Uma das grandes protagonistas da Serra Gaúcha, Gramado está a cerca de 120 km da capital do estado, Porto Alegre. Perfeita para viagens românticas ou em família, a cidade mescla a herança europeia – presente especialmente na arquitetura e na gastronomia – com passeios e pontos turísticos diversos, para todos os perfis de viajantes.

A seguir, o Mag traz de tudo um pouco: a história da cidade, o que fazer em Gramado, seus melhores restaurantes e, claro, dicas de onde se hospedar. Saiba tudo sobre o destino e programe já sua próxima viagem!

Home - Slider 1

Onde fica Gramado? A história da cidade e o porquê do nome

Paisagem de Gramado - RS
Os gramadenses acreditam que o nome da cidade é por conta dos campos adorados pelos imigrantes

A cidade de Gramado fica no Rio Grande do Sul. Além de estar a 120 km de Porto Alegre, Gramado está também a uma distância parecida de Bento Gonçalves e de Cambará do Sul, proporcionando uma variedade de roteiros possíveis. Não à toa, é um dos principais destinos do estado e um dos mais adorados para aproveitar o inverno no Brasil. 

Focada no turismo e com uma atmosfera única de aconchego, a cidade não nega suas origens. Construída em 1875, Gramado era lar de índios caingangues e, anos mais tarde, lar de  imigrantes alemães, italianos e portugueses. Presença europeia que é evidente na arquitetura e gastronomia da região.

Entretanto, a cidade como a conhecemos só surgiu definitivamente em 1954, quando a região foi emancipada da cidade de Taquara. Gramado é relativamente jovem, tem apenas 66 anos! O nome faz parte dessa história. Quando os imigrantes subiam a Serra, encontravam um campo de grama macia que usavam para repouso. Esse gramado seria então o responsável pelo nome da região.

Ainda que tenha uma infraestrutura impecável de hotelaria, lazer e gastronomia, o destino tem um quê de cidade pequena. Em 2020, o número de habitantes fixos de Gramado girava em torno de 36 mil pessoas, número vinte vezes menor do que a população de Porto Alegre.

O melhor de cada estação em Gramado

Hortência no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul
O inverno é famoso em Gramado, com temperaturas muito baixas. A cidade já presenciou até neve!

Cada estação do ano mostra Gramado de um jeito novo e é maravilhoso apreciar a cidade sob diferentes perspectivas a cada período! As temperaturas variadas permitem que os visitantes aproveitem uma viagem de inverno europeu ou um verão bem brasileiro, dependendo da data escolhida.

O inverno é a estação queridinha na cidade. Com um pé na Suíça, as fachadas enxaimel e os fondues acompanhados por vinho combinam (e muito!) com as baixas temperaturas. O frio costuma durar de junho a setembro, e nossa dica é: se agasalhe, porque a cidade tem um inverno chuvoso. Mesmo não sendo muito comum, Gramado já registrou até neve. Já pensou se sua próxima viagem ao destino contar com essa sorte?

Leia mais sobre o que fazer em Gramado durante o inverno.

Se despedindo do frio, a primavera acontece de setembro a dezembro e prepara Gramado para o verão. Os termômetros costumam marcar entre 15 e 30°C e é a época perfeita para apreciar as hortênsias, flor-símbolo da região.

O verão de Gramado também é hit a parte! Com dias perfeitos de sol, sem uma nuvem no céu, os termômetros podem chegar a 30°C. O clima dura, normalmente, de dezembro a março.

Já o outono, por fim, acontece entre os meses de março e junho. A época costuma ser bem úmida e pode registrar temperaturas mais quentes durante o dia e mais frias à noite. Esse é o equilíbrio perfeito para quem não curte muito o frio, mas que ainda deseja ter aquela charmosa experiência em destinos de serra!

Que tal curtir um roteiro completo de verão por Gramado e Canela? Clique aqui e confira!

Mas afinal, o que fazer em Gramado?

Em Gramado, estão alguns dos parques e atividades mais diversificados do país. As atrações combinam tanto com uma viagem em família com crianças quanto com roteiros românticos. Confira alguns dos pontos turísticos que não podem ficar fora do roteiro.

Rua Coberta

Rua Coberta de Gramado
A Rua Coberta é o point mais famoso do centro da cidade: nela estão livrarias, restaurantes, bares e lojas

Coração do centro da cidade, a Rua Coberta concentra vários restaurantes, bares e lojinhas que vendem de peças de roupas a chocolates artesanais. Ela se estende por aproximadamente 100 m de comprimento e conta com um telhado de vidro repleto de plantas. Lugar ideal para garantir as comprinhas da viagem!

Palácio dos Festivais

Fachada do Palácio dos Festivais
O Palácio dos Festivais é lar do Festival de Cinema e do Museu do Festival | Mvbohrer/CC BY-SA 3.0

O Palácio dos Festivais sedia há 46 anos o Festival de Cinema de Gramado, incluindo a cidade no mapa cultural nacional e latino-americano. Fora da época do evento, é possível visitar o Museu do Festival, situado no mesmo prédio e que exibe réplicas do Kikito, troféu da premiação, atividades de criação e direção de filmes, reprodução de curtas exclusivos e muito mais.

Avenida Borges de Medeiros

Paróquia de São Pedro, em Gramado
Além de conhecer a Paróquia de São Pedro Apóstolo, passe também pela romântica Fonte do Amor Eterno

A Avenida Borges de Medeiros, onde está a Rua Coberta e o Palácio dos Festivais, é a principal de Gramado e conta com vários atrativos além desses dois. Sua arquitetura encanta e é bacana ainda passear pelas lojas, conhecer a Praça das Etnias e a Casa do Colono

Vale também visitar a charmosa Paróquia de São Pedro Apóstolo e a Fonte do Amor Eterno, que fica logo ao lado e é imperdível para casais apaixonados, que costumam deixar um cadeado simbolizando seu amor.

Lago Negro

Lago Negro, uma das principais atrações de Gramado
No Lago Negro os visitantes podem fazer caminhadas, piqueniques e aproveitar o lago com pedalinhos

Um dos pontos turísticos de Gramado mais visitados são as águas escuras do Lago Negro. Próximo ao centro, o local é referência por suas belas árvores e flores típicas, como hortênsias e azaleias. O parque tem, aproximadamente, 89 mil m², e é ideal para caminhar durante o dia e fazer um passeio nos famosos pedalinhos com formato de cisne.

Mini Mundo

Réplica no Mini Mundo, em Gramado
Os miniaturas perfeitas do Mini Mundo encantam todas as idades | Glauco Umbelino/CC BY 2.0

Inaugurado em 1983, o Mini Mundo é um parque ao ar livre com réplicas idênticas de cidades do mundo todo. Além das 133 construções, as obras têm até mesmo mini-habitantes, com mais de 3 mil miniaturas de pessoas e quase 300 de animais. E o melhor: tudo 24 vezes menor que o tamanho real. O local ainda tem loja temática, com brinquedos importados irresistíveis, espaço para alimentação e playground infantil.

Le Jardin Parque de Lavanda

O Le Jardin Parque de Lavandas está a cerca de 4 km do centro de Gramado. Criado em 2006, o jardim guarda um dos mais belos cenários do destino. São quatro hectares repletos de diversas plantas e flores, mas o que se destaca mesmo são as belíssimas lavandas. Além dos jardins e das estufas, o passeio fica completo com uma loja temática instalada no jardim e um bistrô. Garantia de cliques instagramáveis!

Snowland

Parque Snowlan, em Gramado
O Snowland tem neve de verdade e atrações como esqui, patinação no gelo, simulador e espetáculos

O Snowland é o maior parque indoor de neve da América Latina! Ele oferece atrações com neve de verdade, como snowboard e pista de patinação no gelo. Inspirado pelos Alpes, a temperatura do lugar é de aproximadamente -3 °C. Mas não se preocupe, na entrada todos os visitantes recebem roupas quentinhas e propícias para enfrentar o frio. As atrações funcionam o ano todo e garantem diversão para adultos e crianças.

Aldeia do Papai Noel

Aldeia do Papai Noel, em Gramado - RS
A Casa do Papai Noel é destaque na Aldeia, toda mobiliada | MTur Destinos/Domínio Publico

Que Lapônia que nada, Papai Noel mora em Gramado! A Aldeia do Papai Noel é a morada oficial do bom velhinho. O parque temático fica aberto o ano todo e é possível conhecer as renas (de verdade!), a Fábrica de Brinquedos em atividade, a Casa do Papai Noel, toda mobiliada e decorada, e muito outras atrações instaladas em uma área de 90 mil m² em meio à natureza! Passeio imperdível para toda a família curtir junto.

O Reino do Chocolate

Chocolates
O Reino do Chocolate faz parte da marca Caracol, tradicional em Gramado | Imagem Ilustrativa

Inaugurado em 2008, o Reino do Chocolate  é o primeiro espaço temático desse tipo no Brasil. Ele é o palácio da marca artesanal Caracol e guarda o maior coelho de chocolate do mundo, que pesa mais de uma tonelada e meia. Durante o passeio, é possível observar a fábrica de verdade, produzindo os doces em tempo real, e conhecer mais sobre a história do cacau.

Museus

Sabia que a Rainha Elizabeth II também marca presença em Gramado? Ela é uma das atrações do museu de cera Dreamland. Nele, é possível transitar por estátuas de Barack Obama e Albert Einstein. Outro museu vizinho, que também vale a visita, é o Harley Motor Show, para quem curte motocicletas! 

Estender o passeio ao Super Carros, um museu de carros antigos e de corrida com simuladores, e ao Hollywood Dream Cars, também dedicado a exibir automóveis, é um prato cheio para os fãs de automobilismo. 

É bacana ainda conhecer o Mundo a Vapor, que retrata a força das máquinas e onde os visitantes podem ver maquetes e réplicas de indústrias reais.

Cidades próximas a Gramado também merecem destaque

Cidades próximas a Gramado também valem o passeio e podem ser ótimas oportunidades de estender a viagem pela Serra Gaúcha e conhecer de pertinho o que há de mais bonito na região. Se Gramado por si só já encanta, que tal encaixar no roteiro outros lugares tão bonitos quanto? Confira nossas dicas.

Canela

Catedral de Pedra, em Canela - RS
A Catedral de Pedra foi construída em 1937 e é, até hoje, um marco na cidade de Canela

Canela, a vizinha mais famosa de Gramado precisa fazer parte do passeio! As duas cidades são tão próximas que a passagem de uma para outra é quase imperceptível. Para conhecer uma das cachoeiras mais lindas do Brasil, o Parque Estadual do Caracol é a escolha. Lá está localizada a belíssima Cascata do Caracol, com 130 m de queda e emoldurada pela natureza verde. 

Vale ainda conferir lugares como o Parque Terra Mágica Florybal, que tem diversas atrações como o Território dos Dinossauros, Floresta Mágica e Minifábrica de Chocolate, e o Skyglass Canela, uma das maiores plataformas de aço e vidro do mundo, que garante um panorama incomparável das belezas naturais ao redor. 

Já para quem prefere um programa mais tranquilo, a Catedral de Pedra é o cartão-postal da cidade. A igreja, fundada em 1937, fica bem no centro e à noite, iluminada, é ainda mais bonita. 

Vai viajar também para Canela? Saiba tudo o que fazer para aproveitar a cidade

Bento Gonçalves

Pessoas tomando vinho
Bento Gonçalves, conhecida como Capital Brasileira do Vinho, garante muitos brindes | Imagem ilustrativa

Para um passeio diferente, a cidade de Bento Gonçalves é uma boa opção. Ela está a cerca de 2h de carro de Gramado e concentra a maioria das vinícolas do Rio Grande do Sul. Uma vez na “Capital Brasileira do Vinho”, não deixe de visitar o Spa do Vinho e a rota do Vale dos Vinhedos, que passa pela produção de famosas marcas como Miolo e Casa Valduga. Tim-tim!

Cambará do Sul

Cambará do Sul divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina

Um destino para se surpreender com belezas naturais! Cambará do Sul está na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, a cerca de 200 km de Porto Alegre. Lá estão alguns dos parques nacionais mais incríveis do país, que abrigam cânions monumentais, cachoeiras, rios, Mata Atlântica e uma biodiversidade que impressiona. 

Perfeito para os fãs de aventuras ecoturísticas, Cambará do Sul rende atividades para lá interessantes e registros fotográficos incríveis.

Lá é bacana conhecer o Parque Nacional de Aparados da Serra, dono de um dos cartões-postais mais emblemáticos da cidade: o Cânion do Itaimbezinho, um dos maiores da América Latina. Além dele, dá para explorar uma série de trilhas em meio à natureza, contemplar vistas panorâmicas de mirantes e conhecer cascatas como a de Andorinhas e a Véu da Noiva. 

Outra visita imperdível é ao Parque Nacional da Serra Geral, que ocupa uma área de mais de 17 mil hectares. Lá está o Cânion Fortaleza, com mais de 7 km de extensão e chegando a atingir 900 m de altura.

Os melhores restaurantes em Gramado

Ir para Gramado e não apreciar sabores como o do fondue ou de um café colonial está fora de cogitação! Os pratos não só são referências na cidade como também em todo o estado do Rio Grande do Sul. Separamos alguns restaurantes imperdíveis no destino para a experiência gastronômica combinar perfeitamente com a viagem, deixando tudo ainda mais especial.

Cantina Linha Bella

Os fãs da cozinha italiana encontram em Gramado uma ótima opção para desfrutar da culinária tradicional do destino europeu: a Cantina Linha Bella, que encanta não só com sua gastronomia, marcada por massas artesanais e sabores caseiros, como também pela cultural do país, que está presente em cada detalhe da decoração e também em seu estilo acolhedor.

Restaurante Höppner

Um lugar sofisticado, clássico e intimista, dedicado a especialidades alemãs preparadas por chefs especializados nessa culinária. O Restaurante Höppner é sinônimo de elegância e tem uma atmosfera romântica perfeita para curtir a dois. Além do ambiente interno, o espaço ainda conta com terraços ao ar livre e um gazebo que confere ainda mais charme ao restaurante.

DUO Cozinha Contemporânea

Com gastronomia autoral, assinada pelo chef Cassiano Melo, o DUO é um restaurante de cozinha contemporânea que valoriza ingredientes locais na preparação dos pratos. O ambiente bastante aconchegante e com design minimalista deixa a experiência no restaurante ainda mais especial.

George III

O estilo britânico é protagonista nesse luxuoso restaurante, de estilo clássico e gastronomia autoral. Lá todos os detalhes são inspirados na Inglaterra, e os sabores transitam entre a contemporaneidade gastronômica e as tradições do destino. No cardápio, dá para escolher entradas, pratos principais e até menu degustação. Sem falar que a localização é das melhores, na principal avenida da cidade: a Borges de Medeiros.

Chateau de la Fondue

Como o próprio nome já diz, a especialidade do restaurante é fondue! A típica refeição suíça é dividida em três partes: carnes, queijo e chocolate, servidos separadamente com acompanhamentos como filé, pães e frutas. A experiência acontece em um ambiente inspirado no estilo medieval, além de ser sofisticado, aconchegante e intimista, perfeito para um jantar à luz de velas, por exemplo.

Bela Vista Café Colonial

Café colonial é uma refeição sagrada nas casas gaúchas. Servido no final da tarde, o café (que está mais para um banquete) oferece bolos, queijos e salames artesanais, geleias, salgadinhos e bebidas como café, chá e chocolate quente. Para aproveitar essa refeição típica, o Bela Vista é a opção perfeita para vivenciar essa experiência e curtir um pouquinho das tradições da cidade!

Bistrot Pastasciutta

Para aproveitar dois pontos turísticos em um! A cantina italiana está na Rua Coberta e tem clima descontraído e sofisticado. Ela oferece cafés, sopas (servidas no pão, perfeitas para o frio!) e vários pratos infantis. O restaurante conta também com música ao vivo de diferentes estilos, incluindo MPB e clássicos gaúchos.

Eventos especiais de Gramado

Durante épocas específicas do ano, Gramado promove eventos especiais e comemorações que agitam a cidade toda, perfeitos para aproveitar o melhor do destino em várias épocas diferentes.

Páscoa em Gramado

Páscoa em Gramado
Durante a Páscoa a cidade é tomada por desfiles, shows e coelhinhos | Lúcia Bischoff/CC BY-SA 4.0

Junto às cidades vizinhas, Canela e Nova Petrópolis, Gramado prepara uma comemoração especial para a data! A região, que é famosa pela produção de chocolates artesanais, ganha decorações nas ruas, shows na Rua Coberta, oficinas para crianças, performances culturais e a famosa Chocofest, grande festival de chocolates que acontece anualmente em Nova Petrópolis.

Festival de Cinema de Gramado

Há mais de quatro décadas, o Festival de Cinema de Gramado premia os destaques brasileiros e latinos da sétima arte. Ele acontece no segundo semestre do ano, no Palácio dos Festivais, e a premiação é aberta ao público, basta adquirir o ingresso. A oportunidade é perfeita para ver de pertinho alguns dos melhores atores e diretores do Brasil.

Natal Luz

Natal Luz de Gramado
O Natal Luz é um dos eventos mais especiais de Gramado. A cidade vive a data de outubro a janeiro

Para celebrar uma das melhores datas comemorativas do ano por mais tempo! A comemoração do Natal Luz começa em outubro e só termina em janeiro. Tem musical natalino, desfiles temáticos com carros alegóricos, show de luzes e várias outras atrações incríveis para quem é fã do Natal. Para garantir os ingressos dos espetáculos e ficar por dentro da programação, confira o site oficial do evento.

Saiba tudo para curtir ao máximo o Natal Luz de Gramado

Onde se hospedar em Gramado

Além de todo o encanto para se desfrutar em Gramado, a viagem pode ficar ainda mais especial com hospedagens que estão em perfeita sintonia com o destino. Serviços impecáveis, charme, infraestrutura de lazer para toda a família e, claro, localização privilegiada são só alguns dos destaques dos hotéis que selecionamos.

Wish Serrano

A 400 m da Rua Coberta, o Wish Serrano é perfeito para uma viagem em família! Ele tem lista de lazer completa, com duas piscinas, uma delas coberta e aquecida, quadra de tênis, sala de jogos, playground e kids club com recreação monitorada. Para relaxar, há sauna, hidromassagem e, com custo extra, SPA. Sem falar que os hóspedes podem escolher entre café da manhã e meia pensão.

Hotel Casa da Montanha

casa da montanha gramado

Combinando uma excelente localização com estilo sofisticado, o Hotel Casa da Montanha está na Av. Borges de Medeiros. O charme se estende da fachada do hotel ao lado de dentro, com design tradicional e aconchegante. A lista de lazer inclui piscina coberta e aquecida, banheira de hidromassagem, saunas, SPA, kids club com recreação e empréstimo de bikes.

Refúgio da Montanha

Refugio da montanha

A cerca de 1 km da Rua Coberta, o Refúgio da Montanha alia conforto, charme e sofisticação. Incluso na tarifa, o café da manhã é servido em estilo buffet no restaurante, que também oferece lanches e pratos à la carte com custo extra. Há ainda um bar e uma adega. Já o lazer inclui espaço kids, sala de jogos e academia. A hospedagem também é pet friendly!

Wyndham Gramado Resort

Piscina do Wyndham Gramado Resort
As três piscinas aquecidas do Wyndham são perfeitas para todas as épocas do ano

Três piscinas e seis jacuzzis de águas termais, saunas, cinema, kids club e recreação monitorada tornam o Wyndham Gramado Resort a hospedagem perfeita para o divertimento das crianças e o relax dos pais. Para completar, ele oferece café da manhã incluso na tarifa e está em ótima localização, a 7 km do centro e a 750 m do Snowland.

Hotel Alpestre

Fachada do Hotel Alpestre, em Gramado
Com 12 mil m² de área verde, o Hotel Alpestre combina com viagens românticas e em família

A cerca de 1 km do Lago Negro está o Hotel Alpestre, hospedagem em uma área verde com mais de 12 mil m². Sua infraestrutura inclui três piscinas, trilhas, quadra de tênis, playground e muito mais. As crianças também se divertem no Alpestre Kids, com recreação monitorada, jogos, filmes e brincadeiras. Há ainda café da manhã incluso, restaurante e bar!

Laghetto Stilo Borges

Fachada do Laghetto Stilo Borges
Aconchego e localização privilegiada se combinam no Laghetto Stillo Borges. Além, claro, de muito charme!

Na famosa Avenida Borges de Medeiros, o Laghetto Stilo Borges tem estilo de chalé e possui piscina coberta e aquecida, espaço kids, sala de jogos, academia e sauna seca. O café da manhã está incluso na tarifa e, mediante custo à parte, o restaurante serve também as demais refeições, com pratos à la carte. Além disso, a hospedagem é pet friendly!

Prodigy Hotel Gramado

Acomodação do Prodigy Hotel Gramado
No Prodigy Gramado os pets podem dormir junto com o dono na acomodação e com caminha exclusiva

O Prodigy Hotel Gramado também é a opção perfeita para conhecer a cidade. E o melhor: com seu bichinho de estimação, já que o hotel é dog friendly. Os hóspedes têm café da manhã incluso na tarifa, além de infraestrutura que conta com piscina, bar, lounge, kids club, sala de TV e academia. Tudo isso em localização privilegiada, a 400 m da Rua Coberta.

Fioreze Primo

Lobby do Hotel Fioreze Primo, em Gramado
Gramado é mais encantadora com hospedagem no Hotel Fioreze Primo, com café da manhã incluso e mais

Na Avenida Borges de Medeiros, o Hotel Fioreze Primo tem excelentes serviços. O café da manhã inclui uma variedade de itens, como pães, bolos, frutas e sucos. Com custo à parte, há ainda sanduíches e snacks, além de bar com cervejas e vinhos locais. Para maior facilidade, copa do bebê, empréstimo de bicicletas e recepção 24h ficam à disposição.

Aproveite para conferir alguns dos melhores hotéis em Gramado em um post completo


Gostou das nossas dicas para aproveitar Gramado ao máximo? Aproveite para reservar sua hospedagem com o Zarpo e vivenciar experiências inesquecíveis no destino!

4.7/5 - (136 avaliações)
Bruna Rio Branco

Amante das artes, adora viajar para lugares que inspirem criações artísticas e que tenham a cultura vibrante. Destinos de natureza também estão na sua listinha de favoritos.

Escreva um comentário