Olímpia, no interior paulista, é imperdível para curtir águas termais e parques aquáticos. A cidade é famosa especialmente pelo Thermas de Laranjais, o parque aquático mais visitado do Brasil, mas possui outras atrações que valem a visita. Além da diversão aquática, Olímpia possui um forte traço cultural: o folclore!

Leia a seguir mais sobre o destino, o que fazer por lá e dicas de hospedagem.

Home - Slider 1

Onde fica Olímpia?

Olímpia está a aproximadamente de 440 km de São Paulo. Cerca de 5h de carro separam o destino da capital! O município está próximo de cidades como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Barretos. 

Com a inauguração do parque Thermas dos Laranjais, em 1987, Olímpia se tornou um polo turístico do estado de São Paulo, atraindo visitantes em busca das águas termais provenientes do Aquífero Guarani. Desde então, as atrações se expandiram, e a infraestrutura da cidade cresceu para acompanhar o fluxo de turistas. A diversão e o conforto são certos!

O que fazer em Olímpia?

Thermas dos Laranjais

Vista geral do Thermas dos Laranjais, parque aquático em Olímpia
O parque aquático mais visitado do país! O Thermas dos Laranjais é um ícone da cidade de Olímpia

O Thermas dos Laranjais é o parque aquático mais visitado do Brasil, e o principal item na lista do que fazer em Olímpia! E não à toa: são mais de 55 atrações, separadas nas categorias Família, Infantil, Melhor Idade e Radicais. Ou seja, não há desculpa para não se divertir. 

Entre os brinquedos mais famosos está o alucinante Lendário, com cinco toboáguas, dois com boia e três de cápsula. Para momentos mais tranquilos, aposte nas piscinas de ressurgência e no rio lento. Enquanto isso, os pequenos se divertem no Clube das Crianças. Confira aqui os preço dos ingressos.

Confira 5 destinos de águas termais para relaxar em São Paulo

Hot Beach Olímpia

Vista aérea de toboágua do Hot Beach Olímpia
Inaugurado em 2017, o Hot Beach Olímpia veio para completar a diversão aquática no destino

O Hot Beach Olímpia é mais um parque aquático que conquistou o coração dos turistas. Suas atrações são divididas em Família, Suaves e Radicais. Nos brinquedos e piscinas familiares, as crianças se divertem com pequenos toboáguas, baldes que transbordam e jatos. Entre as Suaves está a praia artificial com piscina de ondas. Já o Irado, da categoria radical, conta com quatro toboáguas, enquanto o Poty Pipe possui uma vista em forma de U para deslizar com a boia.

Além do parque, o Complexo Turístico Hot Beach possui também os hotéis Hot Beach Resort, Celebration e Thermas Park Resort & Spa. Todos os hóspedes têm acesso ilimitado ao Hot Beach Olímpia.

Parque dos Dinossauros

Volte ao período jurássico com um passeio pelo Vale dos Dinossauros. As crianças vão amar!

É verdade, a diversão aquática é parte essencial do que fazer em Olímpia. Mas há mais para explorar na cidade! Em viagens com crianças pequenas, não deixe de incluir no roteiro o Vale dos Dinossauros. São mais de 30 réplicas animatrônicas de dinossauros enormes. O passeio é ao ar livre, em uma área de 6 mil m². Uma verdadeira jornada pelo universo jurássico!

Museu e Festival do Folclore

O Museu do Folclore traz grande acervo e reconstrói a história da cidade | Renan Rangel Camargo / CC BY-SA

Muitos podem não saber, mas Olímpia é a Capital Nacional do Folclore. O Professor José Sant’anna foi grande entusiasta, e dedicou-se a estudar essa forma de cultura popular. Levou as manifestações folclóricas para as ruas da cidade, iniciando a tradição do Festival do Folclore em 1965. O festival acontece até os dias atuais, sempre no mês de agosto.

O museu, inaugurado em 1973, reúne um acervo de mais de 3.000 peças e retraça a história do folclore, que se confunde com a da própria cidade. Entre as peças em exposição estão peças de vestuário de diversas manifestações culturais, instrumentos musicais e uma locomotiva que, na década de 1940, ligou Olímpia ao restante do Brasil.

Orquidário Aguapay

Para quem aprecia orquídeas, o Orquidário Aquapay vale a visita. Frequentemente citado entre os passeios a se fazer em Olímpia, o lugar reúne diversas espécies das flores e um tranquilo espaço verde. Os visitantes são recebidos pelos próprios donos, que oferecem um tour por lá. Não deixe de levar alguma orquídea para casa!

Dica de quem foi

“Passei um dia incrível no parque Thermas dos Laranjais. É importante chegar logo pela manhã, para aproveitar as várias possibilidades de diversão, tanto para quem quer relaxar quanto para os mais aventureiros. Surfei – ou tentei – no brinquedo que é uma pista de surf. Foi ótimo! Também gostei bastante dos toboáguas. São um tanto radicais, mas o medo não supera a diversão.”

Jackson de Souza, estagiário de Conteúdo

Quanto tempo ficar em Olímpia

Olímpia é ótimo destino para se divertir num final de semana ou nos feriados! A proximidade em relação a São Paulo torna a viagem prática. Quem tiver mais tempo disponível pode escolher se divertir em mais dias nos parques aquáticos.

Onde se hospedar em Olímpia

Enjoy Olímpia Park Resort

Piscina do Enjoy Olímpia Park Resort
O Enjoy Olímpia Park Resort oferece ingressos cortesia para o Thermas de Laranjais e o Vale dos Dinossauros

Além da localização privilegiada a apenas 400 m do Thermas dos Laranjais, o Enjoy Olímpia Park Resort oferece como cortesia ingressos para o parque e também para o Vale dos Dinossauros. O resort possui quatro piscinas, brinquedo aquático para crianças, espaço kids com recreação monitorada, salas de cinema, sala de jogos, academia e, com custo à parte, SPA. Quanto à gastronomia, é possível escolher entre três opções de pensão: café da manhã, meia pensão e pensão completa.

Hot Beach Resort

Piscina do parque Hot Beach Olímpia
Todos que se hospedam no complexo do parque Hot Beach têm acesso ao parque aquático!

O Hot Beach Resort possui piscina ao ar livre, de águas quentes e naturais, sala kids com recreação monitorada, salão de jogos, sauna, academia e serviço de massagem, com custo à parte. Mas a melhor parte é o acesso ilimitado ao parque Hot Beach Olímpia! Ao reservar também é possível escolher entre café da manhã, meia pensão ou pensão completa inclusa na tarifa. O complexo conta ainda com os hotéis Celebration e Thermas Park Resort & Spa.

Wyndham Olímpia Royal Hotels

Vista geral do Wyndham Olímpia e do parque Thermas de Laranjais
Vizinhos! O Wyndham Olímpia fica ao lado do Thermas dos Laranjais, além de possuir excelente infraestrutura

O Wyndham Olímpia Royal Hotels é mais que completo! O hotel possui nada mais, nada menos que 11 piscinas. O lazer tem lugar ainda em quadras esportivas, salas de jogos, cinema e junto às atividades organizadas pela equipe de recreação. São três opções de pensão, além de um centro gastronômico com vários restaurantes. O diferencial da hospedagem está na localização ao lado do Thermas dos Laranjais. O acesso ao parque é privativo, e é possível entrar e sair livremente durante o dia após a compra do ingresso.


Olímpia é diversão para a família inteira! Reserve a viagem pelo Zarpo com descontos exclusivos, e prepare-se para dias cheios de adrenalina e águas termais.

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Escreva um comentário