Na maior cidade da Colômbia, além da bonita herança colonial das casinhas com tijolos vermelhos, nas ruas de paralelepípedos do Centro Histórico, o moderno também aparece nos altos prédios da movimentada Bogotá, que oferece boas opções de passeios culturais, restaurantes, bares e lojas para gastar alguns pesos colombianos. O clima de montanha e natureza da Cordilheira dos Andes, completa a experiência do viajante que se aventura pela 3ª capital mais alta do mundo.
Conheça a capital colombiana com os pacotes da promoção Viva Colômbia
A Bogotá histórica
Passear sem pressa pelas ruelas com casinhas coloridas e avarandadas da La Candelaria, bairro do centro histórico da capital e local onde a cidade foi fundada em 1538, garante que a viagem a Bogotá seja também uma viagem no tempo. Heranças do passado resistem aos séculos e encantam os visitantes com imponentes construções, como o Capitolio Nacional (Sede do Congresso), edifício construído em 1926, na Plaza de Bolívar.
Declarada Patrimônio Nacional, a praça é um ponto turístico indispensável para descobrir mais riquezas históricas. Além da Estátua de Simón Bolívar – o líder militar que atuou no processo de independência do domínio espanhol na América Latina -, são encontrados o neoclássico Palácio Liévano (Prefeitura de Bogotá), a Catedral Primada de Colombia e a Casa de Nariño (Presidência da República e residência do presidente do país).
Além da praça, Bogotá tem mais atrações para apreciar grandes obras da arquitetura do passado. A Iglesia Nuestra Senora del Carmen é um dos pontos altos para quem gosta de ficar por um bom tempo apreciando os detalhes das construções históricas. Feita de tijolinhos com listras vermelhas e brancas, em estilo gótico florentino e com detalhes dourados, é de grande beleza arquitetônica.
A Bogotá cultural
No âmbito cultural, Bogotá é um destino que também rende muitas atrações para visitar. Dentre as mais interessantes e preferidas dos viajantes, estão o Museu Botero e o El Museo del Oro. Ambos são vencedores do Travellers’ Choice do TripAdvisor, na categoria “Os 10 melhores museus da Colômbia”.
Em primeiro lugar na lista, o Museu do Ouro, situado na Candelaria, faz parte do roteiro pelo centro histórico da cidade. Com 13 mil m² de construção, o museu reúne a maior coleção do mundo de peças confeccionadas pelas comunidades pré-colombianas, as quais acreditavam que para se conectar com as distintas dimensões, os caciques deveriam usar peças em ouro, como brincos, colares e roupas. Além do acervo dourado, o museu exibe estátuas em pedra, objetos em cerâmica e contam as histórias e tradições desses povos.
Ocupando o segundo lugar dentre os 10 da lista do TripAdvisor, o Museu Botero abriga 123 obras de Fernando Botero, o pintor e escultor mais famoso do país. Quadros coloridos com corpos humanos volumosos é a inconfundível característica das obras do artista colombiano.
Um dos momentos mais interessantes da visita, é a parte do museu com interpretações do pintor para obras célebres de grandes artistas. São encontradas obras famosas, como a “Mona Lisa”, de Leonardo da Vince, “Os Girassóis”, de Van Gogh, e “As Meninas”, de Velasquez. Além da visão “deformada” de Botero, há no museu obras de consagrados artistas internacionais, como Renoir, Monet, Picasso e Joan Miró.
O Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez também é parte importantíssima do roteiro cultural de Bogotá. A começar pela arquitetura do prédio que, assinada por Reglio Salmona, já pode ser considerada um destaque durante a visita. Projetado para abrigar diferentes manifestações de arte, o centro conta com biblioteca, livraria e vários espaços para exposições e apresentações musicais.
A Bogotá verde
Quem gosta de passeios junto à natureza deve subir ao topo do Cerro Monserrate! Bogotá, com seus 2.600 metros de altitude, é a 3ª capital mais alta do mundo. Ao subir a montanha, o viajante chega a 3.152 metros de altitude e é presenteado com uma incrível vista panorâmica da cidade.
Para alcança-la é possível subir de teleférico, funicular, ou, para os mais aventureiros e dispostos, com cerca de 1h de caminhada por trilha puxada, com muitos degraus. Ao chegar no topo, o visitante encontra o Santuário del Señor Caído, construído em 1675, e a Via Sacra, caminho repleto de estátuas religiosas.
A apenas 60 km de Bogotá, em uma enorme cratera, cercada por belo cenário e com águas verdes, a Lagoa Guatavita é um passeio indispensável para os amantes da natureza, e também de mistérios. Diz a lenda que no fundo da lagoa está cheio de ouro que os povos indígenas atiravam em seus rituais.
Outro mistério sobre a lagoa é que até hoje não se sabe como ela surgiu. O grande tamanho da cratera levanta especulações de ter sido um meteoro ou talvez um vulcão, o que atrai muita gente acreditando que o local emana uma energia especial. Mistérios à parte, o passeio garante intenso contato com a belíssima flora local e ótimas fotos.
Exemplo de cidade ecológica, Bogotá oferece mais de 300 km de ciclovia, conta com muitos parques verdes, inclusive um dos maiores parques urbanos do mundo. O Parque Metropolitano Simon Bolivar tem 400 hectares divididos em vários parques diferentes.
No Parque dos Namorados tem muitas flores e um lago para passear de pedalinho; no Jardim Botânico José Celestino Mutis, o maior da Colômbia, tem 73 variedades de rosas, um lindo bosque andino e muitas outras espécies da flora; na Praça dos Artesões as comprinhas ficam garantidas; e o Parque Salitre Mágico oferece diversão para toda a família, com montanha russa, castelo do terror, barco pirata e muito mais.
A Bogotá moderninha
Agora, quem quiser um pouco de agito noturno durante essa aventura em Bogotá, precisa seguir para a região conhecida como Zona Rosa. Durante o dia, o local é perfeito para fazer compras nas lojas de grifes e shoppings, como o El Retiro e o Atlantis Plaza. Mas, quando o sol troca de lugar com a lua, o consumismo dá lugar à boêmia na famosa Zona T, rua fechada para carros, dentro da Zona Rosa.
O paladar é aguçado com as delícias dos restaurantes de gastronomia local e internacional, como o Patria T, onde se pode experimentar comidas típicas de Bogotá, caso do Ajiaco, uma sopa que cai muito bem com o clima friozinho da capital colombiana.
Após o jantar, boates e bares animam locais e turistas ao som de merengue, salsa, reggaeton e outros ritmos. O Hard Rock Cafe tem sua unidade na região badalada e está situado dentro do Shopping Atlantis. Para bebericar cervejas artesanais e bater um papo, o Palos de Monguer é uma ótima pedida. Agora, para virar a noite dançando em uma rumba – como são chamadas as baladas em Bogotá -, o Dembow tem seu ambiente tropical animado com sons variados, que vão dos ritmos africanos, passando pelo R&B até o reggaeton.
Quer descobrir mais sobre esse fascinante destino que é Bogotá? Aproveite a Promoção Viva Colômbia e reserve o seu pacote com tarifas promocionais!
1 Comentário
Pingback: Colômbia e Panamá: Melhores Pontos Turísticos do Caribe | Zarpo Mag