Democrático, colorido, festivo e multifacetado. No Brasil, junho é marcado pela diversidade! É neste mês que se inicia o inverno, tem feriado prolongado, clima de romance, festas juninas, shows e eventos culturais. E apesar das temperaturas mais baixas, ainda é possível curtir ao ar livre e até aproveitar um solzinho no litoral.

Pensando nisso, o Mag separou algumas dicas de lugares e destinos para viajar em junho. Continue lendo esse artigo e escolha a sua programação!

Serra

Festas Juninas: forró é o ritmo que embala o mês de junho

Festa Junina
Grandes destaques do mês, as Festas Juninas estão por todas as cidades brasileiras e movimentam o país

As Festas Juninas movimentam o mês de junho inteiro. Regada a muito forró, quitutes a base de milho e decoração repleta de bandeirinhas coloridas, a comemoração é a segunda maior realizada por brasileiros, atrás apenas do Carnaval. Os festejos mais populares acontecem na Região Nordeste e o São João de Campina Grande, na Paraíba, é o maior do mundo.

O que em 1983 era apenas uma tímida quermesse em chão de terra batida e com algumas barraquinhas, hoje recebe aproximadamente 3 milhões de foliões em 31 dias de festa. Entre os destaques da edição de 2019, a programação inclui shows de Alceu Valença, Ivete Sangalo, Marília Mendonça e Elba Ramalho.

No Agreste pernambucano, o São João do Caruaru é outra grandiosa festa junina. Além dos atrativos típicos de quermesses como quadrilhas, fogueira e fogos de artifício, o festejo conta em 2019 com a presença de personalidades como Dj Alok, Zé Neto e Cristiano, Bruno e Marrone e Léo Santana.

Ainda que o Nordeste seja referência quando o assunto são festejos juninos, o Sudeste não se dá por menos. Em São Paulo, a tradicional Quermesse do Calvário, no bairro de Pinheiros, e a Festa Junina da Igreja da Consolação, no centro da cidade, animam os moradores e turistas na Selva de Pedra.

Interessou? O Zarpo conta com excelentes opções na Paraíba e Pernambuco. São hotéis e resorts selecionados a dedo para quem deseja curtir o melhor dos estados e, quem sabe, esticar a viagem alguns dos arraiás mais famosos do país.

Dia dos Namorados: o clima de romance invade o mês

Spa dos Amores
Inspirada na cultural local, a Pousada Spa dos Amores possui chalés com elementos potiguares na decoração

Em junho, outra data especial é o Dia dos Namorados e a dica do Mag é viajar! O Brasil conta com uma infinidade de destinos românticos e hotéis charmosos que, além de estampados por cenários incríveis, oferecem mimos aos pombinhos apaixonados.

No Rio Grande do Norte, por exemplo, o destaque é São Miguel do Gostoso. É lá que está a Pousada Spa dos Amores que, não por acaso, é apaixonante em todos os quesitos. A propriedade ocupa uma faixa de 100 m à beira da Praia de São José e oferece café da manhã incluso na tarifa, piscina ao ar livre e, com custo à parte, SPA e passeios a cavalo.

Club Med La Réserve
O Club Med La Réserve é a proposta mais ambiciosa da rede e o primeiros espaço 5 Tridentes do país

E para maior exclusividade, que tal o Club Med La Réserve? Situado em uma área exclusiva no Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, este luxuoso All-Inclusive exclusivo para adultos conta com praia privativa com serviço de bar, piscina ao ar livre de borda infinita com camas balinesas em volta e, com custo à parte, SPA “in room”, onde os hóspedes são mimados com serviços exclusivos de SPA na própria acomodação.

Confira 5 resorts All-Inclusive ideais para uma viagem romântica

Interessou? O Zarpo conta com mais hospedagens para viagens apaixonantes. A coleção Viajar a Dois abrange os hotéis mais românticos do Brasil e exterior. Tem opções para todos os tipos de casais! Aos que gostam de destinos serranos, tem a Pousada Valle dos Pássaros, em Penedo, Wish Serrano Resort, em Gramado, e Hotel Meissner-Hof, em Monte Verde. Já aos amantes de neve, tem o Design Suites Bariloche e Cilene Del Faro Suites, em Ushuaia. Para os mais descolados e aventureiros, tem o Mama Shelter Rio, Pousada Minas Gerais e Le Village Búzios Boutique.

Início do Inverno: em junho, viajar para destinos na Serra é uma boa pedida

Campos do Jordão
Situada a 1.628 m de altitude, Campos do Jordão é a cidade mais alta do país e uma das mais visitadas do estado

Junho ainda é marcado pelo início do inverno, que começa no dia 21. Esta é a temporada perfeita para viajar para destinos na Serra. A 180 km da capital paulista e cercada pela vegetação da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão, faz jus à fama e ganha doses mais sofisticadas nesta época do ano. A charmosa cidade se destaca pela excelente infraestrutura turística, com bons restaurantes e bares – entre eles a disputada chopperia Baden Baden – concentrados na Vila Capivari.

Conheça outros destinos de inverno que também valem a viagem

Monte Verde
Monte Verde é um destino onde é possível degustar românticos restaurantes e também aventurar-se ao ar livre

Em Minas Gerais, a cerca de 160 km de São Paulo, Monte Verde também é um dos destinos queridinhos para curtir a estação. E por lá o que não faltam atrativos para aproveitar o frio! Além dos deliciosos restaurantes que servem os famosos fondues acompanhados de bons vinhos, o destino mineiro é um prato cheio para atividades radicais. Os visitantes ainda podem fazer passeios de quadriciclo, jipe, rafting, trilhas pelas pedras e muito mais.

Gramado
Gramado, uma das cidades mais charmosas do Sul, é referência em destinos de inverno

No Rio Grande do Sul, o destino para viajar em junho é Gramado. Marcada pela colonização europeia, a cidade conhecida como “Suíça Brasileira” tem seus traços culturais refletidos na culinária, arquitetura e hospitalidade. Entre os muitos atrativos, o ponto mais famoso é a Rua Coberta. O local, ao contrário do que o nome sugere, não é propriamente uma rua e abriga restaurantes, bares, cafés e livrarias.

Leia mais sobre Gramado, a cidade mais charmosa do Rio Grande do Sul

Interessou? O Zarpo oferece excelentes hospedagens em Campos do Jordão, Monte Verde e Gramado. O Castelo Nacional Inn e o Dan Inn, em Campos do Jordão, têm café da manhã incluso na tarifa, piscina coberta e aquecida, sala de jogos, academia, sauna e hidromassagem. Em Monte Verde, é possível escolher entre o Hotel Meissner-Hof e o Esquilo Hotel & Chalés. Ambos oferecem café da manhã, piscina, sala de jogos e sauna. Já em Gramado, opte pelo luxuoso Wyndham Gramado, a 7 km do centro, ou o prático e moderno Prodigy Hotel Gramado, a 400 m da Rua Coberta. Ambos contam com café da manhã incluso na tarifa.

Corpus Christi: excelente feriado para viajar em junho

Praia Almada
A Praia da Almada, um dos destaques de Ubatuba, possui mar calmo e é ótima para ir com as crianças

Conhecer as praias de São Paulo é um ótimo programa para curtir o feriado de Corpus Christi, que começa na quinta-feira dia 20 e é o último prolongado do ano. Ainda que junho seja marcado pelas temperaturas mais baixas, há um sol meio tímido que serve de gatilho e motiva a descida para o litoral. Nesta época, o movimento é menor e, consequentemente, resulta em uma temporada com preços mais baixos.

Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu abriga um dos cenários mais famosos e impressionantes do mundo: as incríveis Cataratas

O feriado de Corpus Christi pode ainda ser aproveitado em outros destinos queridinhos do Brasil. No interior de São Paulo, Olímpia é ideal para férias em família e entretenimento aquático. O Sudeste é ainda contemplado por outros lugares encantadores, como Búzios, no Rio de Janeiro, e Poços de Caldas, em Minas Gerais.

No Nordeste, as possibilidades se multiplicam e são muitos pontos para conhecer, como Porto de Galinhas, em Pernambuco, Costa do Sauípe, na Bahia, Maceió, em Alagoas, e Natal, no Rio Grande do Norte. Partindo para o Sul, um dos destaques para viajar no feriado em junho é Foz do Iguaçu.

Interessou? O Zarpo conta com uma excelente coleção com descontos especiais para o feriado de Corpus Christi. Além de hospedagens nos destinos citados acima, a promoção abrange outro estados e cidades brasileiras.

Em 2019, viajar em junho para o Rio de Janeiro rende boas memórias

WSL Saquarema
Além do surf, Saquarema recebe também muitos praticantes de bodyboard, principalmente em Itaúna

Que tal viajar para o Rio de Janeiro em junho e, de quebra, acompanhar de perto o famoso campeonato World League Surf (WSL)? O palco da etapa brasileira, que vai do dia 20 a 28 de junho, é em Saquarema. Considerada a capital brasileira do surf, a região conta com excelentes ondas em praticamente todas as suas praias.

Este ano, 11 dos 34 melhores surfistas do mundo são brasileiros, entre eles Filipe Toledo, Ítalo e Gabriel Medina. Este número coloca o Brasil como o país com mais representantes, superando a grandiosa Austrália, que tem apenas oito atletas.

Leia mais sobre as 10 melhores praias para surfar no Brasil

Interessou? Hospede-se no Casa & Mar Colonial. A cerca de 30 km de Saquarema, este charmoso hotel de clima familiar oferece café da manhã incluso na tarifa e dispõe de piscina ao ar livre, salão de jogos, terraço com vista para o mar, lounge e, com custo à parte, serviço de babá. Os hóspedes possuem ainda acesso ilimitado ao Casa & Mar Wellness, hotel da mesma rede situado a 200 m.

Parada LGBT colore a cidade de São Paulo em junho

Parada LGBT
A Parada LGBT+ de São Paulo está indo para sua 23ª edição | Cristina Gallo/Ministério da Cultura – Flickr /CC-BY

São Paulo ganha ainda mais cores em junho com a Parada LGBT+. O evento, que ocorre tradicionalmente na Avenida Paulista e é um dos maiores do gênero no mundo, acontece no feriado de Corpus Christi, no dia 23, e homenageia os 50 anos de Stonewall. O tema é uma homenagem ao único bar gay de Nova Iorque na década de 60, o Stonewall Inn, em Manhattan.

No dia 23 de junho de 1969, o estabelecimento foi palco de um enorme confronto entre policiais e membros da comunidade LGBT que, naquela época, era considerada criminosa nos Estados Unidos. Mesmo com as prisões, foram três dias de resistência e a primeira vez que um grupo de homossexuais, travestis e drag queens se rebelava contra a violência homofóbica do estado americano.

Eventos paralelos são realizados antes da Parada LGBT+, como a Cãominhada da Diversidade e a Feirinha da Parada no dia 20 de junho. No dia 21 acontece a ParadaSP Fest, na Audio Club, na Barra Funda. A festa recebe convidados ilustres como a Spice Girl Mel C, as drag queens britânicas Sink the Pink, o francês DJ Fabrice Du Rotrou e outros 23 DJs de diversas partes do Brasil.

Interessou? Hospede-se no Radisson Paulista Plaza. Este moderno hotel está localizado no Jardins, bairro nobre da capital, a apenas uma quadra da Avenida Paulista, onde acontece a Parada LGBT+. O café da manhã é incluso na tarifa e os hóspedes desfrutam ainda de lobby bar, duas piscinas, academia e sauna.

Festival de Parintins e Alter do Chão: dois motivos para viajar para o Amazonas

Festival de Parintins
No Festival de Parintins, são três dias de apresentação | Ministério da Cultura – Festival de Parintins /CC-BY

Outra dica de destino para viajar em junho é o Amazonas. O motivo é o colorido, tradicional e eletrizante Festival Folclórico de Parintins. Realizada anualmente no último final de semana de junho, a festa popular acontece em céu aberto e gira em torno da disputa histórica entre dois bois: o Caprichoso e o Garantido. As apresentações são inspiradas em temas ligados às histórias e rituais dos nativos, e são acompanhadas por cerca de 400 ritmistas. Atualmente, a celebração acontece no Bumbódromo, com capacidade para cerca de 35 mil pessoas.

Alter do Chão
Além das belezas naturais, Alter do Chão se destaca também pela culinária, baseada em peixes de água doce

Se sobrar um tempinho, vale esticar a viagem no Amazonas até Alter do Chão. Localizada entre o Amazonas e o Pará, a pacata vila de pescadores é um paraíso perdido que aos poucos vêm ganhando o coração dos viajantes e tem sua rotina ditada pelas variantes do Rio Tapajós. A Ilha do Amor, praia local, foi eleita em 2009 como a praia de água doce mais bonita do mundo, segundo o jornal britânico The Guardian. Pontos como o Lago Verde, Cururu, Muretá e Ponta de Pedras também devem fazer parte do roteiro.

Leia mais no Magazine sobre Alter do Chão


Toda dica é bem-vinda! Se você tiver sugestões legais sobre o que fazer e para onde viajar em junho, conte nos comentários e inspire outras pessoas.

Autor

Amante do ecoturismo, a natureza é sempre seu destino preferido! Viaja para recarregar as energias, conhecer pessoas, trocar experiências e voltar para casa com um pouquinho de cada lugar dentro de si.

Escreva um comentário