Localizada no Sul da Bahia, na Costa do Dendê, Maraú é destino para quem preza por exclusividade e natureza em sua melhor forma. A península de praias famosas, piscinas naturais e ilhas selvagens e habitadas permite uma viagem com todos os atrativos baianos: passeios pelo mar e pela terra, frutos do mar fresquinhos e mergulhos em águas mornas o ano todo.

A região está a cerca de 100 km de Ilhéus, onde está o principal aeroporto. Para chegar ao coração de Maraú (as praias de Taipu de Dentro, Barra Grande e Taipu de Fora) é possível pegar um transfer do aeroporto até a hospedagem escolhida ou optar por um trajeto de carro e de balsa a partir de Camamu. Ambos prometem aventura, afinal, pelo menos 60 km desse caminho são feitos em uma estrada de terra!

Prontos para embarcar com o Magazine em um roteiro irresistível? Confira a seguir o que fazer em Maraú, as melhores praias e passeios imperdíveis.

O centrinho de Barra Grande: os souvenirs e as cervejas mais geladas de Maraú

Barra Grande - Bahia
Além dos grandes restaurantes, o centrinho oferece barraquinhas de artesanato e acarajé | Raíssa Haddock Lobo

Barra Grande é uma das regiões mais recomendadas para se hospedar em Maraú. A pequena vila de pescadores combina um clima de cidade pequena com uma boa oferta de restaurantes, agências de turismo e lojinhas de moda praia e lembrancinhas. O clima do local é único! O chão é todo de areia, como se estivesse na praia, os automóveis são, em sua maioria, quadriciclos, e a música ambiente sempre tem traços do ritmo de capoeira e da MPB.

A noite é a melhor hora para visitar o local. A maioria dos estabelecimentos ficam abertos até às 23h e contam com música ao vivo e shows de capoeira em meio à pracinha central. Para jantar pratos típicos da culinária baiana, dividir uma porção de petiscos ou tomar uma cerveja gelada, nossa dica é o BomBar, no coração do centrinho, com vista para a Igreja de Barra Grande. Para sobremesas, o Villa Café Barra Grande é uma opção repleta de tortas e doces. Já se preferir uma pizza, a Pizzaria Pinocchio garante redondas fininhas e super saborosas!

Interessou? Hospede-se no HTL Terra Mar. A menos de 500 metros do centrinho, é possível ir andando para o agito dia e noite. Para o lazer, o hotel oferece piscina ao ar livre e sala de jogos com mesa de sinuca e ping-pong. Café da manhã e café da tarde estão inclusos na tarifa. Além disso, a recepção auxilia na contratação e reserva de passeios. Mesmo com a proximidade do centro, o local é silencioso e tranquilo. Outra opção, da mesma rede e quase vizinha, é o HTL Tamarindo. Sua área de lazer e serviços contam com piscina, sala de estar e auxílio na contratação de passeios. O café da manhã incluso na tarifa é servido no HTL Terra Mar.

Conheça os 10 pontos turísticos que não podem faltar na viagem à Bahia

Rio Carapitangui: um braço de rio na ponta da Praia de Barra Grande

Rio Carapitangui
O Rio e a Praia de Carapitangui tem as águas tranquilas e morninhas, ideal para crianças | Raíssa Haddock Lobo

A cerca de 1 km do centrinho de Barra Grande, na ponta da orla, está a Praia e o Rio Carapitangui. Eles são divididos por um braço de areia que fica visível na maré baixa, então, é bom consultar a tábua de marés antes de visitar o local. De água doce e morninha, a parte do rio é muito procurada para relaxar e praticar flutuação em Maraú.

O local é perfeito também para crianças. Tanto a parte de água doce como a de água salgada são tranquilas e tem uma boa oferta de bares e restaurantes ao redor. Um deles é o Bar da Rô, famosíssimo na cidade. Com cadeiras de praia ao dispor, espreguiçadeiras e guarda-sóis, o local garante cervejas, sucos e petiscos saborosos para acompanhar o mergulho.

O acesso é fácil pela estrada a partir do centro ou a pé pela orla da praia, também a partir do centro. Ambos os caminhos duram menos de 15 minutos.

Leia no Mag sobre as 10 praias brasileiras ideal para levar os pequenos

Ponta do Mutá: o pôr do sol mais bonito de Maraú

Ponta do Mutá - Barra Grande
A melhor hora para ir à Ponta do Mutá é ao entardecer, para apreciar o pôr do sol | Raíssa Haddock Lobo

Em direção contrária à ponta onde está o Rio Carapitangui, está o trecho de praia mais conhecido como Ponta do Mutá. Perfeito para aproveitar o mar tranquilo, bom para crianças e para praticar esportes como stand up e caiaque, a fama desse trecho se justifica ao entardecer.

Com diversas opções de bares, a Ponta do Mutá tem vista privilegiada para o pôr do sol baiano, que acontece bem em frente aos estabelecimentos e pinta todo o mar e o céu de Maraú com tons de laranja, vermelho e rosa.

Um dos restaurantes locais é o Mucama, com bom atendimento, sabores e ótimos drinks | Raíssa Haddock Lobo

Para relaxar com caipirinhas bem servidas ou porções de petiscos frescos enquanto assiste ao espetáculo, recomendamos o Mucama Bar. Ele tem atendimento solícito, guarda-sóis e cadeirões de madeira com almofadas super confortáveis bem de frente para o sol! Ao cair da noite, chega o momento dos drinks e do agito do Oh Bar, vizinho do Mucama.

O trajeto até a Praia da Ponta do Mutá pode ser feito de várias maneiras. Uma delas é a pé, a partir do centrinho, distante pouco mais de 1 km. O caminho é feito pela orla da praia, que é repleta de restaurantes e pousadas, o que torna o passeio gostoso e tranquilo. Caso pretenda voltar a pé também, vá pouco depois do sol se pôr, porque a maré tende a subir à noite. Se preferir ir pela estrada, é possível pegar um quadriciclo ou um táxi e ir em direção à praia Três Coqueiros.

Dica do Mag: Caso esteja em um grupo grande de pessoas e o plano seja ficar até um pouco mais tarde e consumir bebidas alcoólicas, uma boa opção é contratar uma jardineira. O carro, que costuma caber de 4 a 6 passageiros, tem ponto fixo no centro da cidade e custa em média R$30 reais por trajeto. Note que esse valor está sujeito a alterações conforme a época do ano, número de pessoas e trajeto. Recomendamos entrar em contato direto com a empresa para manter-se atualizado.

Taipu de fora: a beleza única das piscinas naturais e cristalinas

Taipu de Fora - Bahia
Taipu de Fora fica a 6 km de Barra Grande e a grande atração do passeio são as piscinas de águas cristalinas

Na mesma direção da Ponta do Mutá, mas aproximadamente 6 km mais a frente, está um dos grandes destaques de Maraú, a Praia de Taipu de Fora. Emoldurada por coqueiros, areia branca e um mar incrivelmente azul, lá é possível observar os peixinhos a olho nu! As piscinas naturais da praia são formadas próximas à areia, o que dá total autonomia aos viajantes no momento do passeio – não é preciso pegar lancha, jangada ou qualquer tipo de barco para curtir a atração.

Para incrementar o passeio, não esqueça de levar um snorkel e uma máscara de mergulho para ver os peixes bem de pertinho! Escolher bem o horário para visitar Taipu de Fora também é essencial. As piscinas são formadas conforme a variação no nível do mar e é na maré baixa que o fenômeno acontece com mais intensidade. Mesmo fora dessas condições, a praia continua sendo uma boa pedida para praticar esportes e dar um mergulho.

Taipu de Fora - Bahia
O local é tranquilo, e conta com alguns bares para garantir os petiscos, como o Bar das Meninas, o mais famoso

Não deixe de provar as delícias dos barzinhos locais. Nossa dica é o Bar das Meninas. Com guarda-sóis, espreguiçadeiras, chuveirão e um menu que serve drinks e pratos típicos, o estabelecimento é famoso na região e está em frente às piscinas.

Para chegar em Taipu de Fora é possível fazer o caminho a pé a partir do centro de Barra Grande. São 6 km pela praia e é recomendado fazê-lo na maré baixa. Outras opções são os veículos como jardineiras, aluguel de bicicletas (que podem circular pela orla) e aluguel de quadriciclos (que devem ir pela estrada). Todos os veículos podem ser alugados no centro. Os valores variam conforme a época do ano e o número de passageiros.

Interessou? Hospede-se na Pousada Taipu de Fora. A 4 km do Bar das Meninas, a hospedagem oferece lazer completo, café da manhã incluso na tarifa e programações especiais em alta temporada. Entre os atrativos estão vôlei de areia, sala de jogos e trilhas para caminhadas. Para as crianças tem playground e recreação monitorada nos meses de dezembro e janeiro. Com custo à parte, a pousada oferece serviço de babá, massagem e menu com pratos típicos, drinks e petiscos. Para reservas a partir de três noites, tem transfer cortesia ida e volta para Barra Grande.

Do Descobrimento ao Dendê: uma viagem do Mag pelas costas da Bahia

De vento em popa: as ilhas mais queridas de Maraú

O passeio de barco é uma atração que não pode fica fora do roteiro em Maraú. É possível reservá-los direto com a recepção das hospedagens, nas agências do centrinho ou no píer, também no centro de Barra Grande. Normalmente são oferecidas duas opções: lancha rápida ou escuna.

Se a proposta for curtir o dia em alto mar e conhecer bem as ilhas, o Magazine recomenda totalmente a escuna! Os passeios costumam levar de 10 a 15 pessoas, tem música ambiente, lugar para pegar sol no barco e uma geladeirinha para que os turistas possam levar a própria bebida e os snacks que vão consumir durante o passeio. O roteiro passa pelas cinco ilhas mais famosas próximas à Barra Grande e dura em torno de 4h. Conheça a seguir algumas delas:

Ilha Grande - Bahia
Na Ilha Grande moram cerca de 2.500 pessoas nativas do local | Raíssa Haddock Lobo

Ilha Grande: a primeira parada do passeio. Na Ilha Grande, a escuna passa apenas para observação e os turistas não podem descer do barco. A ilha é a mais habitada da região, com aproximadamente 2.500 habitantes nativos e cercada de pedras e limo, o que torna o mergulho quase impraticável fora da maré alta. Mas vale a visita, a ilha é linda!

Ilha da Pedra Furada - Bahia
Na Ilha da Pedra Furada é possível descer e caminhar entre as formações | Raíssa Haddock Lobo

Ilha da Pedra Furada: a segunda parada do passeio é uma das mais icônicas. O nome é autoexplicativo! A ilha, com uma vegetação impecável em beleza e preservação, tem diversas pedras com passagens internas e desenhos exóticos, tudo feito pela natureza. No local é possível descer do barco para passear, entrar na água e tirar fotos pela ilha!

Ilha do Goió - Bahia
A Ilha do Goió é perfeita para o mergulho, com água calma e larga faixa de areia | Raíssa Haddock Lobo

Ilha do Goió: a terceira parada é perfeita para aproveitar o mar baiano. Com uma larga faixa de areia branca e muitos coqueiros, a Ilha do Goió tem mar calmo e de águas mornas. Durante a parada é possível nadar, andar pela ilha e até petiscar no restaurante simples do local. Graças a sua tranquilidade, ela é perfeita para quem estiver com crianças pequenas!

Ilha do Sapinho - Bahia
Na Ilha do Sapinho acontece o almoço, com pratos como o vinagrete de polvo | Raíssa Haddock Lobo

Ilha do Sapinho: essa é uma das horas mais esperadas do passeio. Na Ilha do Sapinho, os viajantes aproveitam o almoço. Normalmente, o barco para na ilha para pegar os pedidos e depois vai à Ilha do Goió para que os turistas deem um mergulho enquanto os pratos são preparados. Entre o menu, destaque para o vinagrete de polvo e o camarão ao bafo. A comida é caseira, bem temperada e tem um preço ótimo em relação a Barra Grande. Bom custo-benefício e com vista para o mar, não tem nada melhor!

Ilha do Campinho - Bahia
A Ilha do Campinho é a última parada do passeio e oferece lanches simples | Raíssa Haddock Lobo

Ilha do Campinho: a última parada também é para mergulho. Depois de se deliciar com os pratos da Ilha do Sapinho, o barco faz uma última parada da Ilha do Campinho. Bem exclusiva e privativa, a ilha oferece apenas um pequeno quiosque com bebidas e alguns lanches simples. Porém, o mar que parece uma piscina e a vista para a mata nativa compensam todo o resto e fecham o passeio com chave de ouro.

Um tour pelas praias vizinhas mais famosas de Maraú

Ao norte da Barra Grande, a oferta de praias só cresce. Para conhecer todas, recomendamos reservar um dia inteiro para o passeio e, de preferência, alugar um quadriciclo no centrinho! Com o quadriciclo é possível fazer seu próprio roteiro, ficar quanto tempo quiser nas praias e fazer o trajeto pela estrada. Selecionamos três paradas que valem a pena a visita:

Barra Grande - Maraú
Três Coqueiros, a apenas 2 km de Barra Grande, é uma boa fuga dos dias mais agitados de praia

Três Coqueiros: a cerca de 2 km ao norte de Barra Grande está a Praia Três Coqueiros. Ela é perfeita para quem quer fugir um pouco do agito do centrinho, sem ir muito longe. Cercado por coqueiros, como o próprio nome diz, o mar é mais revolto na maré alta e costuma criar piscinas naturais na maré baixa. Nossa dica é dar uma parada no Muqueca Bar e Restaurante. Localizado na areia e com vista para o mar, ele serve uma das melhores moquecas da região, em sabor e custo-benefício!

Praia de Saquaíra - Maraú
A Praia de Saquaíra, a 18 km, promete pontos perfeitos para relaxar | Valfredo Roque Pereira/Flickr CC-BY

Praia de Saquaíra: a cerca de 18 km do centro, a Praia de Saquaíra é outra escapatória na alta temporada. Pouco frequentada e quase deserta, a extensa praia garante um mar tranquilo e pontos perfeitos para aproveitar o dia sem ser incomodado.

Praia do Cassange - Maraú
A Praia do Cassange oferece mar e lagoa, e os dois são separados por uma faixa de areia | FlaviaC/CC BY

Praia do Cassange: vizinha de Saquaíra, a Praia do Cassange é aquele passeio dois em um. Em meio aos grandes coqueiros, a praia divide-se em mar e lagoa. Separada por uma faixa de areia, é possível chegar à lagoa por uma pequena trilha que, no final, tem como recompensa um delicioso banho de água doce.

Praia de Algodões - Maraú
A 22 km, a Praia dos Algodões faz a viagem valer a pena por sua beleza | MTur Destinos/Flickr – Domínio Público

Praia de Algodões: famosa na região, ela está a cerca de 22 km do centro de Barra Grande. Com uma infraestrutura um pouco maior do que as outras praias, Algodões tem no máximo 10 ruas. Lá tem opções de restaurantes e algumas casinhas, tudo próximo à orla que encanta os turistas com uma extensa faixa de areia, piscinas naturais de águas transparentes e uma moldura de coqueiros.


Não restam dúvidas que Maraú é uma viagem completa. Dá para curtir passeios e restaurantes mais agitados ao mesmo tempo que as praias são desertas e exclusivas. Com família, entre amigos ou a dois, as próximas férias serão na Bahia!

Autor

Com uma paixão por São Paulo e um crush por Nova York. Ama street looks, barzinhos do momento e pontos turísticos diferentões. Não dispensa um rooftop nem uma maratona de Sex and the City.

Escreva um comentário