Zarpo Magazine

Entre São Paulo e Rio de Janeiro, Ubatuba encanta até os mais exigentes, com 100 km de costa litorânea e mais de 100 praias. A cidade é refúgio tanto para os paulistas cansados dos ares caóticos da megalópole, quanto para os cariocas em busca de praias menos badaladas. Para facilitar a escolha e descobrir qual é a sua cara, listamos as 12 melhores praias de Ubatuba

Tem para todos os gostos! Confira a seguir. 

Home - Slider 1

As praias com melhores paisagens de Ubatuba 

Praia do Félix, da Concha e do Português

Vista geral Praia do Félix, uma das melhores praias de Ubatuba
Com piscinas naturais e ondas agitadas, o mar azulado da Praia do Félix agrada a todos | Hellen Cerqueira

Em meio à Mata Atlântica, com suas belezas, diversidade de fauna e flora preservadas, está a Praia do Félix, uma das melhores de Ubatuba. O acesso é por dentro de um condomínio, que fica próximo a um posto da Polícia Rodoviária. Com areia branca, lisa e mar de águas azuis esverdeadas, as ondas do mar são calmas formando piscinas naturais em alguns trechos que possibilitam a prática de mergulho. Do lado esquerdo estão as ondas mais agitadas, além alto do mirante de onde é possível apreciar a paisagem da praia e de algumas ilhas próximas.

Vista geral da Praia da Concha, uma das melhores de Ubatuba
A Praia da Concha é um paraíso, com areia colorida pelas conchas e águas transparentes | Hellen Cerqueira

Estenda o passeio até a Praia da Concha, acessível por uma trilha de cerca de 10 minutos a partir da Praia do Félix. O mar é transparente e calmo, e as famílias aproveitam sem preocupações, e a areia é colorida, formada por conchas de todos os tamanhos. Os pequenos se divertem escolhendo suas conchas preferidas para levar embora. No canto direito da Praia do Félix tem ainda uma trilha até a pequena Praia do Português. Cercada por dois paredões rochosos, ela é composta por coqueiros, areia reluzente e mar esmeralda que parece uma piscina de tão calmo. É um paraíso dentro de outro!

Descubra 10 praias para ir com crianças

Praia Brava

Vista aérea da Praia Brava, em Ubatuba
Quase deserta e cercada pela natureza, a Praia Brava encanta os turistas com sua calmaria e mar azulado

Acessível por uma trilha tranquila, a Praia Brava é mais uma maravilha de Ubatuba. Na chegada, avista-se a imensidão do mar e uma extensão praticamente deserta. Não há quiosques ou restaurantes, afinal, a preservação da natureza é prioridade. Em alguns trechos da areia, existem pigmentos escuros, por causa das plantas que caem das árvores, e em outras áreas a cor creme dá o toque especial à areia lisa.

Praia das Toninhas

Vista mar da Praia das Toninhas, uma das melhores de Ubatuba
Visitada por golfinhos no início do verão, a Praia da Toninhas é perfeita para as famílias | DeyvesMartins/CC BY-SA

Toninhas está entre as melhores praias de Ubatuba. Ideal para quem curte agito, tanto na água, quanto na areia e na orla, o praia agrada a todos com extensa faixa de areia, mar colorido por surfistas de um lado e banhistas do outro, bons quiosques e restaurantes. O nome surgiu graças às visitas de golfinhos da espécie toninha, existentes apenas no Atlântico Sul, que no início do verão costumam migrar para as águas quentes da praia para acasalar, encantando os turistas.

Para curtir as praias melhores praias de Ubatuba, hospede-se no destino! No Zarpo é possível reservar a Pousada Port Louis, que fica a divisa de Caraguatatuba e Ubatuba, a 190 km de São Paulo, com café da manhã incluso, piscina, recreação infantil e mais. Tem ainda o Refúgio do Corsário, hotel à beira-mar com serviço de praia, piscina, playground e mais.

As praias mais exclusivas de Ubatuba 

Praia do Bonete

Vista mar da Praia do Bonete, em Ubatuba
Praticamente exclusiva, a Praia do Bonete é umas das melhores de Ubatuba | Matheus Usero/CC BY-SA

Após uma trilha de cerca de 40 minutos, que começa no canto esquerdo da Praia da Lagoinha, com percursos que variam à beira-mar e por dentro da Mata Atlântica, encontre um espetáculo quase particular: a Praia do Bonete. Quem preferir também pode chegar através de um passeio de barco. Ela é a quarta praia da Trilha da Sete Praias, e possui extensa areia branca e mar azulado com águas claras e levemente agitadas. O cenário selvagem e praticamente deserto compensa qualquer esforço!

Praia Deserta e Praia do Cedro 

Areia e mar da Praia Deserta, em Ubatuba
Fazendo jus ao nome, a Praia Deserta é pouco explorada pelos turistas e exala tranquilidade

Com mais 30 minutos de caminhada, a próxima da trilha é até a Praia Deserta, que, como o nome já entrega, te fará se sentir quase como um náufrago. Separada da Deserta por algumas pedras, encontramos a Praia do Cedro, outro paraíso de águas cristalinas e areia clarinha, uma das melhores praias de Ubatuba. É possível chegar nela também de carro, bastando descer até a praia por uma caminhada de cerca de 10 minutos. A faixa de areia é pequena e está sendo ao poucos preenchida por turistas, que aumentam o fluxo durante a alta temporada. Ainda assim, o clima é de exclusividade. 

Praia Domingas Dias 

Vista mar da Praia Domingas Dias, uma das melhores de Ubatuba
Em meio às amendoeiras e com apenas 400 m, a Praia Domingas Dias reserva mar calmo e cristalino

A tranquilidade reina na Praia Domingas Dias. Talvez, quando Jorge Ben Jor cantou “ficar mais um domingo sem Dumingaz seria demais”, foi porque ele também caiu nos encantos deste pequeno pedacinho de paraíso. São 400 m de mar calmo e cristalino, areias brancas e macias e pouco frequentadas, devido ao acesso escondidinho, feito através de um condomínio fechado, a partir de uma saída na Praia do Lázaro. Os morros que cercam a praia podem ser apreciados à sombra das amendoeiras, sem sair da areia. Uma das melhores praias de Ubatuba para quem quer sossego e mar calmo é, sem dúvidas, a Domingas Dias!

Praias no Litoral Norte de SP que não podem faltar no roteiro

As melhores ondas de Ubatuba

Praia de Itamambuca

Mar e natureza da Praia de Itamambuca, em Ubatuba
Pano de fundo para competições de surfe, a Praia de Itamambuca reserva ondas fortes em meio à Mata Atlântica

A Praia de Itamambuca é palco de competições de surfe nacionais e internacionais. A praia é deserta e selvagem, de areias fofas, mar azul esverdeado e ondas intensas que convidam os surfistas. Os aventureiros podem andar pelas trilhas em meio à Mata Atlântica e encontrar diferentes espécies de plantas e aves. De encontro com o mar e no canto direto da praia está o Rio Itamambuca, com uma experiência contrária da agitação do mar. É possível mergulhar com tranquilidade e ficar com as crianças na calmaria da água doce. A infraestrutura turística da praia também é excelente. 

Praia Vermelha do Norte 

Vista geral da Praia Vermelha do Norte, em Ubatuba
A Praia Vermelha do Norte, de mar de tombo e areia macia, também tem lugar cativo no coração dos surfistas

A pouco mais de 7 km do centro de Ubatuba, em direção à Paraty, a Praia Vermelha do Norte é mais uma das queridinhas dos surfistas e melhores de Ubatuba. Conta com areia dourada e macia, ideal para corridas e caminhadas. O nome da praia vem dos trechos em que a areia escurece adquirindo tom avermelhado. O mar verde azulado é também de tombo, convidando à prática de surf e redobrando a atenção dos banhistas. Para banhos de mar, opte pelo canto direito da praia, onde a correnteza é mais calma. A estrutura é completa, com área para estacionamento, quiosques e restaurantes para servir os visitantes.

Praia da Sununga

Vista mar a partir da gruta da Praia da Sununga, em Ubatuba
Repleta de lendas regionais e natureza exuberante, a Praia da Sununga é perfeita para prática de surf e skimboard

Do lado esquerdo da Praia do Lázaro o turista encontra mais uma das melhores praias de Ubatuba, a pequena e gostosa Sununga! A curta faixa de areia, o mar esverdeado de ondas fortes e a vista para o morro do corcovado formam um cenário de cartão-postal. As ondas atraem a galera do surf e do skimboard. A praia também é de tombo, e os “caldos” nela são frequentes! No fim da praia a pequena “Gruta que chora” verte água, envolvendo mistérios e lendas regionais. 

Descubra as melhores praias para surfar do Brasil


Gosta de esportes, privacidade ou cenários exuberantes? Independente da resposta, as melhores praias de Ubatuba têm o que você precisa! E para se hospedar com excelentes tarifas, cadastre-se no Zarpo.

Hellen Cerqueira

Em busca de aventuras, suas viagens são para conhecer novas culturas e experimentar comidas típicas e bebidas artesanais. Na dúvida, as praias são sempre sua escolha preferida!

16 Comentários

  1. Passei meu Carnaval na praia das Toninhas e foi incrível! Preciso conhecer o restante de Ubatuba!

  2. Thais Cristina Responder

    Sempre vou para Ubatuba, conheço as 3 praias e a Domingas é maravilhosa mesmo.

  3. Olha Amo a Domingas, cresci indo nela, amava ver os sites na areia. Ano passado fui com marido e as crianças, estávamos todos na água eu com o bb de 6 meses no colo e o marido com as outras duas, estavamos no raso pra dar pé para a mais nova com 4 anos… Eis que um onda maior que meu marido que mede 1.98 derrubou todos nós e os outros banhistas, perdi o bebê na água, foram minuto de terror… Em anos de domingas nunca vi nada parecido, nem na pousada que estávamos nunca tinha ouvido um relato assim, domingas quebrou meu coração, e foi riscada da lista dessas férias!!!

  4. vou a ubatuba faz 10 anos e ainda não conheço mais que 20 praias , cada uma mais bela que a outra , faltam umas 50 pra preencher meu curriculo de apreciador de praias maravilhosas

  5. Praia das Toninhas é maravilhosa!! Nasci e passei minha infância lá e não poderia ter sido melhor, hoje estou longe do litoral, mas a Toninhas me rende bons sentimentos, sempre me emociono quando estou lá. Dica: O mirante que fica entre a praia das Toninhas e a Praia Grande é perfeito para observar as tartarugas marinhas.

  6. Jose Francisco Ribeiro Frugis Responder

    oi bom dia a todos a praia vermelha do sul também e muito linda vale conferir porem a lei la e de respeito a natureza sem abusos sem por favor
    a praia e muito linda vale conferir

    • Raíssa Araujo Responder

      Respeito à natureza sempre! 🙂
      Obrigada por ressaltar esse cuidado aos nossos leitores. Viajar é maravilhoso, mas, também temos que preservar as belezas do Brasil.

  7. eita ubatuba, lugar lindo, paradisiaco e que me da vontades de fazer loucuras… sou dodinha pra ir ai conhecer esse lugar lindão de se ver!

  8. Ubatuba é realmente maravilhosa. Alem das praias, Domingas dias por sinal, minha favorita, recomendo as ilhas de Prumirim e Ilha das Couves. Verdadeiros paraisos.

Escreva um comentário