Quem é fã de natureza não abre mão de experiências de ecoturismo no Brasil e esportes radicais, principalmente para se reconectar com o verdadeiro espírito das paisagens que nos cercam, sejam mar, florestas ou montanhas.

E não é novidade que o país guarda cartões-postais de sobra para quem ama viagem de aventura. Mas há algo que faz da jornada ecoturística um convite ainda mais irrecusável: imersão na natureza sem enfrentar perrengue!

O que torna isso possível? Estadias de alto nível, com infraestrutura completa, localização privilegiada e, claro, serviços personalizados que garantem conforto para curtir os cenários mais roots e recuperar a energia no retorno à hospedagem.

Além de indicar sete lugares incríveis para esse tipo de aventura, nossa seleção também traz hotéis que têm de tudo para proporcionar as melhores jornadas de ecoturismo. E o melhor: no Zarpo, as datas são garantidas e as taxas já estão inclusas! Confira só!

Brotas, SP: cidade pioneira no ecoturismo no Brasil

Rio em Brotas, São Paulo.
No interior paulista, Brotas tem bela natureza e é considerada a Capital da Aventura.

Em São Paulo, a natureza do interior do estado, repleta de verde, é imperdível para os amantes do ecoturismo no Brasil. A cerca de 3h da capital paulista, Brotas é considerada cidade pioneira das aventuras na natureza, levando o apelido de “capital da aventura”. 

Não faltam paisagens naturais, com lagos, rios e cachoeiras que convidam a atividades de aventura, como canyoning, boia cross, cachoeirismo, rafting e trilhas. A natureza montanhosa de Brotas também garante adrenalina com rapel nos paredões, mountain bike e arvorismo .

Lá os ecoparques são paradas obrigatórias. Vale conhecer o Parque dos Saltos, perto do centro e dono de um circuito de águas radicais, a fazenda Areia que Canta, que abriga mata nativa e piscinas naturais, e o Ecoparque Cassorova, dono da cachoeira mais bonita de Brotas.

Conheça outras 12 cidades do interior paulista que valem a viagem!

Chapada Diamantina, BA: cachoeiras e natureza na Bahia

Montanhas da Chapada Diamantina, Bahia.
Na Bahia, nem só as paisagens de mar valem a pena e Chapada Diamantina é a prova disso.

É claro que nossa lista de ecoturismo no Brasil não deixaria de fora um dos lugares mais bonitos da Bahia: a Chapada Diamantina. Para quem logo pensa em praia quando falamos do estado, esse post pode acabar mudando seus conceitos.

Isso porque o destino, também famoso pela natureza, rouba a cena de um jeito diferente: com as cachoeiras, não com o mar. E isso não faz da Chapada um lugar menos encantador, pelo contrário. Os fãs de aventura tem muito para desbravar e se encantar.

Um ponto de partida para conhecer as belezas da Chapada Diamantina é Lençóis, cidade que é Patrimônio Histórico e Artístico e dona de belezas arquitetônicas como a Igreja do Senhor Passos de Pedra e de cachoeiras que estampam seus mais bonitos cartões-postais.

Mas não é preciso se distanciar muito para apreciar o que há de mais incrível. A poucos km de Lençóis, a Cachoeira do Sossego, a Cachoeira da Fumaça, o Ribeirão do Meio, queda d’água radical em forma de tobogã, e o Morro do Pai Inácio, com belo pôr do sol, merecem visita.

Descubra outros 10 pontos turísticos do estado baiano que são imperdíveis!

Chapada dos Veadeiros, GO: biodiversidade no cerrado brasileiro

Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
Diversificadas fauna e flora, belas cachoeiras e cânions compõem a Chapada dos Veadeiros.

Em Goiás, a 200 km da capital Brasília, a Chapada dos Veadeiros tem ganhado cada vez mais a atenção dos amantes do ecoturismo no Brasil. Onde as paisagens do cerrado se fazem presentes, o destino se consagra com uma das biodiversidades mais impressionantes do país.

A vegetação é exuberante e divide espaço com belas cachoeiras, cânions imponentes e rios. Lá, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é Patrimônio da Humanidade pela Unesco, ocupa área de 65 mil hectares e é marcado por desfiladeiros, áreas verdes e quedas d´águas.

Prato cheio para os fãs de atividades radicais, o lugar é ideal para visitar cachoeiras e realizar trilhas, com destaque para a Trilha dos Cânions e a Trilha dos Saltos. Vale ainda estender o passeio às Cataratas do Couro, com cachoeiras que chegam a quase 100 m de altura.

Outro ícone do destino é o Mirante da Janela, localizado no topo de uma montanha, acessado por trilha e que, graças ao seu panorama 360º, garante um visual instagramável do alto.

Mas nem só de adrenalina vive o destino goiano. Para quem deseja relaxar, a dica é aproveitar as piscinas naturais de águas doces e termais do Morro Vermelho e das Águas Termais do Éden, que chegam a temperatura de 30ºC.

Aproveite uma das melhores experiências de Goiás: as águas termais do Rio Quente!

Pantanal, MT: belezas pantaneiras ainda mais bonitas fora da TV

Pantanal, no Mato Grosso.
Destino que tem encantando a todos, o Pantanal guarda natureza incomparável.

Fora do horário nobre, o Pantanal é mais lindo ainda! Cercado por natureza, o destino não economiza em belezas. As paisagens do Pantanal parecem pintadas à mão e têm atraído, principalmente por conta da novela das 21h, olhares interessados de gente do mundo todo.

Seja dentro ou fora d’água, a biodiversidade deste lugar de mais de 200 mil km² surpreende. Enquanto o Pantanal Norte tem tesouros como a Baía de Chacororé, a terceira maior do país, e garante experiências da cultura local, o Pantanal Sul estreita o contato com a vida selvagem.

Focagem noturna, safáris fotográficos, trilhas, canoagem, pesca recreativa e tours de barco são algumas das atividades. É no Pantanal também que estão as maiores planícies inundadas do planeta, destaques principalmente no período de chuva, que ocorre de outubro a abril.

Embora qualquer mês do ano valha a viagem, essa é a melhor época para se visitar a região, já que as condições se tornam ainda mais propícias para atividades ecoturísticas. Não à toa o destino é Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela Unesco.

Conheça mais detalhes sobre uma viagem de ecoturismo por Pantanal.

Hospede-se na Pousada Piuval

Uma hospedagem em perfeita harmonia com as paisagens do destino, capaz de equilibrar conforto e tranquilidade na natureza. Na Pousada Piuval, localizada no município de Poconé, é possível curtir o melhor do Pantanal.

A hospedagem tem pensão completa inclusa na tarifa, com as refeições inspiradas nos sabores regionais e servidas no restaurante da pousada, além de oferecer, com custo à parte, lanches e drinks no bar da piscina.

Já o lazer da pousada é marcado por piscina ao ar livre, sala de jogos, playground, com escorregador, balanços e bancos giratórios e redário. Para mais comodidade, há ainda recepção das 7h às 22h e organização de passeios pela região com custo à parte.

Selva Amazônica, AM: destino de ecoturismo no Brasil único no mundo

Selva Amazônica, no Amazonas.
De natureza incomparável, a Selva Amazônica precisa ser visitada ao menos uma vez na vida.

Um destino que jamais poderia faltar em uma lista de ecoturismo no Brasil! Sabe aquele lugar que precisa ser visto de perto pelo menos uma vez na vida? No Amazonas, a Selva Amazônica é um deles e quem a visita não sabe nem mesmo para onde olhar, graças a tantas belezas. 

Destino de contrastes, a nossa riquíssima Amazônia é dona de cartões-postais que se dividem entre florestas nativas, rios belíssimos e uma biodiversidade que não se compara a nenhum outro lugar do mundo.

No quesito maravilhas naturais, a região não desaponta e é convite irrecusável para o ecoturismo, garantido por meio de passeios de barco, trilhas entre florestas, observação de animais locais e atividades radicais, como arvorismo, rapel, rafting e paraquedismo. 

Abrigando a maior floresta tropical que existe, o arquipélago proporciona mergulho completo na natureza a partir de visitas ao Parque Nacional do Jaú, um dos maiores do Brasil e dono de uma área de mais de 2 milhões de hectares, e do Parque Nacional Anavilhanas.

Hospede-se no Juma Amazon Lodge

Juma Amazon Lodge
O Juma Amazon Lodge tem pensão completa inclusa e fica em meio às belezas locais.

Para curtir o destino totalmente imerso em suas paisagens naturais, o Juma Amazon Lodge está localizado no coração da Floresta Amazônica, em região totalmente remota e preservada, sem deixar de lado o conforto.

Lá a pensão completa está inclusa na tarifa com as refeições servidas no restaurante de vista para o Rio Juma, especializado tanto na culinária local como na internacional. É possível ainda desfrutar das bebidas e drinks do bar da piscina, servidos com custo à parte.

O lazer também garante ótimos momentos com piscina de águas doces com deck, jogos (cartas, gamão, xadrez, etc.), livros sobre a Amazônia, materiais para pintura e um telescópio profissional disponíveis na recepção e redário.

Há ainda dois decks, um flutuante, base ideal para nadar no rio ou tomar sol, e outro construído sobre palafitas, oferecendo vistas deslumbrantes para o rio, além de um museu com conteúdo sobre a fauna, flora, costumes e lendas amazônicas.

Os hóspedes ainda aproveitam, à parte, organização de passeios, como focagem de jacaré, interação com botos cor-de-rosa, plantio de árvores, escalada em árvores, piquenique na floresta, pescaria de piranhas e mergulho no Rio Juma.

Veja detalhes de hospedagens na Amazônia perfeitamente integradas à natureza.

Bonito, MS: grutas, rios e cachoeiras referências de ecoturismo no Brasil

Gruta em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Bonito encanta qualquer pessoa e quem é fã de natureza vai se impressionar com os cenários.

Não tem jeito, Bonito faz jus ao nome. A prova disso são as paisagens naturais que o destino, referência de ecoturismo no país, exibe. Por lá, roubam a cena as misteriosas grutas, com águas que são ao mesmo tempo transparentes e brilhantes.

Também faz fama a flutuação pelos rios Sucuri e da Prata, além do Aquário Natural e da belíssima Nascente Azul. Quem for visitar as atrações, a dica é aproveitar para realizar snorkeling e observar com ainda mais visibilidade a fauna que habita suas águas fluviais.

Mas se a ideia é se surpreender, a Gruta do Lago Azul é daquelas experiências irrecusáveis. Conhecida pelos tons de azul incríveis da água, a caverna é um dos lugares mais visitados de todo o destino e, para acessá-la, é preciso se propor a uma descida de 300 degraus.

Em Bonito, também vale a pena o Abismo Anhumas, uma fenda de 72 m aberta no solo que pode ser desbravada de rapel, a cachoeira Boca da Onça, a maior de todo o estado, e o Parque das Cachoeiras, com lagos e quedas d’águas convidativas para os dias mais quentes.

Leia detalhes sobre o que fazer em Bonito em um post completo do destino.

Hospede-se na Pousada Arte da Natureza

Pousada Arte da Natureza, em Bonito.
Algumas acomodações da pousada contam com piscina particular, ótima pedida para relaxar.

A localização privilegiada da Pousada Arte da Natureza já é o começo de uma experiência diferenciada em Bonito. A hospedagem fica bem no centro do destino, a cerca de 30 minutos de carro do Abismo Anhumas e da Gruta do Lago Azul.

E não para por aí! Já imaginou curtir o dia inteirinho na natureza e retornar à hospedagem com uma piscina à espera no quarto? Além de todo o conforto, algumas acomodações da pousada contam com piscina particular. 

O relax se dá também por meio das hidromassagens e das quatro piscinas ao ar livre para uso de todos os hóspedes – duas delas aquecidas. Para ainda mais comodidade, é possível fechar os passeios sem precisar sair da pousada.

Isso porque há lá dentro uma agência que organiza as atividades. E por último, mas não menos importante, a gastronomia segue o alto nível, com café da manhã incluso, dois bares e restaurante.

Cambará do Sul, RS: na terra dos cânions, a natureza surpreende

Cânions de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.
Os cânions de Cambará do Sul são atração principal, mas há ainda cachoeiras e muito verde.

Terra dos Cânions. Assim também é conhecida a famosa Cambará do Sul, um dos tesouros bem guardados da região Sul. A cidade que fica a 200 km de Porto Alegre tem o Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral como atrações principais.

É lá que estão os imensos paredões medindo quase 900 m de altura e se estendendo por quilômetros. Além dos cânions de Itaimbezinho e de Fortaleza, o mais alto e extenso, os cartões-postais são marcados por cachoeiras, acessadas por trilhas entre a vegetação nativa.

Vale visitar a trilha até a Montanha Leão Baio, a trilha Vértice, que leva à Cascata das Andorinhas, a trilha Cotovelo, que dá acesso à Cachoeira Véu da Noiva, a trilha do Rio do Boi e a Cachoeira do Tigre Preto.

Outro destino repleto de charme no Rio Grande do Sul é Gramado. Vem ler mais sobre!

Hospede-se no Parador Cambará do Sul

Parador Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.
No Parador, os destaques vão para o charme, o contato com a natureza e a elegância.

Charme, conforto, sofisticação e serviços personalizados em meio à natureza do Sul. No Parador Cambará do Sul, o conceito de glamping é destaque. Lá as acomodações são rústicas, em barraca ou bangalô, mas não abrem mão da elegância e do estilo aconchegante.

Algumas ainda contam com diferenciais e mimos, como deck com hidromassagem, lençol térmico, calefação, ar-condicionado, frigobar, ventilador, cafeteira Nespresso e amenities L’Occitane. 

Tudo para garantir uma hospedagem com o máximo de conforto, em qualquer época do ano, e sem nenhuma preocupação. Sem contar que as acomodações estão totalmente integradas às paisagens locais, com vistas privilegiadas da natureza ao redor.

Depois de aproveitar o ecoturismo na região, vale investir no lazer do hotel e descansar de frente para a lareira, relaxar no deck ao ar livre ou curtir os tratamentos de bem-estar do Spa Parador By L’Occitane.


No Zarpo, você seleciona os melhores hotéis com datas garantidas, descontos imperdíveis e taxas já inclusas no valor final! Reserve com a gente!

5/5 - (1 avaliações)
Bruna Rio Branco

Amante das artes, adora viajar para lugares que inspirem criações artísticas e que tenham a cultura vibrante. Destinos de natureza também estão na sua listinha de favoritos.

Escreva um comentário