Democrático, colorido, festivo e multifacetado. No Brasil, junho é marcado pela diversidade! É neste mês que se inicia o inverno, tem feriado prolongado, clima de romance, festas juninas, shows e eventos culturais. E apesar das temperaturas mais baixas, ainda é possível curtir ao ar livre e até aproveitar um solzinho no litoral.
Pensando nisso, o Mag separou algumas dicas de lugares e destinos para viajar em junho. Continue lendo esse artigo e escolha a sua programação!

Festas Juninas: forró é o ritmo que embala o mês de junho

As Festas Juninas movimentam o mês de junho inteiro. Regada a muito forró, quitutes a base de milho e decoração repleta de bandeirinhas coloridas, a comemoração é a segunda maior realizada por brasileiros, atrás apenas do Carnaval. Os festejos mais populares acontecem na Região Nordeste e o São João de Campina Grande, na Paraíba, é o maior do mundo.
O que em 1983 era apenas uma tímida quermesse em chão de terra batida e com algumas barraquinhas, hoje recebe aproximadamente 3 milhões de foliões em 31 dias de festa. Entre os destaques da edição de 2019, a programação inclui shows de Alceu Valença, Ivete Sangalo, Marília Mendonça e Elba Ramalho.
No Agreste pernambucano, o São João do Caruaru é outra grandiosa festa junina. Além dos atrativos típicos de quermesses como quadrilhas, fogueira e fogos de artifício, o festejo conta em 2019 com a presença de personalidades como Dj Alok, Zé Neto e Cristiano, Bruno e Marrone e Léo Santana.
Ainda que o Nordeste seja referência quando o assunto são festejos juninos, o Sudeste não se dá por menos. Em São Paulo, a tradicional Quermesse do Calvário, no bairro de Pinheiros, e a Festa Junina da Igreja da Consolação, no centro da cidade, animam os moradores e turistas na Selva de Pedra.
Interessou? O Zarpo conta com excelentes opções na Paraíba e Pernambuco. São hotéis e resorts selecionados a dedo para quem deseja curtir o melhor dos estados e, quem sabe, esticar a viagem alguns dos arraiás mais famosos do país.
Dia dos Namorados: o clima de romance invade o mês

Em junho, outra data especial é o Dia dos Namorados e a dica do Mag é viajar! O Brasil conta com uma infinidade de destinos românticos e hotéis charmosos que, além de estampados por cenários incríveis, oferecem mimos aos pombinhos apaixonados.
No Rio Grande do Norte, por exemplo, o destaque é São Miguel do Gostoso. É lá que está a Pousada Spa dos Amores que, não por acaso, é apaixonante em todos os quesitos. A propriedade ocupa uma faixa de 100 m à beira da Praia de São José e oferece café da manhã incluso na tarifa, piscina ao ar livre e, com custo à parte, SPA e passeios a cavalo.

E para maior exclusividade, que tal o Club Med La Réserve? Situado em uma área exclusiva no Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, este luxuoso All-Inclusive exclusivo para adultos conta com praia privativa com serviço de bar, piscina ao ar livre de borda infinita com camas balinesas em volta e, com custo à parte, SPA “in room”, onde os hóspedes são mimados com serviços exclusivos de SPA na própria acomodação.
Confira 5 resorts All-Inclusive ideais para uma viagem romântica
Interessou? O Zarpo conta com mais hospedagens para viagens apaixonantes. A coleção Viajar a Dois abrange os hotéis mais românticos do Brasil e exterior. Tem opções para todos os tipos de casais! Aos que gostam de destinos serranos, tem a Pousada Valle dos Pássaros, em Penedo, Wish Serrano Resort, em Gramado, e Hotel Meissner-Hof, em Monte Verde. Já aos amantes de neve, tem o Design Suites Bariloche e Cilene Del Faro Suites, em Ushuaia. Para os mais descolados e aventureiros, tem o Mama Shelter Rio, Pousada Minas Gerais e Le Village Búzios Boutique.
Início do Inverno: em junho, viajar para destinos na Serra é uma boa pedida

Junho ainda é marcado pelo início do inverno, que começa no dia 21. Esta é a temporada perfeita para viajar para destinos na Serra. A 180 km da capital paulista e cercada pela vegetação da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão, faz jus à fama e ganha doses mais sofisticadas nesta época do ano. A charmosa cidade se destaca pela excelente infraestrutura turística, com bons restaurantes e bares – entre eles a disputada chopperia Baden Baden – concentrados na Vila Capivari.
Conheça outros destinos de inverno que também valem a viagem

Em Minas Gerais, a cerca de 160 km de São Paulo, Monte Verde também é um dos destinos queridinhos para curtir a estação. E por lá o que não faltam atrativos para aproveitar o frio! Além dos deliciosos restaurantes que servem os famosos fondues acompanhados de bons vinhos, o destino mineiro é um prato cheio para atividades radicais. Os visitantes ainda podem fazer passeios de quadriciclo, jipe, rafting, trilhas pelas pedras e muito mais.

No Rio Grande do Sul, o destino para viajar em junho é Gramado. Marcada pela colonização europeia, a cidade conhecida como “Suíça Brasileira” tem seus traços culturais refletidos na culinária, arquitetura e hospitalidade. Entre os muitos atrativos, o ponto mais famoso é a Rua Coberta. O local, ao contrário do que o nome sugere, não é propriamente uma rua e abriga restaurantes, bares, cafés e livrarias.
Leia mais sobre Gramado, a cidade mais charmosa do Rio Grande do Sul
Interessou? O Zarpo oferece excelentes hospedagens em Campos do Jordão, Monte Verde e Gramado. O Castelo Nacional Inn e o Dan Inn, em Campos do Jordão, têm café da manhã incluso na tarifa, piscina coberta e aquecida, sala de jogos, academia, sauna e hidromassagem. Em Monte Verde, é possível escolher entre o Hotel Meissner-Hof e o Esquilo Hotel & Chalés. Ambos oferecem café da manhã, piscina, sala de jogos e sauna. Já em Gramado, opte pelo luxuoso Wyndham Gramado, a 7 km do centro, ou o prático e moderno Prodigy Hotel Gramado, a 400 m da Rua Coberta. Ambos contam com café da manhã incluso na tarifa.
Corpus Christi: excelente feriado para viajar em junho

Conhecer as praias de São Paulo é um ótimo programa para curtir o feriado de Corpus Christi, que começa na quinta-feira dia 20 e é o último prolongado do ano. Ainda que junho seja marcado pelas temperaturas mais baixas, há um sol meio tímido que serve de gatilho e motiva a descida para o litoral. Nesta época, o movimento é menor e, consequentemente, resulta em uma temporada com preços mais baixos.

O feriado de Corpus Christi pode ainda ser aproveitado em outros destinos queridinhos do Brasil. No interior de São Paulo, Olímpia é ideal para férias em família e entretenimento aquático. O Sudeste é ainda contemplado por outros lugares encantadores, como Búzios, no Rio de Janeiro, e Poços de Caldas, em Minas Gerais.
No Nordeste, as possibilidades se multiplicam e são muitos pontos para conhecer, como Porto de Galinhas, em Pernambuco, Costa do Sauípe, na Bahia, Maceió, em Alagoas, e Natal, no Rio Grande do Norte. Partindo para o Sul, um dos destaques para viajar no feriado em junho é Foz do Iguaçu.
Interessou? O Zarpo conta com uma excelente coleção com descontos especiais para o feriado de Corpus Christi. Além de hospedagens nos destinos citados acima, a promoção abrange outro estados e cidades brasileiras.
Em 2019, viajar em junho para o Rio de Janeiro rende boas memórias

Que tal viajar para o Rio de Janeiro em junho e, de quebra, acompanhar de perto o famoso campeonato World League Surf (WSL)? O palco da etapa brasileira, que vai do dia 20 a 28 de junho, é em Saquarema. Considerada a capital brasileira do surf, a região conta com excelentes ondas em praticamente todas as suas praias.
Este ano, 11 dos 34 melhores surfistas do mundo são brasileiros, entre eles Filipe Toledo, Ítalo e Gabriel Medina. Este número coloca o Brasil como o país com mais representantes, superando a grandiosa Austrália, que tem apenas oito atletas.
Leia mais sobre as 10 melhores praias para surfar no Brasil
Interessou? Hospede-se no Casa & Mar Colonial. A cerca de 30 km de Saquarema, este charmoso hotel de clima familiar oferece café da manhã incluso na tarifa e dispõe de piscina ao ar livre, salão de jogos, terraço com vista para o mar, lounge e, com custo à parte, serviço de babá. Os hóspedes possuem ainda acesso ilimitado ao Casa & Mar Wellness, hotel da mesma rede situado a 200 m.
Parada LGBT colore a cidade de São Paulo em junho

São Paulo ganha ainda mais cores em junho com a Parada LGBT+. O evento, que ocorre tradicionalmente na Avenida Paulista e é um dos maiores do gênero no mundo, acontece no feriado de Corpus Christi, no dia 23, e homenageia os 50 anos de Stonewall. O tema é uma homenagem ao único bar gay de Nova Iorque na década de 60, o Stonewall Inn, em Manhattan.
No dia 23 de junho de 1969, o estabelecimento foi palco de um enorme confronto entre policiais e membros da comunidade LGBT que, naquela época, era considerada criminosa nos Estados Unidos. Mesmo com as prisões, foram três dias de resistência e a primeira vez que um grupo de homossexuais, travestis e drag queens se rebelava contra a violência homofóbica do estado americano.
Eventos paralelos são realizados antes da Parada LGBT+, como a Cãominhada da Diversidade e a Feirinha da Parada no dia 20 de junho. No dia 21 acontece a ParadaSP Fest, na Audio Club, na Barra Funda. A festa recebe convidados ilustres como a Spice Girl Mel C, as drag queens britânicas Sink the Pink, o francês DJ Fabrice Du Rotrou e outros 23 DJs de diversas partes do Brasil.
Interessou? Hospede-se no Radisson Paulista Plaza. Este moderno hotel está localizado no Jardins, bairro nobre da capital, a apenas uma quadra da Avenida Paulista, onde acontece a Parada LGBT+. O café da manhã é incluso na tarifa e os hóspedes desfrutam ainda de lobby bar, duas piscinas, academia e sauna.
Festival de Parintins e Alter do Chão: dois motivos para viajar para o Amazonas

Outra dica de destino para viajar em junho é o Amazonas. O motivo é o colorido, tradicional e eletrizante Festival Folclórico de Parintins. Realizada anualmente no último final de semana de junho, a festa popular acontece em céu aberto e gira em torno da disputa histórica entre dois bois: o Caprichoso e o Garantido. As apresentações são inspiradas em temas ligados às histórias e rituais dos nativos, e são acompanhadas por cerca de 400 ritmistas. Atualmente, a celebração acontece no Bumbódromo, com capacidade para cerca de 35 mil pessoas.

Se sobrar um tempinho, vale esticar a viagem no Amazonas até Alter do Chão. Localizada entre o Amazonas e o Pará, a pacata vila de pescadores é um paraíso perdido que aos poucos vêm ganhando o coração dos viajantes e tem sua rotina ditada pelas variantes do Rio Tapajós. A Ilha do Amor, praia local, foi eleita em 2009 como a praia de água doce mais bonita do mundo, segundo o jornal britânico The Guardian. Pontos como o Lago Verde, Cururu, Muretá e Ponta de Pedras também devem fazer parte do roteiro.
Leia mais no Magazine sobre Alter do Chão
Toda dica é bem-vinda! Se você tiver sugestões legais sobre o que fazer e para onde viajar em junho, conte nos comentários e inspire outras pessoas.