Se engana quem pensa que para tirar férias com um cenário paradisíaco é preciso viajar para longe. O Litoral Norte de São Paulo é ótimo destino para viagens em casal, em amigos ou em família, seja para um final de semana ou uma semana completa. A única preocupação será escolher entre as dezenas de belíssimas praias que a região oferece.

Em São Sebastião, a 200 km da capital, tem Maresias, Barra do Una, Camburi, Camburizinho, Praia Brava e Paúba, entre outros pequenos paraísos. Ilhabela, um pouco mais longe, a 205 km de São Paulo, possui entre suas praias as paradisíacas Bonete e Castelhanos. Já em Ubatuba, a 220 km, a Praia do Cedro, Almada, Itamambuca e a Praia do Félix estão entre as praias mais concorridas. E essas são apenas algumas das opções!

O Zarpo Magazine selecionou cinco praias ideais para aproveitar no verão. Seja qual for o destino, a certeza é de dias de sol, mar azul e um cenário de tirar o fôlego. Confira a lista a seguir!

Consulte os hotéis e resorts do Zarpo no litoral de São Paulo

Bonete, Ilhabela: uma das mais belas do Litoral Norte

Bonete - Ilhabela

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil pelo jornal britânico The Guardian, Bonete é um paraíso secreto em Ilhabela, ilha mais famosa do Litoral Norte. O cenário é marcado pelo mar emoldurado por morros de mata nativa e por árvores chapéu-de-sol, que fazem com que o uso de guarda-sóis seja dispensável. Ideal para surfistas, para amantes do ecoturismo e para quem deseja se conectar com o clima caiçara, a praia possui ainda a foz do Rio Nema, que proporciona deliciosos banhos de água doce.

Para chegar a esse paraíso e ao pequeno vilarejo onde ficam restaurantes, bares e pousadas simples ao dispor do turista, existem duas opções: a favorita é por uma trilha de 15 km, com cachoeiras e mirantes pelo caminho. Para quem não topa encarar uma média de 4h de trilha, sem problemas! Várias agências de turismo em Ilhabela oferecem o passeio de barco até Bonete.

Conheça também as 27 praias mais bonitas do Brasil

Barra do Una, São Sebastião: para curtir praia e rio

Barra do Una - São Sebastião

Barra do Una é outra joia do Litoral Norte. Em São Sebastião, a praia reserva ao turista um visual singular: o Rio Una deságua no mar e torna-se palco de esportes náuticos como caiaque e stand up paddle, com equipamentos alugados por clubes às margens do rio. Quanto ao mar, as águas transparentes possuem ondas mais fortes à direita. Do lado esquerdo, mais próximo da foz, o mar é mais tranquilo, ideal para curtir em família e com crianças.

A praia é acessível apenas por duas vielas entre as casas de veraneio, garantindo uma experiência de conexão com o que o litoral tem de melhor, seja qual for o perfil da visita. Para aproveitar o sol e o mar acompanhado por bebidas e porções, quiosques e restaurantes estão ao dispor. Já quem curte se aventurar pode escolher entre as trilhas pela Mata Atlântica e a grande oferta de passeios de barco. Entre os mais populares se destacam as ilhas de Montão de Trigo, das Couves, dos Gatos e Alcatrazes.

Paúba, São Sebastião: refúgio no Litoral Norte

Paúba - São Sebastião

Também em São Sebastião e vizinha de Maresias, a praia mais badalada do Litoral Norte de São Paulo, a Praia de Paúba desponta como opção mais tranquila e igualmente bonita. Imagine uma praia pequena, com mar cristalino, areia branca e fofa e quiosques servindo lanches e porções com um sabor de cozinha caseira: é isso que o turista encontra por lá! A orla mantém o clima de vila e a tradição da pesca ainda é muito presente.

O mar é de tombo, mas em geral possui águas tranquilas, com exceção dos períodos de ressaca, quando os surfistas tomam a praia. Paúba possui ainda a chamada “Laje de Maresias”, recife que proporciona ótima experiência de observação de fauna e flora marinha. Para ir de Paúba a Maresias e vice-versa, há uma trilha sinalizada e de baixa dificuldade, que leva cerca de 40 minutos. Durante o trajeto, um mirante oferece vista incrível para as praias!

Praia do Félix, Ubatuba: democrática e exclusiva

Praia do Félix - Ubatuba

A Praia do Félix frequentemente aparece nas listas de melhores praias de Ubatuba, principalmente por ter tudo que o Litoral Norte oferece de melhor: piscinas naturais, ondas para surfistas, mar cristalino, trilhas para outras praias e orla repleta de árvores. Do lado esquerdo a praia é mais vazia, pois o mar bravo atrai praticantes de surfe e bodyboard. É também a partir desse ponto que é possível acessar a única trilha que leva à Praia das Conchas. Ali não há infraestrutura comercial, mas a paisagem é recompensadora.

Já do lado oposto, à direita, as família se reúnem. Crianças podem brincar à vontade nas piscinas naturais que se formam, enquanto adultos escolhem entre relaxar sob a sombra das árvores ou alugar equipamentos de stand up paddle e caiaque. A praia não possui muitos quiosques, mas os que existem se concentram desse lado. Os mais aventureiros podem chegar à Praia do Português por uma trilha. A minúscula praia, digna de cenário de filme, é sinônimo de exclusividade.

Ubatuba possui mais praias belíssimas! Leia mais sobre 10 delas aqui

Almada, Ubatuba: sombra e água fresca

Almada - Ubatuba

Para fechar com chave de ouro, já quase na divisa com o Rio de Janeiro o Litoral Norte convida à Praia da Almada. Com mar raso de águas claras, o lugar é ideal para famílias e casais em busca de um clima romântico. Além da orla emoldurada pelas árvores, a infraestrutura comercial por ali é grande, com quiosques servindo boas porções e alugando equipamentos para esportes náuticos. Durante o mês de julho a praia sedia também o Festival de Camarão da Almada, tradição há mais de 20 anos.

A partir da Praia da Almada é possível contratar um passeio de barco para ir até a Ilha dos Porcos, também chamada Ilha da Almada. O passeio é para aqueles que desejam ares de exclusividade, já que a ilha possui apenas uma mansão e uma praia. Já quem prefere passeios terrestres, vale conhecer três praias acessíveis por trilhas: do Engenho, com características parecidas à da Almada, Laço da Cavala, pequena e quase privativa, e Brava da Almada, com ondas fortes ideais para surfistas.

Autor

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Escreva um comentário