Não é segredo que o Rio de Janeiro abriga praias paradisíacas, como as icônicas praias de Ipanema e Copacabana. Mas você já ouviu falar da Praia de Itacoatiara?

A praia está em Niterói, distrito da região norte da capital fluminense, e surpreende com sua beleza. Ficou interessado? Saiba a seguir todos os detalhes da praia.

Além da Cidade Maravilhosa: Niterói

museu-niteroi

O centro do Rio de Janeiro abriga pontos turísticos emblemáticos e que devem ser visitados! Mas não é só por lá que estão os melhores passeios da cidade. Niterói é dona de praias deslumbrantes, rica vegetação e paisagens de tirar o fôlego. 

Uma dessas obras primas é a Praia de Itacoatiara, na Serra da Tiririca, um destino encantador. É uma ótima escolha de roteiro para quem já conhece os principais pontos da Cidade Maravilhosa e está pronto para mais!

A quase perfeita Praia de Itacoatiara

Conheça a melhor praia de Niterói, a Praia de Itacoatiara.

Do outro lado da Baía de Guanabara, na região oceânica de Niterói, a Praia de Itacoatiara surpreende (e muito) os turistas! Com belíssimos paredões de pedra, faixa de areia dourada e fofa, abundante vegetação e ondas agitadas, a praia é muito frequentada por surfistas. 

Mas quem viaja com crianças ou não curte mar agitado, pode ficar despreocupado! No canto direito há uma grande pedra mar adentro, conhecida como “Arpoador de Niterói”, onde as ondas são mais calminhas e a maré não puxa tanto.

Curte Surf? Visite a Praia de Itacoatiara e desbrave as altas ondas dessa pacífica praia.

Como dito anteriormente, o público mais frequente entre os banhistas são os surfistas, em sua maioria jovens, que desafiam as altas ondas do mar bravo. Mas, apesar de ser a mais movimentada de Niterói, não chega nem perto da lotação das famosas da capital. 

E quem adora ir à praia para passar o dia com os pés na areia, sem se preocupar com nada, vai gostar mais ainda da Praia de Itacoatiara. Tem grande oferta de quiosques, o que garante petiscos, drinks, refeições e ainda mesas com guarda-sol. 

Além da areia e do mar

praia-piratininga-zarpo-magazine

Para os turistas com perfil aventureiro, que tal fazer uma trilha? No Parque Estadual da Serra da Tiririca, a 700 m da praia, cerca de 8 minutos caminhando, há uma trilha de 2h que leva até uma das vistas mais deslumbrantes do Rio de Janeiro. 

A trilha é de nível médio, já que o turista precisa caminhar por alguns quilômetros e “escalar” uma pedra íngreme. O trajeto tem como ponto final uma vista impressionante das praias de Itacoatiara, Itaipu e Lagoa de Piratininga!

Para não ter nenhum tipo de problema durante a caminhada, é recomendável utilizar luvas de neoprene para evitar queimar ou machucar as mãos na pedra e levar protetor solar, boné ou chapéu, óculos de sol, tênis, garrafinha com água e, claro, uma roupa de banho por baixo para dar aquele mergulho após a trilha.  

Por que a Praia de Itacoatiara é quase perfeita?

A quase perfeita Praia de Itacoatiara.

Quanto mais selvagem e vazia é uma praia, menos infraestrutura ela tem. Na Praia de Itacoatiara não é preciso levar alimentos e bebidas, pois na areia há bons quiosques e também ambulantes que vendem sanduíches e sucos naturais. 

Mas, então… O que falta? Banheiros. Não tem na orla, nem nos quiosques e nem nos arredores. Isso porque as ruas paralelas são residenciais e quase não têm comércios. A boa notícia é que há rumores de que será construída uma base na orla com banheiros.

3 Comentários

  1. Nossa, essa praia é maravilhosa…. As ondas são muito bravas, mas mesmo assim compensa sair das praias sempre lotadas do Rio de Janeiro para passar o dia nela. Mas banheiro é como a moça disse mesmo: na natureza hahaha pena!

  2. Mas como nem tudo são flores, graças à visitação incontrolável de forasteiros de uma certa cidade vizinha, Itacoá está perdendo o glamour e deixando de ser o nosso paraíso perfeito…
    Nós moradores de Niterói estamos cada dia mais tristes com esta situação. FORA GONÇALENSES MAL EDUCADOS!!!!!!!!

  3. Pingback: 5 lugares do Rio de Janeiro para viajar! | Zarpo

Escreva um comentário