Diversão, cultura e originalidade. As festas populares brasileiras agitam e compõem a identidade do país. De Norte a Sul, das celebrações religiosas e folclóricas, passando por eventos culturais e chegando às festividades regadas a muita cerveja, há opções para todos os tipos de crenças e foliões.

Deixe-se embalar pela alegria singular do maior país da América do Sul! Conheça a seguir 12 festas populares brasileiras para curtir durante o ano.

Zarpo - Cadastre-se

A Lavagem do Bonfim abre a série de festas populares brasileiras

O banho de folhas e lavagem das escadarias com água de cheiro marcam o festejo | bahianoticias/Flickr CC BY

Celebrada por católicos e candomblecistas, a Lavagem do Bonfim é uma das maiores manifestações populares e religiosas de Salvador, na Bahia, e acontece tradicionalmente na segunda quinta-feira de janeiro. A procissão começa na Igreja da Conceição da Praia e arrasta uma multidão vestida de branco que caminha por 7 km até a Basílica do Senhor do Bonfim. Chegando lá, aproximadamente 200 baianas vestidas a caráter lavam as escadarias do templo com água-de-cheiro em homenagem a Oxalá, um dos orixás mais importantes do candomblé e da umbanda. Elas são acompanhadas por palmas, toques de atabaque e cânticos africanos.

Interessou? O Zarpo conta com excelentes hospedagens a menos de 10 km da Basílica do Senhor do Bonfim. O Fera Palace, localizado próximo ao Pelourinho e em plena Rua Chile, segue um conceito luxuoso, inspirado no estilo Art Déco. O hotel dispõe de bar, restaurante, lounge e piscina de borda infinita na cobertura, academia e, com custo à parte, SPA. O Wish Hotel da Bahia segue o mesma linha de sofisticação e sua decoração possui obras de arte de Carybé e Genaro de Carvalho. Sua infraestrutura dispõe de dois restaurantes e dois bares, piscina ao ar livre, academia 24h e, com custo à parte, SPA. Ambos hotéis oferecem café da manhã incluso na tarifa! 

Em fevereiro (e às vezes em março), tem Carnaval!

As escolas de samba do Rio Janeiro e de São Paulo capricham no desfile, composto por muito luxo e brilho

O Carnaval é uma paixão nacional e não poderia ficar de fora da lista de festas populares brasileiras. A celebração atrai turistas do mundo inteiro e oferece muitas opções para tirar o pé do chão. A folia no país é mais do que garantida nesta época do ano e tem opções para todos os gostos. Regado a muito luxo e imponência, os desfiles na Marquês de Sapucaí marcam o carnaval no Rio de Janeiro. Em Salvador, os trios elétricos são os destaques, enquanto em São Paulo os blocos de rua crescem a cada ano. Para curtir as tradicionais marchinhas, a dica é viajar até Ouro Preto, em Minas Gerais. Olinda, em Pernambuco, tem um dos carnavais mais famosos do país e por lá a folia é ditada pelo frevo e bonecos gigantes. 

Saiba como é comemorado o carnaval pelo Brasil

Interessou? O Zarpo conta com excelentes hospedagens nos destinos que são referência do Carnaval nacional. Confira as coleções de hotéis e resorts em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. São inúmeras opções de hospedagens próximas ou acessíveis aos locais onde a folia acontece!

Viva a Rainha do Mar, Iemanjá!

Na Festa de Iemanjá, fiéis e simpatizantes pulam sete ondas, acendem velas e lançam ao mar diversas oferendas

Salvador é palco de outro festejo candomblecista. Tradicionalmente no dia 2 de fevereiro, a cidade baiana homenageia, no bairro do Rio Vermelho, o orixá feminino Iemanjá, mais conhecida como “Rainha do Mar”. O cortejo, que acontece a cerca de 96 anos, começa na madrugada do dia 2 e é acompanhado por batuques no atabaque, fogos de artifício e cantos. Considerada a maior manifestação pública da religião na Bahia, reúne aproximadamente 200 mil pessoas e 300 embarcações, que levam as oferendas e balaios.

Interessou? O Zarpo conta com excelentes hospedagens em Salvador. A 23 km do bairro do Rio Vermelho, onde acontece a Festa de Iemanjá, está o Catussaba Business Hotel. A 500 m de praia homônima, possui duas piscinas, restaurante e bar. Já o Gran Hotel Stella Maris, localizado em frente ao mar e próximo ao Farol de Itapuã, está a 25 km do Rio Vermelho e é ideal para famílias. Sua infraestrutura conta com piscina semiolímpica com 650 m² de espelho d’água e piscina infantil, kids’ club e recreação para adultos e crianças. 

As populares festas juninas agitam inúmeras cidades brasileiras

Quadrilhas, quentão, fogueira e bandeirinhas coloridas. As Festas Juninas embalam o país durante o mês de junho. Uma das festas brasileiras mais populares ganha maior destaque no Nordeste. O São João de Campina Grande, na Paraíba, é considerado o maior do mundo e recebe mais de 3 milhões de visitantes em 31 dias de festa. O evento já recebeu artistas como Alceu Valença, Marília Mendonça, Elba Ramalho e Ivete Sangalo. O agreste pernambucano também é abrigo de outra grandiosa festa junina, o São João do Caruaru. Desde 1994, o evento é realizado no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e, além dos atrativos típicos de quermesses, também conta com shows.

Interessou? O Zarpo conta com excelentes opções na Paraíba e Pernambuco. São hotéis e resorts selecionados a dedo para quem deseja curtir o melhor dos estados e, quem sabe, esticar a viagem até alguns dos arraiás mais famosos do país.

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo: Cor e amor na cidade cinza

Além de toda a alegria, uma das reivindicações da Parada LGBT em São Paulo é o combate à LGBTfobia

Desde 1997, a Parada do Orgulho LGBT leva cor, alegria, reivindicações e, principalmente, amor à Avenida Paulista, um dos maiores símbolos de São Paulo. O evento, que recebe em média 4 milhões de pessoas, é um dos que mais atraem turistas e movimentam a economia da cidade. A parada acontece uma vez por ano, geralmente no mês de junho, e conta com trios elétricos que recebem artistas e personalidades conhecidas do universo LGBT. 

Interessou? Hospede-se no Radisson Paulista Plaza. Localizado a apenas uma quadra da Avenida Paulista, o hotel oferece café da manhã incluso na tarifa e infraestrutura moderna, com lobby bar, duas piscinas, academia, sauna e, com custo à parte, room service 24h. 

A Virada Cultural em São Paulo traz música e cultura para a cidade

O cantor Zeca Baleiro, conhecido pela música Telegrama, já passou pela Virada | alexandre_vieira/Flickr CC BY

Promovida anualmente pela Prefeitura de São Paulo, a Virada Cultural é um dos eventos mais esperados pelos paulistas quando chega o mês de maio. Como o próprio nome sugere, são 24h de manifestações culturais por toda a cidade, incluindo shows, teatros e danças. Com o intuito de ocupar a zona central de São Paulo, incentivar o convívio social e a mistura de classes através da cultura, o evento conta com palcos temáticos de todos os gêneros musicais, do samba ao rap, e o melhor: tudo de graça! Já passaram pela celebração artistas como Emicida, Caetano Veloso, Zeca Baleiro, Criolo e Anitta. Em um balanço feito pela Prefeitura da cidade, o evento recebeu em 2019 cerca de 5 milhões de pessoas, 2 milhões a mais que no ano passado. 

Interessou? Hospede-se no Nobile Downtown São Paulo. Localizado no centro da cidade, onde acontecem a maioria dos shows da Virada Cultural, o hotel oferece café da manhã incluso na tarifa e infraestrutura completa para curtir o melhor da “Selva de Pedra”, com bar, piscina coberta, fitness center e, com custo à parte, room service 24h. 

Parintins: O Amazonas na rota das festas populares brasileiras 

As apresentações do Festival de Parintins duram três dias! |Ministério da Cultura/Flickr CC BY

Junho é ainda um excelente mês para viajar para o Amazonas. Isso porque o estado no Norte do país é sede do colorido e eletrizante Festival Folclórico de Parintins. A festa acontece na última semana de junho e sua temática gira em torno da disputa histórica entre dois bois: o Caprichoso e o Garantido. As apresentações, inspiradas na história e rituais dos nativos e acompanhadas por cerca de 400 ritmistas, são realizadas no Bumbódromo, com capacidade para 35 mil pessoas.

O melhor jeito de chegar até Parintins é através de Manaus e há dois meios de transporte. De avião, a viagem dura cerca de 1h e há voos diários. Já de barco, o trajeto é um pouco mais longo e dura cerca de 24 horas, dependendo da embarcação. 

Conheça Alter do Chão, a pérola do Rio Tapajós e da Amazônia paraense 

Flip: Literatura e arte em sintonia em Paraty

Festas populares no Brasil podem render boas memórias – e histórias! A Festa Literária Internacional de Paraty, mais conhecida como Flip, proporciona desde 2003 um encontro permeado pela literatura. O evento surgiu a partir do desejo de promover em Paraty, cidade a cerca de 250 km de São Paulo e Rio de Janeiro, uma experiência artística, ocupando espaços públicos e estimulando o debate de ideias, além de ser um ponto de encontro de toda a diversidade. A cidade fica tomada por tendas, mesas-redondas para conversas, realiza palestras, conta com estandes de lançamentos de obras, slams e atividades para crianças e adolescentes. O evento, que está na sua 17ª edição, homenageia um escritor ou escritora brasileira por ano. Em 2019 foi a vez de Euclides da Cunha, autor da famosa obra Os Sertões.

Interessou? Hospede-se no Refúgio Tropical Pousada. Localizada a cerca de 4 km do centro histórico de Paraty, a hospedagem conta com piscina climatizada de uso adulto e infantil, área de lazer para as crianças com miniplayground, área de descanso no jardim, bar e empréstimo de bicicletas. O café da manhã é incluso na tarifa e servido com exclusividade na acomodação ou à beira da piscina.

Festa do Peão: Na sola da bota e na palma da mão!

Separe a bota, o chapéu e o cinto de fivela! Em agosto, uma festas populares brasileiras é ditada pelo ritmo sertanejo. A Festa do Peão de Barretos é a maior do gênero musical no mundo! Tradicionalmente promovida pelo grupo “Os Independentes”, o evento acontece anualmente na cidade de Barretos, a cerca de 430 km da capital paulista. Entre as atrações da festa estão o rodeio, queima do alho e a programação musical. Em 2019, a festa chega em sua 64ª edição e, pela primeira vez, terá mulheres como embaixadoras, a dupla Simone & Simaria. Este ano, o evento recebe ainda músicos como Ferrugem, Gustavo Mioto, Matheus & Kauan e Ivete Sangalo.

Interessou? Hospede-se no Barretos Country. O primeiro destaque é o acesso ilimitado ao Barretos Country Thermas Park, o parque aquático do resort que possui 10 quiosques e mais de 40 atrações, a maioria com água termal, entre elas uma praia artificial! Dentro do resort, os hóspedes aproveitam a minifazenda, salão de jogos e playground infantil, três ofurôs, recreação para adultos e crianças, três bares e muito mais. É possível escolher entre café da manhã, meia pensão e pensão completa inclusa na tarifa. 

A Oktoberfest tem cerveja e cultura germânica

Inspirada no festival original de Munique, na Alemanha, a Oktoberfest se tornou tradição no Brasil e movimenta todo o estado de Santa Catarina. O evento é realizado na cidade de Blumenau, que mantém viva a cultura germânica de seus colonizadores e é o cenário perfeito para a festa. A comemoração recebe cerca de 500 mil visitantes todos os anos e inclui música, dança, comidas, tiro ao alvo, desfiles com trajes típicos e, claro, muita cerveja!

Interessou? Hospede-se no Fazzenda Park Hotel. Localizado a cerca de 30 km de Blumenau, o hotel integra lazer à natureza, em seus mais de 2 milhões de m² com atividades para todas as idades. A pensão completa inclusa na tarifa é o primeiro dos destaques da propriedade, que ainda conta com jacuzzis ao ar livre, complexo de piscinas térmicas, campo de futebol e quadras esportivas, lago para atividades como pedalinho e stand up paddle, playground com equipe de recreação para crianças maiores de 4 anos e muito mais! 

Não sabe como organizar a mala? O Mag te ajuda! 

Festas populares brasileiras no interior de Santa Catarina? Tem também!

A Festa Nacional do Marreco, em Brusque, acontece no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof

A Festa Nacional do Marreco, mais conhecida como Fenarreco, é outro evento que acontece no mês de outubro em Santa Catarina. Realizado na cidade de Brusque, interior do estado, o evento homenageia a cultura alemã por meio de shows ao vivo, apresentações e barraquinhas de comida, principalmente a base de marreco.

Interessou? Hospede-se no Hotel Monthez. Com mais de 40 mil m² de área e arquitetura inspirada nas construções europeias, o hotel está localizado em uma colina de 85 m de altura, proporcionando uma vista panorâmica sobre a cidade. Sua completa infraestrutura dispõe de duas piscinas, sauna, playground, quadra de tênis, quadra poliesportiva e cancha de bocha, sala de jogos, academia, espaço para meditação, pista de cooper e trilhas para caminhada no bosque. O café da manhã é incluso na tarifa! 

As festas da Folia de Reis são populares em várias regiões brasileiras

O Espírito Santo é o estado com mais tradição na Folia de Reis. São cerca de 90 grupos de foliões!

A Folia de Reis é uma das mais emblemáticas festas populares brasileiras. Trazida para o Brasil em meados do século XVIII, a manifestação de cunho católico celebra a visita dos três reis magos – Gaspar, Melchior e Baltazar – ao menino Jesus. Originada a partir de uma tradição cristã portuguesa e espanhola, ocorre entre o dia 24 de dezembro e 6 de janeiro, Dia de Reis, em inúmeras regiões do país. Mas é em Muqui, no Espírito Santo, que acontece o maior encontro nacional de Folia de Reis. A festa reúne cantores e instrumentistas, que usam roupas coloridas e andam pelas ruas da cidade fazendo referência ao percurso dos Magos, tocando de porta em porta proferindo louvações e dançando.

Confira um roteiro completo pelas maravilhas do Espírito Santo 


Agora que você já sabe que por aqui a diversão dura o ano inteiro, escolha a celebração que mais lhe chamou atenção e vá se divertir! E toda dica é bem-vinda. Caso saiba de mais festas populares brasileiras, conte nos comentários.

Foto de capa: Prefeitura de Olinda/Flickr CC BY

Autor

Amante do ecoturismo, a natureza é sempre seu destino preferido! Viaja para recarregar as energias, conhecer pessoas, trocar experiências e voltar para casa com um pouquinho de cada lugar dentro de si.

1 Comentário

Escreva um comentário