Clima agradável, baixa temporada, dias mais longos e vegetação colorida. São tantas vantagens para viajar em setembro que qualquer destino vale a visita! Mas alguns deles são imperdíveis e reúnem o que há de mais interessante no mês.

Neste mês, o clima friozinho começa a ficar de lado, dando espaço a temperaturas amenas da primavera – estação que se inicia no dia 23 de setembro. Os dias são mais ensolarados e inspiram passeios ao ar livre

Outro motivo para planejar uma viagem em setembro é por conta do feriado prolongado do Dia da Independência, em 7 de setembro, que neste ano cai em uma quinta-feira. Se conseguir emendar, são 4 dias disponíveis para viajar!

Confira neste post os melhores destinos para viajar em setembro. Vem ver!

Holambra, em São Paulo

Holambra, São Paulo

Quando pensamos em setembro, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é o início da estação mais colorida e alegre de todas. Se Holambra, no interior de São Paulo, já é a Cidade das Flores, imagine, então, na primavera? A 2h da capital paulista, o destino que preserva suas heranças europeias é também considerado o maior produtor de flores do Brasil.

Alguns pontos turísticos não podem ficar de fora da lista, como o cartão-postal Moinho Povos Unidos, o mais alto moinho da América Latina, e o Deck do Amor, onde, com vista para o Lago Vitória Régia, casais colocam cadeados, inspirando-se na tradição francesa.

É em setembro que acontece ainda a Expoflora, o maior festival de flores do continente realizado desde 1981. Em 2023, o festival celebra 40 anos de tradicão e promete ser inesquecível! Clique aqui para saber mais detalhes.

Onde se hospedar? Charmoso e com excelente infraestrutura, o Royal Tulip Holambra é destaque no destino. A tarifa inclui café da manhã servido no estilo buffet e acesso à piscina ao ar livre e à área kids com recreação monitorada. O hotel conta também com serviço para contratação de passeios turísticos e outras experiências em Cunha.

Cunha, em São Paulo

Cunha, São Paulo

A 3h de carro da capital paulista, a cidade de Cunha fica na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, no encontro entre as serras do Mar, da Mantiqueira e da Bocaina. Assim como muitos destinos do interior, a região é ideal para desconectar e manter o contato com a natureza em aventuras nas trilhas ou até mesmo visitas às suas belas cachoeiras.

Mas, como se pode imaginar, o roteiro mais buscado pelos turistas é pelos campos de lavandas, com destaque para o Lavandário. Inaugurado em 2013, é o campo mais visitado de Cunha e está florido o ano todo graças à poda rotativa – são mais de 40 mil pés plantados!

Veja outras cidades do interior paulista que são puro charme

Belo Horizonte, em Minas Gerais

Belo Horizonte, em Minas Gerais

A capital mineira é escolha perfeita para quem busca férias de tranquilidade e passeios histórico-culturais. Além disso, em setembro o clima está bastante agradavél e tem máximas de 28ºC e mínimas de 19ºC à noite. Sem contar que a cidade geralmente está fora da lista dos viajantes, o que evita multidões nas atrações.

Quem curte passeios culturais, pode começar o roteiro pela visita ao Palácio das Artes, projetado por Oscar Niemeyer em 1971 e um dos maiores centros de difusão cultural da América Latina. Inclua na lista também o Museu de Arte da Pampulha, o Memorial Minas Gerais e o Museu Minerio.

Já aos papais que viajam com os filhos vão adorar conhecer o Museu de Ciências da PUC Minas. Cheio de fosseis de mamíferos e réplicas de grandes dinossauros, permite aos visitantes a experiência de explorar a réplica de uma escavação na caverna.

Quer conhecer mais lugares de Minas? Conheça cidades históricas do estado

Onde se hospedar? O Zarpo tem ótimas opções de hospedagem em Belo Horizonte, como o cinco estrelas Ouro Minas Palace, distante a 6 km do Aeroporto de Pampulha. Hóspedes curtem piscina térmica coberta, jacuzzi, saunas, solário e academia. Outra boa escolha é o Go Inn Belo Horizonte, com café da manhã incluso, academia e recepção 24h.

Rio de Janeiro, capital do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, capital do Rio de Janeiro

E por acaso tem mês ruim para viajar à capital carioca? É claro que não! Cidade que estampa cartão-postal do Brasil e está entre as queridinhas dos viajantes, pode ser visitada em qualquer mês do calendário, mas a vantagem de viajar em setembro é aproveitar atrações mais tranquilas, antes das festas de fim de ano.

Quem ainda não conhece o Rio, pode começar pelos clássicos: Praia de Copacabana e de Ipanema, Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Curtir um dia de praia ao som das ondas e dos vendedores do biscoito Globo e chá maté é sempre uma delícia!

Veja 10 pontos turísticos clássico do Rio de Janeiro

Além dos momentos à beira-mar, perfeitos para as gostosas temperaturas de setembro, vale visitar também o Forte de Copacabana, onde estão um museu, salas de exposição com cenários de época e a tradicional Padaria Colombo.

Onde se hospedar? Em frente a Praia de Copacabana, o Hilton Copacabana garante total conforto e excelentes serviços! Tem piscina no rooftop, dois bares, serviço de praia e SPA. Também muito charmoso, o Novotel Leme é mais uma opção sem erros no Rio. O café da manhã está incluso na tarifa e os hóspedes aproveitam piscina na cobertura, academia e também brinquedoteca, com atividades recreativas para os pequenos.

Itacaré, na Bahia

Itacaré, Bahia

Em nenhum mês a Bahia desaponta, é verdade. Mas Itacaré, no litoral sul do estado, tem clima firme principalmente em setembro, com média de 25ºC. Além disso, a faixa de areia está pouquissimo disputada, já que o mês é de baixa temporada.

Sabe o que é legal também? De julho a outubro, Itacaré é destino de passagem das baleias jubarte, que migram pela costa brasileira em busca de águas mais quentes para sua reprodução. Antigamente, só era possível avista-lás no Arquipélago de Abrolhos, porém, com o tempo, Itacaré tornou-se ótimo ponto de observação!

Ah, e claro, não tem como falar de Bahia sem falar das praias. Elas são divididas entre “urbanas” e “rurais”. Na lista de urbanas, destaque para a Praia do Resende, da Tiririca e da Concha, principal do destino. Já entre as rurais, vale conhecer a Praia do Itacarezinho, acessível pela Trilha das Quatro Praias, de dificuldade leve.

Onde se hospedar? Com charme, elegância e requinte, o Barracuda Beach Hotel é surpreendente! Em frente à praia, ele garante nível de alto padrão nos serviços, ares exclusivos, conforto e atendimento personalizado. Tudo isso com comodidades incríveis, que incluem rooftop, piscina de borda infinita com vista do mar, bares, tratamentos de bem-estar e passeios organizados sob medida pelo designer de experiência.

Fernando de Noronha, em Pernambuco

Fernando de Noronha, em Pernambuco

Não é novidade que Fernando Noronha guarda maravilhas naturais dentro e fora d’água. Com natureza única, o arquipélago pernambucano é um dos melhores lugares do mundo para os fãs de mergulho desbravarem o fundo do Atlântico.

Por conta do período da seca, neste mês o oceano está mais calmo e transparante, um convite irrecusável para os praticantes de snorkelling. E um dos pontos mais visitados pelo turistas é a Praia do Sueste, onde não é difícil encontrar peixinhos, tartarugas, lagostas e diversos outros animais. É uma aventura imperdível!

O arquipélago abriga praias divinas, dividas em Mar de Dentro, costa voltada para o Brasil, e Mar de Fora, voltada para o continente africano. As principais são a Praia do Cachorro, a Praia do Meio e a Praia da Conceição. Antes de ir embora, faça um passeio pela Vila dos Remédios, onde estão lojas, bares e restaurantes.

Quer saber mais sobre Fernando de Noronha? Confira este post!

Onde se hospedar? A 400 m da Praia do Sueste, a Pousada Maravilha proporciona total imersão nas belezas de Noronha. De lá, é possível avistar o mar de um ângulo privilegiado graças à localização da pousada. As experiências se estendem à excelente gastronomia do restaurante, que é destaque no destino, à piscina de borda infinita, às terapias relaxantes oferecidas pelo SPA e, claro, à excelência da hospedagem.

Foz do Iguaçu, no Paraná

Foz do Iguaçu, Paraná

Em Foz do Iguaçu, não é exagero dizer que, no mês de setembro, o tempo é perfeito! Antes da época mais chuvosa, que acontece a partir de outubro, Foz tem temperaturas bem amenas graças ao fim do inverno. A chegada da primavera faz o sol voltar a brilhar na região, permitindo passeios bastante agradáveis.

Mais do que essencial, visitar o Parque Nacional do Iguaçu, a casa das Cataratas do Iguaçu, deve ser a primeira atividade dos viajantes. Além de apreciar a maravilha da natureza, que tal aproveitar as experiências à parte? Dá para fazer o voo panorâmico de helicóptero, a trilha das Bananeiras e do Poço Preto e o Macuco Safari. É só para quem tem coragem!

Uma visita ao lado argentino é também sempre bem-vinda. E um dos passeios mais procurados é para a “Garganta do Diabo”, a queda de maior fluxo das Cataratas. Já à noite, é bacana conhecer o Puerto Iguazú. Arrisque a sorte nos cassinos da região, que propõe emoção nas mesas de jogos e caça-níqueis.

Onde se hospedar? O Bourbon Cataratas está inserido em 245 mil m² de área, perfeita sintonia com a natureza de Foz do Iguaçu. Hóspedes aproveitam piscinas cobertas e ao ar livre, trilhas ecológicas, arvorismo, quadras e abundância gastronômica marcada por quatro restaurantes e dois bares. Tudo a 12 km do Parque Nacional do Iguaçu!

Curitiba, no Paraná

Jardim Botânico de Curitiba, Paraná

E se o clima de setembro tem a cara da primavera, a capital do Paraná pode ser uma escolha e tanto para aproveitar a estação. Curitiba combina o estilo de cidade grande com as paisagens verdes de parques e bosques. Para ver as flores da estação, o Jardim Botânico é um dos principais cartões-postais de todo o destino, famoso pela sua estufa de vidro. 

Aproveitando o passeio pela cidade, vale encaixar no roteiro também lugares como a Ópera de Arame, um teatro em meio à natureza, o Bosque Alemão, com área de quase 40 mil m², o Centro Histórico e o Museu Oscar Niemeyer, além de aproveitar o clima agradável para descontrair em restaurantes e bares locais.

E se a ideia é estender a viagem por mais dias, a dica é o passeio de 1h de trem turístico até Morretes, uma charmosa cidade entre o litoral e a serra paranaense.

Onde se hospedar? Em Curitiba, o Bourbon é opção perfeita! Pertinho de atrações como o Palácio Avenida, o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, o Bourbon Curitiba Convention Hotel está no centro de Curitiba e tem comodidades como piscina aquecida, sauna seca, academia e SPA com tratamentos relaxantes.

Buenos Aires, na Argentina

Buenos Aires, Argentina

Fim do inverno na capital da Argentina, com dias bem ensolarados, noites fresquinhas, temperatura que varia entre os 10 e 18ºC e cidade mais florida graças à vinda da primavera. Se há em Buenos Aires sempre muito para se ver, a dica principal é curtir lugares ao ar livre onde a estação colorida fica mais evidente.

Veja roteiros incríveis pela Argentina

Os Bosques de Palermo, uma área verde repleta de jardins, são um convite e tanto para piqueniques e passeios. Por lá, vale conhecer o jardim El Rosedal, adornado por quase 20 mil roseiras, obras de arte, esculturas e um lago para passear de barco. Outro ponto imperdível é o Jardim Japonês, com uma flora muito diversificada, cachoeiras e riachos.

Onde se hospedar? Próximo à Plaza de Mayo e do Obelisco, a 500 m, o Rochester Classic garante uma estadia cheia de conforto na capital argentina. Além do café da manhã servido no restaurante, é possível desfrutar das demais refeições com custo à parte. Para manter os cuidados com o corpo, há academia, e mais praticidade com o room service.  

Orlando, nos Estados Unidos

Orlando, nos Estados Unidos

Diversão sem tamanho! Essa talvez seja a melhor definição para Orlando, destino famoso pelos parques temáticos que fazem a alegria de crianças e adultos. Setembro é baixa temporada e fora do período das férias escolares, reduzindo a quantidade de filas nos brinquedos.

O mês marca o finzinho do verão e a entrada do outono, com temperaturas nem muito frias e nem muito quentes, ideais para aproveitar o dia todo de diversão. E não tem melhor maneira de começar os passeios senão pelos parques do Walt Disney World! Visite o Magic Kingdom, o Epcot, o Hollywood Studios e o Animal Kingdom.

Tenha também na lista de passeios os parques Universal Studios e Universal’s Islands of Adventure. O primeiro deles é famoso pelas áreas temáticas da saga Harry Potter. Mas ainda há muitas outras atrações, como Incrível Hulk, Homem-Aranha, Jurassic Park, Meu Malvado Favorito e The Simpsons.

Ainda não passaporte? Veja um passo a passo de como emitir o documento

Onde se hospedar? O Fairfield Inn Marriott Village é hospedagem de conforto em Orlando. Suas comodidades incluem piscina ao ar livre, sala de jogos, SPA com hidromassagem, academia e dois restaurantes, um deles onde é servido o café da manhã incluso na tarifa. Além disso, está a pouco menos de 9 km do parque temático Epcot.


Com destino de setembro definido, reserve com o Zarpo a hospedagem que mais combina com a sua viagem e garanta ainda os melhores preços!

2.4/5 - (5 avaliações)
Bruna Rio Branco

Amante das artes, adora viajar para lugares que inspirem criações artísticas e que tenham a cultura vibrante. Destinos de natureza também estão na sua listinha de favoritos.

Marilia Gouveia

Adora maratonar seriados, mergulhar em um bom livro e curtir festivais de música. Encontra beleza nas grandes metrópoles, mas não dispensa um final de semana na praia!

Escreva um comentário