Quer saber o que fazer em Porto de Galinhas? Então este post foi feito para você!

Porto de Galinhas conquista o coração de todos. Além do clima delicioso, praias belíssimas e piscinas naturais, os resorts completam a experiência com mordomia, enquanto as pousadas garantem muito charme. A 1h de Recife, o lugar é perfeito para quem quer curtir dias de sol e mar em cenários tropicais.

A seguir, leia mais sobre os passeios na região, dicas de viagem e opções de hotéis.

Onde fica Porto de Galinhas?

Porto de Galinhas está no charmoso município de Ipojuca, em Pernambuco. Recife, a capital do estado, está a 65 km. É lá que fica o Aeroporto Internacional de Recife – Gilberto Freyre (REC), principal escolha para quem viaja para Porto de Galinhas, que fica no sul do estado. 

Porto de Galinhas marca presença na história durante o período colonial brasileiro. Foi uma das primeiras áreas ocupadas pelos portugueses, tornando-se grande produtora de açúcar. Atualmente o destino é um dos mais cobiçados do Nordeste, graças às altas temperaturas e às praias de mar tranquilo e cristalino.

Quanto tempo ficar em Porto de Galinhas?

Para fazer todos os passeios e também curtir dias de tranquilidade, 7 dias são suficientes. Se não tiver esse tempo disponível, em 4 dias é possível conhecer o melhor de Porto de Galinhas, priorizando alguns passeios.

O que fazer em Porto de Galinhas?

Com céu azul e altas temperaturas em boa parte do ano, não é segredo que os turistas amam desfrutar das praias! Mas há muito mais para aproveitar na cidade, como passeios de buggy, de barco e até visitar cidades vizinhas.

Praias de Porto de Galinhas

A Praia de Porto de Galinhas é ótima para um dia à beira-mar, e é de lá que partem os passeios de jangada

Curtir um dia de praia é a primeira coisa a fazer em Porto de Galinhas! A Praia da Vila de Porto de Galinhas é a principal e também a mais frequentada pelos turistas. Além das piscinas naturais, ela é perfeita para passar o dia, já que as barracas e os quiosques cuidam de tudo, desde cadeiras e guarda-sóis até drinks e petiscos.

Os recifes da Praia de Muro Alto formam uma piscina natural permanente, perfeita para as famílias

Uma das prediletas dos turistas é a Praia de Muro Alto, a 10 km do centro. Seu mar é uma enorme piscina natural permanente, uma vez que um “muro” de recifes protege a orla das ondas. Crianças brincam com tranquilidade e stand up paddle e caiaque são as principais atividades.

No Pontal do Cupe, a 8 km ao norte da vila, é possível alimentar peixinhos e tirar fotos subaquáticas, afinal, o mar é cristalino e praticamente não tem ondas. 

Já a Praia de Maracaípe, a 3 km ao sul, é menos frequentada. Seu mar possui ondas que atraem os surfistas e os coqueiros na orla são um cenário incrível para fotos. Sem deixar de mencionar o pôr do sol, um dos mais encantadores em todo o estado. 

Longe do agito de Porto de Galinhas, a Praia de Serrambi é a escolha para momentos de serenidade

Um pouco distante, a 18 km ao sul da vila, a Praia de Serrambi é mais uma opção para quem busca tranquilidade. A praia atrai famílias, que curtem as pequenas piscinas naturais formadas na maré baixa, e mergulhadores, graças aos naufrágios próximos à costa.

Piscinas naturais de Porto de Galinhas

As piscinas naturais são o paraíso! As águas cristalinas e o colorido dos peixes compõem o cenário

Pergunte para qualquer pessoa o que fazer em Porto de Galinhas e a resposta será o imperdível passeio de jangada até as piscinas naturais. Tradicional no destino, o  passeio pode ser comprado na hora, no quiosque da Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas, à beira da praia da vila.

Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas
Endereço | R. da Esperança, 178-242 – Porto de Galinhas
Telefone | (81) 99395-6537

O passeio dura cerca de 1h e custa R$ 40 por pessoa, incluindo óculos de mergulho, para observar todos os peixinhos, e coletes salva-vidas. As crianças até 6 anos pagam metade do valor e menores de 3 anos não pagam. Cada jangada leva até seis pessoas e um mesmo jangadeiro leva o grupo, o acompanha ao longo do passeio e o traz de volta à praia. 

Para o passeio é importantíssimo conferir a tábua das marés – atualizada mês a mês no portal e no Instagram dos jangadeiros, junto ao horário de saída a cada dia. O ideal é fazer o passeio quando a maré estiver entre 0.3 a 0.9, pois é quando o volume de água baixa e formam-se as piscinas naturais. Quanto mais raso, mais seguro para as crianças e mais gostoso de ver a vida marinha sem que seja preciso saber nadar! 

Por outro lado, é importante saber que os horários da maré variam conforme o dia e não há um período fixo que seja ideal para fazer o passeio. Com isso, fica a dica: não deixe para se programar no último dia de viagem. Sem a maré propícia, você vai voltar para casa sem conhecer as piscinas naturais. Outro alerta é quanto aos golpes de passeios oferecidos na praia. Contrete somente jangadeiros credenciados.

Vila de Porto de Galinhas

As lojinhas de artesanato são imperdíveis! Como resistir a levar o tradicional bolo de rolo para casa?

A vila de Porto de Galinhas fica junto ao trecho principal da praia homônima, de onde saem as jangadas. Por lá, vale um passeio para compras! Não deixe de levar para casa peças de rendas feitas no Nordeste, o tradicional e delicioso bolo de rolo, artesanato feito com escamas de peixes e mais. 

Na vila também estão restaurantes e bares com música ao vivo. As ruas são exclusivas para pedestres, então a tranquilidade e o charme são garantidos.

Buggy de ponta a ponta

Quatro praias e um passeio cheio de emoção. Assim é o passeio de buggy de ponta a ponta!

Uma das melhores formas de conhecer as praias da região de Porto de Galinhas é fazer o passeio de buggy “de ponta a ponta”. É também o passeio mais divertido na lista do que fazer em Porto de Galinhas! O buggy, que comporta até 4 pessoas além do motorista, costuma pegar os passageiros nos hotéis.

O roteiro passa por quatro praias: Muro Alto, Pontal do Cupe, Praia de Porto de Galinhas (de onde saem os passeios para as piscinas naturais) e Maracaípe. São feitas paradas em todas as praias e vale combinar antecipadamente com o bugueiro o tempo de cada uma.

Praia dos Carneiros

O destaque da Praia dos Carneiros é a capela de São Benedito, que fica na areia, à beira-mar

A 50 km de Porto de Galinhas está Tamandaré, onde fica a cobiçada Praia dos Carneiros. A maior parte dos passeios contratados em Porto de Galinhas deixam os turistas no charmoso clube de praia Bora Bora, com espreguiçadeiras, chuveiros e um completo menu de drinks e petiscos.

É de lá também que saem os passeios de lancha e catamarã. O trajeto passa pela Igrejinha de São Benedito, a atração-símbolo da praia (que permanece em plena atividade), pelos mangues e pelos surpreendentes bancos de areia.

Conheça todos os detalhes sobre a Praia dos Carneiros no Mag

Passeio até a Ilha de Santo Aleixo

Um verdadeiro paraíso em Porto de Galinhas! Não deixe de conhecer a Ilha de Santo Aleixo na sua visita

Entre a vila de Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros, no município de Sirinhaém, está um paraíso chamado Ilha de Santo Aleixo! A região é de propriedade particular e não é tão conhecida, ou seja, é oportunidade para aproveitar um dia de praia mais tranquilo. 

Para chegar à ilha há duas opções: dirigir até o município de Sirinhaém e pegar o barco para a ilha ou contratar o passeio com uma agência de turismo, já incluindo transfer desde Porto de Galinhas. A ilha tem 30 hectares e a sua praia mais famosa é a Praia da Ferradura.  

Com areias branquinhas e mar de águas cristalinas, vale levar equipamento de snorkel. Na ilha, há pontos de apoio com restaurantes, que além de servirem o almoço e petiscos ao longo do dia, oferecem também guarda-sóis. Uma dica é combinar antecipadamente com o restaurante sobre o almoço, para não correr o risco de demorar muito depois.

O que fazer em Porto de Galinhas à noite?

Curtir o dia nas praias, piscinas naturais e nos passeios de buggys não são as únicas atividades para curtir Porto Galinhas. Vale também aproveitar a noite na cidade! Passeie pelas ruas do centrinho da vila repletas de lojas e feirinhas, que são impossíveis de sair sem ao menos uma lembrancinha. 

É também à noite a oportunidade de conhecer restaurantes e bares do destino, como o Café do Brasil, ou simplesmente curtir música ao vivo na companhia de bons drinks e petiscos, como no Giroskka Bar, ambos na vila de Porto de Galinhas. 

Café do Brasil
Endereço | Rua da Esperança, 458 – Porto de Galinhas

Giroskka Bar
Endereço | R. das Piscinas Naturais, s/n – Porto de Galinhas

Mais passeios na região de Porto de Galinhas

Recife, a capital de Pernambuco, e Olinda estão pertinho de Porto de Galinhas, e podem ser incluídas no roteiro

Quem tiver mais tempo de viagem, pode incluir no roteiro um city tour em Recife e Olinda, onde é possível conhecer mais sobre a história e cultura pernambucana. Não deixe de visitar o bairro Recife Antigo, o Forte das Cinco Pontas e as ladeiras coloridas de Olinda, onde o frevo é o ritmo tradicional.

Em outro estado sim, mas pertinho! 1h e 30 minutos separam Porto de Galinhas e a paradisíaca Maragogi

Outro passeio possível é conhecer as Galés de Maragogi. O destino está no estado de Alagoas, mas a apenas 1h e 30 minutos desde Porto de Galinhas. A 6 km da costa está um fascinante conjunto de piscinas naturais, maiores até que as do destino de origem. As águas transparentes chamam a atenção. Não à toa, Maragogi foi apelidada de “Caribe Brasileiro”.

Os melhores restaurantes em Porto de Galinhas

Entre um passeio e outro, reserve momentos para apreciar o melhor da gastronomia local. Confira a seguir os cinco melhores restaurantes em Porto de Galinhas!

Barraca

Segundo avaliações no TripAdvisor, o melhor restaurante do destino é nada menos que uma barraca da praia. A cara de Porto de Galinhas! O Barraca está na praia principal e a especialidade da casa são os frutos do mar, com destaque para os pratos com lula, camarão, siri e peixe. Há ainda opções vegetarianas e sem glúten, além de drinks e sucos. 

Endereço | Rua da Esperança, 430 – Porto de Galinhas
Telefone | (81) 98211-0202

MaRdioca

O restaurante MarRdioca, também pertinho da praia, é opção para quem deseja saborear pratos da culinária italiana combinados a frutos-do-mar da região. No menu, estão disponíveis pratos contemporâneos, com opções de massas, pizzas, sobremesas, peixes, camarões e drinks, e também uma seleção vegetariana.

Endereço | Rua Bejupira, 1-87 – Porto de Galinhas
Telefone | (81) 3552-1191

O Borges

Pratos da culinária portuguesa e de frutos do mar são as especialidades do O Borges, restaurante no centro da cidade. Como não poderia ser diferente, os pratos com bacalhau são os mais elogiados, segundo o TripAdvisor. Estão no menu também opções vegetarianas, veganas e sem glúten. 

Endereço | Rua dos Navegantes, 06 – Porto de Galinhas
Telefone | (81) 99803-3411

Della Burguer

Que tal uma noite de hamburgada? O Della Burguer, no centro de Porto de Galinhas, é a melhor hamburgueria da cidade, segundo o TripAdvisor. Além de grande variedade de lanches, tem também no cardápio drinks, petiscos, sobremesas e açaí.

Endereço | Galeria Cheiro do Mar – R. das Piscinas Naturais, s/n – Porto de Galinhas
Telefone | (81) 98973-6053

Farofa Fina

Se a ideia é provar pratos típicos da cidade, o lugar certo é o Farofa Fina. Os carros chefes da casa são buchada de bode e baião-de-dois. Mas há muito mais para saborear, como petiscos de camarão, peixe frito, pizzas doces e salgadas, e bolinho de charque. De sobremesa, não tenha dúvidas em pedir o doce nordestino cartola, que leva queijo, banana, manteiga, açúcar e canela em pó.

Endereço | Rua dos Navegantes, 26 – Porto de Galinhas 
Telefone | (81) 3552-2729

Onde se hospedar em Porto de Galinhas

O Zarpo tem muitas opções de hospedagem em Porto de Galinhas! De renomados resorts a pousadas muito bem localizadas, escolha qual se encaixa melhor na sua viagem.

Samoa Beach Resort

À beira da Praia de Muro Alto, o Samoa Beach Resort possui duas piscinas, kids club, SPA e mais

O Samoa Beach Resort está à beira da Praia de Muro Alto, famosa pelas piscinas naturais e onde o serviço de praia marca presença. Ainda na praia, os hóspedes podem se divertir com stand up paddle e caiaque. O resort tem ainda duas piscinas, quadras esportivas, atividades monitoradas para adultos e crianças a partir de 4 anos e, com custo à parte, tratamentos no SPA. Há duas opções de pensão: café da manhã e meia pensão.

Enotel Porto de Galinhas

Que tal passar dias inesquecíveis em um resort All-Inclusive à beira-mar? Conheça o Enotel Porto de Galinhas!

Viva férias inesquecíveis! O Enotel Porto de Galinhas está à beira da Praia de Porto de Galinhas e oferece uma estadia com toques de luxo, conforto e deleite gastronômico, afinal, a experiência é All-Inclusive. São sete restaurantes de especialidades variadas e seis bares, dois deles nas piscinas. Para momentos de lazer e relax, tem complexo aquático de 3 mil m² com piscina de ondas e rio lento, quadras, programação de atividades para todas as idades, shows temáticos e, com custo à parte, SPA e passeios pelo destino. 

Pousada Porto Verde

No centro da Vila de Porto de Galinhas, a Pousada Porto Verde está a 100 m da praia e oferece o essencial para uma viagem incrível. O clima na pousada é intimista, afinal, são apenas 18 acomodações. Ao acordar, os hóspedes saboreiam o café da manhã incluso na tarifa, servido em estilo buffet. Já para momentos de lazer, tem piscina ao ar livre, uma vendinha que serve drinks e petiscos, e o Spa do Chame.

Summerville Beach Resort

Um complexo aquático, clubinho infantil e três tipos de pensão: tudo isso e mais no Summerville Beach Resort

À beira da Praia de Muro Alto, o cinco estrelas Summerville Beach Resort é perfeito para famílias! O lazer se faz presente no complexo aquático de 1.200 m², nas quadras, no arco e flecha, no aluguel de caiaque e stand up paddle, no espaço infantil e na programação de atividades diárias para todas as idades. Para relaxar, com custo à parte, o SPA é a melhor opção. E como tudo que é bom pode sempre melhorar, a experiência é All-Inclusive! São cinco restaurantes e diversos bares, entre eles um molhado e um na praia.

Kembali Hotel

Originalidade e sossego à beira de Porto de Galinhas: o Kembali Hotel é exclusivo para adultos!

Perfeito para viagens a dois! O Kembali Hotel é exclusivo para maiores de 18 anos. À beira da Praia de Porto de Galinhas e a 4 km da vila, o hotel possui piscina com vista para o mar, serviço de praia com espreguiçadeiras, bar e, com custo à parte, massagens no gazebo. O café da manhã está incluso na tarifa e conta com itens, como pães, bolos, waffles, frutas e tapiocas. Demais refeições com custo à parte.

Ocaporã Hotel All-Inclusive

À beira-mar do Pontal do Cupe, o Ocaporã Hotel All-Inclusive propõe ferias em família com toques de requinte

Porto de Galinhas combina com férias All-Inclusive! O Ocaporã Hotel All-Inclusive está à beira-mar do Pontal do Cupe, um dos principais trechos do litoral de Ipojuca e onde o serviço de praia acontece. No resort, são cinco piscinas, quadra de tênis, sala de jogos, espaço kids e atividades para adultos e crianças. Para o deleite do paladar, há dois restaurantes, dois bares (um deles na piscina) e uma sorveteria. 

Vivá Porto de Galinhas Resort

Um cenário paradisíaco! O Vivá Porto de Galinhas está à beira da Praia do Cupe e a 6 km do centrinho da cidade

À beira da Praia do Cupe e a 6 km do centrinho de Porto de Galinhas, o Vivá Porto de Galinhas Resort combina sofisticação e clima tropical. A diversão é garantida por seis piscinas, atividades para todas as idades, quadras, cinema, programação noturna, playground e kids’ club. Momentos relax são vividos no SPA, que exige custo extra. Ao reservar, escolha entre café da manhã, meia pensão ou pensão completa.  

Confira todos os hotéis em Porto de Galinhas disponíveis no Zarpo

Viaje para Porto de Galinhas com segurança

Antes de viajar, confira se companhias aéreas e estabelecimentos locais estão exigindo documentos para permitir o acesso ao destino, como exames negativos para Covid-19. De qualquer modo, vale sempre levar o comprovante de vacinação completa, impresso ou digital. O formato online pode ser acessado no app Conecte SUS (Play Store e App Store). 

Além disso, os cuidados devem continuar: é importante respeitar o distanciamento social, utilizar máscaras de proteção adequadas (como a PFF2, N95, cirúrgica ou de TNT) e higienizar as mãos constantemente com álcool em gel 70%.


Ficou com vontade de conhecer Porto de Galinhas? Acesse o site do Zarpo e prepare-se para dias sem igual à beira-mar do litoral sul pernambucano.

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário

Sair da versão mobile