Atraindo viajantes do mundo inteiro, o litoral brasileiro é imenso e maravilhoso. Com mais de 7 mil quilômetros de extensão, a costa banhada pelo mar do Oceano Atlântico forma, junto com a fauna e flora nacional, cenários inigualáveis. Paisagens compostas por dunas, falésias e águas cristalinas proporcionam experiências únicas e colocam as praias do Brasil no ranking das mais bonitas do mundo!

Levando em consideração o enorme e privilegiado litoral brasileiro, o Mag montou uma lista com as 30 praias mais bonitas do Brasil. Confira!

Leia também sobre 10 destinos paradisíacos para conhecer no Brasil

Praia

As praias mais bonitas do Brasil no Nordeste

Baía do Sancho - Pernambuco
O acesso à Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, é feito por uma escada dificultosa mas vale cada degrau

Baía do Sancho (Fernando de Noronha – Pernambuco) – Que o arquipélago pernambucano é um verdadeiro paraíso, isso não é novidade. Mas dentre suas muitas praias lindíssimas, a Baía do Sancho é a que mais arranca suspiros dos viajantes e já foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo. O acesso só pode ser feito por barco ou através de uma escadaria de 40 metros, encravada dentro de uma fenda na rocha. Não é fácil chegar, mas o esforço é recompensado com uma areia dourada e vazia e um mar azul e cristalino, perfeito para mergulhos.

Baía dos Porcos - Fernando de Noronha
A praia da Baía dos Porcos, também em Fernando de Noronha, possui mar azul esverdeado deslumbrante

Baía dos Porcos (Fernando de Noronha – Pernambuco) – Com estreita faixa de areia e formações rochosas, a Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, é de tirar o fôlego. Com apenas 100 m de extensão e pedras gigantes, a pitoresca praia é considerada uma das mais charmosas do Brasil. Para aproveitar as piscinas naturais, seus visitantes podem alugar equipamentos como máscara e snorkel e mergulhar entre pequenas espécies de peixes coloridos, ouriços e estrelas do mar. Toda a atração fica em frente ao principal cartão postal da Ilha, o Morro Dois Irmãos.

Praia do Leão - Fernando de Noronha
A Praia do Leão é também uma das maravilhas desta ilha que é um verdadeiro tesouro natural brasileiro

Praia do Leão (Fernando de Noronha – Pernambuco) – Extensa em tons azuis e verdes, a Praia do Leão possui o maior índice de desova de tartaruga marinhas da cidade. O nome faz referência à ilha em frente, que lembra a figura de um leão-marinho deitado. Ao seu lado, o Morro da Viuvinha possui uma infinidade de ninhos, o que faz do local um santuário de aves. O mar desta região é o mais azulado e quente e, na beira da praia, formam-se piscinas naturais cristalinas com vários peixes.

Porto de Galinhas - Pernambuco
Em Porto de Galinhas, o passeio de jangada até as famosas piscinas naturais é quase um ritual

Porto de Galinhas (Ipojuca – Pernambuco) – A praia mais famosa do estado é também um dos destinos turísticos mais procurados do país e não poderia ficar de fora da lista. Uma das grandes atrações de Porto de Galinhas, a cerca de 60 km de Recife, são as jangadas coloridas. Elas partem em direção às famosas piscinas naturais de água transparente, formadas em meio aos corais e mangues, onde é possível nadar junto aos peixes. A praia conta também com uma faixa de areia dourada, mar com pequenas ondas e uma das maiores infraestruturas da cidade, com diversos bares e restaurantes que servem o melhor da culinária local.

Confira no Mag as melhores praias de Porto de Galinhas

Interessou? O Zarpo conta com ótimas opções em Porto de Galinhas. O Enotel Acqua Club, à beira mar da praia homônima, divide toda sua infraestrutura com o vizinho Enotel Convention & Spa. Ambos All-Inclusive, são oito restaurantes, oito bares, 3 mil m² de complexo aquático e muito mais. Bem localizado, o requintado Porto de Galinhas Praia Hotel conta com serviço de praia, duas piscinas com vista para o mar, atividades aquáticas, recreação para adultos e crianças e a possibilidade de escolher três tipos de pensão: café da manhã, meia pensão ou pensão completa. Já para uma atmosfera mais exclusiva, a Pousada Tabajuba é para hóspedes acima dos 12 anos e oferece café da manhã incluso na tarifa, bar, piscina ao ar livre e, com custo à parte, área de massagem.

Canoa Quebrada - Ceará
Ainda que a simplicidade seja bem preservada, Canoa Quebrada conta com infraestrutura turística completa

Canoa Quebrada (Acarati – Ceará) – Remota e de atmosfera rústica, Canoa Quebrada está a 180 km de Fortaleza e só começou a ganhar movimento nos anos 70, quando foi descoberta por hippies. Este “sigilo” contribuiu para manter seus cenários da vila praticamente intocados, encantando qualquer um que por ali passa. Banhada por um mar azul, é famosa por suas falésias que exibem um degradê de vermelho, marrom e amarelo. Além de curtir o mar, os bons ventos favorecem a prática de esportes radicais, como windsurf e kitesurf.

Praia de Ponta Negra - Natal
Quem visita a Praia de Ponta Negra é contemplado também pelo visual do Morro do Careca

Praia de Ponta Negra (Natal – Rio Grande do Norte) – O Morro do Careca, com cerca de 120 m de altura e cercado pela vegetação da Mata Atlântica, complementa o visual paradisíaco da orla mais movimentada de Natal. O mar de águas agitadas é um prato cheio tanto para banhistas, quantos para adeptos de esportes como surf, windsurf e kitesurf. No local também é possível caminhar pelo calçadão à beira-mar, apreciar o pôr e nascer do sol com vista privilegiada e, além disso, frequentar as barracas e bares com excelente estrutura. Para completar, a partir da praia saem passeios de embarcações que contornam a duna e levam até a Praia do Alagamar.

Interessou? O Zarpo conta com ótimas opções em Ponta Negra. À beira-mar, o Vogal Luxury Beach Hotel & Spa prioriza o conforto e a exclusividade, oferece café da manhã incluso, dois restaurantes, complexo aquático e serviço de praia. Também em frente à Ponta Negra, o Coral Plaza oferece meia pensão inclusa na tarifa, bar, restaurante, três piscinas e serviço de massagem com custo à parte. Já entre Ponta Negra e Areia Preta, o Serhs Natal Grand Hotel é um cinco estrelas que dispõe de cinco restaurantes, três bares, complexo aquático com quatro piscinas, centro esportivo e três opções de pensão: café da manhã, meia pensão ou sistema All-Inclusive.

Tibau do Sul - Rio Grande do Norte
Pipa dispensa comentários! Além de uma das praias mais bonitas do Brasil, é uma das melhores para surfar

Praia de Pipa (Tibau do Sul – Rio Grande do Norte) – Entre as praias mais bonitas do Brasil, não poderia faltar uma das mais famosos e tradicionais praias do nordeste. Descoberta por surfistas em meados dos anos 70, Pipa é um reduto de boas ondas e tranquilidade. A extensa faixa de areia é ideal para relaxar e possui nada menos que aproximadamente 10 km! Saindo de Natal, é necessário percorrer 85 km de distância para chegar neste verdadeiro paraíso natural.

Interessou? O Zarpo conta com ótimas opções em Pipa. O Bupitanga Hotel está localizado sobre as falésias da Praia da Pipa e sua infraestrutura oferece restaurante, salão de jogos, piscina com raia de 25 m, cascata, hidromassagem, bar molhado e sauna integrada, além de opção de acomodação em chalé de 50 m² com piscina privativa. Outra opção é o Hotel Ponta do Madeiro, na famosa Praia do Madeiro, a 5 km da Praia da Pipa. Sua infraestrutura e serviços de alto nível oferecem restaurante, gazebo com ambiente reservado para massagens e jantares românticos, bar da praia, piscina e sala de televisão. Ambos contam com café da manhã incluso na tarifa.

Genipabu - Natal
Adrenalina e velocidade fazem parte do passeio de buggy pelas dunas de Genipabu, em Natal

Genipabu (Natal – Rio Grande do Norte) – Um verdadeiro oásis a 15 km de Natal, Genipabu é famosa por suas dunas que, por causa dos ventos fortes, se encontram em uma eterna dança, mudando os cenários constantemente. E elas são palco de uma das atrações mais imperdíveis para quem visita Natal: os passeios de buggy! Com emoção ou sem emoção? É o turista quem escolhe. Os viajantes podem ainda passear de dromedários ou deslizar de esquibunda direto para o mar ou para a lagoa de água doce.

Praia Patacho - Alagoas
Quase inexplorada, a Praia Patacho é ideal para aqueles que prezam pelo sossego | Edson Carvalho/CC BY-SA

Praia Patacho (Porto de Pedras – Alagoas) – Basta desembarcar no aeroporto de Maceió, seguir pela rodovia AL-101, passando por São Miguel dos Milagres, para chegar a uma das praias mais bonitas do Brasil. Na Praia Patacho, é impossível não se encantar pelas imensas dunas de areias claras, coqueiros às margens da orla e mar de águas cristalinas. Quase deserta, recebe um fluxo pequeno de turistas e, por isso, tem seus ambientes naturais praticamente intocados. Outro destaque da tranquila praia são as belas e convidativas piscinas naturais, que se formam durante a maré baixa.  

Interessou? Hospede-se no Angá Beach Hotel. Localizado à beira-mar em São Miguel dos Milagres, a 11 km da Praia Patacho, o hotel se caracteriza pela aconchego e privacidade. O café da manhã é incluso na tarifa e os hóspedes contam ainda com bar, duas piscinas e, com custo à parte, organização de passeios.

Maragogi - Alagoas
Durante a maré baixa, quando se formam as piscinas naturais, é o melhor período para conhecer Maragogi

Maragogi (Maceió – Alagoas) – A 130 km de Maceió, não poderia faltar nesta lista Maragogi, a praia que abriga as Galés, as famosas piscinas naturais de águas cristalinas. Situadas a 6 km da costa, são acessíveis apenas com passeios de lanchas ou catamarãs. Durante a visita, é possível apreciar os corais e peixinhos coloridos mergulhando na superfície com snorkel ou mais fundo com cilindros.

Interessou? Hospede-se no Hotel Praia Dourada Maragogi. Localizado à beira mar da Praia de Burgalhau, a cerca de 6 km da Vila de Maragogi, oferece serviço de praia cortesia e três opções de pensão: café da manhã, meia pensão ou pensão completa inclusa na tarifa. O hotel conta ainda com piscinas e bar molhado, quadras esportivas, salão de jogos e recreação para adultos e crianças.

Trancoso - Bahia
Bem localizada, a partir da Praia do Espelho é possível conhecer Trancoso, Caraíva e Arraial d’Ajuda

Praia do Espelho (Trancoso – Bahia) – Escondida entre Trancoso e Caraíva, a Praia do Espelho está entre os destinos mais procurados do sul da Bahia. As falésias e a água cristalina resultam na paisagem espetacular junto às bancadas de corais e piscinas naturais. Para entender o significado de seu nome, é preciso conhecer a praia durante a maré baixa. Neste período, é possível ver o reflexo da luz solar na água, dando o efeito de espelho. O aeroporto mais perto e recomendado para chegar na Praia do Espelho é o Aeroporto de Porto Seguro, distante cerca de 90 km.

A Praia do Espelho é uma das 10 melhores praias brasileiras para ir com crianças

Moreré - Bahia
Com a vida ditada pelo ritmo das marés, Moreré é um lugar para aliviar o estresse e apreciar cenários singulares

Moreré (Boipeba – Bahia)  – Muitas das praias mais bonitas do Brasil estão no litoral baiano e fica até difícil escolher apenas uma. Entretanto, Moreré, na Ilha de Boipeba, é encantadora e conquistou um lugar na lista. As águas transparentes das piscinas naturais formadas por recifes de corais são como um aquário natural em alto mar, recheado de peixinhos coloridos. Passeios até as piscinas para mergulhos de snorkel são a sensação da praia, mas a costa também reserva amendoeiras frondosas para uma sombrinha e o mar sempre calmo é como uma grande piscina morna. O trajeto mais comum para chegar em Moreré é descer no aeroporto de Salvador, seguir de carro pela BA-001 até Valença e pegar uma balsa até Velha Boipeba.

Confira os 10 pontos turísticos da Bahia que não podem faltar na viagem.

Os encantos das praias mais bonitas do Brasil no Sudeste

A região Sudeste também entra para a lista das praias mais bonitas do Brasil com muitos paraísos. Além do estado do Rio de Janeiro, já famoso por suas praias, o litoral de São Paulo surpreende com uma natureza exuberante, contrariando quem só lembra do turismo urbano da capital paulista.

Praia do Sono - Paraty
A Praia do Sono possui uma vida noturna agitada! Há luaus na areia e barzinhos com shows de reggae ao vivo

Praia do Sono (Paraty – Rio de Janeiro) – Entre as praias mais bonitas do Brasil, a região de Paraty encanta por suas orlas cercadas por lugares históricos. A cerca de 26 km do centro do destino e com 1 km de longa faixa de areias brancas, a Praia do Sono é considerada um paraíso litorâneo brasileiro, além de ser bastante frequentado por surfistas. Com ótima estrutura, tem atraído cada vez mais os turistas que não abrem mão de aventuras durante os dias de folga, com trilhas ecológicas, área de camping, cachoeiras e muito mais! O acesso à praia pode ser feito por trilha ou barco que sai da Praia do Meio, em Trindade.

Interessou? Hospede-se no Refúgio Tropical Pousada. A hospedagem é uma excelente opção em Paraty e principalmente para um bate e volta na Praia do Sono, localizada a 27 km. Com café da manhã incluso na tarifa, o hotel dispõe de restaurante, bar, piscina climatizada de uso adulto e infantil, área de lazer para as crianças com miniplayground, área de descanso com jardim e empréstimo de bicicletas.

Prainha - Rio de Janeiro
A Prainha é uma opção na Zona Oeste do Rio de Janeiro para fugir das orlas superlotadas da cidade

Prainha (Capital – Rio de Janeiro) – Ao falar do litoral da Cidade Maravilhosa, as praias famosas da Zona Sul logo são lembradas. Mas seguindo para a Zona Oeste da capital, encontramos praias quase desconhecidas e, por isso, preservadas e praticamente desertas. Cercada por morros cobertos por Mata Atlântica e próxima ao Recreio dos Bandeirantes, bairro nobre da cidade, a Prainha tem apenas 150 m de extensão, está em uma área de Proteção Ambiental e se caracteriza pelo mar de ondas fortes.

Conheça outra face do Rio de Janeiro a partir de lugares não óbvios

Interessou? Hospede-se no C Design Hotel. Localizado no Praia do Recreio, está a apenas 5 km da Prainha. Este belíssimo hotel design oferece café da manhã incluso na tarifa, lobby bar, piscina na cobertura com vista panorâmica e bar molhado, beach club, academia e, com custo à parte, SPA na cobertura.

Praia do Cachadaço - Trindade
Cachadaço, em Trindade, possui ainda piscinas naturais protegidas por rochas e com profundidade de 1 m

Cachadaço (Trindade – Rio de Janeiro) – Na pequena Trindade, vila vizinha a Paraty, além da atmosfera hippie e descontraída, os cenários naturais são de encher os olhos. A Praia do Cachadaço é uma que sempre causa impacto nos turistas que, após uma trilha de apenas 20 minutinhos, chegam a sua areia branquinha e se deparam com um mar azul agitado por altas ondas que desafiam os surfistas.

Conheça 5 piscinas naturais perto de São Paulo para se refrescar

Praia Lopes Mendes
A Praia de Lopes Mendes se caracteriza pela atmosfera rústica e quase intocada | Nathan Chor/CC BY-SA

Praia de Lopes Mendes (Ilha Grande – Rio de Janeiro) – Com três quilômetros de areia clara, a Praia de Lopes Mendes possui mar em tons verdes e azuis, amendoeiras, riachos de águas cristalinas e grandes pedras. Por lá, a atividade mais procurada é o mergulho, que é favorecido pelas águas transparentes. Caminhadas e trilhas também não podem ficar de fora da programação. O trajeto mais comum para chegar até a Praia de Lopes Mendes é pegar um barco na Vila Abraão, que deixa os turistas na Praia do Pouso. É lá que começa a T11, uma trilha de 1 km que dura de 20 a 30 minutos e atravessa o morro até Lopes Mendes.

Itacoatiara - Niterói
Itacoatiara, a praia mais movimentada de Niterói, é o paraíso para surfistas e praticantes de bodyboard

Itacoatiara (Niterói – Rio de Janeiro) – Mesmo sendo vizinha à cidade do Rio de Janeiro, Niterói nem sempre entra no roteiro de quem visita a capital. O que é um desperdício, pois lá encontramos mais uma da lista de praias mais bonitas do Brasil. Com areia branca e fofa e mar azul com ondas fortes, Itacoatiara faz valer uma esticada até Niterói. No canto esquerdo há um enorme costão de pedra, que através de uma trilha fácil pode ter seu topo alcançado. Já no canto direito uma grande pedra esconde uma prainha protegida pelas ondas.

Praia do Farol - Arraial do Cabo
Protegida por questões ambientais e históricas, a Praia do Farol é uma das mais bonitas da Região dos Lagos

Praia do Farol (Arraial do Cabo – Rio de Janeiro) – Mar cristalino e com um tom de azul incrível, areia branquíssima e dunas. Com esse cenário maravilhoso, a Praia do Farol costuma ser comparada ao Caribe. Situada na ilha de mesmo nome, protegida pela Marinha, só é possível chegar à praia com passeios de barcos credenciados, e a permanência no paraíso se limita a 45 minutos. Para chegar a este paraíso brasileiro, é preciso pegar um barco no cais da Praia dos Anjos, em Arraial.

Prainha Branca - Bertioga
Uma pequena e simples trilha no canto direito da Prainha Branca dá acesso à Prainha Preta, outro paraíso natural

Prainha Branca (Guarujá – São Paulo) – Esqueça as orlas superlotadas! Cercada pela Mata Atlântica, a Prainha Branca, a última praia do Guarujá, é um verdadeiro refúgio natural de mar bravo e limpo. Por lá, o alto-astral se faz presente e a pouca infraestrutura preserva o clima de paraíso quase inexplorado. O acesso mais fácil é seguir até Bertioga, a 118 km da capital paulista, pegar a Balsa que atravessa o canal da divisa com o Guarujá e seguir a trilha bem demarcada bem em frente à Balsa.

Interessou? O Zarpo conta com ótimas opções no Guarujá. O Transamerica Prime Guarujá conta com bar, piscina externa, brinquedoteca e sala de jogos, além de oferecer serviço de massagem com custo à parte, serviço de praia e café da manhã incluso. Já o elegante Casa Grande Resort & SPA oferece duas opções de pensão (café da manhã ou meia pensão) e conta com cinco restaurantes, uma cafeteria e três bares, piscina climatizada, quadras esportivas e, com custo à parte, SPA. Ambos estão a menos de 30 km da Prainha Branca e localizados em frente à Praia da Enseada, a maior e mais famosa da cidade.

Barra do Una - São Sebastião
Quem visita a Barra do Una pode aproveitar tanto água salgada, quanto água doce | Gabriel Angi/CC BY-SA

Barra do Una (São Sebastião – São Paulo) – No Litoral Norte de São Paulo, a cerca de 152 km da capital, entre Boracéia e Juquehy, a Barra do Una oferece boa infraestrutura náutica e integra o grupo das praias mais bonitas do Brasil. Com mar de águas tranquilas, extensa faixa de areia, coqueiros, piscinas naturais e cercada pela vegetação da Mata Atlântica, o clima agradável do ambiente é perfeito para explorar o ecoturismo na região. A partir do local, também é possível visitar ilhas vizinhas por meio das embarcações de passeios que partem para diversos destinos, entre eles o Montão de Trigo e dos Gatos.

Interessou? Hospede-se no Hotel Canoa. Este exclusivo hotel com apenas 16 acomodações está a apenas 100 m da Praia de Barra do Una e a 70 m do Rio Una. Incluso na tarifa, o café da manhã é servido em estilo buffet. O hotel dispõe ainda de piscina, serviço de praia e, com custo à parte, SPA Luiza Sato, locação de lanchas, caiaques e stand up paddle.

Conhecida mundialmente pelo surf, Maresias é uma das orlas mais badaladas do estado de São Paulo

Maresias (São Sebastião – São Paulo) – Além de fazer parte da lista de praias mais bonitas no Brasil, Maresias é também uma das melhores praias do país – e do mundo! – para surfar. Localizada em São Sebastião, a 180 km de São Paulo, ganhou ainda mais notoriedade após revelar o campeão mundial Gabriel Medina. E não são só as boas ondas e surf que se destacam no destino. Esta praia do Litoral Norte é extensa, com larga faixa de areia, boa infraestrutura e uma vida noturna muito animada.

Leia mais sobre as 10 melhores praias para surfar no Brasil

Interessou? Hospede-se no Ciribaí Praia Hotel. Localizado a 750 m da Praia de Paúba, está a 2 km de Maresias. O café da manhã incluso na tarifa é o primeiro dos destaques da infraestrutura e serviços, que ainda contam com piscina com aquecimento ecológico e bar anexo, serviço de praia, quadras esportivas, kids’ club, copa do bebê 24h e sala de ginástica.

Domingas Dias - Ubatuba
Domingas Dias, em Ubatuba, é muito fraquentada por casais e famílias, principalmente que possuem crianças

Domingas Dias (Ubatuba – São Paulo) – Ubatuba, cidade queridinha do Litoral Norte paulista, abriga muitas praias que são dignas de serem as mais bonitas do Brasil. Domingas Dias, a aproximadamente 200 km da capital, é uma das que se sobressaem! São 400 metros de mar calmo e cristalino, areias branquinhas e o entorno enfeitado por amendoeiras macias. Pouco frequentada e caracterizada pela calmaria, o acesso é escondidinho, feito através de um condomínio fechado, a partir de uma saída na Praia do Lázaro.

Itamambuca é uma das joias que fazem a fama de Ubatuba, no Litoral Norte. Por lá, a natureza é marcante.

Itamambuca (Ubatuba – São Paulo) – Outra praia que merece ser lembrada em Ubatuba é a alucinante e totalmente preservada Itamambuca, a 237 km de São Paulo. Ao chegar lá, fica evidente o motivo pelo qual é uma das praias mais bonitas do Brasil. Cercada pela Mata Atlântica, são cerca de 2 km de extensão, excelentes ondas e visual paradisíaco. Além da água salgada, quem visita a praia pode ainda curtir o Rio Itamambuca, que desce a serra e deságua na mar.

Interessou? Hospede-se no Refúgio do Corsário. Integrado à Praia de Fortaleza, a 35 km de Itamambuca, o hotel oferece café da manhã incluso na tarifa, piscina de frente para o mar, salão com mesas para leitura e bilhar, kids’ room, quiosque com brinquedos e serviço de praia.

Praia do Bonete - Ilhabela
Em 2009, o jornal “The Guardian”, classificou a Praia do Bonete como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil

Praia do Bonete (Ilhabela – São Paulo) – Também no Litoral Norte, a cerca de 200 km de São Paulo, llhabela é acessível por balsa e abriga uma das praias mais bonitas do Brasil. O trajeto para a Praia do Bonete não é um dos melhores, mas é muito bem recompensado. A trilha tem cerca de 12 km – aproximadamente de 5h – e possui algumas inclinações, mas é bem sinalizada. Para motivar, durante o caminho o viajante ainda encontra cachoeiras, rios e mirantes. Ao chegar, a paisagem deserta, cercada por vegetação e com um mar bem verdinho e cristalino, apaixona. Quem não tiver fôlego ou tempo, pode fazer o passeio de barco.

Interessou? O Zarpo conta com ótimas opções em Ilhabela. A Pousada Casa de Pedra, a 500 m da balsa de Ilhabela, dispõe de piscina, 10% de desconto em passeios da região, além de aceitar animais de estimação. A romântica e intimista Ilhabela Pousada Boutique, exclusiva para maiores de 14 anos, está a 500 m da Praia de Siriúba. Sua infraestrutura conta com bar, três piscinas ao ar livre e room service 24h com custo à parte. O Hotel Fita Azul, a 100 m da vila, é outra excelente opção e oferece piscina de vista para o mar com bar, sauna seca e sala de televisão. Todas as opções contam com café da manhã incluso na tarifa.

Praias mais bonitas do Brasil: os paraísos do Sul do país

O litoral de Santa Catarina não fica devendo em nada para as outras regiões do país quando se trata das praias mais bonitas do Brasil. Além da capital Florianópolis, ilha cheia de praias incríveis, o estado também reserva boas surpresas para os viajantes em busca de praias paradisíacas.

Lagoinha do Leste - Florianópolis
Ao chegar na Lagoinha do Leste, não deixe de visitar o Morro da Coroa. A vista de lá é incrível!

Lagoinha do Leste (Florianópolis – Santa Catarina) – No sudeste da Ilha de Santa Catarina, a cerca de 25 km do centro de Florianópolis e em meio à Mata Atlântica, a Lagoinha do Leste é deslumbrante e única. Isso porque a praia não compreende apenas o mar, como também cachoeiras, costão e lagoa. As ondas fortes são ótimas para surf e faixa de areia fofa e branquinha é quase sempre tranquila. Isso se deve ao fato do acesso não ser tão simples. Só é possível chegar até lá através de duas trilhas ou pegando embarcações. Todo o esforço é recompensado com o visual paradisíaco de uma das praias mais bonitas do Brasil.

Joaquina - Florianópolis
Joaquina é muito procurada pelo sandboard, esporte criado em Floripa, que consiste em surfar nas dunas

Joaquina (Florianópolis – Santa Catarina) – Famosa pela estrutura e atrativos naturais, Joaquina está a 20 km do centro da cidade. A praia ganhou fama quando suas ondas foram descobertas pelos surfistas na década de 70. Tornou-se cenário de campeonatos nacionais e internacionais, além de ser perfeita para praticar esportes outros esportes como vôlei de praia, futebol e sandboard. Os tons azuis e verdes ornam com o nascer do sol, que é o momento mais disputado da areia.

Interessou? Hospede-se no Costão do Santinho Resort. Este incrível All-Inclusive está à beira da Praia do Santinho e a 28 km da Praia da Joaquina. Os hóspedes se deleitam em seis restaurantes e quatro bares. O lazer fica por conta das oito piscinas, kids’ club, quadras esportivas, programação noturna, sala de cinema e muito mais.

Galhetas - São Paulo
Quase deserta, Galhetas é a única de Santa Catarina que permite o nudismo | oscar fava/CC BY

Galhetas (Florianópolis – Santa Catarina) – Para chegar até Galhetas, basta percorrer uma trilha bem tranquila de apenas 300 m, que começa no canto esquerdo da também belíssima Praia Mole, a 17 km do centro de Florianópolis. Sem o agito da vizinha, é cercada por cenários selvagens, cobertos por morros, pedras e muita vegetação. Por esses motivos, este reduto de paz não pode ficar de fora da lista de praias mais bonitas do Brasil. Por lá, o nudismo não é obrigatório mas é possível para quem se sentir à vontade.

Praia do Rosa - Santa Cantarina
Muito charmoso, o centrinho da Praia do Rosa conta com bons bares e restaurantes | AndreaSimone/CC BY-SA

Praia do Rosa (Imbituba – Santa Catarina)  – Charmosa e de atmosfera mística, a Praia do Rosa é um paraíso em Imbituba e não poderia faltar na lista das praias mais bonitas do Brasil. Originalmente habitada por surfistas, hippies e pescadores, são cerca de 2 km de areia clarinha e boas ondas. Até sua parte urbana mantém a essência rústica, com casas decoradas com objetos de surf e artesãos locais. A beleza da praia se acentua entre os meses de junho a novembro, quando suas águas frias recebem a visita das baleias Francas. O trajeto mais comum é desembarcar no aeroporto de Florianópolis e seguir pela BR-101, por cerca de 95 km.

Interessou? Hospede-se no Silveira Ecovillage. A 17 km da Praia do Rosa, o hotel está bem localizado no Morro da Silveira, entre as praias de Garopaba, a 1 km, e da Silveira, a 600 m. Prezando pelo lazer e conforto, oferece café da manhã incluso na tarifa e sua infraestrutura conta com restaurante, duas piscinas, terraço panorâmico, espaço kids, gazebo para meditação, academia e, com custo à parte, serviço de praia e de massagem.  

Praia das Encantadas - Ilha do Mel
A Praia das Encantadas é a mais movimentada da Ilha do Mel | Jailson Rodrigo Pacheco/CC BY-SA

Praia das Encantadas (Ilha do Mel – Paraná) –  Só pelo nome, não é de se surpreender que a Praia das Encantadas esteja entre as praias mais bonitas do Brasil. Sua beleza natural e ambiente tranquilo encanta os turistas da Ilha do Mel, no litoral paranaense. Bastante frequentada durante a alta temporada, possui extensa faixa de areia clara e águas cristalinas com poucas ondas, consideradas excelentes para prática de esportes náuticos. Além disso, as trilhas ecológicas, grutas, restaurantes e bares complementam a paisagem e atrações do destino. O acesso à Ilha do Mel é feito de barco a partir de Paranaguá ou Pontal do Sul, a 92 km e a 120 km de Curitiba, respectivamente. Há dois pontos para desembarque na ilha, as vilas de Nova Brasília e de Encantadas. Vale lembrar que na ilha é proibido o tráfego de veículos e todos os atrativos só podem ser visitados à pé ou de bicicleta.   

Praia de Fora - Ilha do Mel
O acesso à Praia de Fora é feito a partir da vila de Nova Basília, um dos principais pontos da Ilha do Mel

Praia de Fora (Ilha do Mel – Paraná) – De grande beleza e caracterizada pela tranquilidade, a Praia de Fora é considerada um dos refúgios da cidade. Sua extensão é mediana e costuma receber bom número de turistas durante a alta temporada, na maioria jovens e surfistas. A espaçosa faixa de areia dourada, mar agitado com boas ondas formam o cenário ideal para as férias. Propícia para o banho e para a prática de surf, está cercada por morros repletos de vegetação nativa.


Com tantas opções, fica difícil saber qual a praia mais bonita do Brasil. Escolha a sua favorita, aproveite as tarifas promocionais do Zarpo e reserve a sua estadia nestas e em outras praias maravilhosas! Depois conte nos comentários como foi a viagem.

Autor

8 Comentários

  1. Esqueceram de comentar das Baías do Sancho e Porcos em Noronha…sensacional. Já foram indicadas no ranking das praias mais belas do mundo.
    😀

    • Natália Leme Responder

      Olá, Dianne!

      Não esqueci não 😉 Já falei da Baía do Sancho em outro artigo sobre as melhores praias do nordeste. Dá uma conferida!
      E são taantas praias lindas nesse Brasil que ainda tem muitos tops por vir. Continue de olho na Mag! 🙂

      Obrigada pelo comentário!

    • Natália Leme Responder

      Bom dia, Maurício!

      A foto da capa é da Praia Azeda, em Búzios!

  2. Pingback: As melhores praias no Brasil para aquelas férias inesquecíveis | Mulheres Intensas

  3. Juninho salles Responder

    Hehehe moro em uns dos melhores lugares do Brasil (praia do espelho Bahia) @juninho_salles_dantad Facebook
    @juninho_salles_dantas Instagram

    • Olá, Cley.
      Realmente, também são lindas!
      Já anotamos a sugestão para incluir em um próximo artigo. 🙂

Escreva um comentário