Uma das grandes protagonistas da Serra Gaúcha, Gramado está a cerca de 120 km da capital do estado, Porto Alegre. Perfeita para viagens românticas ou em família, a cidade mescla a cultura gaúcha com fortes traços dos costumes europeus.

Para chegar até lá, é possível desembarcar no Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho, o trajeto dura cerca de 2h de carro, ou no Aeroporto de Caxias do Sul, a 1h de Gramado. Se a pedida for uma road trip, as estradas que dão acesso a Gramado são as rodovias RS 115 e RS 235.

A seguir, o Magazine separou um pouco da história de Gramado, os pontos turísticos, os melhores restaurantes e, claro, os hotéis mais gostosos para aproveitar a cidade o ano inteiro! Saiba tudo sobre a ‘Suíça Brasileira’ e programe já sua próxima viagem.  

Serra

A história da cidade de Gramado e o porquê do nome

Os gramadenses acreditam que o nome da cidade veio por causa dos campos adorados pelos imigrantes

Hoje focada no turismo e com uma atmosfera única de aconchego, a cidade não nega suas origens. Construída em 1875, Gramado era lar de índios caingangues e, anos mais tarde, lar de  imigrantes alemães, italianos e portugueses. Presença europeia que é evidente na arquitetura, gastronomia e hospitalidade. Entretanto, a cidade só surgiu definitivamente como a Gramado que conhecemos em 1954, quando a região foi emancipada da cidade de Taquara – a cidade de Gramado é relativamente jovem, tem apenas 65 anos!

O nome, muito peculiar, faz parte dessa história. Quando os imigrantes subiam a Serra encontravam um campo de grama macia que usavam para repouso. Segundo as histórias dos nativos, esse gramado foi responsável pelo nome da cidade.

Mesmo com uma infraestrutura impecável de hotelaria, lazer a gastronomia a cidade é tranquila. Em 2017 o número de habitantes fixos de Gramado girava em torno de 35 mil pessoas, número vinte vezes menor do que a população de Porto Alegre. Qualidade de metrópole com ares de cidade pequena!

O clima de Gramado, as melhores quatro estações do Brasil

Cada estação do ano molda Gramado de uma maneira diferente, e isso é maravilhoso! As temperaturas ecléticas e variadas permitem que os visitantes aproveitem uma viagem de inverno europeu ou um verão bem brasileiro, basta escolher a data certa.

O inverno é famoso em Gramado, com temperaturas muito baixas a cidade já presenciou até neve

O inverno é uma das épocas mais queridinhas na cidade. Com um pé na Suíça, as decorações em enxaimel e os vinhos artesanais combinam (e muito!) com baixas temperaturas. O frio costuma durar de junho a setembro e nossa dica é: se agasalhe! A cidade tem um inverno chuvoso. Mesmo não sendo muito comum, Gramado já registrou até neve (um pouquinho em 2016, inclusive). Quem sabe não é sua viagem da sorte?!

Se despedindo do frio, a primavera de Gramado acontece de setembro a janeiro e prepara a cidade para o verão. Os termômetros costumam marcar entre 15 e 30 °C e é a época perfeita para apreciar as hortênsias, flor-símbolo da região.

O verão também é sensação na cidade, os termômetros chegam a 30 °C e prometem dias de céu azul

Indo da água para o vinho, o verão de Gramado também é hit! Com dias perfeitos de sol, sem uma nuvem no céu, os termômetros podem chegar até 30 °C. O clima dura, normalmente, de dezembro a março.

Por fim, o outono de Gramado acontece entre os meses de março e junho. A época costuma ser bem úmida e pode registrar temperaturas mais quentes durante o dia e mais frias à noite. O equilíbrio para quem não curte muito o frio, mas ainda assim que ter a experiência de serra!

Os pontos turísticos de Gramado que combinam com todo tipo de viagem

Em Gramado encontram-se alguns dos parques e atividades mais diversificadas do país. As atrações combinam tanto com uma viagem com crianças, quanto em amigos ou a dois. Confira abaixo os pontos turísticos que não podem ficar fora do roteiro:

A Rua Coberta é o point mais famoso do centro da cidade, nela estão livrarias, restaurantes, bares e lojas

Rua Coberta: Coração do centro da cidade, a Rua Coberta é point de restaurantes, bares e lojinhas que vendem desde malharias até chocolates (tudo artesanal de Gramado). Ela tem aproximadamente 100 metros de comprimento e um telhado de vidro decorado com diversas plantas. Aproveite para garantir as comprinhas da viagem!

O Palácio dos Festivais é lar do Festival de Cinema e do Museu do Festival | Mvbohrer/CC BY-SA

Palácio dos Festivais: O Palácio dos Festivais sedia há 45 anos o Festival de Cinema de Gramado. Fora da época do evento, é possível visitar o Museu do Festival, situado no prédio. Em exposição estão réplicas do Kikito, troféu da premiação, atividades de criação e direção de filmes, reprodução de curtas exclusivos e muito mais!

Os miniaturas perfeitas do Mini Mundo encantam todas as idades | Glauco Umbelino/Flickr CC-BY

Mini Mundo: Inaugurado em 1983, o Mini Mundo é um parque ao ar livre com réplicas idênticas de cidades do mundo todo. Além dos prédios, as obras são animadas com mini-habitantes! Tudo 24 vezes menor que o tamanho real. No local tem loja temática  (os brinquedos importados são irresistíveis), espaço para alimentação e playground infantil.

O Snowland tem neve de verdade e atrações como esqui, patinação no gelo, simulador e espetáculos

Snowland: O Snowland é o maior parque indoor de neve da América Latina. Ele oferece atrações com neve de verdade como snowboard e pista de patinação no gelo. Inspirado nos alpes, a temperatura fica entre -3 °C. Mas, não se preocupe, na entrada todos os visitantes ganham uniformes quentinhos. As atrações contemplam adultos e crianças e funcionam o ano todo.

A Casa do Papai Noel (foto) é destaque na Aldeia, toda mobiliada | MTur Destinos/Flickr – Dominio Publico

Aldeia do Papai Noel: Que Lapônia que nada, Papai Noel mora em Gramado! A Aldeia é considerada a morada oficial do bom velhinho. Lá é possível conhecer as renas (de verdade!), a Fábrica de Brinquedos em atividade, a Casa do Papai Noel, toda mobiliada e decorada e muito mais em 90 mil m² em meio à natureza! Vale para toda a família.

A fachada do Mundo a Vapor (foto) é inspirada em um acidente que aconteceu de verdade | Larissa Fraga/CC BY

Mundo a Vapor: O Mundo a Vapor fala sobre a força das máquinas em uma exposição interativa. Os visitantes podem acompanhar todos os tipos de produção, e ainda ganham pequenininhos tijolos e telhas feitos na hora. Por fim, crianças e adultos curtem o simpático trenzinho do local! Lá tem também estúdio de fotos antigas e lojinha de souvenires.

No Lago Negro os visitantes podem fazer caminhadas, pic nics e aproveitar o lago com pedalinhos

Lago Negro: Um dos pontos turísticos de Gramado mais visitados são as águas escuras do Lago Negro. Próximo ao centro, o local é referência por sua belas árvores e flores típicas como hortênsias e azaléias. O parque tem, aproximadamente, 89 mil m² e é ideal para caminhar durante o dia e se aventurar nos pedalinhos em formato de cisne!

O Reino do Chocolate faz parte da marca Caracol, tradicional em Gramado | Imagem Ilustrativa

O Reino do Chocolate: Inaugurado em 2008, o Reino é o primeiro espaço temático desse tipo no Brasil. Ele é o palácio da marca artesanal Caracol e guarda o maior coelho de chocolate do mundo (ele tem 1.640 quilos), durante o passeio é possível ver a fábrica de verdade produzindo os doces em tempo real e conhecer mais sobre a história do cacau.

No Dreamland, além das cópias dos famosos, tem cenários de filmes | Cesar Cardoso/Flickr CC-BY

Dreamland: Sabia que a Rainha Elizabeth II também faz morada em Gramado? Ela é uma das atrações do museu de cera Dreamland. Nele, é possível transitar por estátuas de Barack Obama e Albert Einsten. Outro museu, vizinho, também vale a visita, o Harley Motor Show. Quem curte motocicletas pode degustar de cervejas e petiscos em meio a 30 exemplares raros da marca.

Os melhores restaurantes de Gramado e os pratos típicos

Ir para Gramado e não comer pelo menos uma sequência de fondue e um café colonial está fora de cogitação! Os pratos são referências na cidade e no estado do Rio Grande do Sul. Separamos quatro restaurantes de diferentes culinárias para não faltar nem uma pitada na viagem.

Chateau de la Fondue: Como o próprio nome já diz, a especialidade do restaurante é fondue! A típica refeição suíça é dividida em três partes: carnes, queijo e chocolate, servidos separadamente com acompanhamentos como filé, pães e frutas. A experiência é única e só provando para saber! O ambiente do restaurante, sofisticante e aconchegante, é perfeito para um jantar à luz de velas.

Café Colonial Bela Vista: Café colonial é uma refeição sagrada nas casas gaúchas. Servido no final da tarde, o café (que tá mais para banquete) oferece bolos, queijos e salames artesanais, geleias, salgadinhos e bebidas como café, chá e chocolate quente. Para aproveitar essa refeição típica, o Bela Vista trabalha com ingresso para adultos e crianças!

Casa Di Paolo Gramado: Para aproveitar ao ar livre, a Casa di Paolo é uma boa opção de comida típica e com mesas no jardim. O prato-chefe da casa é o galeto, muito famoso na região sul. A ave, assada na brasa, acompanha massas, sopa de capeletti, molhos, polenta frita (o hit do sul que se você ainda não provou precisa provar) e salada.

Bistrot Pastasciutta: Para aproveitar dois pontos turísticos em um! O Bistrot está localizado na Rua Coberta. De clima descontraído e sofisticado, ele oferece cafés, sopas (servidas no pão, perfeitas para o frio!) e os pratos infantis. Todos os dias, no almoço e no jantar, o restaurante conta também com música ao vivo! Cada dia um ritmo diferente, desde MPB até clássicos gaúchos.

Eventos especiais de Gramado e as cidades vizinhas

Durante épocas específicas do ano, Gramado promove eventos especiais e comemorativos que agitam a cidade toda e são perfeitos para conhecer a região. Além deles, algumas cidades vizinhas também valem o passeio e podem ser visitadas em um dia! Confira a seguir alguns dos eventos e passeios extras para incrementar o roteiro:

Durante a Páscoa a cidade é tomada por desfiles, shows temáticos e muitos coelhos | Lúcia Bischoff/CC BY-SA

Páscoa em Gramado: Junto às cidades vizinhas, Canela e Nova Petrópolis, Gramado prepara uma comemoração para o coelho! A terra, que é famosa pela produção de chocolates artesanais, ganha decorações nas ruas, shows na Rua Coberta, oficinas para crianças, teatro e a Chocofest, grande festival de chocolates que acontece anualmente em Nova Petrópolis.

Festival de Cinema de Gramado: Há mais de quatro décadas, o Festival de Cinema de Gramado premia os destaques brasileiros e latinos. Ele acontece em agosto, no Palácio dos Festivais (aquele que tem até museu!). Todo mundo pode assistir às premiações, basta comprar o ingresso e voilà. A oportunidade é perfeita para ver de pertinho alguns dos melhores atores e diretores do Brasil. Confira no site oficial a programação e ingressos.  

O Natal Luz é um dos eventos mais especiais de Gramado, a cidade vive a data de outubro a janeiro

Natal Luz: A comemoração da data começa em outubro e só termina em janeiro.Tem musical natalino, tem o Grande Desfile de Natal, com carros alegóricos, tem o Show de Acendimento da gigantesca e linda árvore de Natal da cidade, tem espetáculo sobre as águas do Lago Negro e muito mais. Para garantir os ingressos dos espetáculos e ficar por dentro da programação, confira o site oficial.

A Catedral de Pedra foi construída em 1937 e, até hoje, é um marco na cidade de Canela

Canela: A vizinha mais famosa de Gramado precisa fazer parte do passeio, as duas cidades são tão perto que a passagem de uma para outra é quase imperceptível. Para aventuras radicais, o Alpen Park oferece montanhas-russas e quadriciclos; para um programa mais sossegado, a Catedral de Pedra é o cartão-postal da cidade. A igreja, fundada em 1937, fica bem no centro e à noite é iluminada com show de luzes coloridas!

Bento Gonçalves, conhecida como Capital Brasileira do Vinho, garante muitos brindes | Imagem ilustrativa

Bento Gonçalves: Para um tour fora do comum, a cidade de Bento Gonçalves é uma boa opção. Ela está a cerca de 2h de carro de Gramado e concentra a maioria das vinícolas do estado. Uma vez na Capital Brasileira do Vinho, não deixe de visitar o Spa do Vinho e a rota do Vale dos Vinhedos, que passa pela produção de famosas marcas como Miolo e Casa Valduga. Tim-tim!

Onde se hospedar em Gramado: os selecionados Zarpo

As três piscinas aquecidas do Wyndham são perfeitas para todas as épocas do ano

Wyndham Gramado Resort: Três piscinas e seis jacuzzis aquecidas, cinema, kids’ club e recreação monitorada tornam o Wyndham o resort perfeito para o divertimento das crianças e o relax dos pais. Para completar, ele oferece café da manhã incluso na tarifa e está em ótima localização: a 7 km do centro e a 750 metros do Snowland. Durante a estadia, os hóspedes têm 15% de desconto na compra dos ingressos para o Snowland e 10% de desconto para o passeio de Bustour.

O Wish Serrano combina o clima montanhoso com sofisticação e puro conforto

Wish Serrano: Gastronomia, conforto e boa localização. A apenas 400 metros do centro de Gramado, o Wish oferece duas piscinas, quadra de tênis, kids’ club e até spa (com tratamentos mediante custo à parte). A parte gastronômica fica à escolha do hóspede: café da manhã ou meia pensão inclusos na tarifa. As delícias são servidas em três restaurantes e um café! Para montar o roteiro e ficar por dentro da programação da cidade, o resort oferece também serviço de apoio ao turista.  

No Prodigy Gramado os pets podem dormir junto com o dono na acomodação e com caminha exclusiva

Prodigy Hotel Gramado: Pensando em levar o pet para conhecer Gramado? O Prodigy é a opção perfeita! Os bichinhos aproveitam menu exclusivo de lanches (com custo à parte), cama específica, e guia de passeios por Gramado! Os donos também são mimados com café da manhã incluso na tarifa, piscina, bar, kids’ club e room service. Tudo isso em localização privilegiada a 400 metros da Rua Coberta, point do centro da cidade.

Com 12 mil m² de área verde, o Hotel Alpestre combina com viagens românticas e em família

Hotel Alpestre: A cerca de 1 km do Lago Negro, em um bairro tranquilo, está o Hotel Alpestre. Seus serviços incluem três piscinas, espaço fitness, trilhas, quadra de tênis e muito mais em 12 mil m² de área verde. As crianças têm atenção especial no Alpestre Kids que oferece recreação monitorada, jogos, filmes e brincadeiras. Tem ainda spa, café da manhã incluso na tarifa e bar! Durante a viagem, os hóspedes aproveitam também de transfer de ida e volta para o centro de Gramado, três vezes ao dia e sem custos adicionais.


Gramado é só amor! Cada descoberta sobre a cidade a deixa mais charmosa e divertida. Já sabe quando vai aproveitar um pouco disso tudo? Reserve já sua viagem para Gramado e não esqueça das dicas do Magazine!

Autor

Com uma paixão por São Paulo e um crush por Nova York. Ama street looks, barzinhos do momento e pontos turísticos diferentões. Não dispensa um rooftop nem uma maratona de Sex and the City.

Escreva um comentário