Além da páscoa, há duas épocas incríveis para os chocólatras deixarem no radar: no auge do inverno, em 7 de julho comemora-se o Dia Mundial do Chocolate. Já em março, no dia 26, é celebrado o Dia do Cacau. As datas são oportunidades perfeitas para desbravar a rota do chocolate no Brasil e curtir destinos com atrações totalmente dedicadas ao doce.
Seja para conhecer o processo de produção nas fábricas, explorar museus sobre a história do cacau, conhecer lojinhas encantadoras ou até mesmo caminhar pelas incríveis plantações de cacau, uma coisa é certa: impossível não amar uma jornada totalmente dedicada ao chocolate!
Pensando nisso, selecionamos 5 destinos incríveis no país para inspirar os chocólatras a uma viagem onde o cacau é protagonista do roteiro. Confira:

1. Campos do Jordão, SP: destino na rota do chocolate para imersão no mundo do cacau

Com um quê de Europa, Campos do Jordão é o queridinho das viagens de inverno. Isso porque o clima de serra proporcionado pela Serra da Mantiqueira garante, junto da sua arquitetura charmosa, match perfeito com temperaturas mais baixas.
Em Campos, é bacana curtir o centrinho, chamado de Vila Capivari e onde se estão vários bistrôs, lojinhas e restaurantes. Além disso, há também os jardins do Parque Amantikir com 60 mil m², o Parque Capivari e o Parque Estadual. Para a rota do chocolate, no entanto, há outros passeios.
Conheça mais detalhes do Bendito Cacao Resort & Spa em um post completo!
É parada obrigatória, por exemplo, a Fábrica de Chocolate Araucária, com tour guiado para conhecer a produção, a história do chocolate e ainda vende como bombons e trufas. Vale também uma passada no Museu do Chocolate e nas inúmeras chocolatarias do destino.
Onde se hospedar em Campos do Jordão? Que tal um hotel totalmente inspirado no chocolate? O Bendito Cacao Resort & Spa pertence à marca Cacau Show e suas experiências têm o chocolate como protagonista, presente na gastronomia, no bem-estar, nos workshops culinários e até no museu de chocolate.
2. Monte Verde, MG: destino romântico que também é irrecusável para turismo do chocolate

Refúgio para os casais, Monte Verde garante dias tranquilos e intimistas. Além disso, há aventura com natureza propícia para ecoturismo, como trekking levando às cachoeiras, escalada, passeios de quadriciclo e até patinação no gelo para adrenalina a mais no inverno.
Descubra também as cidades históricas de Minas Gerais, perfeitas para viagens românticas.
Seu friozinho de serra e o charme do Sul de Minas Gerais têm tudo a ver com fondues, chocolates quentes e até um bom vinho para harmonizar jantares românticos, já que a cozinha de lá também é ponto forte da viagem e capaz de agradar aos mais exigentes.
O destino ainda tem várias fábricas, onde é possível conhecer o passo a passo da fabricação, degustar chocolates fresquinhos e ainda levá-los pra casa. Lugares como a Sabor Chocolate, a Gressoney e a Chocolateria Monte Verde são ótimas para esse tipo de experiência.
3. Vila Velha, ES: lar da Fábrica Garoto, o destino também é obrigatório na rota do chocolate

Parte da microrregião de Vitória, capital do Espírito Santo, Vila Velha é o segundo maior centro comercial do estado e mantém uma mistura de cidade grande com o charme de cidade pequena litorânea, ostentando 32 km de praias, incluindo a da Costa, Itapoã e Itaparica.
A cidade também faz sucesso com grandes eventos, a exemplo da Festa da Penha, um dos maiores eventos religiosos do país. Mas essa não é a única celebração marcante do destino. Isso porque o Festival do Chocolate também é destaque na programação de Vila Velha.
Sem contar que ele é sede de uma das maiores e mais antigas indústrias da região, a Fábrica de Chocolates Garoto, que tem visita guiada para conhecer a história da fábrica, acompanhar a produção dos chocolates, visitar o museu e, sobretudo, se esbaldar na lojinha da marca.
Onde se hospedar em Vila Velha? O Quality Suites Vila Velha em frente à Praia da Costa, além de próximo a bares e restaurantes. O hotel ainda conta com piscina na cobertura com vista panorâmica, espaço kids, área de leitura, sauna e academia.
4. Ilhéus, BA: a inspiração paradisíaca de Jorge Amado também é a Terra do Cacau

Em Ilhéus, as praias são imperdíveis. Mas vai além: a cidadezinha no Sul da Bahia, que conquistou Jorge Amado e ambientou algumas das suas histórias, também é capital nacional do cacau e um dos lugares no Brasil que mais produz o fruto. E por isso vale encaixar em uma roteiro de turismo do chocolate!
Ilhéus foi o primeiro destino do Nordeste a ter uma fábrica de chocolate artesanal. Além disso, o lugar também possui fazendas com plantações de cacau e coloca o país entre os maiores produtores de chocolate, fazendo da Bahia grande exportadora de cacau.
Conheça mais detalhes do Cana Brava Resort em um post completo!
Por lá, vale visitar as fazendas de cacau com tours pelas plantações, degustações da fruta in natura e o acompanhamento do cultivo e da colheita. Fora a qualidade nos sabores, já que muitos de seus produtos se destacam pelo alto teor de cacau – alguns chegam a 85%.
Onde se hospedar em Ilhéus? All-Inclusive, o Cana Brava Resort tem três restaurantes e seis bares. No lazer, são 70 mil m² com campo de futebol, quadras, duas piscinas, cinema, salão de jogos, esportes no lago e kids club. À parte, há arvorismo, tirolesa, escalada, serviços do SPA e passeios organizados.
5. Gramado, RS: lugar perfeito para mergulhar no universo do chocolate

Frio, charme, ares de Europa, romance e elegância. Essas palavras definem Gramado, cidade no Rio Grande do Sul bem procurada no inverno graças à localização na Serra Gaúcha. No destino, há opções de lojas de chocolate, fábricas, restaurantes e cafés servindo fondues.
Leia mais detalhes sobre a charmosa Gramado para inspirar sua próxima viagem!
A cidade produz alguns dos chocolates de mais alta qualidade e é considerada por muitos o primeiro lugar no país a desenvolver o modo caseiro de fabricar o doce, influenciando outros destinos à produção artesanal e entrando na lista de destinos imperdíveis para turismo do chocolate.
Merecem visita a Chocolates Prawer, primeira chocolataria artesanal do Brasil fundada em 1975 e inspirada pela produção de Bariloche, a Lugano, que produz mais de 300 toneladas por mês e tem 33 lojas no país, a Florybal, com mais de 500 itens, e a chocolataria Caracol.
Onde se hospedar em Gramado? Cercado por natureza, o Wyndham Gramado Thermas é o único hotel de águas termais do destino. Ele tem piscinas naturalmente aquecidas, salão de jogos, kids club, cinema, recreação, saunas, jacuzzis de águas termais e o SPA Pocahy Zen.
Gostou? Reserve o hotel que mais combina com a sua viagem no Zarpo e aproveite os descontos imperdíveis do site para uma jornada de imersão no chocolate!