Destinos no interior de São Paulo costumam estar entre os favoritos de quem busca por dias de tranquilidade, contato com a natureza e opções de lazer. Uma ótima opção entre eles é Atibaia, cidade pertinho da capital paulista, a cerca de 70 km, pouco mais de 1h de carro. 

Em um final de semana já é possível conhecer seus principais pontos turísticos. Por lá, turistas aproveitam parques, fazem o tradicional passeio de teleférico, visitam igrejas históricas e se encantam pela vista da Pedra Grande.

Quer saber o que fazer de melhor em um final de semana em Atibaia? Confira 5 dicas a seguir.

Home - Slider 1

5 dicas do que fazer em Atibaia

Atibaia reúne atrações para todos os gostos, desde as mais tranquilas, para quem busca passeios gostosos em família, até opções radicais, como voo de asa-delta.

1. Pedra Grande de Atibaia

Foto da atração Pedra Grande, em Atibaia.
Do alto da Pedra Grande, além de admirar uma vista privilegiada, turistas podem se aventurar com asa-delta

Principal cartão-postal de Atibaia, a Pedra Grande atrai turistas de diversas cidades paulistas. Sua vista panorâmica é incrível! São 650 m de altura e 1.418 m de altitude, de onde é possível avistar, com céu limpo, as cidades de Bom Jesus dos Perdões, Jundiaí, Bragança Paulista, Piracaia e Nazaré Paulista.

Para chegar até a pedra, é possível fazer uma das três opções de trilhas. Apesar de curtas (entre 2 e 3 km), elas têm trajeto íngreme. Outra opção é ir de carro. A estrada para a Pedra Grande tem cerca de 10 km, mas pode não ser uma boa ideia para veículos particulares, especialmente em dias de chuva. Para fazer o passeio em veículos 4×4, pesquise por agências de turismo locais.

Além de apreciar a vista, os mais aventureiros podem praticar asa-delta, paraglider e parapente. A Pedra Grande se torna uma pista de decolagem, e o céu é colorido pelos equipamentos. Por fim, uma dica valiosa é se programar para visitar o local no final de tarde, para apreciar o pôr do sol.

Endereço | Monumento Natural Estadual da Pedra Grande Rodovia D. Pedro I, Km 65 – Atibaia

2. Teleférico de Atibaia

Inaugurado em 2008, o Teleférico conta com um percurso de 550 m e duração de cerca de 20 minutos (ida e volta). Do alto do teleférico é possível avistar o Lago do Major, o Balneário Municipal, o Recanto Japonês e também a Pedra Grande.

Depois do passeio, aproveite as atrações do Lago do Major. Cercado por verde, o local conta com quadra de areia, playground, equipamentos de ginástica e espaços para piqueniques. Além disso, o lago possui pedalinhos. Ideal para apreciar a paisagem e curtir momentos ao ar livre!

Ali próximo está o Recanto Japonês, jardim oriental que homenageia as mais de 1.500 famílias japonesas de Atibaia. Entre os pontos mais charmosos do parque estão o lago com uma ponte, as lanternas japonesas e o torii, tradicional portão japonês.

Lago do Major
Endereço
| Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 409 - Centro

3. Parque Edmundo Zanoni

Outra opção de passeio em Atibaia é o Parque Edmundo Zanoni! Com cerca de 40 mil m², os visitantes aproveitam lago com pedalinhos, área de caminhada, playground, espaço de piquenique e uma ponte que dá acesso à uma pequena ilha com uma torre construída com tijolinhos. 

O parque conta também com o Jardim Japonês, que possui o tradicional torii na entrada, e a Casa do Artesão, onde são vendidas peças de artesanato (ideal para garantir lembrancinhas!). 

É também no Parque Edmundo Zanoni que acontece a tradicional Festa de Flores e Morangos de Atibaia. O evento, realizado desde 1980, tem origem relacionada à imigração japonesa que compõe a história da cidade. 

Visitantes aproveitam exposição e venda de morangos e flores, apresentações artísticas, gastronomia oriental e delícias feitas com morango. O evento normalmente acontece no mês de setembro, mas em 2020 e 2021 foi cancelado por conta da Covid-19.

Endereço | Av. Horácio Netto, 1030 - Vila Loanda
Telefone | (11) 4414-0400

4. Igrejas em Atibaia

Como em toda boa cidade do interior, as igrejas de Atibaia chamam a atenção por serem construções históricas. Reserve algum tempinho do seu roteiro na cidade para conhecê-las.

Igreja Matriz

Ponto zero do destino, a Igreja Matriz de João Batista está no centro de Atibaia. No local originalmente esteve a primeira capela da cidade, que data de 1655, mas após transformações arquitetônicas não restaram seus traços originais. Atualmente, seu principal destaque é o painel pintado em 1911, pelo artista Benedito Calixto, grande nome da pintura nacional.

Endereço | Praça Claudino Alves, s/n - Centro
Telefone | (11) 4413-1838

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída a partir de 1763 por escravos, impedidos de frequentar a Igreja Matriz. É também na igreja que acontecem as Congadas de Atibaia, manifestações religiosas e folclóricas de matriz africana, tradição mantida viva por mais de 260 anos.

Endereço | Praça Guilherme Gonçalves, s/n - Centro
Telefone | (11) 4411-1460

Santuário de Schoenstatt de Atibaia

Outra opção para visitar no destino é o Santuário de Schoenstatt de Atibaia, igreja do Movimento Apostólico de Schoenstatt, fundado na Alemanha. Em Atibaia, visite a Capela de São Miguel, cercada por jardins e construída aos moldes da capela original situada do Vale de Schoenstatt. 

Endereço | Rod. Dom Pedro I, Km 78 - Jardim Brogota
Telefone | (11) 4414-4212

5. Fazenda Paraíso Atibaia

Construída em 1860 e adquirida por uma família local em 1940 para produção de cachaça e cultivo de café, cana-de-açúcar e frutas, a Fazenda Paraíso é um passeio delicioso para fazer em família. Ainda hoje o local preserva a casa principal feita de taipa (mistura de argila e cascalho), o terreiro de café e alguns objetos da época. 

Os visitantes também podem aproveitar um lago com pedalinhos, playground infantil, uma fazendinha com animais e o restaurante da casa, que oferece café da manhã rural e almoço com sabores da fazenda em um ambiente charmoso e aconchegante. 

Endereço | Rod. Fernão Dias, s/n - Km 52 - Portão
Telefone | (11) 44173027

Onde se hospedar em Atibaia?

Agora que você já sabe o que fazer de melhor em Atibaia, escolha a hospedagem que mais combina com o seu estilo de viagem. São duas opções no Zarpo. Aproveite para reservar!

Tauá Resort Atibaia

Foto das piscinas do Tauá Resort Atibaia
O Tauá Resort Atibaia está a apenas 1h de São Paulo, e abriga o único parque aquático indoor da América Latina

Diversão é o que define o Tauá Resort Atibaia! Sua grandiosa infraestrutura dispõe de piscinas, brinquedo aquático, Aquapark (um incrível parque aquático indoor), quadras esportivas, espaços temáticos com recreação infantil, sala de jogos, arco e flecha, arvorismo e mais. E mais: a diária inclui pensão completa, com as principais refeições servidas em três restaurantes de gastronomia nacional e internacional, enquanto dois bares servem drinks e petiscos, com custo extra. 

Bourbon Atibaia Resort

Foto de uma das piscinas do Bourbon Atibaia Resort
Com 400 mil m², o Bourbon Atibaia Resort presenteia as crianças com espaços temáticos da Turma da Mônica

Entre os melhores resorts do país, o Bourbon Atibaia Resort é certeza de dias inesquecíveis! Hóspedes curtem piscinas, campo de futebol, quadras, salas de jogos, arvorismo, arco e flecha, teatro, cinema e muito mais. Para as crianças, toda a diversão da Turma da Mônica, com espaços temáticos, recreação monitorada e encontro com os personagens! Para aproveitar tudo com muita energia, a pensão completa está inclusa na tarifa, com refeições servidas no Restaurante Food Court. Tem ainda outros dois restaurantes, gelateria e quatro bares. 


Curtiu as dicas de lugares para conhecer e aproveitar em Atibaia? Então aproveite as excelentes tarifas do Zarpo para reservar sua viagem.

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário