Campos do Jordão é queridinha dos paulistanos. A cidade mais charmosa da Serra da Mantiqueira está a 180 km da capital. A elegância é ainda maior durante o inverno, quando as baixas temperaturas se combinam à arquitetura em estilo enxaimel, e o resultado é o clima ideal para se deliciar com vinhos e fondues. Para além do centro, a chamada Vila Capivari, o destino também se destaca pela natureza, parques e museus.

Leia a seguir mais sobre o que fazer em Campos do Jordão, além de dicas de hospedagem.

Home - Slider 1

Onde fica Campos do Jordão?

A 180 km de São Paulo, Campos do Jordão está na Serra da Mantiqueira, próximo a São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. O município está na Serra da Mantiqueira, a uma altitude de mais de 1.600 m. É a cidade mais alta do país! E assim se justifica o friozinho. Não raramente os termômetros chegam a marcar 5°C à noite.

O inverno é o período favorito dos turistas, que lotam as ruas da Vila Capivari e a frente das lareiras, muito comuns nas casas, restaurantes e hotéis. Julho é o mês mais agitado, e é também o mês da Festival de Inverno, o maior festival de música clássica da América Latina. A edição deste ano, porém, foi adiada para janeiro de 2021, por conta da pandemia de covid-19.

Conheça 10 cidades imperdíveis na Serra da Mantiqueira

O que fazer em Campos do Jordão? 

Vila Capivari

Construções com estilo germânico em Campos do Jordão
As construções em estilo germânico dão um charme europeu para o centro de Campos do Jordão

A Vila Capivari é o centro de Campos do Jordão, e o local onde os turistas se reúnem, seja de dia ou de noite. Por lá, o passeio é visitar lojas, especialmente de roupas de frio e de chocolates, e aproveitar os bares e restaurantes. São várias opções, mas o menu favorito é o de fondues, tanto doces quanto salgados. A arquitetura merece menção: com estilo germânico, a sensação é de estar em uma cidadezinha europeia.

Morro do Elefante

Telefério para o Morro do Elefante - o que fazer em Campos do Jordão
Um dos passeios clássicos da cidade é o de teleférico, que sai do Parque Capivari rumo ao Morro do Elefante

Ali próximo ao centro está o Parque Capivari, o ponto de partida do teleférico! O passeio é obrigatório na lista do que fazer em Campos do Jordão. O destino é o Morro do Elefante, e a vista panorâmica sobre a cidade compensa a adrenalina da subida. Antes de descer, não deixe de tirar fotos! Além do teleférico, é possível chegar ao Morro do Elefante de carro, em um trajeto de 2 km desde a Vila Capivari.

Parque Estadual Campos do Jordão

Araucárias do Parque Estadual - o que fazer em Campos do Jordão
O Parque Estadual é um verdadeiro encanto, com cerca de 8 mil hectares e mais de 186 espécies de aves

A cerca de 12 km do centro, o Parque Estadual Campos do Jordão é incrível para apreciar a natureza do destino. Também chamado Horto Florestal, o parque possui mais de 8 mil hectares de área. Os visitantes aproveitam espaço infantil, viveiro e quatro opções de trilhas, que juntas totalizam 12 km. Uma delas tem como destino uma cachoeira! Com custo à parte é possível se aventurar na tirolesa, alugar bicicletas e realizar uma refeição ou um lanche no restaurante ou no foodtruck.

Amantikir

Vista geral do Parque Amantikir - o que fazer em Campos do Jordão
O Parque Amantikir é um dos principais pontos turísticos da cidade! São 60 mil m² e mais de 700 tipos de plantas

Com 60 mil m², o parque Amantikir é um dos principais passeios a fazer em Campos do Jordão. Criado em 2007, seus jardins são inspirados nos jardins europeus, e contam com mais de 700 espécies de plantas. O parque, a 10 km do centro da cidade, conta com estacionamento, café, restaurante e trilha, além de mirantes perfeitos para fotos. 

Museu Felícia Leirner

Vista pôr do sol do Museu Felícia Leirner - o que fazer em Campos do Jordão
O Museu Felícia Leirner possui 85 esculturas ao ar livre | Daniel Gravina Gomes Santiago/CC BY-SA

O Museu Felícia Leirner, a 9 km desde o centro, é composto por 35 mil m² e um conjunto de 85 esculturas da artista, dispostas ao ar livre. Felícia Leirner nasceu na Polônia e mudou-se para Campos do Jordão, onde inaugurou seu museu em 1978, concluído em 1982. Sua obra se destaca no universo da arte moderna nacional e internacional. No passeio, a arte traduzida em bronze, cimento branco e granito se combina à natureza. É ali que está também o Auditório Claudio Santoro, onde acontece o Festival de Inverno. 

Palácio Boa Vista

Entrada do Palácio Boa Vista, o que fazer em Campos do Jordão
Sinta-se em um castelo europeu no Palácio Boa Vista, com 105 cômodos | Tomás R M de Paula/CC BY-SA

Residência de inverno do governador de São Paulo, o Palácio Boa Vista é um museu com incrível acervo, que inclui mobiliário, porcelanas, prataria, esculturas e pinturas. Além do valor histórico e artístico, a arquitetura do palácio lembra castelos europeus. São 35 ambientes e 105 cômodos! Para conhecer, são oferecidas visitas guiadas e gratuitas. O Palácio e a Capela do Palácio, que surpreende pela construção, não podem faltar na lista do que fazer em Campos do Jordão.

Parque das Cerejeiras

Se a sua viagem a Campos do Jordão for entre os meses de julho e agosto, o Parque das Cerejeiras Vila Albertina não pode faltar no roteiro. É o período da florada, quando o encanto é garantido pelas árvores forradas por delicadas flores rosas. No mesmo período acontece a Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão, que reúne apresentações artísticas, comidas típicas e produtos japoneses. Nos dias mais tranquilos, a dica é ir preparado para um piquenique. O parque está a 8 km da Vila Capivari.

Ducha de Prata

Um dos passeios mais tradicionais de Campos do Jordão é a Ducha de Prata, um conjunto de quedas d’água artificiais, que os turistas podem observar e tirar fotos desde as passarelas de madeira. A entrada é gratuita e a localização é pertinho do centro. Se você fizer o passeio do Trenzinho da Montanha, que parte desde o Parque Capivari, a Ducha de Prata é uma das paradas.

Pedra do Baú

Vista geral da Pedra do Baú
Os aventureiros adoram o complexo da Pedra do Baú, composto por três rochas a 25 km de Campos do Jordão

O Complexo da Pedra do Baú é, na verdade, um conjunto de rochas, composto por Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata. É um prato cheio para os aventureiros! São várias vias de escaladas disponíveis, para diferentes níveis de dificuldade, inclusive uma trilha tranquila para fazer com crianças. No topo, a vista para a Serra da Mantiqueira é incrível! O acesso ao complexo fica em São Bento do Sapucaí, mas a proximidade com Campos do Jordão, a cerca de 25 km, torna o passeio ótima opção para quem visita Campos.

Portal de Campos do Jordão e Vista Chinesa

Vista aérea da entrada de Campos do Jordão
O portal de Campos do Jordão tem a arquitetura típica da cidade |  Governo do Estado de São Paulo/CC BY

Ao chegar a Campos do Jordão, vale fazer uma parada no portal da cidade, com arquitetura típica, para tirar aquela foto tradicional. Já ao deixar a cidade, o Mirante Belvedere vale alguns minutos de pausa antes de cair na estrada. A 3 km desde o portal, o mirante também é chamado Vista Chinesa, e rende fotos bonitas das montanhas e natureza da região, especialmente ao entardecer. 

Restaurantes em Campos do Jordão

Fondue, especialidade de Campos do Jordão
Em Campos do Jordão, o clima é perfeito para saborear deliciosos fondues, especialidade dos restaurantes locais

Chopperia Baden Baden

Há mais o que se fazer no centro de Campos do Jordão: deliciar-se com o restaurante mais famoso do destino. A Chopperia Baden Baden é referência, graças ao cardápio com delícias típicas alemãs e cervejas próprias, que foram criadas na cidade e hoje pertencem ao grupo Heinekein. Experimente chucrute, joelho de porco, massas típicas e também fondues, além de sobremesas como strudel. Todos os pratos harmonizam com as cervejas!

Confira no Mag mais restaurantes para comer em Campos do Jordão!

Restaurante Pontremoli

Um pouco mais afastado da Vila Capivari, a cerca de 9 km, o Restaurante Pontremoli é um dos mais cobiçados de Campos do Jordão. O bistrô é charmoso desde a arquitetura, e oferece aos clientes a possibilidade de um jantar ao ar livre. O clima é de romance, e a  vista é privilegiada. O cardápio é de pratos italianos, e vinhos são sempre bem-vindos para acompanhar. Vale reforçar que o atendimento é somente com reserva.

Santa Collina Restaurante & Fondue

Campos do Jordão combina com fondue! O Santa Collina Restaurante & Fondue, na Vila Capivari, é especialista no assunto, com diversos tipos, desde fondues salgados, de carne e queijo, até os doces, com chocolate tradicional ou com Leite Ninho e Nutella. O cardápio possui também porções, hambúrgueres, massas, carnes e pratos kids (crianças podem, inclusive, brincar no espaço infantil). O ambiente é rústico, com mesas internas e ao ar livre, e um gazebo em vidro.

Onde se hospedar em Campos do Jordão

Blue Mountain Hotel & SPA

Vista geral do Blue Mountain Hotel & SPA
Grandiosidade e elegância são adjetivos perfeitos para o Blue Mountain Hotel & SPA

A 4 km da Vila Capivari, o Blue Mountain Hotel & SPA se destaca entre os hotéis de Campos do Jordão! Com toques de sofisticação, possui duas piscinas aquecidas e cobertas, cercada por uma estrutura de aço e vidro e bela paisagem. Os momentos de bem-estar continuam com jacuzzis e SPA, e os pequenos se divertem com kids’ club com recreação monitorada. Ao reservar é possível escolher entre duas opções de pensão.

Là-Bas Suites de Montagne

Café da manhã no quarto do Là-Bar Suites de Montagne
O charme da Là-Bas Suites de Montagne está nas acomodações aconchegantes e completas

Charme e conforto traduzem a pousada Là-Bas Suites de Montagne. O clima da hospedagem é aconchegante e intimista, graças às acomodações. Todas têm 35 m², varanda, TV, aquecedor, sala de estar e cozinha equipada. O café da manhã está incluso na tarifa, e é servido em cestas, direto nas suítes. Além das comodidades, a hospedagem a apenas 1 km do centro de Campos do Jordão.

Pousada Nacional Inn

Vista geral da Pousada Nacional Inn
Quem se hospeda na Pousada Nacional Inn pode fazer uma caminhada até a Vila Capivani, a 1 km

Charme e singeleza! A Pousada Nacional Inn está a apenas 1 km da Vila Capivari e do Morro do Elefante. Além da localização privilegiada, o café da manhã está incluso na tarifa, com diversos itens, de bolos a frutas. A pousada oferece ainda ofurô com hidromassagem, sala de TV e academia.

Nacional Inn Campos do Jordão

Fachada do Nacional Inn Campos do Jordão
O Nacional Inn Campos do Jordão, a 2 km do centro turístico, é charmoso no exterior e completo no interior

O Nacional Inn Campos do Jordão é mais uma opção de hospedagem repleta de charme! Sua arquitetura em estilo europeu está em total sintonia com o destino, e a Vila Capivari está a apenas 2 km. Hóspedes aproveitam piscina coberta e aquecida com ofurô, playground, salão de jogos e academia, e desfrutam de café da manhã incluso na tarifa, com mais de 50 itens.

Golden Park Campos do Jordão

Vista Geral do Golden Park Campos do Jordão
A natureza compõe o cenário do Golden Park Campos do Jordão, hotel completo e próximo ao portal da cidade

Cercado pela natureza, o Golden Park Campos do Jordão está a 500 m do portal da cidade e a 6 km da Vila Capivari! Sua infraestrutura conta com piscina coberta, com ofurô suspenso, banheiras de hidromassagem, lago com pedalinho, playground e mais. O café da manhã está incluso na tarifa, e entre os 40 itens ao dispor estão frutas, iogurtes, cereais, geleias e tortas e pães caseiros.

Castelo Nacional Inn

Fachada do Castelo Nacional Inn, em Campos do Jordão
O Castelo Nacional Inn, a menos de 1 km do Palácio Boa Vista, é inconfundível, graças à sua arquitetura

O Castelo Nacional Inn é, literalmente, um castelo! Sua arquitetura única chama atenção em Campos do Jordão, e seu interior acompanha o estilo. Hóspedes aproveitam piscina coberta e aquecida, hidromassagem, academia sala de jogos e sala de cinema. Já para conhecer mais do destino, vale destacar a localização a 900 m do Palácio Boa Vista e a 2 km do Museu Felícia Leirner. 


Pronto para se apaixonar por Campos do Jordão? Confira os hotéis disponíveis no Zarpo para conhecer e se hospedar na cidade favorita do inverno paulista.

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Escreva um comentário