Toda a Magia da Cidade de Barcelona!

Toda a Magia da Cidade de Barcelona!

A cidade de Barcelona é um dos destinos mais bonitos do mundo e encanta logo a primeira visita. Situada às margens do Mediterrâneo, é uma cidade cosmopolita com grande importância tanto cultural quanto comercial, financeira e turística. A cada esquina, é possível encontrar paisagens diferentes, cheias de arquiteturas com ricos detalhes e cores vibrantes. A cidade oferece de tudo um pouco a seus moradores e visitantes com grandes centros comerciais, museus, cultura, parques, praias e uma agitada vida noturna. O Mag atualizou as dicas sobre a cidade e aproveite o melhor do destino!

Buscando viagens com preços especiais para Barcelona? Então torne-se sócio Zarpo!

Um passeio pela arte, natureza e história da cidade

Museu Picasso - BarcelonaMaria Rosa Ferre/CC-BY-SA

Museu Picasso – O Museu Picasso, em Barcelona, se dedica à obra do pintor espanhol Pablo Picasso que nasceu em Málaga (no sul do país), mas que adotou a capital da Catalunha como casa durante anos de sua vida. Fundado em 1963, o museu conta com um acervo de mais de 4 mil obras compondo a coleção permanente e que remetem, principalmente, às fases iniciais do artista e que estão divididas em salas de acordo com o amadurecimento do pintor ao longo dos anos.

Cosmocaixa - BarcelonaAlberto-g-rovi/CC-BY

Cosmocaixa – O Museu Cosmocaixa é dedicado à ciência e pertence à Obra Social do banco La Caixa, de onde deriva o nome. Inaugurado em 2004 dentro do museu há vários temas a visitar, nos quais ele se divide: o muro geológico, o bosque inundado, a sala da matéria, espaços infantis, planetário e por último uma sala com exposições temporárias. Todas as salas são divertidas, pois abordam temas importantes e com alguns objetos interativos.

Museu-Nacional-de-Arte-da-Catalunha-zarpo-magazine

Museu Nacional de Arte da Catalunha – Quem está de férias pela cidade de Barcelona, independente se é amante de arte ou não, uma visita a esse lugar é indispensável no roteiro de passeios. Situado no Palácio Nacional, na colina de Montjuïc, o museu constituiu-se em 1990 a partir da junção das coleções do Museu de Arte Moderna, criado em 1945, e do Museu de Arte da Catalunha, criado em 1934. Hoje, o complexo preserva e expõe sua coleção de arte catalã, uma das mais importantes no mundo, com obras de artistas de grande nome na história da arte.

palacio-de-musica-catala-zarpo-magazine

Palácio de Música Catalã O projeto financiado por industrias catalãs, foi desenvolvido pelo arquiteto barcelonês Lluís Domènech i Montaner, um dos maiores representantes do modernismo catalão. A construção desse lugar aconteceu entre os anos de 1905 e 1908, hoje se tornou um dos pontos turísticos imperdíveis de Barcelona, começando por sua beleza arquitetônica externa que impressiona e convida para conhecer melhor a majestosa arquitetura da parte interior repleta de detalhes minimalistas.

aquario-barcelona-zarpo-magazine

Aquário de Barcelona – Esse é o passeio ideal para quem quer fugir um pouco das belezas arquitetônicas da cidade de Barcelona e se encantar com o universo marinho pois o lugar reuni um conjunto de 35 aquários ao todo, com mais de 11.000 exemplares de 45 espécies diferentes. O que torna o aquário tão interessante é a maneira como foi projetado, com túnel de vidro que propõe uma visão panorâmica do fundo do mar, privilegiando os visitantes com a sensação de ficar submerso à água e assistir passando em por cima de nossas cabeças, várias espécies em seu habitat natural.

Barcelona de Gaudí

gaudi-obras-zarpo-magazine

Uma das personalidades mais conhecidas de Barcelona é o renomado Antoni Gaudi, o famoso arquiteto que deixou sua marca por toda a cidade com suas incríveis obras arquitetônicas de estilo gótico moderno. Não ligar o nome Gaudi à Barcelona (ou vice-versa) é praticamente impossível uma vez que seu trabalho se tornou os principais pontos turísticos da cidade.

A história de Barcelona

Uma belíssima vista da cidade de Barcelona

Mais de 1 milhão e meio de pessoas vivem na cidade, capital e maior cidade de Catalunha, ao nordeste da Espanha. Mas nem sempre de maravilhas viveu o destino. Em 1939, as tropas franquistas ocuparam a cidade na última fase da Guerra Civil Espanhola. Depois de um pós-guerra duro, teve início uma fase de desenvolvimento com o prefeito Josep María de Porcioles i Colomer. A região próxima à cidade que ainda mantinha tradições agrícolas foi se urbanizando com grandes bairros e a ocupação de imigrantes da Península Ibérica.

Com a morte do ditador Franco, em 1975, a democracia foi restaurada aos poucos. A partir deste momento, a cidade de Barcelona enfrentou uma fase de transição. Entrou em cena um processo de desenvolvimento urbanístico e cultural, com uma crescente e essencial participação da população civil. A coroação deste árduo trabalho, transformando Barcelona em uma metrópole moderna e atrativa, veio com a oficialização de que a cidade seria a sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992.

A independência da Catalunha

independencia-catalunha-zarpo-magazine

A independência da Catalunha é um assunto constante nas mesas de bar de Barcelona. Essa rica região da Espanha, é formada pelas províncias de Barcelona, Girona, Lleida e Arragona, com um total de aproximadamente 7,5 milhões de habitantes, e é onde acontecem inúmeras disputas na economia e sobre suas diferenças culturais, o que deu força ao nacionalismo na região.

O forte nacionalismo é expresso, por exemplo, em jogos do Barcelona em seu estádio. Em toda partida, aos 17 minutos e 14 segundos de jogo, a torcida clama pela independência da região. O horário faz referência ao ano de 1714, quando um levante catalão foi sufocado pela monarquia na Espanha. Para finalizar este assunto político, uma votação em meados de 2014, considerada inconstitucional pela justiça espanhola, obteve 80% dos votos a favor da separação e criação do Estado da Catalunha.

Desvende o turismo da cidade de Barcelona

Tranquilidade e beleza pelas ruas da cidade de Barcelona

Barcelona possui uma grande veia revolucionária, mas, agora vamos falar dos passeios que o farão se apaixonar por destino encantador. Primeiro,  é necessário saber que: Barcelona é aquele tipo de lugar que você conhece andando tranquilamente pelas ruas, observando cada esquina, cada construção, parando para analisar tudo ao seu redor, e vivendo intensamente cada simples passo pelas ruas locais. Pelos bairros, é possível perceber o fervor cultural expresso nas obras dos estilos góticos e modernistas.

Casa Batló - Barcelona

Para começar, conheça a Casa Batlló ou “casa de las máscaras” como também é conhecida, é outra obra de Antoni Gaudí, e quem a visita com certeza terá um pensamento: simplesmente impressionante. Localizado na Paseo de Grácia, o edifício foi construído entre 1875 e 1877, e apelidado de “casa dos ossos” por ter janelas parecidas com crânios. Apesar do apelido, o prédio não tem nada de sombrio, pelo contrário, sua fachada é toda colorida e com ferros retorcidos, por dentro é possível ver as vidraças coloridas de variadas formas e os lustres enormes no meio do teto.

Parc de la Ciutadella - Barcelona

O Parc de la Ciutadella além de ser um ótimo espaço público para relaxar, conta com lagos, fontes e esculturas que compõem a beleza do lugar. É considerado um mini paraíso pelos moradores e é possível praticar esporte e sair um pouco da vida agitada da metrópole. Dentro do parque encontra-se o Parlamento de Cataluña, onde fica a Assembleia Legislativa da cidade e que antigamente era dedicado ao arsenal militar da fortaleza que ficava na Ciutadella. Pelo parque é possível observar várias esculturas em homenagem a personagens históricos espanhóis.

Arco do Triunfo - Barcelona

Próximo ao Parc de la Ciutadella está o famoso Arco do Triunfo, afinal Barcelona não é Paris, mas também tem o seu atrativo. Só que o de Barna, apelido da cidade, foi construído para funções artísticas, não militares. Era a porta de entrada da Exposição de 1888. No topo do Arco do Triunfo é visto escudo da Espanha, e as elevações mais baixas da estrutura sob os arcos são colocados emblemas de todas as províncias do estado.

hospital-santa-pau-barcelona-zarpo-magazine

Considerado Patrimônio da Humanidade, o Hospital de la Santa Creu i Sant Pau é um ponto turístico que ainda não é muito explorado pelos turistas, já que nem todos sabem de sua existência. Porém, é considerado o maior conjunto civil modernista do mundo, e está localizado no bairro Guinardó, junto ao distrito Eixample. Teve como arquiteto Lluís Domènech i Montaner, juntamente com seu filho Pere Domènech i Roura e diversos artistas modernistas, que fizeram com que ele criasse formas em 1401, com todos os seus mínimos detalhes e cores, em uma enorme área.

Na entrada, os visitantes já ficam cientes da importância histórica e artística do edifício. Um vídeo ajuda a mostrar quais foram seus avanços e o que deixou de herança para a medicina. Seus desenhos, estátuas e a decoração como um todo, impressiona muito seus visitantes, que não sentem mais vontade de ir embora. Hoje, o local é sede da Casa Asia -instituição pública que promove relações culturais e econômicas com a Ásia – e também de outros organismos da ONU e OMS.

montjuic-fonte-barcelona-zarpo-magazine

O lindíssimo Montjuic, localizado na região mais alta de Barcelona, pode ser visitado de teleférico. Durante a noite, acontece o deslumbrante Show da Fonte Mágica de Montjuic, que deixa os turistas de boca aberta. Por lá, também está a Fundação Juan Miró, um museu dedicado ao artista mesmo nome, com mais de 140 obras, esculturas e desenhos, é considerado o primeiro de arte contemporânea na cidade.

Catedral da Sagrada Família, na cidade de Barcelona

Visite também a linda Sagrada Família. Esta igreja (acredite, ainda inacabada) possui uma fachada simplesmente impressionante, e o término da obra está previsto para o fim da década de 2020, dependendo muito das doações e dos estudos para manter a obra a mais fiel possível aos projetos de Gaudí.

Quer passar para algo um pouco mais obscuro? Então passeie pelas estreitas vielas do Bairro Gótico. Com sombras projetadas pelos palácios e casarões, é o perfeito retrato do imaginário gótico, com o comércio voltado para chapeleiros, barbeiros, alfaiates, e claro, os tradicionais bares.

Parc Güell, na cidade de Barcelona

Mas por favor, você precisa dar um up depois de viver este universo gótico. Temos a solução! O Parc Güell é abrigo de muita positividade e entretenimento. Com verdadeiros tesouros arquitetônicos, lá você poderá repor as energias ou aproveitar a ampla área de lazer. E aproveitando o embalo dos parques, outra ótima opção é o Parque de la Ciudadela. Ele fica na região do Bairro Gótico e foi o primeiro parque da cidade a ser erguido. Nele você encontrará um lago, fontes, esculturas e um excelente espaço público para relaxar.

Passeig de Gràcia, na cidade de Barcelona

Gaudí foi responsável por lindas construções na cidade de Barcelona. Algumas, já citamos, como, por exemplo, o Parque da la Ciudadela, quando ele ainda era um mero estudante. A Casa Miló, também é uma de Gaudí, além de ser de encher os olhos, também está em uma localidade linda. A Avenida Passeig de Gràcia é uma das mais importantes avenidas locais. Lojas de grife e árvores ditam o ritmo na região, que exala alegria e vitalidade!

História e grandes jogadores do Barça

Camp Nou, na cidade de Barcelona

Um dos maiores clubes de futebol de todo o planeta está na cidade de Barcelona! O Futbol Club Barcelona foi fundado em 29 de novembro de 1899. Além de ser um dos mais tradicionais e gigantes do mundo, também possui um dos principais pontos turísticos da cidade. O imponente estádio Camp Nou, localizado na Avenida Aristides Mallol, possui capacidade para aproximadamente 100 mil pessoas. Ele também abriga um museu super interativo com toda a história do Barça e do próprio estádio, que já representou no passado, ao lado do Maracanã, entre os com maior capacidade no mundo.

E não podemos deixar de citar a fiel relação que o Brasil possui com o Barcelona. Grandes craques do nosso futebol jogaram por lá e fizeram história, como Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Lucidio Batista da Silva, o primeiro brasileiro a jogar pelo clube, em 1947. Inclusive, o primeiro brasileiro ganhador do prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA, Romário, jogava pela equipe, em 1994. Posteriormente, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo também venceram o prêmio jogando pelo time catalão.

Um destino completo, preparado para oferecer uma viagem inesquecível a qualquer turista. A cidade de Barcelona é tudo, e ainda mais um pouquinho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *