Em uma ilha, acrescente a gosto praias lindas, banhadas pelo mar azul do Caribe. Adicione mais uma porção de praias com o agitado Oceano Atlântico. Coloque também uma pitada de molho inglês e um povo festeiro, hospitaleiro e que vive música. Espere apenas 6 horinhas de voo e, eis que surge Barbados, uma ilha caribenha como nenhuma outra.
Qual a sua ideia de paraíso? Uma ilha no Caribe com praias de areias claras e mar azul? Um lugar que tenha qualidade de vida? Sem pobreza? Que todos tenham acesso à educação? Que o índice de violência seja mínimo? Que democracia não seja uma utopia? Realmente, seria o paraíso. Seria não, é! E é o destino que irei apresentar para vocês hoje, confesso que com certo recalque, mas planejando um dia me mandar para lá.
O Caribe com um toque inglês

Mar em tom de azul degrade, areias clarinhas e levemente rosadas, coqueiros ao vento, falésias imponentes. Todo esse típico cenário paradisíaco que costuma estampar os cartões postais das ilhas caribenhas, você encontra em Barbados, mas o destino situado na América Central vai além da experiência Caribe. Comandada pela Inglaterra durante 334 anos, mesmo depois de conquistar a independência (sem guerra <3) em 1966, Barbados conservou alguns costumes britânicos como a pontualidade, o idioma, o tradicional chá da tarde, guiar o carro do lado direito, as partidas de críquete e nomes de bairros iguais aos do país colonizador.
Experiência Bajan?

No passado, bajan era a linguagem dos barbadianos que mistura o inglês com o creole, mas com o passar do tempo, o termo ganhou outro significado. Hoje, bajan é como um estilo de vida de Barbados que, diferente do que estamos acostumados no Brasil e, principalmente, na louca capital de São Paulo, os barbadianos levam a vida de forma desacelerada, dividindo o tempo diário não só com trabalho e obrigações, mas também com as coisas boas da vida, como a música e a natureza. Por isso, o clima desta ilha caribenha é leve, alegre e completamente diferente do que você vai encontrar em qualquer outro lugar do mundo. Por essas e outras que Barbados tem a melhor qualidade de vida do Caribe, segundo o Índice de Desenvolvimento da ONU.

Com tantos motivos para sorrir e celebrar a vida, o povo de Barbados é muito festeiro. Em todos os lugares da ilha você irá ouvir uma música. Nos ônibus, nas ruas, nos mercados… Sem falar nos festivais que acontecem durante o ano todo. Em julho a ilha vive um verdadeiro Carnaval com o Crop Over, festa que o povo comemora o fim da colheita com desfiles, fantasias, caras pintadas, comidas e muita música. Tem também o Barbados Food & Wine and Rum Festival que acontecerá mês que vem, nos dias 20 a 23 de novembro, em diversos locais da ilha. A festa reúne chefes internacionais e locais, oferece degustações de vinhos e dos tradicionais runs.
Não existe praia feia em Barbados

Para curtir um dia de mar no calor gostoso de Barbados, a ilha oferece nada menos que 60 praias públicas e, você pode até achar uma mais bonita que a outra, mas praia feia, isso você não acha neste destino. As praias voltadas para os lados oeste e sul são banhadas pelas águas azuis e calmas do mar caribenho. São as melhores para banhos de mar e mergulhos com snorkel. Já seguindo para o lado leste da ilha, quem se dá bem com o mar agitado do Atlântico são os surfistas.

Uma das praias mais famosas de Barbados é The Crane Beach, considerada várias vezes uma das mais bonitas do mundo. O indescritível mar azul do Caribe, a areia macia e rosada, as falésias e as dunas são as características que fizeram a praia virar a queridinha da mídia de turismo e de viajantes do mundo todo. Outra de beleza surpreendente, porém de difícil acesso, é a Botton Bay. Escondida entre penhascos, a praia tem mar violento, mas vale pelo cenário e para quem gosta de uma prainha deserta. Leu praia deserta e já abriu um sorriso? Para quem gosta de praias exclusivas e com cenário selvagem, a melhor de Barbados será Long Bay. Cercada por vegetação, só é possível chegar nela através de trilhas que saem de cima de um morro.

Já quem gosta de praia mais badalada, completa, daquelas com boas opções de bares, restaurantes e clubes para curtir o dia de mar com conforto, irá gostar da Carlisle Bay. Além da boa estrutura, a praia oferece um visual de tirar o fôlego. E qual não é assim em Barbados? Outra opção de praia badalada é Accra Beach, situada ao sul ilha, no lado azul do Caribe.

Quer saber em qual praia de Barbados você pode levar a sua prancha de surf? Como já disse, as praias voltadas para o Atlântico, sempre muito agitadas, rendem boas ondas para os surfistas. Inclusive, Kelly Salter, um dos maiores surfistas profissionais, caiu nos encantos de Barbados e disse que o destino tem uma das três melhores ondas do mundo. Pegue a sua prancha, seja ela de surf, windsurfe ou kitesurf, e corra para Silver Sands. Se você gosta de subir na prancha para se equilibrar no stand up paddle, sua praia pode ser a Heron Bay, mas existem muitas outras com poucas ondulações, perfeitas para o esporte.
Mais paraísos barbadianos

Além das praias incrivelmente belas de Barbados, há alguns pontos da ilha que não podem faltar no roteiro do viajante que procura cenários para registrar na memória e na máquina fotográfica. Não deixe de ir à Harrison’s Cave, um labirinto natural subterrâneo, no centro da ilha, considerado um dos pontos mais lindos do planeta. Durante o passeio feito através de carrinho elétrico, o viajante se depara com rios subterrâneos, estalactites, estalagmites e formações rochosas com formatos interessantes. Outro cenário surreal garantido está na Animal Flower Cave, caverna rodeada por penhascos e piscinas naturais.

Quem quiser apreciar as belezas submersas de Barbados encontra diversos pontos de mergulho na ilha, mas uma forma inusitada de conhecer o fundo do mar é com um passeio de submarino. O Atlantis Submarine submerge 1 km mar adentro, a 50 metros de profundidade. O passeio dura cerca de 1 hora e durante o trajeto é possível apreciar corais, tartarugas marinhas e diversas espécies de peixes. O tour pelas profundezas de Barbados também pode ser feito durante a noite.
Compras em Barbados

Sim, que paraíso seria esse se não desse para levar nenhuma lembrancinha para casa. No caso, podem levar várias porque Barbados não cobra impostos de turistas. É só apresentar o passaporte e sair enchendo as sacolas na Broad Street, rua repleta de lojinhas. O Shopping Satjay também é uma pedida para garimpar umas roupinhas e depois sair desfilando para as amigas e dizendo que veio de Barbados. Luxo, né?!
Para levar uma lembrancinha que é a cara de Barbados, dê uma passada no Pelican Craft Center, o maior centro de venda de artesanato de todo o Caribe. Nele encontrará uma vila à beira mar com mais de 50 lojas instaladas em casinhas coloridas. Um charme e já vale a pena só pelo passeio!

Quem quiser levar para casa a típica bebida de Barbados, pode passar na Mount Gay Rum, a fábrica mais antiga do Caribe que, durante 10 anos levou o prêmio de melhor rum do mundo. Na loja da fábrica é possível comprar o 1703 Old Cask Selection, que fica durante 30 anos envelhecendo dentro de barris de carvalho. Outra imperdível iguaria da loja é o famoso rum-cake. Pense!!
Para comer e dançar na ilha

E por falar em rum-cake… Para saborear a melhor comida com a mais privilegiada vista da ilha, vá para Crane Beach e descubra o L’Azure, restaurante situado em uma falésia, a cerca de 30 metros da areia, dentro do The Crane Residential Resort, o mais antigo resort do Caribe. Não deixe de saborear o peixe-voador, iguaria local presente em quase todos os cardápios.
Outro lugar imperdível em Barbados é a vila pesqueira de Oistins! Nela o viajante encontra o Oistins Bay Gardens, que durante a noite recebe animados shows de música caribenha. As barraquinhas de artesanato na areia garantem mais agito e o os quiosques do Mercado de Peixes, logo ao lado, com diversas delícias, completam a noite e a sua experiência bajan.
Barbados é tão perfeita que parece um sonho, certo? Mas é uma realidade que você (sim, você aí mesmo) pode vivenciar com os pacotes promocionais do Zarpo que incluem voos e hospedagem. Melhor que isso só mesmo a experiência bajan em si. Venha para o Zarpo e não deixe que oportunidades de viagens como essa escapem de sua vida!
* Todas as imagens foram gentilmente cedidas por Barbados Tourism Management Inc.
2 Comentários
Pingback: Viaje pelo mundo com pacotes turísticos | Zarpo
Pingback: Os 15 melhores destinos para lua de mel fora do Brasil | Zarpo Mag