Zarpo Magazine

O Brasil é um país de contrastes e se engana quem pensa que para aproveitar paisagens paradisíacas é necessário cruzar mares. Há lugares em que a natureza é protagonista e não fica nada a desejar quando o assunto são maravilhas naturais.

Pensando nisso, selecionamos 10 destinos para 2022 que têm de tudo para proporcionar aquela viagem especial e por isso valem estar nos planos de viagem!

Ilhabela, SP

Ilhabela, SP
A 200 km da capital paulista, Ilhabela é composta por rica vegetação, praias encantadoras e muitas cachoeiras

Para abrir a nossa lista de 10 destinos para 2022: o litoral norte de São Paulo rouba a cena com suas lindas praias e, entre todas as opções para curtir na região, Ilhabela, sem dúvidas, se destaca. Ideal para viagens em família ou roteiros românticos a dois, o destino é um verdadeiro convite para relaxar e apreciar aquele clima praiano digno de férias. 

Há praias mais tranquilas e isoladas, como a Praia do Bonete e a Praia de Castelhanos, acessíveis apenas de barco e perfeitas para quem quer fugir do agito, e opções badaladas aos que preferem uma vibe animada, como a Praia do Curral

Fora as paisagens marcadas pelo mar, o destino ostenta ainda mais de 300 cachoeiras escondidas entre a Mata Atlântica e um centrinho histórico que abriga inúmeras opções de bares, restaurantes e lojinhas.

Em Ilhabela, mais de 80% da área é preservada por um parque estadual, o que faz de Ilhabela uma ótima pedida para estreitar o contato com a natureza. Sem contar que, por estar a cerca de 200 km da capital paulista, se torna uma alternativa e tanto para quem deseja apostar em viagens de carro.  

Para conhecer mais sobre as praias de Ilhabela, confira também nosso post!

Uma estadia à beira-mar deixa a viagem ainda mais especial e o Wyndham Casa Di Serena proporciona, além das vistas incríveis e acesso particular à Praia de Veloso, infraestrutura completa para dias de total relax.

Rio de Janeiro, RJ

Rio de Janeiro, RJ
Não existe nada como o Rio de Janeiro! Em 2022, permita-se apaixonar e explorar todas as suas maravilhas

O Rio de Janeiro é daqueles cartões-postais que vivem no imaginário de turistas do mundo inteiro. A pluralidade dos cenários também está presente na capital. A Cidade Maravilhosa é um misto de natureza com atmosfera urbana, tendo como pano de fundo cenários irresistíveis de montanhas e praias. 

Como se já não fossem suficientes para garantir uma viagem repleta de emoções, em 2022 o destino volta a ser palco de eventos de grande repercussão internacional. O Carnaval e o aguardado Rock in Rio são alguns deles, responsáveis também por colocar o estado na nossa lista de 10 destinos para 2022

E não é só a capital que rende cliques instagramáveis: a Costa Verde do estado, que inclui Paraty e Angra dos Reis, ou a Região dos Lagos, que tem Búzios como destino imperdível, merecem ser conhecidas. 

Confira também os melhores passeios para fazer em Paraty!

Já na Serra Fluminense, lugares como Petrópolis e Teresópolis roubam a cena com aquela atmosfera única de campo, que garantem atrativos incríveis como cachoeiras, rios e cascatas, e ainda permite uma verdadeira reconexão com a natureza que está por toda a parte. Sem falar dos ares mais históricos de Petrópolis, que dão a impressão da cidade ter parado no tempo. São vários lugares para visitar!

Em Paraty, a Refúgio Tropical Pousada é daquelas hospedagens que garantem dias repletos de tranquilidade. Já em Angra dos Reis, nada melhor do que a atmosfera exclusiva do Fasano Angra dos Reis. Enquanto isso, Teresópolis fica ainda mais bonita com o Village Hotel Le Canton e, para vistas encantadoras da Cidade Maravilhosa, o JW Marriott Rio de Janeiro é a pedida! Confira no site do Zarpo todos os hotéis na Cidade Maravilhosa.

Morro de São Paulo, BA

Morro de São Paulo, BA
Um verdadeiro refúgio paradisíaco, o Morro de São Paulo está a cerca de 2h de catamarã de Salvador

A Bahia guarda joias naturais que encantam em todos os cantos do mundo e não à toa faz parte da nossa seleção de destinos para 2022. O Morro de São Paulo, por exemplo, é um destino que não desaponta quando o assunto são praias paradisíacas. Isso porque a região é totalmente emoldurada pelo mar, pela mata, manguezais, morros e coqueirais. Ou seja, lá tem natureza de sobra!

A cerca de 2 km de Salvador em um trajeto feito de catamarã, o destino está no arquipélago de Tinharé e é um dos lugares mais visitados do estado. As praias são o forte e há opções para todos os estilos. Quem busca um lugar para práticas esportivas não deve deixar de fora do roteiro a Primeira Praia, dona de ondas incríveis e águas cristalinas.

Já os melhores beach clubs, festas e luais podem ser encontrados na Segunda Praia, conhecida principalmente pela badalação e uma das mais frequentadas no destino. Pertinho dela também está a Terceira Praia, ideal para os que buscam relaxar em águas tranquilas. 

Vale também visitar a Quarta Praia,  uma das mais bem preservadas da ilha e dona de piscinas naturais superconvidativas para mergulhos com snorkel, e a Quinta Praia, que também tem uma vibe bem calma para curtir sem preocupações.

De frente para a Quarta Praia e em perfeita sintonia com as áreas verdes ao redor, o Patachocas Beach Resort é a opção de estadia perfeita para mergulhar totalmente na natureza do Morro de São Paulo. Já à beira da Terceira Praia está a Villa dos Corais Pousada, outra opção surpreendente no destino.

Chapada Diamantina, BA

Chapada Diamantina, BA
A Chapada Diamantina merece sua visita em 2022! Muitas belezas naturais e história estão à espera na viagem

Mais um dos milhares de lugares na Bahia na nossa lista de 10 destinos para 2022! A Chapada Diamantina é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil e tem cenários naturais que são apaixonantes, principalmente para os fãs de aventura. Em uma área de 38 mil m², são montanhas, grutas, poços, cachoeiras e uma geologia incomparável que garantem diversas atividades emocionantes, com destaque para as trilhas.

Lençóis, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é um ponto de partida perfeito para explorar o que há de mais incrível no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Mas as atrações que ficam na cidade também não passam despercebidas. A começar pelos casarões coloniais e igrejas centenárias, incluindo a Igreja do Senhor dos Passos.

E para voltar à natureza, não precisa de muito. Poucos quilômetros separam Lençóis de lugares incríveis como a Cachoeira do Sossego, um dos cenários mais belos do destino. É bacana também visitar o Ribeirão do Meio, com uma queda d’água em formato de tobogã, e o Morro do Pai Inácio, perfeito para assistir ao pôr do sol.

No centro da cidade de Lençóis, aproveite as comodidades do Hotel Canto das Águas e relaxe em meio às paisagens naturais da Chapada Diamantina.

Maragogi, AL

Maragogi, AL
Maragogi, em Alagoas, é deslumbrante do início ao fim e, por isso, não pode estar de fora do seu roteiro de 2022!

Quem disse que é preciso atravessar o continente para ir até o Caribe? Maragogi, em Alagoas, pode ser considerada a versão brasileira do destino e não perde em absolutamente nada se compararmos um com o outro. Localizado a 125 km de Maceió, o trecho litoral do destino se destaca principalmente pelo nível de preservação, garantido graças à Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

Lá as belezas então dentro e fora d’água e é possível observar a vida marinha facilmente em suas piscinas naturais formadas na baixa maré. São elas os principais atrativos da região, com destaque para os conjuntos mais famosos: Galés, Taocas e Barra Grande. Normalmente, o acesso é feito por catamarãs e já no trajeto é possível ter uma experiência incrível.

Para quem só quer relaxar diante de paisagens instagramáveis, vale a pena conferir a Praia de Antunes, conhecida pelas suas águas turquesas e areias brancas, a Praia do Xeréu, que fica afastada do agito de bares e restaurantes, e a Praia da Ponta do Mangue, famosa por suas águas tranquilas. É interessante também realizar um passeio de buggy, que leva os viajantes a diversas praias diferentes no mesmo dia.

E nem só de praia vive Maragogi. Atrações como as igrejas Matriz de Santo Antônio, Nossa Senhora da Guia e Igreja de São Bento compõem o notável patrimônio arquitetônico da cidade e valem a pena encaixar no roteiro. Esse tanto de beleza não poderia ficar de fora da nossa seleção de destinos para 2022.

Leia mais também sobre as melhores piscinas naturais de Maragogi!

No Grand Oca Maragogi, as  experiências de imersão nas belezas naturais do destino são garantidas, já que o hotel está emoldurado por  paisagens paradisíacas e tem localização privilegiada: está à beira-mar, com acesso direto à Praia da Ponta do Mangue.

Fernando de Noronha, PE

Fernando de Noronha, PE
Inacreditável de tamanha a sua beleza… Fernando de Noronha é simplesmente ver para crer!

Formado por 21 ilhas, o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, é daqueles lugares pelo qual a gente se apaixona à primeira vista e por isso faz parte do nosso ranking de destinos para 2022

Paraíso do ecoturismo, o destino é dono de belezas naturais surpreendentes dentro e fora do oceano — a biodiversidade marinha é tão ampla que faz dele um verdadeiro aquário natural, já que, para completar, suas águas são tão cristalinas que quase não é necessário o uso de equipamentos para observar as espécies no mar.

Passeios de barco são ótimas opções para quem quer conhecer praias mais remotas e pontos de mergulho estratégicos, que levam a corais coloridos no fundo do oceano. A Baía do Sancho e a Baía dos Porcos são indispensáveis no roteiro. Além de serem duas das mais famosas praias do destino, elas contam com piscinas naturais perfeitas para prática de snorkeling.

Mas Fernando de Noronha vai muito além do mar: sua vida noturna agitada também é um prato cheio para aproveitar bares, restaurantes e várias atrações encontradas na Vila dos Remédios, o centrinho histórico do arquipélago. Ainda é bacana curtir os passeios de buggy e as trilhas pelo Parque Nacional Marinho, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e garantir perspectivas de tirar o fôlego nos mirantes.

Daquelas hospedagens que garantem privacidade, serviços impecáveis e ares exclusivos, a Pousada Maravilha é a opção perfeita para quem busca uma estadia repleta de charme e com fácil acesso às praias de Noronha.

Leia aqui dicas do que fazer em uma viagem em Fernando de Noronha!

Praia dos Carneiros, PE

Praia dos Carneiros, PE
Tamandaré, em Pernambuco, guarda um refúgio natural que deve ser visitado em 2022: a Praia dos Carneiros!

Um destino onde o sol brilha praticamente o ano inteiro não podia ficar de fora do nosso post de destinos para 2022. No município de Tamandaré, a Praia dos Carneiros tem uma temperatura anual na casa dos 25ºC, o que já é garantia de clima praiano em qualquer estação. 

É aqui também que estão algumas das praias mais desertas e tranquilas do litoral sul de Pernambuco, onde até o mar consegue ser calmo. Sem falar que o seu visual é arrebatador, com destaque para as piscinas naturais emolduradas por areias brancas e coqueiros.

Os esportes aquáticos são uma ótima pedida para serem realizados no destino, já que as condições são ideais para prática de kitesurf, wakeboard e surf. Os passeios de catamarã também são ótimas opções para explorar o que há de mais bonito por lá, além de serem excelentes pontos de partida para ida a outras praias próximas, como a Praia de Guadalupe, famosa pelos banhos de argila.

Vale ainda conhecer a icônica Igrejinha de São Benedito, localizada à beira-mar, e o Beach Club Bora Bora, perfeito para quem busca conforto e agito. A Praia dos Carneiros também fica perto de Porto de Galinhas. São cerca de 50 km, o que permite, ainda, que outro destino tão incrível seja explorado na mesma viagem. 

Localizada na melhor faixa de areia do litoral sul pernambucano, a Pousada Praia dos Carneiros está à beira da praia de mesmo nome, cercada por um imenso coqueiral e fazendo jus às belezas do destino.

Trairi, CE

Trairi, CE
Mais um pra lista de destinos à conhecer em 2022! Trairi, município do oeste cearense, é inesquecível

Trairi está na costa oeste do Ceará, a cerca de 120 km da capital, Fortaleza. O município faz sucesso principalmente entre os praticantes de kite e windsurf, que aproveitam as condições perfeitas dos ventos locais para curtirem ao máximo os esportes. Fora isso, é o lugar perfeito para quem busca dias de serenidade e desconexão em meio à natureza praiana do Ceará, com destaque para as praias de Mundaú, Flecheiras e Guajiru.

As piscinas naturais também estampam os cartões-postais de Trairi e os catamarãs levam os viajantes até algumas das mais bonitas do destino. Durante a maré baixa, é possível ainda aproveitar o trajeto para observar a vida subaquática e nadar com os cardumes em seu habitat natural. Outro atrativo que vale encaixar no roteiro é o passeio de barco pelo Rio Mundaú, que passa por manguezais e permite a observação dos caranguejos.

Fora d’água, os passeios de buggy são um convite e tanto para explorar o que há de mais incrível em terra firme. Ir até o alto da Pedra da Índia, por exemplo, que tem vista privilegiada das praias, ou curtir atividades como o skibunda pelas dunas, são experiências que fecham a viagem com chave de ouro. Mais uma dica imperdível da nossa seleção de destinos para 2022!

O Zorah Beach Hotel, à beira da Praia do Guajiru, esbanja tranquilidade, beleza e exclusividade em um dos destinos mais cobiçados do litoral cearense. O clima intimista é perfeito para quem busca total privacidade, afinal, são apenas 23 acomodações.

Cambará do Sul, RS

Cambará do Sul, RS
Cambará do Sul é um destino inusitado, mas que vale muito à visita, especialmente para os ecoturistas!

Longe das praias, o Brasil também encanta. A prova disso é Cambará do Sul, a cerca de 200 km da capital, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Destino sinônimo de ecoturismo, Cambará do Sul tem a natureza como protagonista, inclusive seus parques nacionais de Aparados da Serra, onde está o cânion Itaimbezinho, e o da Serra Geral, que abriga o cânion de Fortaleza, conservam alguns dos cenários mais bonitos de lá.

Os cânions roubam a cena na cidade, que serve como base para explorar essas paisagens. Forrados por vegetação, seus paredões atingem cerca de 900 m de altura, se estendendo ainda por vários quilômetros. Para se maravilhar com as formações naturais e apreciar as belezas das cachoeiras e cascatas escondidas nos parques nacionais, as trilhas são os principais passeios na região.

Garantindo experiências incríveis em meio à natureza surpreendente do sul do país, vale a pena realizar a trilha até o cume da Montanha Leão Baio, as três trilhas proporcionadas pelo Parque Nacional de Aparados da Serra, que passam pela Cascata das Andorinhas e pela cachoeira Véu de Noiva, e a do Parque Nacional da Serra Geral, que leva até a cachoeira do Tigre Preto e à Pedra do Segredo. 

Charme e exclusividade ditam a atmosfera do Parador Cambará do Sul, hospedagem sofisticada que traz o conceito glamping com acomodações rústicas e comodidades que completam o conforto.

Floresta Amazônica, AM

Floresta Amazônica, AM
Surpreendente e grandiosa, o Amazonas é um universo verde que pulsa natureza em sua forma mais pura!

Para fechar a nossa seleção de destinos para 2022, nada mais surpreendente do que o Amazonas! A melhor prova de que o Brasil é repleto de contrastes é a Floresta Amazônica, dona de uma natureza única que chama a atenção em qualquer parte do mundo. 

A maior floresta tropical que existe é múltipla e ostenta os mais distintos cenários. A começar pelos rios de todos os tamanhos, que são capazes de garantir experiências fantásticas em navegações fluviais com roteiros que levam aos cantos mais remotos do destino. Destaque para o encontro dos rios Negro e Solimões, que acabam formando o Rio Amazonas.

É aqui que está também a natureza em sua forma mais pura e genuína, permitindo a interação do viajante com a vida selvagem. A vegetação abundante é marcada por plantas de variadas espécies e uma fauna jamais vista em nenhuma outra parte do mundo – o destino é lar de mais de duas milhões de espécies animais. 

Esse universo verde ocupa um território com mais de 5 milhões de km², se espalhando por regiões do Brasil como Amazonas, Mato Grosso e Pará. Manguezais, cachoeiras, lagos e igarapés também formam as paisagens do destino, considerado um dos mais preciosos patrimônios ecológicos do mundo e o lugar perfeito para os amantes de aventura ou para quem apenas deseja se reconectar com as belezas naturais.

Caminhadas pela selva, passeios de lancha nos rios, visitas às comunidades locais, observação de pássaros, pesca esportiva, focagem noturna de jacarés, ida às praias de água doce e conhecer de pertinho o artesanato local produzido pelos indígenas são só algumas das experiências incríveis proporcionadas em uma viagem pelo destino.

Para uma navegação em grande estilo pelas belezas da Selva Amazônica, aposte no Iberostar Heritage GrandAmazon, um cruzeiro digno de cinco estrelas e com experiência All-Inclusive. Mas se a ideia é se hospedar em terra firme, a sintonia do Amazon Ecopark Jungle com a natureza local garante total imersão nas paisagens que o cercam.


Que tal curtir em 2022 a nossa seleção de 10 destinos pela natureza do Brasil? Então aproveite para reservar no Zarpo a hospedagem que mais combina com a sua viagem.

Bruna Rio Branco

Amante das artes, adora viajar para lugares que inspirem criações artísticas e que tenham a cultura vibrante. Destinos de natureza também estão na sua listinha de favoritos.

Escreva um comentário