Em Itatiba, a 50 km de Campinas e a pouco mais de 90 km da capital paulista, a Fazenda Dona Carolina mescla sofisticação, charme e tradição. Com quase 150 anos, a fazenda foi produtora de café no século XIX, até se tornar um hotel. Completa infraestrutura de lazer e descanso, intensa programação com atividades e toda a beleza da Mata Atlântica são elementos que caracterizam essa estadia ideal para famílias. Mas é a riqueza histórica que torna a experiência completamente única!

O local convida os hóspedes a uma verdadeira viagem no tempo, com direito até mesmo a tours guiados sobre a produção cafeeira. Ficou curioso e quer conhecer? Reserve pelo Zarpo com tarifas exclusivas! Quer saber mais antes de decidir? Leia a seguir sobre a trajetória do hotel, e também sobre as acomodações, a gastronomia e o lazer ao dispor.

De Fazenda Jaboticabal a Fazenda Dona Carolina

Fazenda Dona Carolina - Decoração
A Fazenda Jaboticabal, fundada em 1872, foi restaurada para então se tornar o hotel Fazenda Dona Carolina

Construída pelo casal José Alves Cardoso e Dona Carolina, em 1872 nascia a Fazenda Jaboticabal, importante produtora de café e de cachaça na região. Baseada em ideais republicanos e abolicionistas, Dona Carolina libertou seus escravos antes mesmo da Princesa Isabel assinar a Lei Áurea, em 1888.

Em 1991 a fazenda assumiu o nome de Dona Carolina, já falecida, como forma de homenagem. Após completa restauração e reestruturação para a transformação em hotel, os encantos de cada um dos 100 hectares passaram a ser compartilhados com hóspedes, em especial com famílias, que têm muito a aproveitar na estada.

Fazenda Dona Carolina - Produção de Café
A tradição é mantida na fazenda, e as etapas da produção de café podem ser acompanhadas em um tour guiado

Café e cachaça continuam a ser produzidos de forma artesanal na Fazenda. A tradição é transmitida de geração em geração e permanece viva até hoje. É possível, inclusive, acompanhar todo o processo por meio de passeios guiados. De acordo com a programação do hotel, são feitos três tipos de roteiro pela propriedade: tour do café, que começa no plantio do fruto e termina com degustação, tour da cachaça, no qual é possível aprender mais sobre a destilação e o envelhecimento da bebida, e o tour histórico sobre a própria fazenda.

Clique aqui para ler o Especial Sudeste, um guia da região

Dias repletos de lazer e descanso

Fazenda Dona Carolina - Lazer e Descanso
Entre as atividades da fazenda destacam-se ordenha de vacas, pesca, piqueniques no jardim e passeios a cavalo

A Fazenda Dona Carolina é cercada por uma Área de Preservação Ambiental da Mata Atlântica, que abriga mais de 80 espécies da fauna e da flora do bioma. Não é difícil encontrar tucanos, pica-paus, siriemas ou bugios durante as atividades junto à natureza.

O hotel conta com infraestrutura essencial para a diversão de todas as idades. Hóspedes aproveitam piscinas climatizadas para adultos e crianças, campo de futebol, quadras de vôlei e de tênis e salão de jogos. Já a programação diária de atividades é típica de hotel fazenda, com ordenha de vacas, visitas aos animais da fazendinha, piqueniques nos jardins e pesca. Mediante custo à parte, tem ainda o Centro Hípico, com professores de equitação, e passeios a cavalo, de charrete e de trator.

Todos os hotéis-fazenda disponíveis no Zarpo estão aqui

Fazenda Dona Carolina - Caiaque
O lazer em contato com a natureza também faz parte da programação, com caiaque, tirolesa, arco e flecha e mais

As possibilidades se completam com tirolesa, parede de alpinismo, arvorismo, arco e flecha, caiaque, slackline, trilhas ecológicas e off road. Já no SPA Dona Carolina a adrenalina dá lugar ao relax. Sauna seca e úmida, hidromassagem, massagens, tratamentos e salão de beleza estão ao dispor com custo à parte.

Já as crianças são privilegiadas pelas brincadeiras no playground e na brinquedoteca! Aos fins de semana, feriados e férias de janeiro e julho, eles têm ainda como companhia a recreação monitorada das 10h às 22h.

Os típicos sabores da fazenda

Fazenda Dona Carolina - Gastronomia
As refeições da pensão completa são servidas em quatro restaurantes, um deles exclusivo para o café da manhã

Na hospedagem no Fazenda Dona Carolina já está inclusa a pensão completa com o melhor da gastronomia interiorana, sem que a sofisticação seja deixada de lado. O café da manhã fica sob responsabilidade do Café do Bosque, enquanto as demais refeições podem ser saboreados em três restaurantes.

Seo Oscar e Cavalariça servem saladas, pratos quentes, massas e sobremesas em estilo buffet ou à la carte, de acordo com o número de hóspedes. Já o restaurante Quiosque, ideal para jantares descontraídos, abre segundo a programação e possui churrasqueira e forno a lenha para pizzas.

Outro diferencial importante: além das três refeições principais, aos sábados e durante os feriados e as férias de janeiro e julho, o chá da tarde também faz parte da rotina dos hóspedes.

Fazenda Dona Carolina - Bares
Três bares ficam por conta de bebidas e snacks durante a estada: um com piano, um na piscina e um temático

Os bares, por sua vez, também são três. Com vista para as montanhas, o Bar do Piano é palco de apresentações musicais e serve drinks, coquetéis e vinhos, enquanto o Bar da Piscina é um verdadeiro refresco à beira d’água. Já na Cachaçaria, bar temático com charmoso estilo de boteco, são servidos petiscos e cachaças produzidas na Fazenda Dona Carolina.

Descanso com vista para o bosque e as montanhas

Fazenda Dona Carolina - Acomodações
Enxoval 300 fios Trussardi e amenities L’Occitane estão entre os diferenciais das cinco opções de acomodação

Quando o assunto é hotel, todos sabem que a acomodação é um dos quesitos mais importantes para que a experiência seja inesquecível. E a Fazenda Dona Carolina sabe disso! São cinco opções de quartos: Luxo Bosque, Luxo Montanha, Luxo Superior Bosque, Luxo Superior Montanha e Suíte Master.

Variando entre 32 e 60 m², todas são elegantemente decoradas e possuem Smart TV 43” com canais a cabo, ar condicionado e frigobar. O luxo se evidencia no enxoval de algodão 300 fios Trussardi e nos amenities L’Occitane. Já a vista pode ser para o bosque ou a montanha.

O romance está no ar

Fazenda Dona Carolina - Capela
A Fazenda Dona Carolina oferece mimos aos recém-casados e espaços para a realização de cerimônias e festas

Mesmo com o perfil familiar, as verdejantes paisagens de Itatiba e o charme da Fazenda Dona Carolina são convite a momentos a dois. Casais em lua de mel, mediante apresentação de um comprovante do casamento, são presenteados com um espumante e decoração com pétalas de rosas na acomodação. E os pombinhos que desejam realizar a cerimônia de casamento no hotel também podem! A fazenda possui uma capela e espaços para festas.

Gostou da Fazenda Dona Carolina? Confira a página do hotel no Zarpo. Lá é possível escolher as datas da viagem, a acomodação ideal e, por fim, reservar pelas melhores tarifas.

Autor

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Escreva um comentário