Uma road trip é um ótimo jeito de conhecer o destino, ter autonomia e passar um tempo especial com a companhia escolhida. Antes de cair na estrada, no entanto, é essencial fazer a manutenção do carro para viajar.

O porquê? “Você pode estar em lugares remotos, sem civilização, pessoas e sinal de telefone, ficar parado não é uma possibilidade” explica a mecânica Barbara Brier, fundadora da Oficina Amiga da Mulher, um projeto que mescla blog e workshops de mecânica para mulheres.

Pensando na segurança e no prazer de aproveitar a estrada tranquilo, o Magazine separou 5 dicas que não podem faltar na manutenção do carro para viajar.

Aperte os cintos e confira todas elas a seguir.

Zarpo - Cadastre-se

1.Na manutenção do carro para viajar, escolha a oficina com sabedoria

Manutenção do carro para viajar
Escolher profissionais que você confia é o primeiro passo para cuidar do carro | Divulgação

Para Brier três coisas são cruciais na hora de escolher a oficina que vai fazer a manutenção do carro para viajar (e sempre): confiança, transparência e qualidade.

“A confiança é ter indicações do lugar e gostar do atendimento e a transparência é clareza no preço das peças, nos serviços que devem ser feitos e o porquê deles.”

BARBARA BRIER, MECÂNICA

Além desses fatores, a comunicação com o reparador é essencial. Ou seja, não deixe de falar quando foi a última manutenção e revisão do carro, que trocas foram feitas e se ele está com algum comportamento estranho como superaquecimentos e barulhos inusitados. Invista nas manutenções preventivas! Elas salvam o carro e saem muito mais barato do que as manutenções corretivas.

Confira a campanha Especial Sudeste do Zarpo, destinos perfeitos para ir de carro

2.Óleo, água, luzes e ação: itens cruciais na manutenção do carro antes de viajar

Manutenção do Carro Viajar
A mecânica Barbara Brier (foto) ressalta a importância de dar atenção aos pequenos detalhes do carro | Divulgação

Para o bom funcionamento do carro, dentro e fora da estrada, é preciso estar sempre atento ao painel. Nele, pequenas luzes indicam se há algo de errado e o quê. Abaixo, confira os símbolos mais universais e importantes para ficar de olho antes de fazer a manutenção do carro para viajar:

Bateria: ficar sem bateria é um dos piores pesadelos de qualquer viajante, ela deve estar no topo das prioridades da manutenção do carro para viajar. Para conferir se está tudo ok com ela, basta verificar o voltímetro atrás dos polos (no painel do carro). Na hora de levar o automóvel para a revisão, não esqueça de pedir para conferirem se a bateria está livre de corrosão e sujeiras. Caso a luz ao lado acenda, pode significar que o carregamento de energia dela não está suficiente.


Injeção eletrônica: esse sinal representa a injeção eletrônica do carro. Ela é responsável pelo gerenciamento do motor e combustível, desde a quantidade que entra de cada um, até o bom funcionamento da ignição e a menor emissão de gases poluentes. O acendimento da luz significa que as peças responsáveis por todas essas funções não estão funcionando bem. Os motivos podem ser muitos, por isso é importante resolver o problema ao lado de um profissional de confiança.


Óleo do motor: na manutenção do carro para viajar o óleo é uma das primeiras coisas para ficar atento. Ele lubrifica o motor e evita grandes danos. Para checar basta estar com o motor quente e analisar a vareta do óleo – caso ela esteja abaixo do nível e com uma cor escura e gelatinosa, é necessário trocar. A dica da mecânica é que o óleo pode ser conferido em casa mesmo, só na hora da troca é necessário alguém especializado.


Temperatura do motor: quando o termômetro aparece no painel do carro, significa que o motor está superaquecido. Diferente do que a maioria dos proprietários imaginam, o superaquecimento do motor é um dos grandes motivos da inutilização da peça. O sinal costuma aparecer quando o motor já está muito quente e os danos mecânicos já aconteceram. Para evitar, é preciso manter o sistema de refrigeração sempre em dia e verificado. Se acender, espere até apagar para voltar a usar o carro.


Luzes de frio: a primeira luz é chamada de luz de alerta. Ela pode indicar um problema hidráulico ou o baixo nível no fluido do freio. Ambos os casos são perigosos e exigem um atendimento rápido. Caso acenda a segunda, com o sinal de ABS, significa que há problemas com o sistema de antibloqueio de freios, ou seja, o carro está mais propenso a derrapadas.


Faróis: as luzes indicativas dos faróis são fáceis de reconhecer! Na ordem elas indicam: farol baixo, farol alto e farol para neblina. Cada nível de luz corresponde a uma situação diferente, dirigindo à noite, de dia, etc.


Combustível: por fim, mas não menos importante, a luz do combustível! Caso esse sinalzinho apareça no painel, significa que é necessário dar uma parada no próximo posto de gasolina para reabastecer. Não esqueça que andar muito tempo com pouca gasolina ou com o carro no sistema de reserva pode danificar o automóvel.


3. Cantando pneu: os tipos de pneus e como mantê-los em dia para viagens

Manutenção carro viajar
Manter os pneus saudáveis e em dia é uma questão de segurança | Divulgação

Um dos procedimentos mais importantes na manutenção do carro para viajar é calibrar os pneus. A mecânica ressalta que é ideal calibrá-los a cada uma semana ou 15 dias. “Ele deve ser ajustado assim que der partida no carro, ou seja, saiu de casa, pare no primeiro posto mais próximo! Quando o pneu esquenta o ar expande, então é ideal fazer o procedimento com ele ainda frio”, explica. Anotou a dica?

Outra coisa que deve ser levada em consideração na hora de checar os pneus é o destino. Existem vários tipos de pneu: para cidade, estrada de chão ou terra e misto. Caso as estradas sejam boas e a viagem mais urbana, o pneu não sofrerá grandes avarias. Mas, se for o caso de uma viagem com estrada de terra, lama, muita chuva ou até neve, é importante, no mínimo, optar por um pneu misto.

“O modelo misto dá mais fixação ao carro com a estrada e evita que o automóvel deslize no cascalho. O pneu tem que estar adaptado ao terreno que o carro mais será aplicado.”

BARBARA BRIER, MECÂNICA

4. Atenção dobrada: como garantir a segurança de crianças e animais na road trip

Segurança da Crianças - Viagem de Carro - Manutenção carro viajar
Há cintos e cadeirinhas especiais que garantem a segurança das crianças e dos animais de estimação

Caso entre os passageiros da viagem esteja crianças pequenas, a cadeirinha é indispensável! “Ela evita que a criança seja projetada do carro caso aconteça uma colisão” explica Brier. Então, na hora de fazer a manutenção do carro para viajar, fique atento aos cintos de segurança, a qualidade da cadeirinha e às maneiras corretas de deixá-la bem firme ao banco.

O mesmo serve para os pets, eles costumam ser mais leves e podem se machucar com mais facilidade. “Hoje em dia há cintos especiais para animais, alguns que prendem até o corpo todo dele. Além disso, as caixinhas de transporte também é uma opção”, conforme o tamanho e o porte do animal a ferramenta de segurança deve ser uma ou outra. Antes de cair na aventura consulte um veterinário, um pet shop e garanta que os equipamentos estejam bem presos ao carro.

Confira os 20 melhores All-Inclusive do Brasil, perfeitos para a família toda

5. Os melhores amigos do motorista: itens que não podem sair do porta-malas

manutenção carro viajar
O triângulo (foto) é um dos itens extras que devem ser levados, ele sinaliza que o carro está parado na estrada

Chave de roda, macaco e triângulo. Os nomes podem parecer estranhos, mas os objetos devem ser praxe em qualquer veículo. A chave de roda serve para apertar ou afrouxar os parafusos dos pneus. O macaco é o responsável por elevar o carro na hora de fazer a troca do pneu. Por fim, o triângulo é aquele sinalizador para colocar na estrada caso algo aconteça com o carro. Caso ainda não façam parte da rotina, garanta todos na hora de fazer a manutenção do carro para viajar.

A dica de mecânica é, além desses itens, adicionar também um par de luvas, uma flanelinha de limpeza e uma chave de roda telescópica (ela aumenta o tamanho e não exige tanta força quanto a outra). Por fim, não esqueça da playlist da viagem e dos snacks para enganar a fome! Nunca se sabe quando vai aparecer a próxima conveniência.


Pronto para desbravar as estradas do mundo? Marque a manutenção do carro para viajar, chame a família toda e pé na estrada! Não esqueça das dicas de segurança do Magazine e de nos contar nos comentários como foi a aventura.

Autor

Com uma paixão por São Paulo e um crush por Nova York. Ama street looks, barzinhos do momento e pontos turísticos diferentões. Não dispensa um rooftop nem uma maratona de Sex and the City.

Escreva um comentário