Sabia que 7 de julho é o Dia Mundial do Chocolate? A época de friozinho em que a data é celebrada não podia ser mais perfeita para curtir destinos com muitas atrações dedicadas a este doce tão amado ao redor do planeta. 

Seja para conhecer o processo de produção nas fábricas, para explorar museus sobre a história do chocolate no país, conhecer lojinhas encantadoras ou até mesmo caminhar pelas incríveis plantações de cacau, uma coisa é certa: impossível não amar uma jornada totalmente dedicada ao chocolate!

Pensando nisso, selecionamos 5 destinos incríveis no Brasil para inspirar os chocólatras de plantão a uma viagem em que o chocolate seja protagonista do roteiro. Confira:

Home - Slider 1

Uma viagem a charmosa Campos do Jordão para imersão no chocolate

Chocolate em Campos do Jordão, SP.
Foto ilustrativa | Campos do Jordão é queridinho no inverno e também dos fãs de chocolate.

Com um quê de Europa, Campos do Jordão é queridinho dos viajantes quando o assunto é viagem de inverno. Isso porque o clima de serra proporcionado pela sua localização privilegiada na Serra da Mantiqueira garante, junto da sua arquitetura supercharmosa, um match perfeito com a temporada de temperaturas mais baixas.

Em Campos, é bacana curtir o centrinho, chamado de Vila Capivari e onde se concentram vários bistrôs, lojinhas e restaurantes, assim como os jardins do Parque Amantikir com 60 mil m², o Parque Capivari e o Parque Estadual. Para um roteiro de chocolate, no entanto, as prioridades de passeios são outras!

Confira um roteiro completo para aproveitar o melhor de Campos do Jordão!

É parada obrigatória uma visita à Fábrica de Chocolate Araucária, que permite um tour guiado para conhecer os processos de produção, a história do chocolate e ainda vende produtinhos bem gostosos, como bombons e trufas. Vale também uma passada no Museu do Chocolate e nas inúmeras chocolaterias espalhadas pelo destino.

Já pensou em se hospedar em um hotel que também é totalmente inspirado no chocolate? Em Campos do Jordão, o Bendito Cacao pertence à marca Cacau Show e é claro que suas experiências teriam o chocolate como protagonista, sempre presente na gastronomia, nos tratamentos de bem-estar, nos workshops culinários e até no museu de chocolate.

Conheça mais detalhes do Bendito Cacao Resort & Spa em um post completo!

A romântica Monte Verde também é destino que apaixona os chocólatras

Chocolates em Monte Verde, MG.
Foto ilustrativa | Na romântica Monte Verde, os chocolates também são protagonistas.

Refúgio perfeito para os casais, Monte Verde garante momentos tranquilos e intimistas, mas também é capaz de proporcionar, em contrapartida, muita aventura com sua natureza propícia para o ecoturismo, como trekking que levam às cachoeiras, escalada, passeios de quadriciclo e até patinação no gelo para quem quer uma adrenalina a mais de inverno.

Veja outras cidades incríveis de Minas Gerais para curtir ecoturismo.

Neste destino que apaixona à primeira vista, o friozinho de serra e o charme do Sul de Minas Gerais ainda têm tudo a ver com fondues, chocolates quentes, chocolates artesanais bombons, trufas e até um bom vinho para harmonizar jantares românticos, já que a cozinha de lá também é o ponto forte da viagem e capaz de agradar aos paladares mais exigentes.

E é por isso que Monte Verde tem tanto para explorar no quesito chocolate: o destino conta com várias fábricas, onde é possível degustar chocolates fresquinhos, conhecer o passo a passo da fabricação e ainda levar pra casa um monte de sabores. Lugares como a Sabor Chocolate, a Gressoney e a Chocolateria Monte Verde são ótimas para esse tipo de experiência.

A 800 m do centro de Monte Verde, o Esquilo Hotel & Chalés tem acomodações em chalés, uma das grandes marcas registradas da propriedade, área de lazer e bem-estar com piscina e hidro-spa cobertas e aquecidas, sauna, academia com vista para as montanhas, salão de jogos, playground, sala de cinema e recreação monitorada em alta temporada.

Fábrica de Chocolates Garoto, um dos destaques de Vila Velha

Foto produção de chocolate em Vila Velha, ES.
Foto ilustrativa | Vila Velha é sede da maior fábrica do estado, a Fábrica da Garoto.

Parte da microrregião de Vitória, capital do Espírito Santo, Vila Velha é o segundo maior centro comercial do estado, capaz de manter, ainda assim, uma mistura perfeita de cidade grande com o charme de cidade pequena litorânea, afinal ostenta 32 km de praias que protagonizam as paisagens, como a Praia da Costa Itapoã e Itaparica. 

A cidade também faz sucesso com grandes eventos que acontecem por lá, a exemplo da Festa da Penha, terceiro maior evento religioso do país. Mas essa não é a única celebração marcante do destino: o Festival do Chocolate também é destaque na agenda da programação de Vila Velha.

Sem contar que o destino é sede de uma das maiores e mais antigas indústrias da região, a Fábrica de Chocolates Garoto! Durante o Chocotour, visita guiada pelo espaço, os visitantes conhecem mais da história da fábrica, acompanham a produção dos chocolates, visitam o museu e se esbaldam na lojinha de uma das marcas mais tradicionais.

Em frente à Praia da Costa, o Quality Suites Vila Velha tem piscina ao ar livre situada no terraço, o que garante vista para a orla, academia, sauna e espaço kids. A jornada fica completa com o Restaurante Trindade & Bar, responsável pelo café da manhã incluso e as demais refeições à parte. Há ainda serviço de quarto 24h.

A paradisíaca Ilhéus, na Bahia, é também a Terra do Cacau

Foto colheita de cacau em Ilhéus, BA.
Foto ilustrativa | Na Bahia, Ilhéus é uma das maiores produtoras de cacau no Brasil.

É claro que em Ilhéus os cartões-postais de praias paradisíacas são passeios imperdíveis. Mas não é só isso: a cidadezinha do Sul da Bahia, que conquistou o coração de Jorge Amado e ambientou algumas das suas principais histórias esbanjando belezas tropicais, também é a capital nacional do cacau e um dos lugares no Brasil que mais produz o fruto.

Ilhéus também foi o primeiro destino da região do
Nordeste a receber uma fábrica de chocolates artesanais, conta com inúmeras fazendas donas de plantações de cacau e contribui muito para que o nosso país esteja na lista mundial dos maiores produtores de chocolate, assim como coloca a Bahia como grande exportadora de Cacau.

Por lá, não deixe de visitar as fazendas de cacau, que oferecem tours pelas plantações, degustações da fruta in natura e o acompanhamento de todo o processo do cultivo e da colheita. O melhor é sentir a qualidade do cacau nos sabores, já que muitos dos produtos feitos em Ilhéus se destacam pelo alto teor de cacau nos chocolates – alguns chegam a 85%. 

All-Inclusive, o Cana Brava Resort tem três restaurantes, seis bares distribuídos pelo resort, inclusive na área da piscina, e 70 mil m² de lazer que inclui campo de futebol, quadras, duas piscinas, cinema, salão de jogos, esportes no lago, kids club e, com custo extra, arvorismo, tirolesa, parede de escalada, serviços do SPA e passeios organizados.

Gramado também é lugar para mergulhar no universo do chocolate

Foto de chocolates em Gramado, RS.
Foto ilustrativa | Em Gramado, o que não faltam são atrações para os chocólatras.

Frio, charme, ares de Europa, romance e elegância. Essas são algumas palavras que definem Gramado, cidade no Rio Grande do Sul bastante procurada principalmente no inverno graças à localização na Serra Gaúcha. No destino, o chocolate também é uma atração incrível e há inúmeras opções de lojinhas, fábricas e restaurantes ou cafés que servem os melhores fondues.

Leia mais detalhes sobre a charmosa Gramado para inspirar sua próxima viagem!

Entretenimento para os chocólatras é o que não falta nessa cidade sulista, responsável por produzir alguns dos chocolates da mais alta qualidade do Brasil. Sem falar que Gramado também é considerada por muitos o primeiro lugar no país a desenvolver o modo caseiro de fabricar chocolates, influenciando outros destinos à produção artesanal da iguaria.

Lugares como a Chocolates Prawer, primeira chocolateria artesanal do Brasil fundada em 1975 e inspirada pelo modo de produção de Bariloche, Lugano, com visitação gratuita e produção de mais de 300 toneladas de chocolate por mês – além de 33 lojas espalhadas no país -, a Florybal Chocolates, com mais de 500 itens para se esbaldar, e a chocolateria Caracol estão entre as mais indispensáveis do destino e são alguns dos mais tradicionais. 

Cercado por natureza, o Wyndham Gramado é o único hotel de águas termais do destino e oferece três piscinas naturalmente aquecidas, salão de jogos, kids club, cinema, recreação infantil, saunas, seis jacuzzis de águas termais e o SPA Pocahy Zen, com custo à parte. Para completar, tem ainda copa do bebê 24h, serviço de quarto 24h e loja de conveniência. 

Conheça os melhores hotéis para se hospedar em Gramado!


Gostou? Reserve o hotel que mais combina com a sua viagem no Zarpo e aproveite os descontos imperdíveis do site para uma jornada de imersão no chocolate!

1.5/5 - (4 avaliações)
Bruna Rio Branco

Amante das artes, adora viajar para lugares que inspirem criações artísticas e que tenham a cultura vibrante. Destinos de natureza também estão na sua listinha de favoritos.

Escreva um comentário