Roteiro Com o Melhor de Jaboatão dos Guararapes

Na divisa com Recife, o município de Jaboatão dos Guararapes é mais uma das belas cidades de Pernambuco. De cunho importante para a história do país, Jaboatão foi proclamada como “Berço da Pátria”, já que foi nela que ocorreu a Insurreição Pernambucana, ou seja, as batalhas travadas que resultaram na expulsão dos invasores holandeses. Hoje, a cidade guarda seu passado em suas construções históricas (como as inúmeras igrejas), e mantém sua beleza e lazer por meio das praias e natureza local.

Turismo histórico e religioso

Parque Histórico Nacional dos GuararapesPortal da Copa-ME/ CC-BY 

Criado em 1971, em Jaboatão dos Guararapes, o Parque Histórico Nacional dos Guararapes mantém em seu interior, duas grandes atrações turísticas marcantes na história do país. A primeira delas é o Morro dos Guararapes, palco de um dos mais importantes episódios da história do brasil, e a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, templo religioso em estilo barroco.

Ladeira Montes dos Guararapes

É no Parque Histórico Nacional dos Guararapes que fica localizado o Morro dos Guararapes. Por conta de seu teor histórico, essa é uma das atrações mais significativas do lugar. Foi no Morro o local que aconteceu as vitoriosas lutas contra os holandeses (Batalhas Holandesas, travadas entre os anos de 1649 e 1654), onde os invasores acabaram sendo expulsos do estado de Pernambuco, resultando, assim, a Insurreição Pernambucana, e também, a origem do Exército Brasileiro.

Ladeira Montes dos Guararapes

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes GuararapesLuiz Antonio Mendes/Flickr CC BY-SA 

Ainda no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes também preserva uma história importante ao local, aliás, foi erguida justamente em homenagem às batalhas dos Montes dos Guararapes. Nela está guardado os restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, ambos considerados heróis das batalhas travadas no entorno do local. Tombada pela União em 1961, no interior do templo barroco, também é mantido obras de arte dos séculos XVII e XVII, além de imagens barrocas.

Ladeira Montes dos Guararapes

Fundada por Francisco Gomes por volta de 1683, a pequena Igreja de Nossa Senhora da Piedade foi construída em alvenaria de pedra, com anexo de um convento erguido no século XVIII. Em estilo maneirista, a capela já sofreu várias reformas e ampliações ao longo de sua história e seu nome foi atribuído à praia na qual fica localizada, Praia de Piedade. Com uma paisagem bucólica ao arredor, na beira do mar, a igrejinha tem em suas proximidades edifícios altos, bares e alguns restaurantes de Jaboatão dos Guararapes.

Av. Bernardo Vieira de Melo, 1700 – Piedade | Tel.: (81) 3361-0992 | Site

Na parte mais baixa do povoado de Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, fica situado as Ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, resquícios do que sobrou de um antigo templo religioso. Edificada em 1630, a construção foi erguida pela Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, uma associação formada por escravos. Os africanos, na época, vinham de tribos distintas da África do Sul, consequentemente, tinham idiomas, costumes e religiões específicas. Portanto, embora hoje só existem ruínas, a igreja na época representava um templo religioso que atendia as diferentes crenças dos escravos da região.

Praça da Matriz

A natureza que a cidade guarda

Lagoa AzulMarcelino Souza/CC-BY

Da perfuração que atingiu um lençol de água subterrânea em uma antiga pedreira, surgiu água o suficiente para preencher toda a cratera, que hoje é conhecida como Lagoa Azul. Localizada no antigo Engenho Guarany, em Jaboatão dos Guararapes, o lugar se tornou um dos principais atrativos turísticos da região reduto de lazer e turismo por conta da natureza do local. No cenário composto por paredões rochosos, água em tom esverdeado e árvores, é praticado esportes náuticos e de aventura, além de proporcionar ótimos banhos.

Loteamento Assucena | Tel.: (81) 3426-3737 | Site

A faixa de areia de 4,5 quilômetros de extensão da Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes é continuação da Praia de Boa Viagem, em Recife. O cenário local, composto por coqueiros, areia dourada e fofa, águas esverdeadas com ondas suaves e piscinas naturais próximas dos recifes, configuram uma paisagem bastante agradável. Nela há bares, restaurantes e hotéis badalados, além da histórica Igreja de Nossa Senhora da Piedade.

Piedade

Pegando um barquinho que sai do Pontal da Barra, a travessia é feita em pouco minutos até a Ilha do Amor, uma das belezas singulares de Jaboatão dos Guararapes. Um caminho alternativo é pela ponte que liga Barra de Jangada (em Candeia) até o local. De um lado, o rio que desemboca no mar, do outro, as águas do oceano, onde se concentram as praias. Durante a semana é praticamente deserta, já, aos finais semana costuma receber alguns turistas que procuram pelas belezas naturais e tranquilidade do lugar.

Barra de Jangada

A culinária de Jaboatão dos Guararapes

Restaurantes em Jaboatão dos Guararapes - Restaurante Tay SanImagem ilustrativa

Inaugurado em 2004, o Restaurante Tay San atualmente tem sido referência de culinária oriental em Jaboatão dos Guararapes. Em amplo espaço contemporâneo, a casa oferece um Buffet completo de iguarias da gastronomia japonesa. Entre os serviços oferecidos, há à la carte, por peso e rodízio de sushi em espaço climatizado.

Av. Bernardo Vieira de Melo, 1514 – Piedade | Tel.: (81) 3203-9336 | Site

Em ambiente espaçoso e bem ornamentado, o Restaurante China Dragon propõe ótimas refeições em família. Como o nome já antecipa, a casa é especializada na culinária chinesa e dispõe de um cardápio conta com pratos típicos, como yakisoba, chop suey, camarão empanado, arroz frito, etc.

Maestro Nelson Ferreira, 120 – Piedade | Tel.: (81) 3468-2747 | Site

Restaurantes em Jaboatão dos Guararapes - O Jabá Regional e PizzariaImagem ilustrativa

No O Jabá Regional e Pizzaria tem de tudo um pouco. O restaurante de Jaboatão dos Guararapes é voltado para a cultura regional e esbanja uma decoração junina durante o ano inteiro. Pratos típicos do nordeste são servidos por garçons com chapéus de cangaceiro. Além de refeições, a casa também conta com uma programação semanal de músicas que variam os gêneros conforme o dia, que vai desde Pop-rock ao Mpb, no entanto, o ritmo que predomina mesmo é o forró.

Av. Bernardo Vieira de Melo, 1100 – Piedade | Tel.: (81) 3342-0963 | Site

Desde 2000 (ano em que foi inaugurado), o Restaurante Bodega & Pizza é referência gastronômica em Jaboatão dos Guararapes. Em ambiente climatizado, os clientes podem acompanhar o preparo dos pratos em tempo real, na cozinha aberta que a casa dispõe. Sob os comandos do Chef Baby, a especialidade do lugar é a culinária italiana e regional, com pratos como, pizzas, massas, risotos, filés, etc.

Av. Bernardo Vieira de Melo, 5558 – Candeias | Tel.: (81) 3469-6435 | Site

Restaurantes em Jaboatão dos Guararapes - Beto’s BarImagem ilustrativa

Desde 2004 (ano em que foi inaugurado) o Beto’s Bar, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes conta com muita tradição e excelência, desde a época em que seu dono também administrava seu outro estabelecimento, o Caldinho do Beto. O espaço moderninho, de muito bom gosto, deixa o ambiente bastante agradável para refeições e um happy hour, principalmente. O cardápio amplo e variado conta com opções da culinária japonesa, petiscos, pizzas, escondidinhos e outros.

Av. Bernardo Vieira de Melo, 4738 – Candeias | Tel.: (81) 3469-2995 | Site

Recentemente inaugurado (julho de 2017), Frida Café é a mais nova parada de Jaboatão dos Guararapes para um café durante a tarde. O espaço charmosinho tem móveis em madeira e parede de lousa com rabiscos de giz. Aconchegante e intimista, o local serve café com qualidade e comidinhas saborosas.

Av. Bernardo Vieira de Melo, 6088 – Loja 4 – Candeias | Tel.: (81) 3080-0851 | Site

 

Foto de capa: Luiz Antonio Mendes/Flickr CC BY-SA 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *