A capital espanhola, Madri, é o destino que muitos turistas sonham em conhecer um dia. Os motivos são muitos: a cidade é um centro intelectual e político, um dos símbolos da fé católica, detentora de valioso acervo artístico, gastronomia variada e de qualidade, dona de extensa programação cultural – seja com shows, exposições ou espetáculos – além de ser palco de jogos protagonizados por times como Real Madrid. Por ter uma gama tão grande de atividades e atrações, a Mag atualizou esse artigo com o melhor que essa capital pode oferecer!
Confira a tarifa especial do pacote promocional que o Zarpo tem para Madri
Apesar de ser uma cidade moderna, Madri preserva bairros e ruas históricas, as quais guardam edifícios que fizeram parte do importante passado do país como o Palácio Real de Madrid, a Biblioteca Nacional da Espanha e vários museus. Apesar de ter um rico acervo histórico, seu principal símbolo é a famosa Praça de Cibeles, onde está inserido o belo Palácio das Comunicações e a Fonte de Cibeles.
Madri, também é a cidade do futebol
A capital que é considerada a terceira maior cidade da União Europeia, também mostra que dá a devida importância ao futebol e a seus times que são reconhecidos no mundo inteiro: Real Madrid e Atlético de Madrid. Para quem não sabe, Madri tem um grande centro desportivo chamado Cidade Real Madrid com 1200 mil m², uma verdadeira cidade luxuosa feita para os jogadores do time. Os turistas podem matar a curiosidade fazendo o Tour Bernabéu, por onde os visitantes podem ter uma vista panorâmica do estádio, visitar a sala Melhor Clube da História, a sala Sensações, as Fotomontagens e outras partes do local.
Madri ao ar livre
Repleta de parques verdes, no verão e na primavera, Madri é uma delícia de cidade para curtir ao ar livre! Assista alguma das apresentações de música/teatro/mágica que acontecem no grande Parque do Retiro e alugue um barquinho para ficar à deriva no lago do parque. Caminhe também por entre as muitas amendoeiras floridas do Parque Quinta de Los Moinos.
Parque do Retiro: considerado um museu a céu aberto, esse lugar ocupa uma área imensa repleta de lago, jardins, praças ornamentais com estátuas, fontes, monumentos e construções históricas. Além disso, depois de um tempo passou a sediar um zoológico, uma fábrica de porcelanas da China e um observatório astronômico.
Orla do Rio Manzanares: são 10 quilômetros de extensão que passam por 6 bairros da capital madrileña e 690 hectares de área verde para os moradores e turistas passearem, aproveitarem do romantismo do lugar, pedalarem, praticarem esportes, etc. Pelo percurso que pode ser feito de bicicleta, há parquinhos para as crianças, bares e quiosques à beira do rio.
Playa de Madri: a cidade situada bem no coração da Espanha, não foi agraciada com um litoral, no entanto, o projeto Rio-Madri que enterrou a marginal do rio e transformou seus 13 quilômetros em um lindo parque, também presenteou os madrileños com uma praia artificial. Jatos de água esguicham do chão formando um espelho de água com 3 centímetros de profundidade e no gramado, espreguiçadeiras e guarda-sóis matam, ou amenizam, a carência de mar dos locais.
Casa de Campo: para aproveitar um dia quente na capital, não pode faltar uma visita a esse gigantesco parque, escolher o que fazer nele é como decidir por onde começar a descobrir Madri. Com cerca de 1700 hectares, é possível passear de teleférico, nadar nas piscinas públicas, andar em uma montanha russa radical no Parque de Atracciones, e no Zoo Aquarium morrer de amores por pandas gigantes, golfinhos e lêmures.
Parque del Oeste: nada consegue finalizar melhor um dia de passeios ao ar livre em Madri a não ser, esse parque. Um bela vista para contemplar, o pôr do sol mais lindo da cidade e Debod, o templo egípcio que a Espanha ganhou de presente em 1972.
O triângulo da arte em Madri
A lista de grandes e pequenos museus em Madri também é extensa, o que para os aficionados por arte significa que a capital espanhola é um paraíso repleto de relíquias e obras-primas. Aí mais uma vez o viajante irá se deparar com a dúvida: quais devo visitar? Olha, eu acho que só morando por um tempo na cidade para conseguir conhecer todos, mas conhecer mesmo, apreciar as obras, e não aquelas visitas rápidas.
Então, vou focar as dicas no Triângulo de Ouro da Arte de Madri, um grupo dos três museus mais importantes da cidade, ou seja, o Museu do Prado, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia e o Museu Thyssen-Bornemisza. O nome é uma denominação ao fato da localização dos museus formar um perfeito triângulo. Ao menos os principais da cidade você consegue conhecer e admirar.
Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia: se você é apaixonado pelas belezas das obras do século 20, não deixe de visitar esse lugar e admirar um de seus mais reconhecidos quadros, o Guernica, de Picasso. Do célebre pintor espanhol também tem o famoso “A Mulher de Azul”. O visitante ainda encontra ainda grandes obras de Dalí, Miró e Chillida.
Museu do Prado: lugar ideal para apreciar as pinturas de Velázquez, entre elas, a mais famosa, “As Meninas”. As sombrias “pinturas negras” de Goya também fazem parte do acervo com 7.600 pinturas, mil esculturas, 2.400 gravuras e 6.300 desenhos, do Prado.
Museu Thyssen-Bornemisza: completando a tríade dos museus de Madri, neste estão guardadas obras de artistas dos principais períodos e escolas do século 18 ao 20, tais como Tiziano, Goya, Van Gogh, Caravaggio, Rubens, Klee, Manet, Renoir, Cézanne e muitos outros.
A gastronomia madrilena
A capital da Espanha é um polo gastronômico com excelentes restaurantes e uma culinária cheia de iguarias típicas, tais como tapas, presuntos crus, azeitonas temperadas, tortillas de batatas e mais. Os restaurantes atendem a todos os públicos, desde quem procura ambiente sofisticado, caso do El Club Allard, até quem prefere aquela atmosfera de taberna, neste caso, siga rumo a região histórica de Los Austrias.
As ruas estreitas do bairro concentram várias tabernas subterrâneas, como a Mesón Rincón de la Cava, situada ao lado da Plaza Mayor e que ainda mantém corredores e cavas de uma antiga construção de 1526.
Rua Cava Baja: quando o assunto for tapas de Madri, essa rua do bairro boêmio La Latina, com toda certeza, é o principal lugar para encontrar as iguarias. Um dos melhores estabelecimentos é o Tempranillo, no estilo taberna, dispões de incríveis tapas e uma carta de vinhos muito bem selecionados para acompanhar o aperitivo.
Vibre na noite de Madri
Teatro Kapital: na vibrante capital espanhola, nem mesmo o frio rigoroso do inverno mantém os madrilenos em casa à noite. Esse, é uma das mais famosas boates de Madri, que pelos seus 7 andares é promovido 7 festas diferentes na mesma noite.
Pacha: é claro que não poderia faltar essa balada para compor a vida noturna de Madri, não é mesmo? Se a intenção for conhecer a verdadeira noite madrileña, caia nos agitos dessa boate durante a semana, às quartas ou quintas. Aos finais de semana, fica bastante lotada por conta da quantidade de turistas.
Delírio: o público gay também tem lugar certo para curtir a noite madrileña. O teto é em formato de túnel, lembrando uma caverna. Os Djs animam a noite com sets que vão de música espanhola aos hits gays.
Descubra tudo mais que Madri tem a oferecer com o pacote promocional do Zarpo!
1 Comentário
Pingback: Promoção para Europa – hotéis e passagem! – What2Pack