Roteiro Com o Melhor de Tamandaré

Com casas de veraneio, áreas urbanizadas e barracas que atraem turistas durante os finais de semana e alta temporada, Tamandaré sedia os municípios ao redor e, consequentemente, concentra um pouco das inúmeras belezas exuberantes de Pernambuco. A cidade preserva as praias mais desertas do litoral sul do estado, com mar azul e calmo, areias brancas e piscinas naturais. Neste roteiro, confira a exuberância de suas praias e o sabor da culinária regional.

A incrível natureza do litoral sul pernambucano

Ilha de Santo Aleixolotsemann/Flickr CC BY-SA

As pequenas enseadas de mar calmo, juntas formam um verdadeiro paraíso com o nome de Ilha de Santo Aleixo. A origem vulcânica da ilha é lembrada pelas pedras negras e polidas nas extremidades, enquanto a vegetação variada e farta, é formada no interior da ilha ao redor da única casa que há. Quando a maré está baixa, o lugar proporciona belíssimas piscinas naturais excelentes para um delicioso mergulho nas águas de Tamandaré.

Sirinhalém

Umas das belezas naturais mais singelas e exuberantes do estado de Pernambuco, com certeza é a Praia dos Carneiros, em Tamandaré. Somente por ser deserta, já vale a pena ir até ela, no entanto, o atributo principal está na paisagem que a praia guarda: 5 km de coqueiros margeiam toda a extensão de areia branquinha e fina, as mesmas que recebem as águas calmas, mornas e transparentes do mar. Por conta dos recifes, piscinas naturais são formadas próximo da margem, onde os banhistas aproveitam para se refrescarem. Em frente, a igreja de São Benedito fecha com chave de ouro o cenário bucólico.

Rod. PE-072

Capela de São BeneditoDouglas Iuri Medeiros Cabral/Flickr CC BY-SA

Construída em 1910, a Capela de São Benedito, localizada na praia dos Carneiros em Tamandaré, tem características arquitetônicas simples e singelas. No meio dos coqueiros e em frente à praia, a simpática igrejinha se destaca com suas formas e cores claras. Por conta do cenário romântico que a envolve, é comum casamentos e luas-de-mel pela praia.

Praia dos Carneiros

A fim de proteger o porto de Tamandaré das invasões holandesas e servir de abrigo às embarcações portuguesas, o Forte de Santo Inácio de Tamandaré foi construído nas margens da Praia Boca da Barra. Após passar por uma longa reforma, a construção foi reaberta este ano em Pernambuco e transformada em museu. Também conhecido como Forte de Santo Inácio de Loyola, o lugar tem sua planta em formato quadrangular, com baluartes pentagonais nos vértices e bastante artilharia. Na visita ao forte é possível conferir resquícios arqueológicos e artefatos históricos.

Rua Catorze, 107-331

Tamandaré e seus cenários encantadores…

Praia de GuadalupeBeto Quissak/CC BY-SA 

Separada da Praia dos Carneiros pelo Rio Formoso, a Praia de Guadalupe rende belos visuais e um clima para lá de calmo. As areias branquinhas, o verde dos coqueirais em conjunto com o azul das águas do oceano e as pequenas falésias beira-mar, proporcionam um dos cenários exuberantes que Tamandaré mantém. Ideal para quem busca sossego e tranquilidade, o público tem a água doce da parte fluvial e a salgada do mar para alternar os banhos.

Sirinhaém

Quando a maré baixa toma conta da Praia do Porto, abre-se um caminho de areia dentro do mar que dá acesso à Ilha do Coqueiro Solitário, um dos pontos mais interessantes de Tamandaré. Formada por enormes pedras, o lugar passa a maior parte do tempo totalmente deserto, onde, no meio há apenas o famoso e único coqueiro que dá nome a ilhota. Em seu entorno, as águas azuis proporcionam bons banhos.

Praia do Porto – Barreiros

Ilha de Santo AleixoLuis Lins/CC BY-SA

Para quem procura um bom lugar para relaxar e curtir as altas temperaturas, bem próximo da cidade fica a Praia de Tamandaré. A extensa faixa de areia dourada e fofa dá espaço ao mar calmo, de águas azuis e mornas, compondo assim, a paisagem do lugar.

Tamandaré

O sabor espetacular da culinária regional

Restaurantes em Tamandaré - DeguttiImagem ilustrativa

A experiência gastronômica diferenciada de Tamandaré é proporcionada pela Degutti, um restaurante moderninho que oferece gastronomia regional, porém, com toques gourmets. No cardápio, a especialidade são crepes franceses, tapiocas, cuscuz, pães, omeletes, cafés e sobremesas deliciosas.

Av. Jose Bezerra Sobrinho, 200 – Loja 3 – Centro | Tel.: (81) 99905-9566 | Site

Os proprietários Josiane Miguel e Adiel Correia são os responsáveis pela elaboração dos pratos que chegam às mesas carregados de sabor, e parte do motivo fica por conta da escolha minuciosa de produtos nobres, usados para a preparação de cada um. Inaugurado em dezembro de 2008 na cidade de Tamandaré, o Tapera do Sabor acontece em ambiente rústico propício para provar de pratos da culinária baiana com toques gourmets.

Rua Sergipe, s/n – Centro | Tel.: (81) 3676-1509 | Site

Restaurantes em Tamandaré - Bora Bora RestauranteImagem ilustrativa

Com capacidade máxima para receber 300 pessoas, o Bora Bora Restaurante ocupa uma boa parte da faixa de areia da Praia dos Carneiros. Com mesas pé na areia desde 1998, ano em que foi inaugurado, o lugar oferece um cardápio com pratos saborosos e especializados em frutos do mar.

Tamandaré | Tel.: (81) 3676-1482 | Site

Integrado a uma pousada, o Restaurante Beijupirá fica instalado entre a Praia dos Carneiros e o Rio Formoso, sob um belíssimo coqueiral e um gramado verdinho. No ambiente, a arquitetura de estilo rústico (com elementos em palha, madeira e barro) harmoniza perfeitamente com a natureza exuberante do local. No cardápio especializado em frutos do mar é oferecido desde saladas à sobremesas.

Praia dos Carneiros | Tel.: (81) 98749-1838 | Site

Restaurantes em Tamandaré -Tapitanga Sopas e TapiocasImagem ilustrativa

Em ambiente rústico, decorado com artesanato local, a atmosfera do Tapitanga Sopas e Tapiocas é bastante aconchegante e agradável. Construído especialmente para quem busca uma refeição leve e saborosa, o lugar oferece sopas, omeletes, panquecas e tapiocas.

Praça Almirante, 71 – Centro | Tel.: (81) 3676-1152| Site

 

Foto de capa: Vanessa Lima/CC BY-SA



Comentários

    • Bom dia, Nazide.

      Para fazer uma cotação basta entrar no site do Zarpo e selecionar as datas no calendário que aparece na página do hotel.
      Se quiser, também é possível entrar em contato com os Mordomos Zarpo e eles te ajudarão a ter os melhores preços para a sua próxima viagem, basta ligar no (11) 4118 0928 ou mandar e-mail para mordomo@zarpo.com.br.

      Obrigada por escolher o Zarpo!

      Seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *