O fato é: o maior destino turístico do Brasil não se resume em Pão de Açúcar, Corcovado, Cristo Redentor e Copacabana. É até difícil de imaginar que tem novidades e lugares diferentes prontos para serem explorados no Rio de Janeiro. Mas acredite, eles existem! Observar e conhecer por outros ângulos a cidade que tem o apelido de maravilhosa é se surpreender em cada detalhe.

O Zarpo Mag montou uma lista de lugares diferentes para conhecer no Rio de Janeiro. Encante-se por outra face da boêmia cidade conhecida mundo afora (ou veja o que fazer de mais clássico na cidade).

A beleza arquitetônica (e literária!) do Real Gabinete Português de Leitura

Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro
Grandioso na decoração, o Real Gabinete segue o estilo neomanuelino | Mayumi Ishikawa/Flickr CC BY-SA

Com quase 200 anos de existência, o Real Gabinete Português de Leitura é uma biblioteca pública e uma tradicional instituição da cultura da língua portuguesa. Eleita em 2014 pela revista Time como uma das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo, ela é, com certeza, um dos lugares diferentes que valem a visita no Rio de Janeiro.

A biblioteca possui fachada inspirada no Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa e um interior imponente seguindo o estilo neomanuelino. O acervo faz jus à beleza arquitetônica e à grandiosidade da decoração, reunindo mais de 350 mil livros e a maior coleção de obras lusitanas fora de Portugal. A biblioteca abriga ainda exemplares raros, como o da primeira edição de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões.

Como chegar | O Real Gabinete Português de Leitura está localizado na Rua Luís de Camões, 30, no Centro do Rio de Janeiro. A estação de metrô mais próxima é Uruguaiana, a cerca de 350 m a pé da biblioteca.

Funcionamento | Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Interessou? Hospede-se no Windsor Guanabara. Bem localizado na região central do Rio de Janeiro, o hotel está a 800 m do Real Gabinete Português de Leitura. Sua infraestrutura elegante dispõe de restaurante onde é servido o café da manhã incluso, bar na piscina, piscina e academia.

Sábado de compras na Feira do Rio Antigo, na Lapa

Feira do Rio Antigo, no Rio de Janeiro
Encontre de tudo um pouco na tradicional Feira do Rio Antigo, na Lapa | Halley Pacheco de Oliveira/CC BY-SA

Na lista de lugares diferentes para conhecer no Rio de Janeiro não poderia faltar a Feira do Rio Antigo. O evento acontece todos os sábados a partir das 10h, na Rua do Lavradio. A localização já é um passeio por si só. A primeira rua residencial do Rio de Janeiro já abrigou personalidades ilustres como o jornalista João do Rio, o escritor Machado de Assis e a cantora e atriz brasileira Carmen Miranda.

A feirinha reúne cerca de 300 expositores e milhares de visitantes a cada edição. E já separe o dinheiro e cartão de crédito: sair de mãos vazias é tarefa difícil! Lá é possível encontrar desde móveis e objetos de decoração até roupas e acessórios.

Como chegar | A Feira do Rio Antigo acontece aos sábados na Rua do Lavradio, na Lapa, região central do Rio de Janeiro.

Funcionamento | Todo primeiro sábado do mês, das 10h às 19h.

Importante | Leve dinheiro em espécie, caso aconteça de alguma barraca da feira não aceitar cartões.

Parque das Ruínas: a vista mais bonita de Santa Teresa

Parque das Ruínas, um lugar diferente para conhecer no Rio de Janeiro
O Parque das Ruínas é um casarão recuperado do século 20 e promove eventos culturais | LBM1948/CC BY-SA

O Parque das Ruínas é um lugar único em meio ao sobe e desce das ladeiras da charmosa Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. O centro cultural conta com programação para curtir com a família ou simplesmente conversar e relaxar na companhia da bela paisagem com vista para a Baía de Guanabara.

O local é um resquício de um antigo prédio de 1898 que abrigava a grande mecenas da belle époque carioca, Laurinda Santos Lobo. Além da programação cultural variada, com apresentações musicais que acontecem geralmente aos finais de semana, exposições e teatro infantil, a vista panorâmica para a cidade e o próprio prédio é o que de fato impressiona. Definitivamente o parque é um dos lugares diferentes para conhecer na próxima visita ao Rio de Janeiro.

Como chegar | O Parque das Ruínas está localizado na Rua Murtinho Nobre, 169, em Santa Teresa. É possível chegar de ônibus ou táxi. Mas para tornar o passeio completo, a dica é tomar o bonde de Santa Teresa e descer na estação Curvelo.

Funcionamento | De quinta a domingo, das 9h às 16h.

Interessou? O Zarpo tem três opções de hotéis na Lapa, bairro vizinho de Santa Teresa: Go Inn Lapa, Days Inn Rio de Janeiro Lapa e Casa Nova Hotel.

Cerveja e feijoada são os carros-chefes do Bar do Mineiro, em Santa Teresa

Feijoada do Bar do Mineiro (foto ilustrativa)
Ainda em Santa Teresa, conheça o Bar do Mineiro, famoso pela feijoada e pastel de feijão | Imagem ilustrativa

Santa Teresa ainda abriga mais lugares diferentes para conhecer no Rio de Janeiro. O Bar do Mineiro realça o clima único do bairro através da comida caseira e é a opção perfeita para os turistas entenderem a essência da boemia carioca.

O estabelecimento segue o padrão dos antigos botequins, com azulejos brancos revestindo o interior e obras, enfeites, panelas e fotografias penduradas nas paredes. Entre o cardápio variado que o bar oferece, os pastéis recheados de feijão e a feijoada são os carros-chefes. Além da comida saborosa, vale destacar também o atendimento. Se a fila está muito grande, os garçons oferecem cerveja gelada, bolinhos e montam uma mesa do lado de fora.

Como chegar | O acesso para o Bar do Mineiro é extremamente fácil. O estabelecimento fica na Rua Paschoal Carlos Magno, 99, bem próximo ao ponto final do bonde de Santa Teresa, antes de começar o morro.

Funcionamento | De terça a domingo, das 11h às 23h.

O Nordeste homenageado na Feira de São Cristóvão

Pimentas da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro
A Feira de São Cristóvão é um verdadeiro polo da cultura nordestina | Eduardo Otubo/Flickr CC-BY

O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais conhecido como Feira de São Cristóvão, é uma herança fruto da migração de retirantes em meados de 1945 e não poderia ficar de fora da seleção de lugares diferentes para conhecer no Rio de Janeiro.

Nomeado em homenagem ao Rei do Baião, o local manifesta a tradição do Nordeste por meio da arte, música, culinária, shows e literatura. A singularidade do território mais alto-astral do Brasil é honrada desde as ruas e avenidas do enorme pavilhão, que levam o nome dos estados da região. O centro abriga bares, restaurantes e centenas de barracas, que vendem doces, iguarias e roupas.

Localização | A feira fica no bairro de São Cristóvão, no Campo de São Cristóvão – Pavilhão de São Cristóvão. O local tem fácil acesso de ônibus, metrô e táxi.

Funcionamento | De terça à quinta-feira, das 10h às 18h. Sexta e sábado das 10h às 4h. Domingo das 10h às 20h. A entrada às sextas, sábados e domingos é R$ 10 (exceto em dias de shows especiais).

Importante | Fique atento no site quanto as programações do fim de semana e feriados. É bem possível que aconteça um show legal.

Instituto Moreira Salles: arte e arquitetura na Gávea

Instituto Moreira Salles, um lugar diferente para conhecer no Rio de Janeiro
O moderno Instituto Moreira Salles é uma opção de passeio cultural na Gávea | A C Moraes/Flickr CC-BY

Longe do burburinho de bairros como Ipanema e Copacabana, a Gávea abriga um dos lugares diferentes para conhecer no Rio de Janeiro. Rodeado pela Mata Atlântica e os jardins projetados por Burle Marx, o Instituto Moreira Salles ocupa a antiga residência de Walther Moreira Salles, uma construção elegante e marco da arquitetura moderna dos anos 1950.

Só a propriedade já vale o passeio! O centro cultural conta com exposições, filmes e shows, além de um rico acervo de fotografias. O instituto dispõe também de sala de cinema, loja e um bistrô, que serve saladas, quiches, sobremesas, drinks e opções veganas.

Localização | O Instituto Moreira Salles Rio está localizado na Rua Marquês de São Vicente, 476, uma das principais vias da Gávea.

Funcionamento | De terça-feira a domingo e feriados, das 12h às 18h.

Importante | A entrada é franca para exposições e visitas à casa. Para o cinema, o ingressos podem ser adquiridos na recepção do instituto e online e os preços variam de acordo com o filme. Fique atento à programação no site.

Vista Chinesa: um dos lugares diferentes para visitar na Zona Sul do Rio de Janeiro

Vista Chinesa, na Floresta da Tijuca, Rio de Janeiro
Ao melhor estilo oriental, a Vista Chinesa é um dos panoramas mais bonitos da cidade | Daydeandrade/CC BY-SA

Situada dentro da Floresta da Tijuca, no bairro do Alto da Boa Vista, a Vista Chinesa também ganha espaço na lista de lugares diferentes para curtir no Rio de Janeiro. Apesar de não ser o mais explorado, o mirante vale, e muito, a visita. Feita de concreto e com acabamento imitando bambú, a construção ao melhor estilo chinês foi erguida em meados dos anos 1902 e 1906, em homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo de chá para o Brasil.

Apesar de pouco mencionado nos guias convencionais, o local é um dos picos mais bonitos da cidade e vive cheio. Isso porque seu panorama inclui todos os pontos marcantes da cidade ao mesmo tempo, como o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro Dois Irmãos. A vista é incrível e rende bons cliques!

Como chegar | O meio de transporte aconselhado é o carro. Para os mais dispostos, é possível chegar de bike ou a pé. A partir do Jardim Botânico e outros bairros da Zona Sul, deve-se pegar a Rua Pacheco Leão e em seguida a Estrada Dona Castorina. Já a partir da Tijuca e outros bairros da região oposta, deve-se pegar a Rua Boa Vista e em seguida a Estrada Dona Castorina.

Funcionamento | Todos os dias, das 8h às 17h.

Importante | Não há quiosques, lanchonetes ou restaurantes no mirante. O ideal é fazer uma refeição reforçada antes ou levar algum lanche.

Interessou? Hospedar-se em Ipanema é uma boa pedida tanto para conhecer o Instituto Moreira Salles quanto o Parque Nacional da Tijuca, onde fica a Vista Chinesa. Escolha o Arena Ipanema Hotel ou, para férias ainda mais exclusivas e de alto nível, o Fasano Rio de Janeiro.

Praia do Secreto, um dos segredos mais bem guardados do Rio de Janeiro

Praia do Secreto, um lugar diferente para conhecer no Rio de Janeiro
A Praia do Secreto é a opção ideal para fugir da agitação típica da orla carioca | Fwellisch/CC BY-SA

Como o próprio nome sugere, a Praia do Secreto é um verdadeiro paraíso escondido no litoral carioca. Vizinha da Praia da Macumba, veio ganhando reconhecimento ao longo dos anos e, apesar de não ser mais tão secreta assim, preserva o visual selvagem, o que lhe valeu uma posição na lista dos lugares diferentes para conhecer no Rio de Janeiro.

Apesar do nome, o lugar não chega a ser uma praia e se a assemelha mais com uma piscina natural que se forma durante a maré baixa. Pequena e sem faixa de areia, o acesso não tão simples faz com que toda a beleza seja preservada.

Como chegar | A Praia do Secreto é acessível pelas pedras entre a Praia da Macumba e a Praia do Secreto (opção viável somente na maré bem baixa), ou por uma trilha íngreme que começa no meio da Avenida Estado da Guanabara. De carro, basta estacionar no Mirante da Prainha e seguir a pé. O percurso não é indicado para idosos ou crianças, por conta das pedras.

Importante | O local é protegido por paredões e não possui faixa de areia. Por esses motivos, é necessário checar a tábua de marés. Na maré alta não é possível ver a piscina natural e é perigoso descer até a água.

Confira as principais praias do Rio de Janeiro

Interessou? A menos de 3 km da Praia da Macumba, hospede-se no C Design Hotel, belíssima e completa estadia na Praia do Recreio. Hóspedes aproveitam piscina com vista panorâmica para a praia, bar, academia, sauna e SPA.


A Cidade Maravilhosa como você não conhecia antes! Bora sair do roteiro clássico e conhecer lugares diferentes do Rio de Janeiro? A nossa fica final é reservar a sua viagem no Zarpo.

Foto de capa: Halley Pacheco de Oliveira/CC BY-SA

5/5 - (1 avaliações)

2 Comentários

  1. Parabéns pela referência de lugares poucos visitados pelos cariocas e turistas.

  2. Excelente post! Agora os motivos não faltam mesmo para viajar de novo ao Rio. É ótimo ter opções para fugir do óbvio.

Escreva um comentário