Fortaleza, capital do Ceará e uma das principais cidades turísticas do país, encanta turistas de todos os tipos com suas praias, sol praticamente o ano todo e muito agito noturno.

Como em muitas capitais do Nordeste, curtir o dia à beira-mar está entre os principais programas, especialmente na Praia do Futuro. Com mar em tons de verde, longa faixa de areia e a comodidade das megabarracas, é amor à primeira vista! 

Mas não é só isso. A cidade também carrega grande importância histórica, já que sua fundação no século XVIII deixou muitas heranças na arquitetura, na gastronomia e na cultura. 

Para ajudar a organizar o roteiro ideal, reunimos os melhores passeios e excelentes opções de hospedagens em Fortaleza. 

Home - Slider 1

Os melhores passeios em Fortaleza

Praia, clima agradável, ótima gastronomia e opções de lazer para todos os gostos: assim é Fortaleza. Confira o que fazer por lá.

Praia do Futuro

Fortaleza, no Ceará
A Praia do Futuro, mais famosa da cidade, é famosa pelas megabarracas, perfeitas para curtir o dia inteiro

A mais famosa entre os turistas, a Praia do Futuro tem mar agitado, areia fofa e uma completa infraestrutura, com megabarracas perfeitas para passar o dia com muita comodidade. São dezenas de estruturas imensas, com restaurantes, lounges exclusivos, playgrounds e piscinas. Entre as mais famosas e com melhores avaliações está a Crocobeach. 

Quanto ao mar, durante a maré baixa e dependendo da estação, é possível conseguir curtir piscinas naturais. 

Av. Beira Mar

Avenida Beira Mar
A Av. Beira Mar é uma das mais importantes vias de Fortaleza, passando pelos bairros de Meireles e Mucuripe

Grande parte dos hotéis em Fortaleza estão na Av. Beira Mar, próximo às praias de Iracema, Meireles e Mucuripe. E apesar de famosas, o mar não oferece boas condições para banho. De todo modo, a orla é agitada, com pessoas praticando esportes, e o calçadão é uma boa pedida para fazer uma pausa e tomar uma bebida nos quiosques.

À noite, não deixe de conhecer a Feirinha de Artesanato da Av. Beira Mar, passeio imperdível. No trecho de orla da Praia de Meireles, a feirinha reúne centenas de barracas onde são vendidos artesanatos e outros produtos locais.

Outro local para conhecer é o Mercado de Peixes, onde são vendidos frutos do mar fresquinhos por bons preços. Para turistas que não têm onde cozinhá-los, não há problema: o preparo e o consumo podem ser feitos por lá mesmo! Basta entregar o peixe adquirido e escolher a receita.

Passeios históricos e culturais no centro

Theatro José de Alencar, em Fortaleza
Referência artística, turística e arquitetônica no país, o Theatro José de Alencar é parada obrigatória

Com construções, monumentos e museus históricos espalhados pela cidade, contando a história da capital cearense, há muitos pontos turísticos centro que valem a visita. Alguns locais são quase obrigatórios, como o Theatro José de Alencar, o Mercado Central, a Catedral Metropolitana e o Museu do Ceará

Uma boa forma de conhecer a cidade (e não perder nenhum ponto importante), é junto com o Free Walking Tour Fortaleza. Os tours acontecem de segunda a sexta às 9h30 e às 10h aos sábados. O ponto de encontro é no Mercado Central e a duração é de 3h. O pagamento é opcional, ou seja, os turistas contribuem com o quanto acham que valeu o passeio. Veja aqui mais informações.

Os melhores passeios nos arredores de Fortaleza

Não é segredo que o Ceará guarda belezas que vão muito além da capital. Por isso, são várias opções de passeios para fazer nas proximidades da capital.

Entre 1h e 2h de carro, os destinos podem ser conhecidos em um bate-volta – mas também valem a pernoite, caso tenha mais dias disponíveis de viagem.

Aquiraz e Beach Park

Beach Park, em Aquiraz
A viagem ao Ceará se torna melhor ainda com uma tarde de diversão no Beach Park, em Aquiraz

Um mergulho na diversão! O Beach Park está em Aquiraz, a 25 km de Fortaleza, e é um dos parques aquáticos mais famosos da América Latina. Com diversas atrações divididas entre familiares, moderadas e radicais, a diversão para todas as idades está garantida. Além dos brinquedos, o parque está à beira da Praia de Porto das Dunas

Como o trajeto leva menos de 1h de carro, é perfeito para passeios bate-volta. Mas, caso dê vontade de curtir ainda mais, sem ter hora pra voltar, dá pra se hospedar nos hotéis Beach Park. Leia mais sobre o Beach Park no Zarpo Mag.

Cumbuco

Cumbuco, no Ceará
O trajeto de buggy pelas dunas é atividade famosa em Cumbuco. Escolha o passeio com emoção!

A vila de Cumbuco está a 30 km de Fortaleza, cerca de 50 minutos de carro, e abriga praias paradisíacas, com destaque para a Praia de Cumbuco. Os turistas podem relaxar, se deliciar com petiscos dos quiosques, curtir deliciosos banhos de mar e ainda fazer o passeio de jangada, super famoso por lá! 

Mas não para por aí! O destino é um dos melhores lugares do mundo para praticar kite e windsurf, já que são quase nove meses de bons ventos. Outro atrativo radical – mas que exige menos habilidades -, são os passeios de buggy nas dunas!

Assim como Aquiraz, o trajeto não é longo. Mas caso queira se hospedar por lá e curtir ainda mais, uma excelente opção é o Vila Galé Cumbuco, All-Inclusive que fica entre o mar e as dunas da Costa dos Ventos.

Beberibe

Beberibere, no Ceará
Protegido por uma unidade de conservação, o Monumento Natural das Falésias é a principal atração de Beberibe

Um oásis no Ceará! Beberibe está localizado a 85 km da capital, na costa leste do estado. Suas belezas naturais são de tirar o fôlego, começando pelas falésias coloridas que acompanham quase toda a orla e as belíssimas praias. 

As mais famosas são a Praia do Morro Branco e a Praia das Fontes, que além de águas cristalinas, abrigam o Monumento Natural das Falésias de Beberibe, cenário impressionante que não pode deixar de ser visitado. Vale saber ainda que as areias coloridas do local são utilizadas para silicografia, a arte dentro das garrafas de vidro.

Como não poderia ser diferente, os passeios de buggy são bastante procurados pelos turistas. O roteiro geralmente passa pelas praias de Morro Branco, das Fontes, Uruaú e do Diogo. Na Praia do Uruaú, combine com o bugueiro para ficar um pouco a mais e curtir o tradicional passeio de banana boat e repor as energias nos quiosques. 

Para curtir as atrações com tranquilidade, vale hospedar-se no Coliseum Beach Resort, que oferece experiência All-Inclusive e ótimos serviços.

Trairi

Trairi, no Ceará
Formadas durante a maré baixa, as piscinas naturais de Flecheiras são ótimas para curtir em família

Trairi, município na costa oeste do Ceará, está a 120 km de Fortaleza e encanta turistas de todos os gostos. O primeiro atrativo é, sem dúvidas, o litoral, que reserva praias com mar cristalino. Outro motivo que atrai visitantes é a boa condição climática, ideal para prática de kitesurf e windsurf.  

Comece os passeios pela Praia do Guajiru, que é dona de um mar calminho, ideal para aproveitar com crianças pequenas. Próximo de lá está a Praia de Mundaú, que possui piscinas naturais e boa oferta de quiosques na areia. Quem prefere uma opção mais movimentada pode seguir para a Praia de Flecheiras

Outro passeio que não pode faltar é o de catamarã até as piscinas naturais. A travessia é rápida e acontece somente durante a maré baixa. Em terra firme, os passeios de buggy também são sensação em Trairi. Além de ser a melhor forma de conhecer os principais pontos da cidade, o trajeto passa pela Pedra da Índia, que tem vista única das praias. 

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada, no Ceará
A lua e a estrela não deixam mentir! O antigo reduto hippie é hoje um dos destinos mais cobiçados do Ceará

Já ouviu falar de Canoa Quebrada? O destino está a 160 km da capital cearense, a cerca de 2h de carro, e encanta turistas de todo canto. O local é também ponto de partida para a Rota das Falésias, que liga o Ceará ao Rio Grande do Norte. 

Por ser um destino com dunas, um passeio de buggy é uma das primeiras coisas a se fazer! Os roteiros variam, mas na maioria tem no trajeto algumas praias e também a falésia com o “logotipo” de lua e estrela. Vale combinar com o bugueiro para a última parada ser na Duna do Pôr do Sol e, assim, se despedir do astro-rei de camarote. 

Outro passeio bastante característico do destino é o de voo de parapente sobre a praia. A vista é simplesmente inesquecível e, apesar de ser um passeio com cara de radical, é, na verdade, tranquilo. À noite, a melhor pedida é curtir a Rua Dragão do Mar, carinhosamente apelidada de Broadway. Lá estão restaurantes, lojas e bares badalados. 

Saiba mais sobre o que fazer no Ceará, de Fortaleza a Jericoacoara 

Onde se hospedar em Fortaleza?

Com o roteiro de passeios pronto, só falta reservar a hospedagem ideal. De hotéis, pousadas e resorts, o Zarpo tem hospedagens com tarifas exclusivas. 

Crocobeach Hotel

Crocobeach Hotel, em Fortaleza
O Crocobeach Hotel, a cerca de 5 km da Av. Beira Mar, supera todas as expectativas na capital cearense

O Crocobeach Hotel está na Praia do Futuro e garante uma estadia com ótimos serviços e muito lazer para a família toda! Ao reservar, é possível escolher entre café da manhã, meia pensão ou pensão completa inclusa na tarifa. Os momentos de lazer acontecem no Complexo Crocobeach, à beira-mar, com parque aquático infantil, restaurante, bar, lojas e piscinas. Mais opções no hotel: piscina com bar molhado, sala de jogos e sauna úmida. 

Comfort Hotel Fortaleza

Comfort Hotel Fortaleza
Conforto é a palavra-chave no Comfort Hotel Fortaleza, que está a apenas 200 m da Praia de Meireles

Escolha sem erros! O Comfort Hotel Fortaleza está a 200 m da Praia de Meireles e a 4 km da Praia do Futuro. Incluso na tarifa, o saboroso café da manhã é servido no restaurante do hotel. Com custo à parte, o local serve também as demais refeições. As comodidades continuam com piscina, academia, serviço de quarto e recepção 24h. 

Bourbon Fortaleza Hotel

Bourbon Fortaleza Hotel
Quem busca por elegância, ótimos serviços e praticidade, escolha hospedar-se no Bourbon Fortaleza Hotel

Em frente à Praia de Meireles e a 6 km da Praia do Futuro, o Bourbon Fortaleza Hotel é ótima opção de estadia em Fortaleza. O café da manhã incluso na tarifa é servido no Bar e Restaurante Origens Fortaleza que, com custo extra, oferece também as demais refeições. Já para momentos relax, tem piscina e fitness center na cobertura, com vista para o mar. 

Hotel Gran Marquise

Hotel Gran Marquise, em Fortaleza
Que tal dias cinco estrelas e à beira de uma das principais praias do destino? Hospede-se no Hotel Gran Marquise

Fortaleza cinco estrelas! O Hotel Gran Marquise está à beira da Praia do Mucuripe e a 4 km da Praia do Futuro. Os dias são repletos de comodidade e sabor, já que a hospedagem possui dois restaurantes, um deles responsável pelo café da manhã incluso na tarifa, e um lobby bar, com petiscos e drinks. Já para o lazer e relax, tem piscina, espaço kids, fitness center e, com custo à parte, o completo GranSpa by L’Occitane. 

Carmel Magna Praia Hotel

Carmel Magna Praia Hotel, em Fortaleza
Moderno e aconchegante, o Carmel Magna Praia Hotel é uma excelente escolha em Fortaleza!

Em frente ao aterro da Praia de Iracema, o Carmel Magna Praia Hotel é ideal para quem busca uma estadia de conforto e praticidade. Os dias se iniciam com café da manhã incluso na tarifa, servido no restaurante da hospedagem. Com custo à parte, o local também serve as demais refeições. As comodidades se completam com piscina, bar e room service. 


Malas prontas para curtir Fortaleza? Conte com o Zarpo para garantir as melhores tarifas. Os descontos aumentam nas reservas de pacotes com passagens aéreas! 

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário