Que o Brasil é berço de belezas naturais e praias deliciosas, isso não é segredo para ninguém… Mas você conhece a Rota das Emoções, no Nordeste? O roteiro combina os estados do Maranhão, Piauí e Ceará e tem como protagonistas os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e a cidade de Jericoacoara.
O percurso foi criado em 2005 como uma iniciativa do SEBRAE e do Ministério do Turismo para incentivar o turismo nas regiões. E, cá entre nós, nem precisa de muito! As paisagens do roteiro são fascinantes e incluem atrativos como praias, piscinas naturais, dunas de areias branquinhas e vilarejos pacatos de pescadores.
Apesar de unir destinos turísticos bem conhecidos no Nordeste, a Rota das Emoções é um passeio nada tradicional e também porta de entrada para visitantes de primeira viagem. Vem saber como organizar o roteiro e onde se hospedar!
O que saber antes de desbravar o Nordeste pela Rota das Emoções
Por se tratar de um roteiro extenso, é comum surgirem dúvidas na hora de planejar sua viagem pelo Nordeste através da Rota das Emoções. Tenha algumas perguntas respondidas abaixo:
São quantos dias de viagem?
O percurso da Rota das Emoções é longo, de aproximadamente 900 km, e contempla 14 cidades em três estados: Maranhão, Piauí e Ceará. Para conhecer todos os atrativos, é recomendado ter disponível ao menos 10 dias de viagem.
Porém, o que é bastante comum entre os viajantes, é priorizar certos destinos, como Lençóis Maranhenses, Barreirinhas, Barra Grande, Delta do Parnaíba e Jericoacoara. Neste roteiro, 7 dias são suficientes para aproveitar as atrações!
Por onde começar?
Como o Piauí fica no meio do trajeto, o ideal é comprar uma passagem de ida a Fortaleza, no Ceará, e a volta pela capital São Luís, no Maranhão – ou vice-versa. A vantagem de deixar o Parque dos Lençóis Maranhenses por último é fechar o roteiro com chave de ouro.
Mas o roteiro, é claro, varia de acordo com a preferência do turista. Agências especializadas fazem a logística dos passeios e podem incluir transfer, deslocamento com van, etc. Essa opção é a mais indicada para famílias que viajam com crianças pequenas.
Continue lendo sobre as melhores praias para ir com crianças
Quem tiver confiança e prática, dá para fazer o percurso por conta própria em um veículo 4×4. As condições das estradas da rota são boas e a maioria asfaltada. Ainda assim, há trechos de areia e é recomendado o auxílio de um guia local, ok?
Qual a melhor época?
É possível viajar em qualquer época, já que o Nordeste é presenteado com dias ensolarados em quase todo o calendário. No entanto, há períodos onde os cenários ficam ainda mais deslumbrantes, como é o caso dos Lençóis Maranhenses, que tem suas lagoas cheias no período de julho a outubro.
Ceará: comece o roteiro por Jericoacoara!
Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Fortaleza, é necessário percorrer cerca de 280 km, pouco mais de 4h de carro, para chegar na primeira grande atração da Rota das Emoções: a rústica e charmosa vila de Jericoacoara, no município de Jijoca!
Localizado entre dunas, mangues, mar e lagoas, o destino parece utopia e em nada se iguala à modernidade das grandes cidades. Por lá, não há iluminação pública, ruas asfaltadas e veículos. A atmosfera é bucólica, simples e acolhedora.
Roteiro de viagem
O ideal é reservar no mínimo 3 dias em Jeri, como é carinhosamente chamada. É indispensável conhecer a Lagoa do Paraíso, uma das mais famosas da região. De água cristalina e colorida por um azul indescritível, o local faz jus ao nome.
Outro ponto icônico é a Pedra Furada, um arco rochoso situado a cerca de 2 km da Praia de Jericoacoara. Em julho, o sol se põe bem no meio da fenda e proporciona um espetáculo para os olhos! Uma das melhores maneiras de chegar à Pedra é caminhando desde a vila pela beira da praia, durante a maré baixa.
Por falar em sol poente, apreciar o espetáculo na Duna do Pôr do Sol é quase um ritual sagrado em Jericoacoara e, não à toa, é um dos cartões-postais do destino. Ao anoitecer, o sol vai de encontro ao mar e milhares de turistas assistem de camarote no topo da duna.
Se houver tempo, no caminho para o estado do Piauí, vale incluir uma parada nas cidades de Camocim, onde está a belíssima e bucólica Praia de Tatajuba, e de Chaval, situada bem na divisa com o Piauí e conhecida pela Trilha da Carnaúba.
Explore outros roteiros incríveis para conhecer o melhor do Nordeste!
Dicas de hospedagem
Uma hospedagem que representa toda a tranquilidade do destino é o Essenza Dune, a 200 m do centro da cidade. Suas acomodações têm piscina privativa e os hóspedes têm direito a café da manhã e acesso à infraestrutura de lazer do Essenza Hotel, hotel vizinho e da mesma rede que conta com piscina de 1.300 m² à beira-mar e concierge pessoal!
Integrado a 5 mil m² de coqueiros e cajueiros, o Vila Kalango está à beira-mar da principal praia de Jericoacoara. Sua infraestrutura com atmosfera rústica inclui bangalôs e palafitas como opções de acomodação. Quanto ao lazer e bem-estar, piscina e aulas de pilates e yoga garantem o tempo de qualidade na estadia.
Piauí: a próxima parada é no Delta do Parnaíba
O destino seguinte do roteiro pela Rota das Emoções é o Piauí, que reserva belezas pouco exploradas e praias de águas cristalinas. Um belo exemplo que sumariza tudo isso é Barra Grande, primeira parada pelo estado e que está a 162 km de Jericoacoara.
Seguindo pelo litoral piauiense, a segunda parada – mas não menos impressionante – é o município de Luís Correia e sua surpreendente variedade de praias. Contudo, o ponto alto da viagem é o famoso passeio pelo Delta do Parnaíba, que reúne paradas em mangues e ilhas, além de apresentar uma vista espetacular das dunas!
Roteiro de viagem
A 40 km de Chaval, Barra Grande é a primeira parada da Rota das Emoções no Piauí. Pertencente ao município de Cajueiro da Praia, a vibe da vila de pescadores mescla rusticidade e muito charme, sendo uma das experiências mais diferenciadas da viagem.
E a Praia de Barra Grande carrega toda essa energia! Pouco explorada, a paradisíaca praia é um reduto de tranquilidade. Seu mar é cristalino e calmo, o que favorece o aparecimento de piscinas naturais na maré baixa. Já os ventos fortes da região favorecem a prática de kitesurf e windsurf!
Seguindo o roteiro em território piauiense, há muito mais para explorar no litoral do estado. Em Luís Correia, a 60 km de Barra Grande, o clima é de sombra e água fresca. A cidade abriga o maior número de praias do Piauí e entre as mais famosas estão a Praia do Macapá e a Praia de Atalaia, a mais badalada.
Delta do Parnaíba
E basta 26 km a partir de Luís Correia para chegar na grande atração da Rota das Emoções no Piauí: o Delta do Parnaíba. O único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo é composto por dunas, cerca de 70 ilhas, mangues e pelo rio Parnaíba, que percorre mais de mil quilômetros até desembocar no Oceano Atlântico.
O Passeio Delta do Parnaíba Tradicional é o mais procurado pelos turistas. Trata-se de uma grande embarcação coletiva, que viaja pelos rios, igarapés e mangues. Entre as paradas em pontos estratégicos, os turistas presenciam a famosa captura do caranguejo e conhecem a Ilha das Canárias, a segunda maior do Delta.
O passeio dura cerca de sete horas e no valor cobrado está incluso o almoço, frutas tropicais e degustação do caranguejo. E para eternizar a visita ao Piauí, não perca a Revoada dos Guarás vermelhos. A experiência é uma das mais marcantes da Rota das Emoções!
Maranhão: as paisagens deslumbrantes dos Lençóis Maranhenses
Chegamos ao último destino do roteiro e a próxima parada da Rota das Emoções é no Maranhão, uma jóia do Nordeste! Em Tutóia, a 120 km de Parnaíba, há um pequeno vislumbre da grande estrela do destino através dos Pequenos Lençóis.
Mais adiante, partindo da base em Barreirinhas, está situado o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o mais belo e surpreendente oásis do Brasil com seus 155 mil hectares. São Luís também não fica de fora e promete um encerramento com chave de ouro!
Roteiro de Viagem
Para iniciar o roteiro no Maranhão em grande estilo, o município de Tutóia, a 120 km de Parnaíba, é considerado a porta de entrada perfeita. Contemplado pelo belíssimo visual dos Pequenos Lençóis e suas dunas, este pedaço de paraíso dá um gostinho do que está por vir!
Em 73 km, chega-se a Barreirinhas, cidade-base para conhecer os Lençóis Maranhenses. Mas antes de seguir, encante-se com os arredores da cidade. O principal atrativo é o passeio de lancha pelo Rio Preguiça, que abarca o Povoado de Vassouras e seu pedacinho dos Pequenos Lençóis, o Farol de Mandacarú e a reservada Praia de Caburé.
Lençóis Maranhenses
Por fim, basta percorrer 50 km a partir de Barreirinhas para chegar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a grande atração da Rotas das Emoções. A imensidão da paisagem é indescritível e o visual é simplesmente paradisíaco, deixando os viajantes maravilhados.
Entre as dunas de areia branca, encontram-se lagoas de água doce e cristalina. A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses é após o período de chuvas, de julho a outubro, quando as lagoas estão cheias. E vale salientar que os passeios são realizados exclusivamente por veículos 4×4 credenciados pelo Parque Nacional.
Antes de voltar para casa, separe um ou dois dias para conhecer a capital São Luís. Na lista de atrações, inclua passeios pelo Centro Histórico, como o Palácio dos Leões e o Theatro Arthur Azevedo. A capital também tem praias fascinantes, e as principais são: Calhau, São Marcos e Ponta d’Areia.
Dicas de hospedagem
O Zarpo tem boas opções na cidade de São Luís, como é o caso do Blue Tree Towers, a poucos metros da Praia do Calhau. O hotel serve um delicioso buffet café da manhã e tem piscina, bar, quadra de tênis, fitness center e um SPA, com tratamentos à parte.
Outra opção, a 7 km do Centro Histórico, é o Costa Atlântico, que também serve café da manhã. Sua infraestrutura conta com uma piscina adulto e infantil, além dos atendimentos louváveis do serviço de quarto e da recepção, que operam 24h.
Agora é com você! Faça suas reservas com o Zarpo e encante-se pelo Nordeste através da Rota das Emoções.
1 Comentário
Muito boa a reportagem. Já conheço Fortaleza e Piauí, o Delta. É lindo! Falta o Maranhão.