Os deliciosos perfumes das flores dos jardins de Goiânia mostram o porquê a moderna cidade é uma das melhores em termos de qualidade de vida. Para se ter uma ideia, é um dos municípios brasileiros que tem o maior número de área verde por habitante (94 m²). Não é à toa que ela é considerada a “Capital Verde do Brasil”!
Suas ruas estreitas e grandes avenidas expõe as grandes obras espalhadas pelos bairros, e não escondem a cultura esplendorosa da capital com seus museus, cinemas, galerias de arte, bosques e centros culturais que diferenciam a cidade. Goiânia é um espetáculo como rota de viagem para quem é sofisticado e amante da cultura. Suas delicadas arquiteturas unidas à grande área verde mostram como a cidade é cheia de mistérios, que podem ser desvendados por você.
Venha para o Zarpo e receba as melhores ofertas para curtir Goiânia
Cultura que dá gosto
Quem passa pela Rodovia dos Romeiros, fica impressionado com os 14 Painéis da Via Sacra que tem 16 km de extensão com uma exposição a céu aberto, que por sinal, é a maior do mundo. O autor dessas belezinhas é Omar Souto, que quis retratar momentos da vida de Jesus Cristo em painéis de concreto e alvenaria. Todas as obras juntas formam praticamente um altar e são iluminadas para destacar seus pontos fortes, que, diga-se de passagem, são muitos…
Mas, não podemos esquecer o grande símbolo da cidade, o Monumento às Três Raças, representa a união do negro, branco e índio, que juntos formaram a miscigenação, muito presente no povo de Goiânia. O monumento se encontra no Centro da cidade, e quem vai visitá-la não pode deixar de ver!
No Bosque dos Buritis você vai encontrar uma ampulheta de cinco metros de altura e 500 toneladas (não se assuste!). Dentro dela pode-se encontrar um pouco de terra de cada país, o que significa a união dos povos. Foi criada pelo artista Siron Franco, que se preocupava com a paz mundial.
Aproveite para visitar também o MAC (Museu de Arte Contemporânea) que tem um acervo de mais de 500 obras! Também se encontra no local a Escola de Artes Visuais e o Balé do Estado, que nem preciso dizer que fazem valer o ingresso. Outra opção é o Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga, com artigos que contam a história da região.
Se não gosta muito de museus, pode ver alguma peça teatral em um dos teatros mais tradicionais e nobres da cidade, o Teatro Goiânia. É um dos pontos turísticos que faria uma grande falta caso não fosse incluso na lista de passeios. A bela arquitetura do Espaço Cultural Oscar Niemeyer atrai o público jovem, pois oferece uma pista de patinação, além de shows e feiras gastronômicas que tornam o lugar um ponto de encontro entre os goianos. E por que não entre os visitantes?
Gostinho de cultura no ar…
A culinária goiana não pode deixar de lado o famoso pequi. Para quem não conhece, ele é um frutinho amarelo que faz sucesso nos mais variados pratos típicos da região, como o Arroz com Pequi, que aposto que mesmo sem ter ido para Goiânia, você já deve ter ouvido falar.
Mas, esse não é o único prato que leva o ingrediente mais desejado da cidade. A Galinhada, feita tradicionalmente em ocasiões especiais, leva na receita arroz, frango, pequi e cúrcuma. Vale a pena experimentar essas delícias que deixam qualquer um com água na boca.
Apaixone-se pela luz do luar… E aproveite para fazer umas comprinhas!
A brisa fresca da noite pode ser aproveitada enquanto você desfruta de mais de 122 feirinhas que vendem desde artesanatos até doces e salgados típicos da região. A mais famosa delas é a Feira da Lua, que se torna o point dos adolescentes. Quem prefere uma pegada mais hippie vai adorar a maior Feira Hippie da cidade, que conta com mais de 6.884 feirantes! Dá pra fazer a festa… E quem sabe entender mais um pouco desse mundo hippie em Goiânia!
Se preferir fazer suas compras em um lugar mais reservado, coberto e com ar condicionado (nos dias de calor seria uma ótima escolha), pode visitar os vários shoppings da cidade. Um dos mais charmosos é o Shopping Bougainville, moderno e sofisticado, com 120 lojas que você pode usar e abusar com tranquilidade.
Muito, muito verde em Goiânia!
Para passear com a família, com o amor ou fazer exercícios, nada como uma área verde para se sentir mais saudável e de bem com a vida. Em Goiânia, você vai ficar um pouco indeciso na hora de escolher um parque para visitar, afinal são 32 parques e bosques, uma relação de amor e muito verde envolvido.
Curiosidade de “GYN”
Se o turista chegar à cidade de avião, vai conseguir entender porque os goianos apelidaram sua cidade de “GYN”. A explicação está no próprio aeroporto, essa palavra é uma abreviação internacional de Goiânia, mas como não se pode repetir a sigla “GOI” que já existe em outro país, criaram a “GYN”, a partir daí os moradores locais apelidaram a cidade com esse nome. Bem fofinho, não é?
Para quem exige muito conforto e qualidade
O Hotel Blue Tree Premium Goiânia é uma das melhores opções de hotéis da cidade. Isso porque ele foi premiado com o Certificado de Excelência pelo TripAdvisor e fica em um dos bairros mais nobres, próximo ao Shopping Bougainville e aos pontos turísticos de Goiás.
Muita comodidade e elegância, o hotel oferece um delicioso e diverso café da manhã que está incluso na tarifa, oferecido pelo restaurante The Blue. Aos sábados é preparada uma feijoada que tira suspiros dos hóspedes.
Com quartos amplos e modernos, você vai poder descansar e se sentir um rei, depois de ter utilizado a sauna e ter dado um mergulho da magnífica piscina do hotel, que também conta com um estruturado fitness center e 9 salas de eventos. O lobby é um lugar que não pode deixar de ser visitado, com muitos drinks a disposição do cliente, quem não quer aproveitar para degustar alguns drinkzinhos?
Lembra de alguns lugares cobiçados de Goiás que citei acima? Eles ficam a poucos metros do hotel, uma caminhada para chegar nesses locais seria uma alternativa de praticar exercícios e aumentar seu âmbito cultural. O parque mais próximo é o Vaca Brava, que fica a 3 km do hotel, e para chegar na Feirinha da Lua, é preciso andar aproximadamente 500 metros. Não tem como resistir a esse lugar…
Foto de capa: Victor Camilo/CC-BY-ND Flickr