos pontos turísticos mais visitados de Poços de Caldas, a Cachoeira Véu das Noivas está a cerca de 5 km do centro da cidade. Os turistas costumam chegar lá por meio de passeios de charrete que partem da Praça Pedro Sanches. 

A cachoeira possui uma queda d’água de 10 metros e impressiona por todo o cenário, da água à vegetação bem preservada e rica em biodiversidade. Vale ressaltar que não é permitido se banhar na cachoeira, somente apreciar e tirar fotos.  

Depois de curtir o visual incrível, aproveite para conhecer a feira de artesanato logo ao lado, com ótimas opções de lembrancinhas. No local, há ainda um trenzinho turístico, que com custo à parte leva os turistas para um passeio pela região.  

Cachoeira Véu das Noivas
Endereço | Av. João Pinheiro – Parque Véu das Noivas – Poços de Caldas

Quem estiver com mais tempo pode aproveitar para conhecer também a Cascata das Antas, a cerca de 3 km da cachoeira. A cascata possui belas quedas d’água e ainda é possível caminhar sobre a barragem da antiga hidrelétrica que funcionava por lá, construída no final do século XIX.  

Cascata das Antas
Endereço | Av. Sílvio Monteiro dos Santos – Poços de Caldas

Onde se hospedar em Poços de Caldas

Depois de conhecer mais sobre Poços de Caldas, que tal escolher a hospedagem que mais combina com o seu estilo de viagem? Veja a seguir os hotéis e resorts do Zarpo. 

Palace Hotel Poços de Caldas

piscina do Palace Hotel Poços de Caldas
Tombado como Patrimônio Histórico e Arquitetônico, o Palace Hotel é uma experiência única de hospedagem!

O Palace Hotel Poços de Caldas, inaugurado na década de 30 e reconhecido como Patrimônio Histórico e Arquitetônico, é opção nobre de estadia no destino. O hotel está na Praça Pedro Sanches, coração da cidade, e oferece opção de café da manhã e pensão completa inclusa na tarifa. Para os momentos de lazer e relax, os hóspedes têm ao dispor piscina em estilo romano com águas sulfurosas, bar, salão de jogos, espaços kids, sauna, serviços relaxantes com custo à parte e ainda dois belíssimos jardins. 

Cassino All-Inclusive Resort

piscina do Cassino All-Inclusive Resort
Férias repletas de diversão, deleite gastronômico e ótimos serviços estão à espera no Cassino All-Inclusive Resort

Inaugurado em junho de 2021, o Cassino All-Inclusive Resort é a opção ideal em Poços de Caldas. Os dias são All-Inclusive, com refeições, drinks, petiscos, porções e bebidas servidas pelo restaurante, quiosques e um bar. Já para o lazer, os hóspedes aproveitam o cassino, com jogos e fichas à vontade, três piscinas, atividades monitoradas para adultos e crianças, roda-gigante, monotrilho, playground e quadras poliesportiva e de tênis. 

Vilage Inn Poços de Caldas

piscina do Vilage Inn All-Inclusive Poços de Caldas
Com o Vila Inn All-Inclusive, os hóspedes desfrutam de cortesia para o Parque Walter World e muito mais!

O Vilage Inn All-Inclusive Poços de Caldas está em frente ao Parque Walter World e oferece aos hóspedes um ingresso cortesia por dia e por pessoa. No hotel, o lazer está presente em seis piscinas, quadras de tênis, vôlei de praia e poliesportiva, salão de jogos, brinquedoteca, playground e recreação monitorada para crianças. Já a experiência All-Inclusive é garantida pelo restaurante e pelo bar da piscina. 

Fazenda Poços de Caldas

piscina da Fazenda Poços de Caldas
O Hotel Fazenda Poços de Caldas combina o clima de fazenda com ótimas opções de lazer para todas as idades

Outra opção para curtir Poços de Caldas é o Hotel Fazenda Poços de Caldas! Para começar, tem complexo aquático com três piscinas, quadras de tênis, poliesportivas e de areia, playground, brinquedoteca, clubinho para os pequenos de 3 a 6 anos, atividades para crianças de 7 a 12 anos, programação para jovens, adultos e terceira idade e muito mais. A tarifa conta com pensão completa inclusa.


Pronto para conhecer o melhor de Poços de Caldas? Trace o roteiro com os pontos turísticos e conte com o Zarpo para reservar o hotel na cidade, com ótimas tarifas. 

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário