Café da manhã, meia pensão, pensão completa ou All-Inclusive? Na hora de planejar sua viagem, definir o hotel e o tipo de pensão é uma das maiores dificuldades. Tudo depende do perfil do viajante, e a decisão pode definir o rumo da experiência. Para ajudar na escolha, o Mag explica o que cada pensão oferece e para qual estilo de viagem ela é mais indicada.

Café da manhã

Buffet de café da manhã servido em hotéis
O café da manhã oferecido pelos hotéis pode ser servido em diferentes estilos: buffet, continental ou à la carte

Para explicar cada pensão, vamos começar pela mais clássica das hospedagens: o café da manhã. Como já se pode imaginar, essa pensão inclui apenas a primeira refeição do dia. Dependendo da estada, ele pode ser servido em estilo buffet, à la carte ou continental.

  • Buffet: oferece várias opções de alimentos, que ficam dispostos à vontade, e são selecionados a gosto pelo hóspede. Geralmente possui variedade de pães, sucos, frutas, frios, laticínios, cereais, bebidas quentes e mais.
  • Continental: também segue o estilo self-service, mas não possui tantas opções quanto o buffet, sendo composto, por exemplo, por pães, torradas, bebidas quentes, manteiga e geleia.
  • À la carte: dispõe de um cardápio com possibilidades pré-definidas, que são escolhidas pelos hóspedes e preparadas conforme seu gosto.
Café da manhã

Se a ideia é aproveitar todos os atrativos do destino escolhido, da gastronomia aos pontos turísticos, o café da manhã é a pensão de hotel perfeita para sua viagem. Esse regime é mais encontrado em hotéis e pousadas localizados nos pontos principais do destino e com comodidades focadas especialmente no conforto. Vale se atentar também para o período que a refeição é servida, pois cada hospedagem adota um horário diferente. 

Meia pensão

Almoço ou jantar incluso na meia pensão
Duas refeições estão inclusas na meia pensão: café da manhã e almoço ou jantar, de acordo com a estada

Meia pensão ou MAP, como chamam no vocabulário hoteleiro, causa muita confusão nos hóspedes na hora de escolher a pensão que vai sustentar a viagem. Mas calma! Ela é bem mais simples do que parece. Neste tipo de regime estão inclusas duas refeições.

Alguns lugares oferecem café da manhã e almoço, outros café da manhã e jantar, sem chance de troca. Existe também hospedagens onde é possível escolher qual refeição irá compor as possibilidades, além do café da manhã.

Meia pensão

A meia pensão também é indicada para os turistas que visam explorar o destino, mas que não abrem mão de alguma facilidade. Outro destaque são as bebidas não alcoólicas, normalmente inclusas durante as refeições, de acordo com o hotel. Esse regime proporciona o deleite ideal para começar a jornada com muita energia.

Além disso, na refeição que não está inclusa na tarifa ainda sobra espaço para saborear a culinária típica em algum restaurante da região.

Pensão completa 

Família almoçando junto em um hotel com Pensão Completa inclusa na tarifa
A pensão completa é ótima para curtir a hospedagem ao máximo! Café da manhã, almoço e jantar estão inclusos

Outro tipo de pensão de hotel que gera muitas dúvidas é o FAP, ou pensão completa, como é mais conhecida. Ao escolher essa pensão, os hóspedes possuem todas as principais refeições inclusas tarifa, como café da manhã, almoço e jantar. Em alguns casos pode incluir até mesmo chá da tarde, ou mais variações. 

Presente principalmente em resorts e hotéis-fazenda, a pensão completa é indicada para os hóspedes que não pretendem sair da hospedagem, e encontram em sua infraestrutura tudo o que é preciso para uma viagem completa.

Pensão completa

Além das refeições principais, normalmente acompanhadas de bebidas não alcoólicas, de acordo com o hotel, as opções de lazer não deixam a desejar, afinal, a ideia é passar dias inteiros junto aos serviços. É perfeita para viagens em família!

All-Inclusive

Drinks à beira da piscina fazem parte da experiência All-Inclusive
Uma viagem sem uma preocupação sequer! O All-Inclusive é para quem não abre mão de mordomia

Da gastronomia à diversão, a experiência All-Inclusive (“tudo incluso”, em tradução do inglês) proporciona muitos mimos. Diferente da pensão completa, esse regime oferece não apenas as refeições principais, mas também drinks, bebidas e petiscos o dia inteiro. 

Geralmente encontrado em resorts, é o tipo de pensão mais indicada para quem não planeja sair da hospedagem e deseja consumir sem preocupação com o custo final. Afinal, o valor pago na diária inclui alimentação ilimitada e bebidas – alcoólicas ou não – disponíveis durante qualquer hora do dia.

All-Inclusive

As refeições normalmente são servidas em estilo buffet, mas algumas hospedagens possuem restaurantes com serviço à la carte, de diferentes especialidades. Cheque se para esses restaurantes é preciso fazer reserva prévia, ou se é preciso que a estadia tenha um número mínimo de noites. 

Além da gastronomia, a infraestrutura costuma acompanhar a grandiosidade e reservar muito deleite aos hóspedes. Os resorts investem em uma completa área de lazer, com piscinas, quadras, kids’ club, equipes de recreação para adultos e crianças e mais. Mas atenção! Alguns serviços podem não estar inclusos no preço da diária, por exemplo massagens e tratamentos no SPA.

Saiba se hospedagens All-Inclusive valem a pena para a sua viagem


Agora que já conhece todos os tipos de pensão, veja as opções oferecidas nos hotéis do Zarpo e escolha a que mais se encaixa na sua viagem!

Hellen Cerqueira

Em busca de aventuras, suas viagens são para conhecer novas culturas e experimentar comidas típicas e bebidas artesanais. Na dúvida, as praias são sempre sua escolha preferida!

Escreva um comentário