Grande parte dos brasileiros não dispensa dias de folga à beira-mar. E para quem mora em São Paulo não é preciso ir longe: as praias de Caraguatatuba, a cerca de 170 km da capital, estão entre as preferidas do Litoral Norte. Confira as cinco melhores escolhidas pelo Mag, para curtir tanto com a família quanto em uma viagem romântica!

Praia

Tabatinga, a mais bela das praias de Caraguatatuba

De mar tranquilo e areia branca,Tabatinga é uma das favoritas para famílias entre as praias de Caraguatatuba

Sabe aquela viagem em família para a praia que você não troca por nada? Então, na Praia de Tabatinga você encontra o cenário mais que perfeito. De águas rasas e areia branca, ela é considerada uma das mais belas praias de Caraguatatuba. Um grande condomínio à beira-mar cuida de um extenso trecho de areia, mantendo-o impecável. Mas não se preocupe, esse trecho é acessível a todos os turistas! Do lado esquerdo da praia está a foz do Rio Tabatinga, que proporciona águas calmas ideais para a prática de stand up paddle e caiaque. Para quem quiser ir mais longe, em frente à praia está a Ilha de Tamanduá, repleta de belezas naturais, com praias de mar tranquilo e ótimo para a prática de pesca esportiva e mergulho livre. Esportistas podem chegar, inclusive, com stand up paddle. Outra opção é procurar por passeios de barco com destino à ilha.

Interessou? Hospede-se na Pousada Port Louis. A pousada está a apenas 250 m da Praia de Tabatinga e, além da ótima localização, possui infraestrutura e serviços completos, com café da manhã ou meia pensão inclusa na tarifa, serviço de praia, piscina, kids’ club com recreação monitorada e mais.

Um dia de descanso na Praia da Mococa

A Praia da Mococa é particularmente conhecida pelas areias monazíticas, com propriedades medicinais

Entre Tabatinga e Cocanha está a terapêutica Praia da Mococa. Seu segredo está nas areias monazíticas com minerais como Tório e Urânio. Esses elementos a tornam radioativa. Mas calma, não é nada que prejudique. Pelo contrário: esse tipo de areia é utilizado em tratamentos de artrites, dores reumáticas, entre outras, por estimular o fluxo sanguíneo. Além disso, você pode aproveitar um dia nos quiosques cercados por natureza e se aventurar no mar calmo ótimo para esportes náuticos. Uma boa dica é praticar mergulho livre próximo à foz do Rio Mococa. Uma experiência única para que você explore as belezas das praias de Caraguatatuba até debaixo d’água!

Leia no Mag mais sobre outras cinco praias para conhecer no Litoral Norte paulista

Boa infraestrutura e cenário paradisíaco na Praia da Cocanha

A Praia da Cocanha possui ótima infraestrutura para o turista, inclusive aluguel de caiaques e passeios de barco

Seguindo pela orla, encontre a terceira melhor praia de Caraguatatuba. A Praia da Cocanha reúne uma paisagem paradisíaca com excelente infraestrutura para turismo. Os coqueiros, barcos de pesca e a bela vista da Ilha da Cocanha formam um cenário para morrer de amores. E quem não resiste a uma boquinha não fica de fora: na orla da praia estão ótimos restaurantes para se deliciar, além dos tradicionais quiosques na areia. A praia é muito popular especialmente na alta temporada e, graças ao mar sem ondas, atrai muitas famílias com crianças. Para curtir ainda mais, é possível alugar banana boat e caiaques ou, para ir além, fazer um passeio de barco até a ilha em frente, repleta de Mata Atlântica e rica fauna subaquática.

Vai viajar com os pequenos? Veja no Mag as melhores praias para ir com crianças

Aproveite com os pés na areia a Praia de Massaguaçu

Massaguaçu é ótima escolha para quem deseja um dia tranquilo à beira-mar | Silvio Emanuel Ferna…/CC BY-SA

Massaguaçu é uma praia de tombo com fortes correntezas e, por vezes, tem ondas perfeitas para a prática do surf. Por esse motivo ela não costuma lotar e, portanto, é ideal para curtir um dia mais sossegado com os pés na areia. A praia também é palco para a pesca de arremesso, e etapas de competições da modalidade acontecem com frequência nela. Uma dica para o banho de mar é o canto esquerdo da praia, que costuma ter menos ondas. Ainda assim é preciso ter cuidado! Além disso, nesse trecho o clima é mais tranquilo, uma vez que a rodovia não passa à beira da praia. Para quem quiser caminhar, Massaguaçu, junto com a vizinha Capricórnio, tem a maior enseada das praias de Caraguatatuba. E aí, vai ter fôlego para encarar?

A última, mas não menos bela Praia Brava

Para chegar à Praia Brava, cercada pela Mata Atlântica, é preciso percorrer uma trilha de cerca de 10 minutos

Se prepare para uma verdadeira experiência em contato com a natureza. Localizada entre as praias do Capricórnio e Martin de Sá, a Praia Brava é preservada e sem nenhuma estrutura comercial. Você estará em um refúgio rodeado pela Mata Atlântica. Para chegar a este pedacinho de paraíso entre as praias de Caraguatatuba é necessário fazer uma caminhada de cerca de 10 minutos a partir da Praia Martin de Sá. Suas águas são agitadas e a correnteza forte, o que faz da praia um atrativo para os surfistas e amantes do mergulho. Ah, não se esqueça de ir bem preparado com água e alguns petiscos para não passar por nenhum perrengue.

O Mag selecionou as 10 melhores praias para surfar no Brasil, confira!


Gostou das dicas? Nos conte como foi a sua experiência nas praias de Caraguatatuba nos comentários! E, para planejar a próxima viagem ao litoral junto ao Zarpo, confira os hotéis da coleção Praia.

4 Comentários

  1. esss lugares são uma otima opsão para quem deseja passar o dia curtindo abelesa da naturesa para quem aprecia coisas boas isso e uma otima oportunidade

  2. Teresa Cristina Responder

    Praia da Freira, deliciosa e central.Gosto muito das demais citadas.Boa tarde.

Escreva um comentário