Capital de Sergipe, um dos estados da região Nordeste, Aracaju é destino ideal para quem busca por praias gostosas, passeios por importantes centros históricos-culturais e uma gastronomia marcante. 

São pontos turísticos para todos os gostos, de praias a museus. A viagem à cidade é garantia de ótimos momentos! Confira a seguir um roteiro com o melhor da capital sergipana, com dicas de passeios e hospedagens, e descubra o que fazer em Aracaju. 

Home - Slider 1

Quanto tempo ficar em Aracaju?

Como a cidade é relativamente pequena, em 3 ou 4 dias é possível conhecer os principais pontos de Aracaju com tranquilidade. Caso o viajante tenha mais dias disponíveis, uma dica é conhecer regiões próximas, como a Barra dos Coqueiros e São Cristóvão. 

Caso a ideia seja explorar destinos mais distantes, com uma semana é possível conhecer outras incríveis atrações sergipanas como o Mangue Seco e os Cânions de Xingó, no município de Canindé do São Francisco, a cerca de 200 km da capital. 

O que fazer em Aracaju

Da Orla de Atalaia aos museus e espaços histórico-culturais indispensáveis no roteiro. Confira a seguir o que fazer em Aracaju e onde se hospedar: 

Orla de Atalaia

Orla de Atalaia, em Aracaju
Com ciclofaixa, oceanário, praia e muito mais, a Orla de Atalaia é parada obrigatória | Cleverton Ribeiro/MTur

O maior ponto de encontro de Aracaju é a Orla de Atalaia! Estrategicamente localizada no centro da cidade, são 6 km de extensão onde encontra-se a Praia de Atalaia, lagos, centros esportivos, ciclofaixa, calçadão e o Oceanário do Projeto Tamar

Onde se hospedar próximo à Orla de Atalaia? O Del Mar Hotel está em frente à Orla de Atalaia, e na hospedagem todos curtem duas piscinas (uma delas infantil), bar molhado com menu de petiscos e drinks, serviço de massagem com custo extra e café da manhã incluso na tarifa. 

Praia de Atalaia, em Aracaju
De mar calminho, extensa faixa de areia e ótima infraestrutura de bares, conheça a Praia de Atalaia

Durante o dia, a dica é fazer caminhadas no calçadão, garantir cliques com a família toda em frente ao letreiro de “Eu amo Aracaju” e, claro, aproveitar a Praia de Atalaia, de águas morninhas, com poucas ondas e ótima infraestrutura de bares e barraquinhas na areia. 

Outro roteiro interessante para conhecer, especialmente à noite, é a Passarela do Caranguejo, que além de acompanhar o calçadão da Orla de Atalaia também concentra bares e restaurantes com menu especializado no famoso caranguejo sergipano.

O Laguna Bar e Restaurante está entre os queridinhos no destino, e o cardápio conta com frutos do mar, drinks especiais e sobremesas. 

Laguna Bar e Restaurante
Endereço | Av. Santos Dumont, 71 – Atalaia, SE
Telefone | (79) 3303-5456

Praia de Aruana

A Praia de Aruana, uma das mais famosas de Aracaju, está ao lado da Praia de Atalaia e conta com ótima infraestrutura de barraquinhas e restaurantes. Além disso, o mar é tranquilo, uma ótima opção para quem viaja com crianças. 

Sua faixa de areia é extensa, assim como de muitas praias do destino, o que favorece para que os turistas encontrem facilmente pontos vazios para abrir o guarda-sol e descansar com muita tranquilidade à beira-mar. 

Onde se hospedar próximo à Praia de Aruana? O Aruanã Eco Praia está em frente à Praia de Aruana e oferece aos hóspedes café da manhã incluso na tarifa, piscina com bar molhado, sala de jogos, aluguel de carros e bicicletas e city tours, com custo extra. 

Orla Pôr do Sol

Orla Pôr do Sol, em Aracaju
Que tal terminar o dia com essa vista? A Orla Pôr do Sol é o ponto certo para assistir ao espetáculo

A Orla Pôr do Sol, às margens do Rio Vaza-Barris, possui 600m de extensão. Como o nome indica, a orla é o ponto mais cobiçado entre os turistas para assistir à despedida do astro-rei.

A extensão da orla está sob um píer de madeira, que funciona como ponto de partida para passeios de barco e catamarã de agências de turismo. Além disso, aos sábados costumam acontecer feirinhas de artesanato e apresentações musicais organizadas pela prefeitura.

Crôa do Goré e Ilha dos Namorados

Crôa do Goré
As ilhotas Crôa do Goré e a Ilha dos Namorados são roteiros indispensáveis | Cleverton Ribeiro/MTur

Entre os passeios mais famosos de Aracaju, a Crôa do Goré e a Ilha dos Namorados são ilhotas que aparecem durante a maré baixa. Os catamarãs costumam partir da Orla Pôr do Sol e seguem pelo Rio Vaza-Barris por 40 minutos até a primeira parada: Crôa do Goré.

Por lá, os turistas podem descer do barco, banhar-se no mar morninho e alugar equipamentos para stand up paddle. O tempo de parada varia entre meia hora e uma hora, e, de acordo com a agência contratada para o passeio, é neste momento que são oferecidos drinks e petiscos. 

O percurso continua por cerca de meia hora até a Ilha dos Namorados. A ilhota conta com completa infraestrutura de bares, barraquinhas, serviço de praia com mesas e guarda-sóis, atrações para as crianças (como boias infláveis), e uma piscina natural no meio da ilha!

Espaços culturais em Aracaju

Um prato cheio para amantes de museus, galerias e centros culturais! Fundada em 1855, a cidade reúne diversos espaços histórico-culturais. Veja quais visitar: 

Museu da Gente Sergipana

Inaugurado em novembro de 2011 e localizado no centro da cidade, o Museu da Gente Sergipana é o primeiro espaço cultural multimídia interativa do Norte e Nordeste, comparado aos museus paulistanos da Língua Portuguesa e do Futebol.

O museu é todo tecnológico e exibe as atrações do acervo do patrimônio cultural material e imaterial de Sergipe. Atualmente é considerado um marco histórico do destino, e possui diversas alas de exposições temporárias e permanentes dos mais variados assuntos. 

O local também organiza eventos culturais regionais, como “Folia da Gente”, “São João da Gente Sergipana” e “Natal da Gente Sergipana”, e conta com os dois espaços para comércio de artesanato e culinária local. 

Endereço | Av. Ivo do Prado, 398 – Centro, SE
Telefone | (79) 3218-1551

Palácio Museu Olímpio Campos

Inaugurado em 1863 e antiga sede do governo de Sergipe, o Palácio Olímpio Campos foi transformado em museu em 2010. O palácio possui exposições sobre a história política e cultural da propriedade e também da então República de Sergipe. 

O museu também promove outros eventos livres ao público, como exposições fotográficas, artísticas e é até mesmo sede para lançamentos literários. 

Endereço | Praça Fausto Cardoso – Aracaju, SE
Telefone | (79) 3198-1461

Centro de Arte e Cultura

O Centro de Arte e Cultura é abrigado em um imenso galpão onde artesãos e artistas regionais expõem e comercializam trabalhos (ótima opção para garantir lembrancinhas!).

O destaque por lá são as peças em argila e as rendas do tipo irlandesa. Além do comércio, o local também organiza exposições de artes sazonais. 

Endereço | Av. Santos Dumont, s/n – Orla de Atalaia
Telefone | (79) 3255-1413

Mercado de Artesanato Thales Ferraz

Mercado de Artesanato Thales Ferraz, em Aracaju
O Mercado de Artesanato Thales Ferraz é ótima opção para garantir as lembrancinhas e provar delícias regionais

Outra opção para garantir lindas lembrancinhas e saborear o melhor da culinária local é o Mercado de Artesanato Thales Ferraz. Situado no centro do destino, por lá os turistas encontram barraquinhas com doces regionais, artesanato, a famosa cachaça com caranguejo e até mesmo folhetos da literatura de cordel. 

Endereço | Av. Ivo do Prado, 534 – Centro, SE

Conheça cidades próximas de Aracaju

São Cristóvão, cidade de Sergipe
Com mais dias em Aracaju, conheça mais destinos sergipanos | Berenice Kauffmann Abud /CC BY-SA 4.0

Depois de explorar todas as possibilidades de Aracaju, não deixe de visitar destinos próximos que também são sensação entre os turistas. Distante a apenas 9 km da cidade, a Barra dos Coqueiros é uma excelente opção de passeio bate-volta. 

Para chegar até lá, partindo do centro histórico de Aracaju, basta seguir até a Ponte Construtor e embarcar em um tototó (tipo de barco regional). Entre os pontos turísticos, visite as praias de Capuã, Atalaia Nova, do Porto e Jatobá. 

Já a 21 km de Aracaju está São Cristóvão, outra opção para conhecer em somente um dia. Fundada em 1590, a cidade é a antiga capital de Sergipe e a quarta mais antiga do Brasil, abrigando diversos importantes pontos históricos nacionais. 

O primeiro deles é a Praça de São Francisco, que foi reconhecida em 2010 pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, e onde encontra-se o Museu Histórico. Visite também o Museu de Arte Sacra e a Igreja de Nossa Senhora da Visitação, construída em 1607. 

Cânions de Xingó, em Sergipe
Destino deslumbrante! Em Canindé de São Francisco, visite os impressionantes Cânions de Xingó

Para quem não se importa com a distância, outro destino a se visitar é o município de Canindé do São Francisco, a cerca de 200 km de Aracaju. Os pontos mais visitados são a pequena vila de Mangue Seco e os impressionantes Cânions de Xingó

Na região de Mangue Seco, a dica é apostar nos passeios de buggy pelas dunas do Morro do Caju e banhar-se nas águas cristalinas da Praia de Mangue Seco. Já nos Cânions de Xingó, o passeio obrigatório é a rota de catamarã pelas águas represadas da usina. 

Onde se hospedar em Canindé do São Francisco? Uma excelente opção no destino é o Xingó Parque Hotel & Resort, que garante meia pensão inclusa na tarifa e muita comodidade com piscinas, bares, quadras esportivas, auxílio na organização de passeios pela região e mais.


Já organizou tudo o que vai fazer em Aracaju em seu roteiro? Confira no Zarpo ótimas opções de hospedagens e pacotes com voos para o destino, tudo com tarifas especiais! 

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

1 Comentário

  1. Boa Tarde! Eu sou um apaixonado pela Orla de Aracaju, é a mais linda do Brasil.
    Comer caranguejo, dançar um forró no bar e restaurante Cariri e tudo de bom!
    Esse Blog está de parabéns pelo conteúdo rico e os planos de hospedagens são muito bons e os preços e bem acessível para todos.
    Indico e recomendo esse site para Reserva de Hotéis e Pousadas.
    Continue realizando esse ótimo trabalho e realizando o sonho das pessoas que amam viajar.
    Parabéns!
    Muito Sucesso!

Escreva um comentário