Mais de que um esporte, o surf é um estilo de vida! Oriundo das ilhas polinésias e aperfeiçoado no Havaí, o surf se popularizou no país por volta de 1930. Agora, com Gabriel Medina e Adriano de Souza no topo, ganhamos ainda mais notoriedade no assunto. E não é para menos! Além dos atletas mundialmente famosos, o extenso litoral do Brasil abriga lindas praias e excelentes opções para surfar.

Ficou empolgado? Para surfistas ou aqueles que amam novos desafios, o Zarpo Magazine fez uma lista com as 10 melhores praias para surfar no Brasil. Confira!

Praia

Pipa: paraíso dos surfistas a 80 km de Natal

Praia de Pipa
Além do surf, Pipa também é conhecida pela gastronomia, rica em peixes e frutos do mar

A primeira da lista de melhores praias para surfar no Brasil é a alucinante Pipa. Afinal, foi por causa da constante frequência de surfistas na década de 70 que a pacata vila de pescadores ficou conhecida. Tranquilo e totalmente preservado, este verdadeiro paraíso natural é um dos melhores picos para a modalidade no Nordeste.

A região tem boa variedade de ondas que, dependendo do local, podem chegar a 8 pés, equivalente a 2 m de altura! Lajinha é um exemplo. Por lá as ondas são fortes, curtas, tubulares e melhores na direita. Em Cacimbinhas, as ondas chegam a 6 pés e são boas nas duas direções. A Praia do Amor é ótima para manobras e seu fundo pedregoso possibilita também a formação de tubos.

Interessou? O Zarpo oferece ótimas opções para se hospedar em Pipa. O Bupitanga Hotel está sobre as falésias da Praia da Pipa e dispõe de piscina com raia de 25 m. Também no alto de uma falésia, dessa vez na Praia das Cacimbinhas, o AcquaPipa Resort oferece acesso ao parque aquático no mesmo complexo. E na famosa Praia do Madeiro, o Hotel Ponta do Madeiro está cercado por mais de 1 milhão de m² de exuberante Mata Atlântica. Todas as hospedagens têm café da manhã incluso na tarifa.

Cacimba do Padre: ideal para uma surf trip, em Noronha

Cacimba do Padre - Noronha
Cacimba do Padre oferece acesso à Baía dos Porcos, outra exuberante praia brasileira que vale a pena conhecer

Ondas fortes e tubulares também caracterizam a Cacimba do Padre, o principal pico de surf de Noronha. Chamado de “Hawaii Brasileiro”, o local é conhecido por abrigar tubos perfeitos e ondas que podem chegar até 15 pés, cerca de 5 m! As melhores ondulações vêm do norte e nordeste, que se encaixam perfeitamente com o fundo pedregoso, formando ondas perfeitas.

Indicada para profissionais, Cacimba do Padre possui temporadas bem definidas, que vão entre os meses de dezembro e abril. De quebra, a praia é dona do visual mais famoso da ilha, com vista para o Morro Dois Irmãos!

Prainha: contato com a natureza e muito surf em Itacaré

Prainha - Itacaré
Rodeada por coqueiros, praticamente deserta e de mar azul, a Prainha é um reduto de positividade em Itacaré

Escondida entre a vegetação da Mata Atlântica, a Prainha, em Itacaré, na Bahia, não é só umas das praias mais bonitas do Brasil, como também uma das melhores para surfar. O cansaço fruto da trilha que começa na Praia da Ribeira, é recompensado com um visual paradisíaco e boas ondas. O lugar é ideal para aqueles que buscam contato direto com a natureza e praias mais virgens, além de ser o pico perfeito para surfistas que preferem um crowd (área de surf) mais vazio.

Por lá, as ondas são fortes e constantes, e formam tubos cristalinos na direita e esquerda em dias clássicos. A Prainha possui estrutura mínima e a dica é levar lanches e bebidas – não esqueça de recolher seu lixo!

Interessou? O Zarpo oferece excelentes opções em Itacaré. A charmosa Pousada A Casa de Gabriella está a 700 m da Praia da Concha e conta com piscina ao ar livre com hidromassagem, bar e salas lounge. Já a Pousada Tãnara está na Praia da Tiririca e dispõe de empréstimo de jogos, livros e equipamentos para frescobol, além de serviço de massagem com custo à parte. Ambas oferecem café da manhã incluso na tarifa e estão a cerca de 4 km da Prainha.

Itaúna: uma das melhores praias para surfar no Brasil fica no Rio!

Itaúna - Rio de Janeiro
Conhecida como “Maracanã do Surf”, Itaúna é a praia mais famosa de Saquarema, no Rio de Janeiro

Considerada a capital brasileira do surf, Saquarema oferece boas ondas em praticamente todas as suas praias. Entre os picos mais disputados, vale destacar Itaúna. A praia reúne surfistas intermediários e profissionais, normalmente durante a primavera e o outono. As ondas chegam a aproximadamente 12 pés, o que equivale a cerca de 3 m.

O mar de água azul esverdeada possui fundo pedregoso e de areia, facilitando a formação de ondulações perfeitas e que quebram muito bem. Este cenário justifica o porquê de Itaúna ter sido selecionada para ser a sede brasileira no famoso campeonato WSL (World Surf League) em 2017 e 2018. O local ainda oferece boa infraestrutura turística e é ideal também para praticantes de bodyboard e pesca esportiva.

Interessou? Hospede-se no Casa & Mar Colonial. Localizado em Maricá, a cerca de 30 km de Itaúna, o hotel oferece café da manhã incluso, piscina ao ar livre, terraço com vista para o mar e lounge. Os hóspedes possuem ainda acesso ilimitado ao Casa & Mar Wellness, hotel da mesma rede situado a 200 m, com piscina de borda infinita de frente para o mar e SPA.

Itacoatiara: a melhor praia para surfar em Niterói

Itacoatiara - Rio de Janeiro
Cercada pela Serra da Tiririca, Itacoatiara é referência também na prática de bodyboard

Ainda em território fluminense, outra praia que deve ser incluída na lista de melhores praias para surfar no Brasil é Itacoatiara. Durante a primavera e outono, quando as ondas ficam maiores e mais fortes, o crowd fica intenso e as milhares pranchas colorem o mar. Cenário perfeito para surfistas de nível intermediário e profissional, suas águas são cristalinas e de fundo arenoso, facilitando a formação de tubos.

A praia aguenta qualquer tipo de ondulação e apresenta três pontos bem definidos. No Costão, extremo esquerdo da praia, predominam as esquerdas. O Meio possui ondas para as duas direções. No Pampo, extrema direita da praia, as direitas funcionam muito bem. Além do mar, fazer uma trilha até o Costão ou Pedra do Elefante são passeios que valem a pena!

Itamambuca: pérola de SP entre as praias para surfar no Brasil

Itamambuca - Ubatuba
Ideal para aqueles que desejam praticar o esporte de forma rápida, Itamambuca conta com escolinha de surf

Outra representante do sudeste, Itamambuca não é só uma das melhores praias para surfar no Brasil, como uma das queridinhas do Litoral Norte paulista. Localizado em Ubatuba, cercado pela Mata Atlântica e totalmente preservado, o local está entre os 100 principais picos de surf do mundo. A vantagem desta praia é que o mar é propício tanto para profissionais quanto para iniciantes.

As melhores ondulações vêm do sul e as longas direitas possibilitam ótimas manobras. Em geral predominam as marolas (ondas pequenas) mas, dependendo da tábua de marés e nível do mar, rolam até alguns tubos! O crowd por lá é extenso e bem espalhado, e a melhor época para ir é durante o outono e primavera. Uma dica é também aproveitar o rio que dá nome ao lugar e deixa o cenário ainda mais exuberante.

Interessou? Hospede-se no Refúgio do Corsário. Integrado à Praia da Fortaleza, a cerca de 35 km de Itamambuca, o hotel conta com café da manhã incluso na tarifa, servido no Salão 7 Mares. A infraestrutura dispõe ainda de piscina de frente para o mar com espreguiçadeiras, salão com mesas para leitura e bilhar, kids’ room e serviço de praia que oferece cadeiras, guarda-sóis e toalhas de praia.

Maresias: referência no surf mundial

Maresias - São Sebastião - Praias para surfar no Brasil
Maresias dispensa comentários. Berço de um dos maiores surfistas do mundo, a praia é referência mundial

Impossível falar do Litoral Norte de São Paulo sem mencionar Maresias, a mais badalada de São Sebastião. Considerada uma das melhores praias para surfar no Brasil e no mundo, o local ganhou notoriedade por ser onde Gabriel Medina, campeão mundial, aprendeu e praticou o esporte durante toda sua vida.

De atmosfera jovem, a praia é um reduto de excelentes surfistas e o crowd lá é intenso. Ainda que seja conhecida por suas ondas fortes e tubulares, a praia funciona bem para todo o tipo de ondulação e sua extensão abriga também ondas tranquilas para iniciantes. Com excelente infraestrutura, o local é palco de campeonatos de surf e, ao cair da noite, conta com ótimas baladas e bares.

Interessou? Hospede-se no Ciribaí Praia Hotel. Localizado em Paúba, a menos de 2 km da badalada Maresias, o hotel oferece café da manhã incluso na tarifa e sua infraestrutura conta com restaurante, bar da piscina, piscinas de uso adulto e infantil com aquecimento ecológico, campinho de futebol, quadra de vôlei e, com custo à parte, massagens relaxantes e agendamento de trilhas ecológicas e passeios de escuna.

Praia da Joaquina: dunas, mar e muito surf em Florianópolis

Joaquina - Florianópolis - Praias para surfar no Brasil
Descoberta por surfistas, a Praia da Joaquina já sediou importantes campeonatos de surf

O Sul também abriga algumas das melhores praias para surfar no Brasil. Em Florianópolis, a Praia da Joaquina ganhou fama por volta de 1970, sendo palco de diversos campeonatos nacionais e internacionais de surf. Carinhosamente chamada de “Joaca”, é recomendado para todos os níveis de surfistas. Assim como a maioria das praias brasileiras, o fundo da Joaquina é de areia (beach break) e as ondas variam de 1 a 12 pés, equivalente a meio metro e 2m, com boa formação para as duas direções (esquerda e direita).

O crowd é intenso e constante, e o pico é ótimo em todas as épocas do ano – para profissionais, é recomendado o outono e inverno. A praia oferece boa infraestrutura turística e dá até para surfar fora d’água nas Dunas da Joaquina, muito procurada para a prática do sandboard, um esporte criado na própria cidade de Florianópolis como uma alternativa para os surfistas quando o mar não estava bom.

Interessou? Hospede-se no Costão do Santinho Resort. Localizado em frente à Praia do Santinho, a cerca de 26 km da Praia da Joaquina, o resort oferece incrível experiência All-Inclusive, servida em seis restaurantes e quatro bares. O lazer se divide em oito piscinas, campo de futebol, Costão Games, kids’ club, arco e flecha, discoteca e muito mais. Mediante custo à parte, os hóspedes podem fazer aulas de surf!

Praia do Rosa: um dos destaques do litoral catarinense

Praia do Rosa - Santa Catarina - Praias para surfar no Brasil
O centrinho da charmosa Praia do Rosa conta com lojas de roupa de surf, bons restaurantes, bares e sorveterias

Charme e atmosfera hippie caracterizam uma das melhores praias para surfar no Brasil. Estamos falando da Praia do Rosa, um verdadeiro paraíso em Imbituba, a 90 km de Florianópolis. Queridinha dos surfistas, o local é referência no assunto e muito procurada por aqueles que curtem a verdadeira vibe praiana. São cerca de 2 km de extensão, com ondas gordas e largas, variando entre 2 e 6 pés. As melhores acontecem durante o outono e inverno e, por conta da badalação, possui o maior crowd da região.

O Rosa é dividido em dois pontos: o Rosa Norte possui ondulações acompanhadas pelo vento Nordeste, perfeitas para manobras e com esquerdas ótimas. Já o Rosa Sul quebra bem com ondulações guiadas pelos ventos do Sul, com ondas mais tubulares e fortes, perfeitas para manobras mais radicais. Outro destaque do lugar é que, durante o inverno, as baleias-francas enfeitam o mar e podem ser vistas da praia ou em passeios de barco.

Praia do Silveira: referência para surfar no Brasil, em Garopaba

Praia do Silveira - Garopaba - Praias para surfar no Brasil
Abrigo de boas ondas, o público da Praia do Silveira é formado, majoritariamente, por surfistas

Sem bares ou quiosques, quase deserta e cercada por muito verde. Este é o cenário da selvagem Praia do Silveira, em Garopaba. A cerca de 90 km de Florianópolis e com 2 km de extensão, é considerada uma das melhores praias para surfar no Brasil tanto pela formação, quanto pelo tamanho das ondas.

Palco de diversos campeonatos, o mar do Silveira é de fundo pedregoso, o que auxilia na criação de ondas fortes e tubulares. O canto direito da praia é o melhor para a prática do esporte, enquanto o canto sul possui um riozinho que se liga ao mar. Exuberante e majestosa, possui areia fofa, grossa e com resquícios de conchas. A Praia do Silveira é também um local de desova da tainha, sendo comum encontrar diversos apaixonados pela pesca artesanal.

Interessou? Hospede-se no Silveira Ecovillage. Localizado a cerca de 800 m da Praia do Silveira, oferece terraço panorâmico, café da manhã incluso na tarifa, duas piscinas, gazebo para meditação, sauna, recepção 24h e serviço de massagem com custo à parte.


É praticante do surf? Então conte para a gente nos comentários abaixo quais são as suas praias preferidas para pegar onda. E não deixe de conferir a seleção de hotéis no litoral no site do Zarpo!

Autor

Amante do ecoturismo, a natureza é sempre seu destino preferido! Viaja para recarregar as energias, conhecer pessoas, trocar experiências e voltar para casa com um pouquinho de cada lugar dentro de si.

Escreva um comentário