Zarpo Magazine

Diversão, cultura e originalidade. As festas populares brasileiras agitam e compõem a identidade do país. De Norte a Sul, das celebrações religiosas e folclóricas, passando por eventos culturais e chegando às festividades regadas a muita cerveja, há opções para todos os tipos de crenças e foliões.

Deixe-se embalar pela alegria singular do maior país da América do Sul! Conheça a seguir 12 festas populares brasileiras para curtir durante o ano.

Zarpo - Cadastre-se

A Lavagem do Bonfim abre a série de festas populares brasileiras

O banho de folhas e lavagem das escadarias com água de cheiro marcam o festejo | bahianoticias/Flickr CC BY

Celebrada por católicos e candomblecistas, a Lavagem do Bonfim é uma das maiores manifestações populares e religiosas de Salvador, na Bahia, e acontece tradicionalmente na segunda quinta-feira de janeiro. A procissão começa na Igreja da Conceição da Praia e arrasta uma multidão vestida de branco que caminha por 7 km até a Basílica do Senhor do Bonfim. Chegando lá, aproximadamente 200 baianas vestidas a caráter lavam as escadarias do templo com água-de-cheiro em homenagem a Oxalá, um dos orixás mais importantes do candomblé e da umbanda. Elas são acompanhadas por palmas, toques de atabaque e cânticos africanos.

Interessou? O Zarpo conta com excelentes hospedagens a menos de 10 km da Basílica do Senhor do Bonfim. O Fera Palace, localizado próximo ao Pelourinho e em plena Rua Chile, segue um conceito luxuoso, inspirado no estilo Art Déco. O hotel dispõe de bar, restaurante, lounge e piscina de borda infinita na cobertura, academia e, com custo à parte, SPA. O Wish Hotel da Bahia segue o mesma linha de sofisticação e sua decoração possui obras de arte de Carybé e Genaro de Carvalho. Sua infraestrutura dispõe de dois restaurantes e dois bares, piscina ao ar livre, academia 24h e, com custo à parte, SPA. Ambos hotéis oferecem café da manhã incluso na tarifa! 

Em fevereiro (e às vezes em março), tem Carnaval!

Imagem de uma escola de samba no desfile
As escolas de samba do Rio Janeiro e de São Paulo capricham no desfile, composto por muito luxo e brilho

O Carnaval é uma paixão nacional e não poderia ficar de fora da lista de festas populares brasileiras. A celebração atrai turistas do mundo inteiro e oferece muitas opções para tirar o pé do chão. A folia no país é mais do que garantida nesta época do ano e tem opções para todos os gostos. Regado a muito luxo e imponência, os desfiles na Marquês de Sapucaí marcam o carnaval no Rio de Janeiro. Em Salvador, os trios elétricos são os destaques, enquanto em São Paulo os blocos de rua crescem a cada ano. Para curtir as tradicionais marchinhas, a dica é viajar até Ouro Preto, em Minas Gerais. Olinda, em Pernambuco, tem um dos carnavais mais famosos do país e por lá a folia é ditada pelo frevo e bonecos gigantes. 

Saiba como é comemorado o carnaval pelo Brasil

Interessou? O Zarpo conta com excelentes hospedagens nos destinos que são referência do Carnaval nacional. Confira as coleções de hotéis e resorts em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. São inúmeras opções de hospedagens próximas ou acessíveis aos locais onde a folia acontece!

Viva a Rainha do Mar, Iemanjá!

Na Festa de Iemanjá, fiéis e simpatizantes pulam sete ondas, acendem velas e lançam ao mar diversas oferendas

Salvador é palco de outro festejo candomblecista. Tradicionalmente no dia 2 de fevereiro, a cidade baiana homenageia, no bairro do Rio Vermelho, o orixá feminino Iemanjá, mais conhecida como “Rainha do Mar”. O cortejo, que acontece a cerca de 96 anos, começa na madrugada do dia 2 e é acompanhado por batuques no atabaque, fogos de artifício e cantos. Considerada a maior manifestação pública da religião na Bahia, reúne aproximadamente 200 mil pessoas e 300 embarcações, que levam as oferendas e balaios.

Interessou? O Zarpo conta com excelentes hospedagens em Salvador. A 23 km do bairro do Rio Vermelho, onde acontece a Festa de Iemanjá, está o Catussaba Business Hotel. A 500 m de praia homônima, possui duas piscinas, restaurante e bar. Já o Gran Hotel Stella Maris, localizado em frente ao mar e próximo ao Farol de Itapuã, está a 25 km do Rio Vermelho e é ideal para famílias. Sua infraestrutura conta com piscina semiolímpica com 650 m² de espelho d’água e piscina infantil, kids’ club e recreação para adultos e crianças. 

As populares festas juninas agitam inúmeras cidades brasileiras

Quadrilhas, quentão, fogueira e bandeirinhas coloridas. As Festas Juninas embalam o país durante o mês de junho. Uma das festas brasileiras mais populares ganha maior destaque no Nordeste. O São João de Campina Grande, na Paraíba, é considerado o maior do mundo e recebe mais de 3 milhões de visitantes em 31 dias de festa. O evento já recebeu artistas como Alceu Valença, Marília Mendonça, Elba Ramalho e Ivete Sangalo. O agreste pernambucano também é abrigo de outra grandiosa festa junina, o São João do Caruaru. Desde 1994, o evento é realizado no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e, além dos atrativos típicos de quermesses, também conta com shows.

Interessou? O Zarpo conta com excelentes opções na Paraíba e Pernambuco. São hotéis e resorts selecionados a dedo para quem deseja curtir o melhor dos estados e, quem sabe, esticar a viagem até alguns dos arraiás mais famosos do país.

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo: Cor e amor na cidade cinza

Além de toda a alegria, uma das reivindicações da Parada LGBT em São Paulo é o combate à LGBTfobia

Desde 1997, a Parada do Orgulho LGBT leva cor, alegria, reivindicações e, principalmente, amor à Avenida Paulista, um dos maiores símbolos de São Paulo. O evento, que recebe em média 4 milhões de pessoas, é um dos que mais atraem turistas e movimentam a economia da cidade. A parada acontece uma vez por ano, geralmente no mês de junho, e conta com trios elétricos que recebem artistas e personalidades conhecidas do universo LGBT. 

Interessou? Hospede-se no Radisson Paulista Plaza. Localizado a apenas uma quadra da Avenida Paulista, o hotel oferece café da manhã incluso na tarifa e infraestrutura moderna, com lobby bar, duas piscinas, academia, sauna e, com custo à parte, room service 24h. 

A Virada Cultural em São Paulo traz música e cultura para a cidade

O cantor Zeca Baleiro, conhecido pela música Telegrama, já passou pela Virada | alexandre_vieira/Flickr CC BY

Promovida anualmente pela Prefeitura de São Paulo, a Virada Cultural é um dos eventos mais esperados pelos paulistas quando chega o mês de maio. Como o próprio nome sugere, são 24h de manifestações culturais por toda a cidade, incluindo shows, teatros e danças. Com o intuito de ocupar a zona central de São Paulo, incentivar o convívio social e a mistura de classes através da cultura, o evento conta com palcos temáticos de todos os gêneros musicais, do samba ao rap, e o melhor: tudo de graça! Já passaram pela celebração artistas como Emicida, Caetano Veloso, Zeca Baleiro, Criolo e Anitta. Em um balanço feito pela Prefeitura da cidade, o evento recebeu em 2019 cerca de 5 milhões de pessoas, 2 milhões a mais que no ano passado. 

Interessou? Hospede-se no Nobile Downtown São Paulo. Localizado no centro da cidade, onde acontecem a maioria dos shows da Virada Cultural, o hotel oferece café da manhã incluso na tarifa e infraestrutura completa para curtir o melhor da “Selva de Pedra”, com bar, piscina coberta, fitness center e, com custo à parte, room service 24h. 

Parintins: O Amazonas na rota das festas populares brasileiras 

As apresentações do Festival de Parintins duram três dias! |Ministério da Cultura/Flickr CC BY

Junho é ainda um excelente mês para viajar para o Amazonas. Isso porque o estado no Norte do país é sede do colorido e eletrizante Festival Folclórico de Parintins. A festa acontece na última semana de junho e sua temática gira em torno da disputa histórica entre dois bois: o Caprichoso e o Garantido. As apresentações, inspiradas na história e rituais dos nativos e acompanhadas por cerca de 400 ritmistas, são realizadas no Bumbódromo, com capacidade para 35 mil pessoas.

O melhor jeito de chegar até Parintins é através de Manaus e há dois meios de transporte. De avião, a viagem dura cerca de 1h e há voos diários. Já de barco, o trajeto é um pouco mais longo e dura cerca de 24 horas, dependendo da embarcação. 

Conheça Alter do Chão, a pérola do Rio Tapajós e da Amazônia paraense 

Flip: Literatura e arte em sintonia em Paraty

Festas populares no Brasil podem render boas memórias – e histórias! A Festa Literária Internacional de Paraty, mais conhecida como Flip, proporciona desde 2003 um encontro permeado pela literatura. O evento surgiu a partir do desejo de promover em Paraty, cidade a cerca de 250 km de São Paulo e Rio de Janeiro, uma experiência artística, ocupando espaços públicos e estimulando o debate de ideias, além de ser um ponto de encontro de toda a diversidade. A cidade fica tomada por tendas, mesas-redondas para conversas, realiza palestras, conta com estandes de lançamentos de obras, slams e atividades para crianças e adolescentes. O evento, que está na sua 17ª edição, homenageia um escritor ou escritora brasileira por ano. Em 2019 foi a vez de Euclides da Cunha, autor da famosa obra Os Sertões.

Interessou? Hospede-se no Refúgio Tropical Pousada. Localizada a cerca de 4 km do centro histórico de Paraty, a hospedagem conta com piscina climatizada de uso adulto e infantil, área de lazer para as crianças com miniplayground, área de descanso no jardim, bar e empréstimo de bicicletas. O café da manhã é incluso na tarifa e servido com exclusividade na acomodação ou à beira da piscina.

Festa do Peão: Na sola da bota e na palma da mão!

Separe a bota, o chapéu e o cinto de fivela! Em agosto, uma festas populares brasileiras é ditada pelo ritmo sertanejo. A Festa do Peão de Barretos é a maior do gênero musical no mundo! Tradicionalmente promovida pelo grupo “Os Independentes”, o evento acontece anualmente na cidade de Barretos, a cerca de 430 km da capital paulista. Entre as atrações da festa estão o rodeio, queima do alho e a programação musical. Em 2019, a festa chega em sua 64ª edição e, pela primeira vez, terá mulheres como embaixadoras, a dupla Simone & Simaria. Este ano, o evento recebe ainda músicos como Ferrugem, Gustavo Mioto, Matheus & Kauan e Ivete Sangalo.

Interessou? Hospede-se no Barretos Country. O primeiro destaque é o acesso ilimitado ao Barretos Country Thermas Park, o parque aquático do resort que possui 10 quiosques e mais de 40 atrações, a maioria com água termal, entre elas uma praia artificial! Dentro do resort, os hóspedes aproveitam a minifazenda, salão de jogos e playground infantil, três ofurôs, recreação para adultos e crianças, três bares e muito mais. É possível escolher entre café da manhã, meia pensão e pensão completa inclusa na tarifa. 

A Oktoberfest tem cerveja e cultura germânica

Inspirada no festival original de Munique, na Alemanha, a Oktoberfest se tornou tradição no Brasil e movimenta todo o estado de Santa Catarina. O evento é realizado na cidade de Blumenau, que mantém viva a cultura germânica de seus colonizadores e é o cenário perfeito para a festa. A comemoração recebe cerca de 500 mil visitantes todos os anos e inclui música, dança, comidas, tiro ao alvo, desfiles com trajes típicos e, claro, muita cerveja!

Interessou? Hospede-se no Fazzenda Park Hotel. Localizado a cerca de 30 km de Blumenau, o hotel integra lazer à natureza, em seus mais de 2 milhões de m² com atividades para todas as idades. A pensão completa inclusa na tarifa é o primeiro dos destaques da propriedade, que ainda conta com jacuzzis ao ar livre, complexo de piscinas térmicas, campo de futebol e quadras esportivas, lago para atividades como pedalinho e stand up paddle, playground com equipe de recreação para crianças maiores de 4 anos e muito mais! 

Não sabe como organizar a mala? O Mag te ajuda! 

Festas populares brasileiras no interior de Santa Catarina? Tem também!

A Festa Nacional do Marreco, em Brusque, acontece no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof

A Festa Nacional do Marreco, mais conhecida como Fenarreco, é outro evento que acontece no mês de outubro em Santa Catarina. Realizado na cidade de Brusque, interior do estado, o evento homenageia a cultura alemã por meio de shows ao vivo, apresentações e barraquinhas de comida, principalmente a base de marreco.

Interessou? Hospede-se no Hotel Monthez. Com mais de 40 mil m² de área e arquitetura inspirada nas construções europeias, o hotel está localizado em uma colina de 85 m de altura, proporcionando uma vista panorâmica sobre a cidade. Sua completa infraestrutura dispõe de duas piscinas, sauna, playground, quadra de tênis, quadra poliesportiva e cancha de bocha, sala de jogos, academia, espaço para meditação, pista de cooper e trilhas para caminhada no bosque. O café da manhã é incluso na tarifa! 

As festas da Folia de Reis são populares em várias regiões brasileiras

O Espírito Santo é o estado com mais tradição na Folia de Reis. São cerca de 90 grupos de foliões!

A Folia de Reis é uma das mais emblemáticas festas populares brasileiras. Trazida para o Brasil em meados do século XVIII, a manifestação de cunho católico celebra a visita dos três reis magos – Gaspar, Melchior e Baltazar – ao menino Jesus. Originada a partir de uma tradição cristã portuguesa e espanhola, ocorre entre o dia 24 de dezembro e 6 de janeiro, Dia de Reis, em inúmeras regiões do país. Mas é em Muqui, no Espírito Santo, que acontece o maior encontro nacional de Folia de Reis. A festa reúne cantores e instrumentistas, que usam roupas coloridas e andam pelas ruas da cidade fazendo referência ao percurso dos Magos, tocando de porta em porta proferindo louvações e dançando.

Confira um roteiro completo pelas maravilhas do Espírito Santo 


Agora que você já sabe que por aqui a diversão dura o ano inteiro, escolha a celebração que mais lhe chamou atenção e vá se divertir! E toda dica é bem-vinda. Caso saiba de mais festas populares brasileiras, conte nos comentários.

Foto de capa: Prefeitura de Olinda/Flickr CC BY

Gabriela Leite

Amante do ecoturismo, a natureza é sempre seu destino preferido! Viaja para recarregar as energias, conhecer pessoas, trocar experiências e voltar para casa com um pouquinho de cada lugar dentro de si.

2 Comentários

Escreva um comentário