É difícil recusar uma boa taça de vinho. Para os enófilos então, pessoas apaixonadas pela bebida, mais difícil ainda é abrir mão de uma viagem onde a viticultura é protagonista do roteiro. Passear pelos vinhedos, contemplar de pertinho belas videiras, aprender mais sobre a produção e degustar dos melhores rótulos, harmonizando cada garrafa com receitas da alta gastronomia, fazem parte de uma viagem de enoturismo.
De diferentes uvas, texturas, gostos e aromas, o vinho é uma das bebidas mais antigas e apreciadas do mundo – há estudos que comprovam sua fabricação desde 6.000 a.C. E por mais que existam dezenas de tipos, cada um agradando a paladares distintos, um quesito entre todas as garrafas continua unânime: nada se compara a provar o conteúdo onde ele propriamente foi feito.
E sabe o que é mais legal? Não é preciso cruzar o continente para saborear vinhos nobres e conferir de perto os processos de fabricação. Na América do Sul, até mesmo no Brasil, há destinos com famosas vinícolas que garantem uma experiência de imersão completa na cultura do vinho. Selecionamos nove deles para te inspirar com dicas de hotéis para reservar no Zarpo e, para harmonizar, dicas de vinhos da Evino. Tim-tim!
São Roque, SP: dos vinhos às tradições da cidade
Para chegar a São Roque, basta uma viagem de apenas 60 km a partir da capital paulista,. A tradição do cultivo de uvas e da produção de vinho na região se mistura com a história da própria cidade. Lá é possível percorrer o famoso Roteiro do Vinho, que inclui a Estrada do Vinho, a Estrada dos Venâncios e a Rodovia Quintino de Lima.
Ao longo das estradas, há várias vinícolas onde se pode almoçar, conhecer mais sobre a produção, comprar garrafas de vinho e, geralmente de janeiro a fevereiro, colher as frutas do pé – a chamada Vindima – e participar da Pisa da Uva, celebração da cultura vinícola da região que se destaca com a tradicional atividade de amassar as uvas com os pés. Quem visita o destino não pode deixar de encaixar no roteiro a Vinícola Goés e a Quinta do Olivardo, favoritas dos turistas.
Dica do Zarpo de onde ficar
Uma viagem enogastronômica merece uma hospedagem cinco estrelas, que alie ótimos serviços e atendimento personalizado. Em São Roque, vale apostar em uma estadia no Hotel Villa Rossa, que tem pensão completa inclusa, restaurante, dois bares e adega climatizada com mais de 80 vinhos nacionais e importados. O lazer acompanha o alto nível: são destaques as piscinas, uma delas coberta e aquecida, o lago para pedalinho e caiaque e, para relaxar, o Spazio Natura com tratamentos de bem-estar.
Sommelier Evino
Marca própria da Evino, a Linha Vibra! traz aspectos brasileiros no sabor, no perfume e até no design em lata. Da Vinícola Góes, o Vibra! Branco tem aromas de flores e frutas cítricas, o Vibra! Rosé traz um leve sabor de bala de morango, e o Vibra! Frisante é ideal para refrescar.
Vale do São Francisco, PE: Nordeste, sol… e vinho!
Esqueça água de coco! Embora belíssimas, nem só as praias garantem paisagens incríveis no Nordeste. Além de resorts à beira-mar, a região também cativa pelos belos vinhedos: o clima árido e quente do Vale do São Francisco, localizado entre a Bahia e Pernambuco, a várias horas de carro desde as capitais dos estados, mostrou-se propício para o cultivo de uvas. Por lá, a história da produção vitivinícola remete a 1960, mas só a partir dos anos 90 é que a cultura realmente se fortaleceu.
Em 2017, os vinhos produzidos no Vale do São Francisco já abasteciam 15% do mercado brasileiro destinado à bebida. Para conhecer tudo de perto, a principal vinícola a se visitar é a Rio Sol, que proporciona quatro tipos de diferentes passeios. Além das tradicionais visitas guiadas, um dos passeios inclui um trajeto de catamarã com banho no Rio São Francisco. A dica é ficar para ainda assistir ao belíssimo pôr do sol.
Sommelier Evino
Da linha Alísios, o Alísios Moscatel é um espumante com aromas e sabores mais delicados, que tem notas cítricas, de pêssego e mel e foi elaborado no Vale do São Francisco, na vinícola Miolo.
Vale dos Vinhedos, RS: vinho e romance na Toscana Brasileira
No Rio Grande do Sul está a Toscana Brasileira, apelido dado ao Vale dos Vinhedos. A cerca de 120 km de Gramado e de Porto Alegre, a região divide-se em três municípios: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Visitar o destino garante uma viagem pelo mundo do vinho, já que há vinícolas de todos os tipos, desde produções familiares e artesanais à maior exportadora de vinhos do Brasil, a Miolo.
Com parreiras a perder de vista, é possível fazer piqueniques românticos em meio às árvores, realizar passeios guiados pelas cavas, ter aulas com enólogos, garantir compras de rótulos nas lojas e, claro, realizar degustações da bebida. Além da Miolo, vale visitar as vinícolas Almaúnica, a Casa Valduga e a Lídia Carraro. No Vale dos Vinhedos, a colheita e a pisa da uva também acontecem no início do ano, então é legal se programar nessa época para curtir a tradição.
Sommelier Evino
O Solear Moscatel Branco é um espumante branco produzido no coração da Serra Gaúcha e elaborado com uvas Moscatel que proporcionam aromas de frutas cítricas, pêssego, flores do campo e mel. Sua elegante acidez traz bom equilíbrio com teor de açúcar natural.
Pinto Bandeira, RS: o terroir dos melhores espumantes
Famosa principalmente pela produção de espumantes, essa pequena cidade da Serra Gaúcha, que fica a 20 km de Bento Gonçalves, tem bastante importância para o mercado de fabricação da bebida no país. Há pouco tempo, Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, era um distrito pertencente à sua vizinha Bento Gonçalves. Mas, no fim de 2012, o destino (também conhecido como Capital Brasileira do Pêssego) se tornou município.
Sua geografia montanhosa, de origem vulcânica, e o solo ondulado são superfavoráveis para o cultivo e produção. Os excelentes espumantes renderam ao destino a Indicação de Procedência do Vinho, que confere valor e identidade de qualidade dos produtos fabricados por lá. Vinícolas como Don Giovanni, Valmarino e Cave Geisse não podem ficar de fora do roteiro de quem visita a cidade.
Aproveite para ler também sobre alguns dos melhores hotéis de Gramado
Dica Zarpo de onde ficar
A cerca de 2h de carro do Vale dos Vinhedos e de Pinto Bandeira, o Wyndham Gramado Resort tem atmosfera elegante e o charme típico do Rio Grande do Sul. A 7 km do centro de Gramado, é a única hospedagem com águas termais em toda a cidade! Já pensou retornar de um incrível tour enogastronômico e relaxar em jacuzzis aquecidas? Outra dica é aproveitar uma estadia no aconchegante Hotel Wood, um hotel boutique supercharmoso no centro de Gramado. Pedida melhor não há!
Sommelier Evino
Elaborado em Pinto Bandeira, região das proximidades de Bento Gonçalves certificada com Indicação de Procedência, o Don Giovanni Pinot Noir 2020 é um tinto que mostra a faceta brasileira da francesa Pinot Noir em um vinho macio, fresco e com aroma de frutas vermelhas
São Joaquim, SC: os vinhos da cidade mais fria do país
Na Serra Catarinense, a cerca de 200 km da capital Florianópolis, São Joaquim é considerada uma das cidades mais frias de todo o país e, no inverno, há sempre grande probabilidade de neve. Localizado também a mais de 1.300 m de altitude, o destino leva ainda o título de cidade mais alta da região Sul. Sua geografia e temperatura acabam influenciando a produção dos vinhos, deixando os sabores mais ácidos do que o comum e agradando a diversos paladares.
As principais vinícolas da região se concentram no alto das montanhas, absorvendo ainda mais este clima temperado de altas altitudes que beneficia o cultivo e a fabricação. Em meio às paisagens da serra, é possível realizar passeios entre os vinhedos, degustar de rótulos premiados e mergulhar nos processos de elaboração da bebida que são diferentes nessa parte do país por conta do tempo. A Villa Francioni, a Leone di Venezia e os Vinhedos de Monte Agudo, famosos também pelo pôr do sol, são vinícolas convidativas para visita!
Dica Zarpo de onde ficar
A 160 km da capital de Santa Catarina, o Hotel Internacional Gravatal fica na cidade de Gravatal, a mais ou menos 2h30 de carro de São Joaquim. O hotel fica em um balneário de águas termais e ocupa 11 mil m² de área verde. Piscinas de águas naturalmente aquecidas, quadras, campo de futebol, salão de jogos e lago para pesca marcam a lista de atrativos. Os hóspedes também aproveitam acesso gratuito ao Parque Aquático Acquativo e um centro de terapias naturais, incluindo vinhoterapia.
Sommelier Evino
Para a região de Santa Catarina, a recomendação é o Tanggier Brut, um espumante leve, de borbulhas delicadas e frescas, que harmoniza com diferentes tipos de drinks e pratos.
Mendoza, Argentina: cidade dos vinhos com vista dos Andes
Aos pés da Cordilheira dos Andes, as vinícolas de Mendoza, na Argentina, são um prato cheio para os amantes de vinho. Também conhecido como Cidade dos Vinhos Argentinos, o destino fica a cerca de 1000 km de Buenos Aires, de onde partem voos diários com duração de 1h30. Mendoza é uma das maiores produtoras de vinho do mundo! A região possui mais de 130 vinícolas abertas para visitação e se divide em três áreas: Luján de Cuyo, Maipú e Valle do Uco.
As bodegas Catena Zapata, Tierras Altas e Ruca Malen são as mais populares de Mendonza e uma ótima maneira de conhecê-las é em charmosos passeios de bike que percorrem suas plantações. Além dos tours guiados e das degustações, a dica é aproveitar para provar a culinária da cidade, harmonizada, claro, com os melhores rótulos. Afinal, quer melhor experiência gastronômica do que um almoço com vista para os Andes?
Dica Zarpo de onde ficar
Mendoza é puro charme e para combinar perfeitamente com a cidade, uma estadia no Sheraton Mendoza não desaponta. Bem localizado no centro do destino, a apenas 1 km de pontos icônicos como a Plaza Independencia, o hotel tem uma excelente lista de bem-estar com piscina interna climatizada, hidromassagem e SPA. Na gastronomia, são três restaurantes, um deles de cozinha regional para experiências durante o jantar. Mas se a pedida é diversão, vale conferir o cassino do hotel!
Sommelier Evino
Punta Negra Reserva Tradición Malbec 2019 é a versão reserva de um best seller da produtora familiar Belhara Estate. Um Malbec encorpado, com toques frescos de frutas vermelhas e nuances florais.
Santiago, Chile: romance e vinhos aos pés da Cordilheira
Do outro lado da Cordilheira dos Andes, o Chile vem se consolidando cada vez mais como expoente mundial na produção vitivinícola. O país tem várias áreas produtoras, mas as mais populares são o Valle de Casablanca, que fica entre Santiago e Viña del Mar e é referência em vinho branco, o Valle del Maipo, onde se concentram famosas vinícolas a menos de 50 km da capital, e o Valle do Colchagua, a 150 km de Santiago e com clima bem romântico.
No Valle de Casablanca, os destaques vão para a variedade de Chardonnay e Sauvignon Blanc. Vale a pena visitar vinícolas como a Viña Emiliana e a Viña Mar. Já o Valle del Maipo abriga a maior quantidade de vinícolas do país, entre elas as mais famosas como Concha y Toro, Aquitania e Almaviva. Por fim, o romântico Valle do Colchagua pode ser visitado em um trajeto feito pelo Trem Sabores del Valle, que tem degustação e música ao vivo no caminho. As saídas acontecem uma vez por mês e é preciso comprar o ingresso com antecedência.
Dica Zarpo de onde ficar
Elegância, alto nível e localização privilegiada. Este é o Crowne Plaza, situado na capital chilena a apenas 1 km da Plaza das Armas. A infraestrutura é completa e possui piscina ao ar livre, fitness center e o Nativo Spa, que oferece sauna, massagens e tratamentos. A gastronomia é marcada pelo Restaurante Urbano 136 e o Trafalgar Bar que, além de oferecer música ao vivo, serve também cafés e drinks.
Sommelier Evino
As uvas do De Martino Organic Reserve Cabernet Sauvignon Valle del Maipo D.O. 2020 são de vinhedos da década de 90. Ele é da linha Organic Reserve e reflete a pureza do terroir do Valle del Maipo.
Montevidéu, Uruguai: a capital das uvas Tannat
O Uruguai vem chamando cada vez mais atenção do mercado de fabricação de vinhos com seus rótulos de excelente qualidade e bom custo-benefício. O país, conhecido pelo cultivo das uvas Tannat, iniciou a produção da bebida durante o século 19 e hoje ocupa a quarta posição no ranking de produtores de vinho da América Latina. Montevidéu tem terroir favorecido principalmente pela sua proximidade do Rio da Prata, solo fértil e boas temperaturas.
É na capital do Uruguai que estão também as vinícolas mais antigas e famosas do destino, como a Bodega Bouza, a apenas 30 minutos da cidade, a Bodega Santa Rosa, com mais de 110 anos de tradição, e a Bodega Pisano, fundada em 1914. A região de Canelones, pertinho de Montevidéu – são cerca de 40 minutos de carro -, concentra a maior parte dos vinhedos do país e vale a pena estender a viagem para conhecer também essa cidade uruguaia.
Conheça também 8 destinos internacionais para viajar em 2023
Punta del Este, Uruguai: enogastronomia e vinícolas-boutique
Famosas vinícolas estão localizadas próximas à cidade de Punta del Este. Além delas, muitas adegas contam com uma seleção nobre de vinhos produzidos no país para quem deseja realizar degustação e harmonizar os rótulos com a gastronomia uruguaia, bastante renomada ao redor do mundo. Na cidade de Maldonado, a mais ou menos 5 km de Punta del Este, há diversas vinícolas-boutique para explorar, fazendo com que o balneário não se torne procurado apenas pelas praias, mas também pelos seus vinhos.
A vinícola mais próxima de Punta del Este é a Bodega Alto de la Ballena, inaugurada no início dos anos 2000 e a menos de 30 minutos da cidade. Outras que valem a visita são a Viña Edén, a apenas 35 km de Punta del Este e que oferece experiência enogastronômica, e a Viñedo de los Vientos, que produz vinhos desde 1998, fica a 85 km do destino e serve almoço harmonizado com seus rótulos.
Dica Zarpo de onde ficar
No coração da cidade, o sofisticado Enjoy Punta del Este está em frente à Playa Mansa. Para o lazer, há cassino que sedia diversos torneios e é referência em jogos de cartas. Tem também o Ovo Beach, clube de praia com DJs, música ao vivo e cardápio variado, e o Ovo Night Club, que agita as noites. O hotel ainda conta com piscinas, jacuzzi, quadras de tênis, academia, SPA, quatro restaurantes e três bares, um deles na área da piscina.
Sommelier Evino
O Alto De La Ballena Tannat-Merlot-Cabernet Franc 2016 é um blend das uvas Tannat, Merlot e Cabernet Franc, produzido na vinícola Alto De La Ballena, no sudeste de Maldonado e que se destaca pela produção inovadora, bem avaliada e com vinhas em terroir privilegiado.
Que tal percorrer o continente em busca das melhores vinícolas? Aproveite para reservar com o Zarpo as hospedagens que mais combinam com a sua viagem de enoturismo!
1 Comentário
Adorei esse post! Muito bem explicado e ainda dá diquinhas de roteiros pela cidade… amei <3