Uma das grandes protagonistas da Serra Gaúcha, Gramado está a cerca de 120 km da capital do estado, Porto Alegre. Perfeita para viagens românticas ou em família, a cidade mescla a cultura gaúcha com fortes traços dos costumes europeus.
A seguir, o Magazine separou um pouco da história de Gramado, os pontos turísticos, os melhores restaurantes e, claro, os hotéis mais gostosos. Saiba tudo sobre a “Suíça Brasileira” e programe já sua próxima viagem.

A história da cidade de Gramado e o porquê do nome

Focada no turismo e com uma atmosfera única de aconchego, a cidade não nega suas origens. Construída em 1875, Gramado era lar de índios caingangues e, anos mais tarde, lar de imigrantes alemães, italianos e portugueses. Presença europeia que é evidente na arquitetura, gastronomia e hospitalidade.
Entretanto, a cidade só surgiu definitivamente como conhecemos em 1954, quando a região foi emancipada da cidade de Taquara – a cidade de Gramado é relativamente jovem, tem apenas 66 anos! O nome, muito peculiar, faz parte dessa história. Quando os imigrantes subiam a Serra, encontravam um campo de grama macia que usavam para repouso. Esse gramado seria então o responsável pelo nome da região.
Mesmo com uma infraestrutura impecável de hotelaria, lazer e gastronomia, o destino é tranquilo. Em 2017, o número de habitantes fixos de Gramado girava em torno de 35 mil pessoas, número vinte vezes menor do que a população de Porto Alegre. Qualidade de metrópole com ares de cidade pequena!
O clima de Gramado, as melhores quatro estações do Brasil
Cada estação do ano molda Gramado de uma maneira diferente, e isso é maravilhoso! As temperaturas ecléticas e variadas permitem que os visitantes aproveitem uma viagem de inverno europeu ou um verão bem brasileiro, basta escolher a data certa.

O inverno é uma das épocas mais queridinhas na cidade. Com um pé na Suíça, as decorações em enxaimel e os vinhos artesanais combinam (e muito!) com baixas temperaturas. O frio costuma durar de junho a setembro, e nossa dica é: se agasalhe! A cidade tem um inverno chuvoso. Mesmo não sendo muito comum, Gramado já registrou até neve (um pouquinho em 2016, inclusive). Quem sabe não é sua viagem da sorte?!
Se despedindo do frio, a primavera de Gramado acontece de setembro a janeiro e prepara a cidade para o verão. Os termômetros costumam marcar entre 15 e 30 °C e é a época perfeita para apreciar as hortênsias, flor-símbolo da região.

Indo da água para o vinho, o verão de Gramado também é hit! Com dias perfeitos de sol, sem uma nuvem no céu, os termômetros podem chegar até 30 °C. O clima dura, normalmente, de dezembro a março.
Por fim, o outono acontece entre os meses de março e junho. A época costuma ser bem úmida e pode registrar temperaturas mais quentes durante o dia e mais frias à noite. O equilíbrio para quem não curte muito o frio, mas ainda assim que ter a experiência de serra!
Os pontos turísticos de Gramado que combinam com todo tipo de viagem
Em Gramado, estão alguns dos parques e atividades mais diversificadas do país. As atrações combinam tanto com uma viagem com crianças, quanto em amigos ou a dois. Confira abaixo os pontos turísticos que não podem ficar fora do roteiro.
Rua Coberta

Coração do centro da cidade, a Rua Coberta é point de restaurantes, bares e lojinhas que vendem desde malharias até chocolates artesanais. Ela tem aproximadamente 100 metros de comprimento e um telhado de vidro decorado com diversas plantas. Aproveite para garantir as comprinhas da viagem!
Palácio dos Festivais

O Palácio dos Festivais sedia há 46 anos o Festival de Cinema de Gramado, incluindo a cidade no mapa cultural nacional e da América Latina. Fora da época do evento, é possível visitar o Museu do Festival, situado no prédio. Em exposição estão réplicas do Kikito, troféu da premiação, atividades de criação e direção de filmes, reprodução de curtas exclusivos e muito mais!
Mini Mundo

Inaugurado em 1983, o Mini Mundo é um parque ao ar livre com réplicas idênticas de cidades do mundo todo. Além dos prédios, as obras são animadas com mini-habitantes! Tudo 24 vezes menor que o tamanho real. No local tem loja temática (os brinquedos importados são irresistíveis), espaço para alimentação e playground infantil.
Snowland

O Snowland é o maior parque indoor de neve da América Latina. Ele oferece atrações com neve de verdade, como snowboard e pista de patinação no gelo. Inspirado nos alpes, a temperatura fica entre -3 °C. Mas não se preocupe, na entrada todos os visitantes recebem roupas quentinhas e propícias. As atrações contemplam adultos e crianças e funcionam o ano todo.
Aldeia do Papai Noel

Que Lapônia que nada, Papai Noel mora em Gramado! A Aldeia é considerada a morada oficial do bom velhinho. O parque temático fica aberto o ano todo, e é possível conhecer as renas (de verdade!), a Fábrica de Brinquedos em atividade, a Casa do Papai Noel, toda mobiliada e decorada, e muito mais em 90 mil m² em meio à natureza! Vale para toda a família.
Mundo a Vapor

Em uma exposição interativa, o museu Mundo a Vapor retrata a força das máquinas. Os visitantes podem acompanhar todos os tipos de produção (siderúrgica, termelétrica, hidrelétrica e mais), com maquetes e réplicas de indústrias reais. Além disso, os turistas ainda ganham pequenos tijolos e telhas feitos na hora. Por fim, crianças e adultos curtem espaço kids e o simpático trenzinho do local! Por lá, tem também estúdio de fotos antigas e lojinha de souvenirs.
Lago Negro

Um dos pontos turísticos de Gramado mais visitados são as águas escuras do Lago Negro! Próximo ao centro, o local é referência por sua belas árvores e flores típicas, como hortênsias e azaléias. O parque tem, aproximadamente, 89 mil m², e é ideal para caminhar durante o dia e fazer um passeio nos pedalinhos em formato de cisne.
O Reino do Chocolate

Inaugurado em 2008, o Reino do Chocolate é o primeiro espaço temático desse tipo no Brasil. Ele é o palácio da marca artesanal Caracol, e guarda o maior coelho de chocolate do mundo, com 1.640 quilos! Durante o passeio, é possível ver a fábrica de verdade, produzindo os doces em tempo real, e conhecer mais sobre a história do cacau.
Dreamland

Sabia que a Rainha Elizabeth II também marca presença em Gramado? Ela é uma das atrações do museu de cera Dreamland. Nele, é possível transitar por estátuas de Barack Obama e Albert Einstein. Outro museu, vizinho e que também vale a visita, é o Harley Motor Show, para quem curte motocicletas! Prove cervejas e petiscos em meio a 30 exemplares raros da marca.
Os melhores restaurantes de Gramado e os pratos típicos
Ir para Gramado e não comer pelo menos uma sequência de fondue e um café colonial está fora de cogitação! Os pratos são referências na cidade e no estado do Rio Grande do Sul. Separamos quatro restaurantes de diferentes culinárias para não faltar nenhum prato típico na viagem.
Chateau de la Fondue
Como o próprio nome já diz, a especialidade do restaurante é fondue! A típica refeição suíça é dividida em três partes: carnes, queijo e chocolate, servidos separadamente com acompanhamentos como filé, pães e frutas. A experiência é única e só provando para saber! O ambiente do restaurante, inspirado no estilo medieval, é sofisticado e aconchegante, perfeito para um jantar à luz de velas.
Café Colonial Bela Vista
Café colonial é uma refeição sagrada nas casas gaúchas. Servido no final da tarde, o café (que tá mais para banquete) oferece bolos, queijos e salames artesanais, geleias, salgadinhos e bebidas como café, chá e chocolate quente. Para aproveitar essa refeição típica, o Bela Vista trabalha com ingresso para adultos e crianças!
Casa Di Paolo Gramado
Para aproveitar ao ar livre, o Galeto Di Paolo Gramado é uma boa opção de comida típica e com mesas no jardim. O prato-chefe da casa é o galeto, muito famoso na região Sul. A ave, assada na brasa, acompanha massas, sopa de capeletti, molhos, polenta frita (o hit do sul que se você ainda não provou, precisa provar) e salada. A rede Di Paolo oferece o melhor da culinária italiana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo!
Bistrot Pastasciutta
Para aproveitar dois pontos turísticos em um! O Bistrot está localizado na Rua Coberta. De clima descontraído e sofisticado, ele oferece cafés, sopas (servidas no pão, perfeitas para o frio!) e os pratos infantis. Todos os dias, no almoço e no jantar, o restaurante conta também com música ao vivo! Cada dia um ritmo diferente, desde MPB até clássicos gaúchos.
Eventos especiais de Gramado e as cidades vizinhas
Durante épocas específicas do ano, Gramado promove eventos especiais e comemorativos que agitam a cidade toda e são perfeitos para conhecer a região. Além deles, algumas cidades vizinhas também valem o passeio e podem ser visitadas em um dia! Confira a seguir alguns dos eventos e passeios extras para incrementar o roteiro.
Páscoa em Gramado

Junto às cidades vizinhas, Canela e Nova Petrópolis, Gramado prepara uma comemoração para o coelho! A terra, que é famosa pela produção de chocolates artesanais, ganha decorações nas ruas, shows na Rua Coberta, oficinas para crianças, teatro e a Chocofest, grande festival de chocolates que acontece anualmente em Nova Petrópolis.
Festival de Cinema de Gramado
Há mais de quatro décadas, o Festival de Cinema de Gramado premia os destaques brasileiros e latinos. Ele acontece no segundo semestre do ano, no Palácio dos Festivais – aquele que tem até museu! Todo mundo pode assistir às premiações, basta comprar o ingresso e voilà. A oportunidade é perfeita para ver de pertinho alguns dos melhores atores e diretores do Brasil.
Natal Luz

A comemoração do Natal Luz começa em outubro e só termina em janeiro. Tem musical natalino, tem o Grande Desfile de Natal, com carros alegóricos, tem o Show de Acendimento da gigantesca e linda árvore de Natal da cidade, tem espetáculo sobre as águas do Lago Negro e muito mais. Para garantir os ingressos dos espetáculos e ficar por dentro da programação, confira o site oficial.
Canela

Canela, a vizinha mais famosa de Gramado precisa fazer parte do passeio! As duas cidades são tão perto que a passagem de uma para outra é quase imperceptível. Para conhecer uma das cachoeiras mais lindas do Brasil, o Parque Estadual é a escolha. É lá que está a Cascata do Caracol, com 130 m de altura. Se a pedida for por um programa mais sossegado, a Catedral de Pedra é o cartão-postal da cidade. A igreja, fundada em 1937, fica bem no centro e à noite é iluminada com show de luzes coloridas!
Bento Gonçalves

Para um tour fora do comum, a cidade de Bento Gonçalves é uma boa opção. Ela está a cerca de 2h de carro de Gramado e concentra a maioria das vinícolas do estado. Uma vez na Capital Brasileira do Vinho, não deixe de visitar o Spa do Vinho e a rota do Vale dos Vinhedos, que passa pela produção de famosas marcas como Miolo e Casa Valduga. Tim-tim!
Onde se hospedar em Gramado: os selecionados Zarpo
Wyndham Gramado Resort

Três piscinas e seis jacuzzis aquecidas, cinema, kids’ club e recreação monitorada tornam o Wyndham Gramado Resort a hospedagem perfeita para o divertimento das crianças e o relax dos pais. Para completar, ele oferece café da manhã incluso na tarifa e está em ótima localização: a 7 km do centro e a 750 metros do Snowland.
Hotel Alpestre

A cerca de 1 km do Lago Negro, em um bairro tranquilo, está o Hotel Alpestre. Os serviços de alto nível incluem três piscinas, espaço fitness, trilhas, quadra de tênis e muito mais em 12 mil m² de área verde. As crianças têm atenção especial no Alpestre Kids que oferece recreação monitorada, jogos, filmes e brincadeiras. Tem ainda spa, café da manhã incluso na tarifa e bar!
Laghetto Stillo Borges

Na famosa Av. Borges de Medeiros, o Laghetto Stilo Borges oferece uma experiência aconchegante. O hotel é em estilo chalé, e possui piscina coberta e aquecida, espaço kids, sala de jogos, academia e sauna seca. Quanto à gastronomia, o café da manhã está incluso na tarifa e é servido no restaurante que, mediante custo à parte, oferta as demais refeições com pratos à la carte! Além disso, a hospedagem é pet friendly.
Prodigy Hotel Gramado

O Prodigy Hotel Gramado também é a opção perfeita para conhecer a cidade ao lado do seu bichinho de estimação! Os pets aproveitam menu exclusivo de lanches (com custo à parte), cama específica, e guia de passeios pela região. Os donos também são mimados com café da manhã incluso na tarifa, piscina, bar, kids’ club e room service. Tudo isso em localização privilegiada a 400 metros da Rua Coberta, point do centro da cidade.
Hotel Fioreze Primo

Com fácil acesso à Rua Coberta e ao Palácio dos Festivais, o Hotel Fioreze Primo possui ótimos serviços e atendimento de qualidade. O café da manhã incluso na tarifa é servido com pães, bolos, frutas, sucos e bebidas quentes. Ainda agraciando o paladar tem, mediante custo à parte, sanduíches, lasanhas e snacks e bar. Para maiores facilidades, há copa do bebê, empréstimo de bicicletas e recepção 24h.
Gramado é só amor! Cada descoberta sobre a cidade a deixa mais charmosa e divertida. Embarque nas tarifas do Zarpo e hospede-se nas melhores hospedagens do destino.