Porto Seguro é famoso no roteiro das formaturas escolares, mas engana-se quem pensa que só de agito vive o destino baiano. A principal cidade da Costa do Descobrimento e local onde a história do Brasil começou oferece aos visitantes opções de turismo para todos os gostos. 

Os dias são repletos de passeios ao centro histórico, de mergulhos e momentos relax nas encantadoras praias de mar azul-esverdeado, de badalação nas famosas megabarracas pé na areia e, claro, de uma gastronomia regional inconfundível! 

Com tantas opções para curtir o destino, fica difícil saber o que fazer primeiro. Por isso, confira a seguir os melhores passeios em Porto Seguro

Home - Slider 1

Quantos dias ficar em Porto Seguro? 

O destino reúne diversas opções de turismo, das mais tranquilas às mais agitadas e, para conhecer os melhores pontos turísticos, vale reservar ao menos 4 ou 5 dias. Quem tiver mais tempo disponível, pode aproveitar uma semana toda em Porto Seguro e fazer um passeio bate-volta à charmosa região de Arraial d’Ajuda, distante a cerca de 7 km. 

O que fazer em Porto Seguro?

Destaque na Bahia, a viagem para Porto Seguro é uma experiência sem igual. Tem belas praias, as famosas megabarracas à beira-mar, o centro histórico e muito mais! Confira a seguir um roteiro com os melhores passeios para fazer na cidade. 

Visitar o centro histórico

O centro histórico, também conhecido como “Cidade Alta”, é tombado como Patrimônio Histórico e foi uma das primeiras regiões encontradas pelos portugueses em 1500. Hoje, a região concentra igrejas, monumentos, o Farol, o Mirante e lojas para comprinhas. 

Na praça principal estão a Igreja de Nossa Senhora da Pena, a padroeira da cidade, o Marco do Descobrimento, uma coluna de pedra com o brasão português trazido em 1503, e a Casa de Câmara e Cadeia, onde atualmente funciona o Museu de Porto Seguro. Uma das salas mais interessantes do museu é a de ornamentos e utensílios indígenas.  

Do outro lado, está a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, construída em 1526 e sendo, portanto, a mais antiga do Brasil. Há também a Capela de São Benedito, erguida pelos jesuítas em 1549 e localizada junto às ruínas do colégio jesuíta. 

Em meio às igrejas e monumentos estão as casinhas coloridas centenárias, que foram transformadas em lojas, bares e restaurantes. Tem lojas de roupas, de fitinhas do Senhor do Bonfim, barraquinhas de comidas típicas, como acarajé, cocada e pimenta, e muito mais. 

Também no centro histórico, vale conhecer o Farol de Porto Seguro, inaugurado em 1907 e onde os turistas aproveitam uma vista panorâmica. Por fim, não saia de lá sem visitar o Mirante e fazer pedidos ao amarrar fitinhas do Senhor do Bonfim na grade. 

Mergulhar nas praias de Porto Seguro

De mar azul-esverdeado, ondas tranquilas e areia branquinha, as praias de Porto Seguro são convites para renovar as energias! A mais famosa do destino é a Praia de Taperapuan, onde estão as megabarracas Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares. Quem prefere tranquilidade, pode optar pela barraca Cabana Malibu, com shows de música ao vivo em estilo MPB.   

A cerca de 6 km da barraca Barramares está a Praia do Mutá, uma boa opção para quem deseja fugir das multidões. O mar é tranquilo, com poucas ondas, e a água é morninha, ideal para curtir com as crianças. Além disso, há diversas opções de bares à beira-mar.

Outras ótimas opções são as praias de Itacimirim e de Ponta Grande, ambas estão no sentido norte de Porto Seguro e contam com piscinas naturais. Destaque para a segunda opção, com águas morninhas e uma orla repleta de coqueirais. 

A Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, foi onde os portugueses desembarcaram em 1500. O local está a 16 km do centro de Porto Seguro e na praça, próximo à praia, está o monumento em homenagem à primeira missa celebrada no Brasil.

A orla é pequena, em formato de meia lua, e o mar é tranquilo, com trechos de piscinas naturais nos períodos de maré baixa. Lojinhas de lembrancinhas estão próximas à praia, e uma dica é levar dinheiro em espécie, pois no cartão costuma sair mais caro. 

A Praia de Santo André é tranquila, tem poucas ondas e muita vegetação | CC BY-ND 2.0 Rodrigo Soldon

Também em Santa Cruz de Cabrália está a Praia de Santo André, popularmente conhecida como a “praia do 7 a 1”, pois foi nela que a seleção alemã ficou hospedada durante a Copa do Mundo de 2014. A orla é tranquila, a areia é dourada e na maré baixa os barcos de passeios levam os turistas para ver os corais e nadar em alto mar. 

Passarela do Descobrimento

A famosa Passarela do Descobrimento, também conhecida como Passarela do Álcool, é outro ponto que não pode faltar no roteiro em Porto Seguro. É por lá que estão lojas de artesanato e souvenirs, boutiques, bares, restaurantes, sorveterias e muito mais. 

O agito acontece à noite, quando os visitantes aproveitam para saborear todas as delícias regionais acompanhadas de drinks típicos, como a “bebida do capeta” e a “bebida beijo na boca”. Outra dica são os chocolates artesanais que vendem por lá, alguns 70% cacau!

Entre os melhores restaurantes, segundo avaliações do TripAdvisor, estão: Acarajé Gourmet, Vovó Bela Restaurante, Sabor & Art Pizzaria e Canto Italiano. Já uma ótima opção para sobremesa está na Sorveteria Coelhinho. 

Endereço | Avenida Portugal e Rua Assis Chateaubriand

Conhecer a Reserva da Jaqueira

A Reserva da Jaqueira, a 12 km do centro de Porto Seguro, é uma reserva indígena onde vivem cerca de 30 famílias de índios pataxós. São mais de 800 hectares de mata nativa e os passeios pela aldeia são organizados pela própria comunidade. 

Durante a visita, os turistas podem conhecer sobre a cultura, os costumes, as moradias, histórias do povo pataxós e até aprender algumas palavras no idioma patxohã. Entre as experiências, é possível degustar do peixe assado na folha de patioba e também pernoitar na aldeia. Para reservar a visita guiada, acesse a página oficial no Instagram

Endereço | Rua do Telégrafo, 4728-5136

Fazer o passeio de barco ao Parque Marinho de Recife de Fora

Outro passeio indispensável é o de barco até as piscinas naturais do Parque Marinho de Recife de Fora. Criado em 1997, para ir até o parque é preciso reservar o pacote com uma agência de turismo. As saídas são geralmente na Passarela do Descobrimento. 

O percurso leva em média 50 minutos e, nas piscinas naturais, os turistas podem mergulhar e fazer snorkeling para observar a colorida vida marinha. Vale lembrar que o passeio só acontece durante a maré baixa, então é importante estar atento às tábuas da maré. 

Conhecer Arraial d’Ajuda

Depois de conhecer os melhores pontos turísticos de Porto Seguro, aproveite para visitar Arraial d’Ajuda, distante apenas 7 km. A primeira parada é a Rua do Mucugê, popularmente conhecida como a “rua mais charmosa do Brasil”. Pelas suas ruas de paralelepípedos, os turistas encontram lojas, restaurantes e bares.  

Para aproveitar à beira-mar, visite as praias de Pitinga, Parracho e Araçaípe… Verdadeiros paraísos! Já para quem busca por diversão e adrenalina, a dica é curtir o dia no Arraial d’Ajuda Eco Parque. São diversas atrações, entre radicais, tranquilas e infantis, e o destaque vai para o tobogã Tambau, de 166 m de altura!

Hospede-se próximo ao Arraial d’Ajuda Eco Parque! O Zarpo conta com a opção de se hospedar no Arraial d’Ajuda Eco Resort, que além de estar à beira-mar de trecho praticamente privativo, também garante acesso ilimitado para o parque aquático. O resort conta com excelente infraestrutura de lazer e relax, e a tarifa já inclui meia pensão. 

Onde se hospedar em Porto Seguro? 

Agora que você já sabe o que fazer de melhor em Porto Seguro, é hora de escolher o hotel para a sua viagem. E na reserva com o Zarpo, garanta ainda descontos adicionais nos pacotes com voos.

Porto Seguro Praia Resort

Porto Seguro Praia Resort: Um perfeito All-Inclusive Baiano

62 mil m² de área total, infraestrutura de lazer e em frente à Praia de Curuípe. Assim é o Porto Seguro Praia Resort! Os dias são All-Inclusive, abastecido por dois restaurantes, pelo bar da piscina e pelo Clube de Praia João da Sunga, à beira-mar. De volta ao hotel, o lazer está nas piscinas, no kids’ club com atividades monitoradas, nas gincanas para todas as idades, no Parque Aventura, com arvorismo, tirolesa, escalada e rapel, no entretenimento noturno com música ao vivo, show de humor e de lambada, e mais!

Bosque do Porto Praia Hotel

À beira da Praia de Taperapuã e em frente à megabarraca Tôa Tôa, o Bosque do Porto Praia Hotel é opção para quem busca por férias animadas! Durante a estadia, todos curtem piscina, bar com menu de petiscos, pizzas, hambúrgueres e drinks, salão de jogos, playground, quadras, redário e programação com música ao vivo e festas temáticas. Para completar, o café da manhã está incluso na tarifa. 

Nauticomar Resort All-Inclusive

Porto Seguro combina com All-Inclusive! O Nauticomar Resort está a 200 m da Praia de Taperapuan e conta com beach club na Praia do Mutá. Para o lazer, tem piscina, programação de lazer para todos, sala de jogos, cassino recreativo, kids’ club e espaço temático para crianças. As delícias do All-Inclusive são servidas pelo restaurante Mundi e pelo bar da piscina, com menu de bebidas, petiscos e lanches. 

Coroa Vermelha Beach

Outra excelente opção em Porto Seguro é o Coroa Vermelha Beach! À beira-mar, a experiência é All-Inclusive com quatro refeições diárias servidas no restaurante, além das delícias preparadas no bar da piscina e no clube de praia. Quando o assunto for diversão, está ao dispor piscinas, programação de atividades para todos, o Clube do Driguinho com recreação monitorada para crianças e muito mais. 


Ficou com vontade de conhecer Porto Seguro? Então aproveite as dicas para organizar seu roteiro de passeios e reserve com o Zarpo para garantir descontos em ótimos hotéis!

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário