O oitavo mês do ano continua no inverno, o que significa que as cidades do Sul e do Sudeste são marcadas por baixas temperaturas. Mas se você quer aproveitar o calorão, por exemplo, o período de chuvas em muitas regiões do Nordeste já acabou nesta época, garantindo sol a pino e muita praia a quem ainda tem dúvidas de para onde viajar em agosto.

Já se a intenção é curtir águas internacionais, as ilhas do Sul do Caribe são as opções mais seguras – e livre de furacões –, com destaque para Curaçao. Em contrapartida, os amantes de neve ainda podem curtir a alta temporada em Bariloche, na Argentina, que termina também neste mês.

Tudo isso levando em conta o período de volta às aulas, que configura a baixa temporada em muitos lugares. Bora preparar as malas? O Zarpo tem preços especiais para você viajar!

Destinos de inverno para viajar em agosto

Chegou a hora de escolher o local perfeito para suas férias. Mas, para onde viajar em agosto? O inverno prevalece e a procura pelas cidades serranas aumenta. Saiba a seguir qual destino combina com seu estilo de viagem!

1.Monte Verde,
em Minas Gerais

Para onde viajar em agosto: conheça Monte Verde.
Paisagens de imensos vales emolduram Monte Verde.

Se não sabe para onde viajar em agosto, a cidade de Monte Verde, em Minas Gerais, é uma ótima opção. Temperaturas máximas de 20ºC durante o dia e mínimas de 6ºC à noite estabelecem um clima que combina perfeitamente com a natureza charmosa da Serra da Mantiqueira, assim como com noites de fondues, massas e uma boa taça de vinho. 

Para além da gastronomia mineira, inclua no roteiro da viagem passeios de jipe e quadriciclos, clássicos na cidade. Os trajetos costumam passar por trilhas, serras, cachoeiras e também regiões vizinhas – uma ótima opção para conhecer o que há de melhor em Monte Verde enquanto se diverte. 

Descubra outros destinos incríveis com clima elegante de inverno na América do Sul.

Ainda nos atrativos radicais, é por lá que está a Megatirolesa, uma das maiores da América Latina! São 450 m feitos sobre um vale de eucaliptos a 65 m de altura, podendo chegar a 60 km/h. A atração fica na Fazenda Radical, a cerca de 7 km do centro.

Onde se hospedar em Monte Verde? Sinônimo de paz, natureza e bem-estar, o a Pousada Cantinho da Natureza fica a apenas 2h de São Paulo, tem café da manhã incluso na tarifa e se destaca pelas montanhas nos arredores, além do clima romântico e dos chalés aconchegantes.

2. Poços de Caldas,
em Minas Gerais

Para onde viajar em agosto: conheça Poços de Caldas.
Conheça Poços de Caldas e suas águas termais com propriedades benéficas à saude.

Ainda em território mineiro está situada uma das melhores estâncias hidrominerais da América Latina. Poços de Caldas faz a junção perfeita entre bem-estar aquático e clima montanhês de inverno, que conquista famílias e casais em busca de um refúgio para as férias.

Balneários estão espalhados pela cidade e oferecem banhos de imersão nas deliciosas águas termais, que atingem os 40ºC. Instalada em um prédio de arquitetura em estilo neorromano, a Thermas de Antônio Carlos é a casa de banho mais ilustre da região.

Veja um post completo de onde se hospedar em Poços de Caldas.

Outras atrações imperdíveis são os jardins do Recanto Japonês, a romântica Fonte dos Amores e os 10 metros de queda d’água da Cachoeira Véu das Noivas. E, para conhecer o Cristo Redentor de Poços de Caldas, está incluso um passeio de teleférico!

Onde se hospedar em Poços de Caldas? A mistura perfeita entre lazer, culinária típica e clima interiorano caracteriza o Hotel Fazenda Poços de Caldas, uma hospedagem com pensão completa e complexo aquático com piscinas climatizadas e aquecidas!

3. Campos do Jordão,
em São Paulo

Para onde viajar em agosto: conheça Campos do Jordão.
Charme, diversão e clima de romance no ar: isso é Campos do Jordão!

Se ainda não sabe para onde viajar em agosto, que tal apostar em um clássico? Campos do Jordão, cidade a 180 km de São Paulo, é destino cheio de charme e atrações para todos os gostos e idades. Agosto é o último mês para curtir o friozinho na Serra da Mantiqueira, além de estar fora da altíssima temporada, que acontece em junho e julho.

Comece os passeios pela Vila Capivari, onde estão as principais lojas de malhas, chocolates e lembrancinhas, além de restaurantes e do Parque Capivari, com roda-gigante, tirolesa, palco de eventos e lago com pedalinhos. Para quem viaja sem crianças, uma ótima opção é fazer o tour na Fábrica da Baden Baden, com direito à degustação.

Confira uma lista com alguns dos melhores hotéis em Campos do Jordão.

Já para famílias que estão com os pequenos, o próximo passeio pode ser ao Parque Tarundu, um espaço de lazer de 500 mil m² com tirolesa, arvorismo, cama elástica e muito mais. Por fim, não deixe de conhecer o Parque Amantikir! São 60 mil m² de jardins inspirados em vários lugares do mundo. 

Onde se hospedar em Campos do Jordão? Quem busca a tranquilidade das paisagens nas montanhas vai adorar o Castelo Nacional Inn, hotel com próximo ao centro. São duas piscinas cobertas, quadra de tênis, cinema e sala de jogosa, além de academia, sauna e massagens.

4. Gramado,
no Rio Grande do Sul

Para onde viajar em agosto: conheça Gramado.
Chegou a hora de apreciar a 52º do Festival de Cinema de Gramado!

Não é surpresa que Gramado, no Rio Grande do Sul, é uma excelente opção de destino para aproveitar a temporada de inverno. E é de senso comum que as baixas temperaturas são um grande chamariz no destino, embora o verão também seja época perfeita para curtir por lá.

Em agosto, o destaque, contudo, vai para a 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece, em 2025, de 13 a 23/08. O festival é realizado anualmente no Palácio dos Festivais e apresenta curtas e longas-metragens nacionais, além de premiar os melhores. 

Planeje-se para curtir o Natal Luz em Gramado, um dos eventos mais bacanas do destino.

Já na cidade, vale a pena conhecer seus principais pontos turísticos, como a Av. Borges de Medeiros, onde encontra-se a Rua Coberta, a Paróquia de São Pedro Apóstolo e o próprio Palácio dos Festivais. O Lago Negro também merece visita, onde é possível fazer o tradicional passeio de pedalinho.

Onde se hospedar em Gramado? O Zarpo tem excelentes hotéis em Gramado, como o Wyndham Gramado Termas, que garante estadia com lazer, conforto e praticidade. Tem três piscinas e seis jacuzzis de águas termais, kids club, cinema, salão de jogos e mais.

Bariloche, na Argentina

Para onde viajar em agosto: conheça Bariloche.
Passeios e práticas de esportes na neve são chamariz em Bariloche.

Encerrando a lista de inverno com chave de ouro, nada melhor do que um destino conhecido por montanhas cobertas de neve e atividades esportivas radicais! Bariloche, na Argentina, é imperdível em qualquer época do ano, contudo, ganha um brilho a mais em agosto, quando a possibilidade de encontrar neve é garantida.

Temperaturas mínimas de 0ºC e máximas de 5ºC tomam conta da cidade, tornando-a uma sede para a prática de esportes de inverno. Há alguns complexos de esqui, snowboard e patinação do gelo próximos ao centro, como o Cerro Catedral.

Aproveite o máximo da Argentina se inspirando com uma lista de hotéis no país.

A culinária também é destaque e remete ao charme de Buenos Aires! Os principais restaurantes estão localizados ao longo da Av. Bustillo, onde visitantes encontram pratos típicos da Patagônia, churrascarias, bares, cervejarias artesanais, lojas de chocolate e mais. 

Onde se hospedar em Bariloche? O Llao Llao Resort, Golf & Spa tem três piscinas climatizadas, quadras, atividades de bem-estar e ao ar livre, como pilates, yoga, arco e flecha e muito mais. Aproveite também um delicioso café da manhã.

Destinos tropicais e de clima ensolarado no mês de agosto

Não sabe para onde viajar em agosto e quer fugir do frio? Diversas praias do litoral brasileiro e do Caribe estão com temperaturas amenas e climas livres de chuvas! Confira as opções abaixo e selecione a melhor para suas férias!

Lençóis Maranhenses, no Maranhão

Para onde viajar em agosto: conheça os Lençóis Maranhenses.
As dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses são patrimônio mundial.

Recentemente declarados como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, os Lençóis Maranhenses compõem um dos mais fascinantes cenários nacionais! O Parque Nacional está a 270 km de São Luís, em uma área de 155 mil hectares.

A melhor época para conhecê-los é nos meses de julho e agosto, quando as lagoas estão cheias após a temporada de chuvas e o número de turistas cai. Os passeios turísticos são realizados por agências credenciadas em veículos 4×4, que partem das cidades de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

Confira dicas incríveis de um roteiro por Lençóis Maranhenses e São Luís.

Vale uma visita à cidade de São Luís, cidade onde fica o principal aeroporto do estado, local de desembarque de turistas dos Lençóis Maranhenses. No centro histórico, visite o acervo cultural do Palácio dos Leões, a programação do Teatro Arthur Azevedo, o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e a Catedral de São Luís do Maranhão.

Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses? A 200 m da praia e a 2 km do Parque Nacional, o Vila Aty Lodge fica em Atins, uma das entradas para Lençóis Maranhenses. Ele tem café da manhã incluso, piscina ao ar livre, serviço de quarto e recepção 24h.

Jericoacoara, no Ceará

Para onde viajar em agosto: conheça Jericoacara.
Praias de águas cristalinas e clima de vila de pescadores definem Jericoacoara.

Junto dos Lençóis Maranhenses, outro destino ideal – e que também compõe a Rota das Emoções – é Jericoacoara, no Ceará. A 300 km de Fortaleza, “Jeri”, como é chamada, é composta por praias de águas transparentes, areias branquinhas e natureza preservada

A cidade agrada tanto os viajantes aventureiros quanto aqueles que buscam dias de tranquilidade. Se você é do perfil aventureiro, então fica a dica para buscar as agências de turismo que têm empréstimo de equipamento de kitesurf, windsurf e stand up paddle, além de passeios de buggy e quadriciclo. 

Já para quem está em busca de relaxar com os pés na areia, inclua no roteiro a Praia de Jericoacoara, a Praia da Malhada e a Lagoa do Paraíso, dona de águas com várias tonalidades de azul. Também não deixe de conhecer os cartões-postais Pedra Furada e a Duna do Pôr do Sol, ponto perfeito para assistir o entardecer. 

Onde se hospedar em Jericoacoara? A Pousada Naquela Jericoacoara ocupa uma área de  3.000 m² e fica a poucos metros da Praia da Malhada e do centro de Jeri. São destaques seu amplo jardim percorrido por espelho d’água, piscina, espaço de jogos, Spa e pergolado.

Búzios, no Rio de Janeiro

Para onde viajar em agosto: conheça Búzios.
A boemia de Búzios encanta visitantes de todos os cantos.

Localizada na Região dos Lagos, Búzios é uma jóia do Rio de Janeiro! O clima rústico e tropical é marca registrada da cidade e atrai turistas durante a alta temporada. Mas, poucos sabem que o mês de agosto é uma das melhores épocas para uma visita.

Isto é, devido à queda de turistas que circulam pelo destino e da probabilidade de chuvas, o tempo segue firme e ensolarado. É a chance ideal para curtir as praias, das mais famosas às mais exclusivas, porém igualmente sublimes para aproveitar uma folguinha.

Falando em praias, o mar de águas cristalinas cercado pela fauna exuberante compõem um cenário instagramável! A começar pela preservada Praia de Azeda, pelas piscinas naturais de Azedinha e pela Praia da Armação, considerada um dos principais cartões-postais do destino. E, então, restam dúvidas para onde viajar em agosto?

Onde se hospedar em Búzios? A 200 m da badalada Praia de Geribá, o Serena Búzios Hotel serve um saboroso café da manhã, que alegra os dias juntamente da piscina com serviço de bar, da zona de exercícios e do kids club para os pequenos. 

Trancoso, na Bahia

Para onde viajar em agosto: conheça Trancoso.
Trancoso é conhecida por suas falésias e pela atmosfera rústica.

A Bahia é dona de belezas naturais incontestáveis! Praias de águas cristalinas, rica vegetação, culinária de dar água na boca e um alto-astral que não se encontra em outro lugar. E Trancoso confere todos os requisitos, com adicional de ser uma cidade pequena e charmosa, ideal para quem busca por dias de sossego com pé na areia.

O mês de agosto oferece ótimas temperaturas, variando de 21ºC a 28ºC, e baixa probabilidade de chuvas. Ao chegar na cidade, a primeira coisa a fazer é conhecer o Quadrado de Trancoso, praça principal. É lá que estão as famosas casinhas coloridas onde funcionam bares, restaurantes e lojas.

Leia em detalhes sobre os resorts da rede Club Med no Brasil.

Em questão de praias, comece pela região do Quadrado: Praia dos Nativos e a Praias dos Coqueiros, ambas movimentadas e com infraestrutura de quiosques. Ao norte, estão a Praia Rio da Barra e a Praia de Taípe, esta última dona de falésias com quase 50 m de altura. Conheça também a Praia de Itapororoca, com piscinas naturais. 

Onde se hospedar em Trancoso? Quem procura por sofisticação e exclusividade na cidade baiana, pode escolher o Club Med Trancoso, um All-Inclusive repleto de atividades de lazer. O resort fica sobre as falésias da Praia do Taípe e tem vistas privilegiadas do mar

Curaçao, no Caribe

Para onde viajar em agosto: conheça Curaçao.
O clima tropical está a todo vapor nas belas praias de Curaçao!

A ideia de conhecer um paraíso caribenho lhe agrada? A ilha de Curaçao é dona de 40 estonteantes praias de areias brancas banhadas por um mar azul-turquesa, além de bela arquitetura e pontos históricos herdados dos povos portugueses, espanhóis, africanos e holandeses. Sua capital é Willemstad, onde estão os principais atrativos da ilha. 

Em agosto, as temperaturas são altas e a probabilidade de chuvas é bem baixa, ideal para se refrescar nas praias estonteantes do destino. Privadas ou públicas, agitadas ou afastadas, tem para todos os gostos! Destaque para a Playa Porto Mari e a Playa Cas Abao. Outras atividades procuradas são mergulho e snorkel para observar a vida marinha. 

Descubra as melhores praias do Caribe em um post dedicado à região.

Separe também um tempinho para circular pelo centro da cidade, chamado de Punda. É lá que estão as construções históricas holandesas e casinhas coloridas que têm um quê de cidadezinha da Europa. Do centro também saem passeio de barco e buggy, ótimas opções para conhecer vários pontos turísticos de uma vez. 

Onde se hospedar em Curaçao? O Mangrove Beach Corendon é um All-Inclusive à beira-mar com seis restaurantes e cinco bares situados, além de praia privativa, complexo aquático com atrações para crianças, cursos de mergulho, aulas de dança e muito mais.


Depois de tantas dicas, fica fácil decidir qual destino escolher para viajar em agosto! Conte com o Zarpo para encontrar também o melhor hotel para a viagem.

5/5 - (1 avaliações)

Escreva um comentário