No Brasil, viajar em junho é a pedida perfeita. É neste mês que se inicia também o inverno, em que há mais um feriado prolongado e aquele climinha de romance típico do Dia dos Namorados, além das festas juninas e dos diversos festivais acontecendo pelo país. E mesmo com as temperaturas mais baixas, dá pra curtir ao ar livre e até aproveitar um solzinho no litoral.

Pensando nisso, o Mag separou algumas dicas de destinos superbacanas para viajar em junho!

Festas Juninas: forró é o ritmo que embala o mês de junho

Festa Junina
Grandes destaques do mês, as Festas Juninas estão por todas as cidades brasileiras e movimentam o país

As festas juninas movimentam o mês de junho inteirinho. Regada a muito forró, quitutes típicos e decoração repleta de bandeirinhas coloridas, a comemoração é a segunda maior realizada por brasileiros, atrás apenas do Carnaval. Os festejos mais populares acontecem no Nordeste e são neles que as tradições mais são mantidas à risca.

São João de Campina Grande, na Paraíba

Em São João de Campina Grande, na Paraíba, acontece o maior evento de São João do mundo. Com diversos shows de música e atrações culturais compondo a programação, a festa recebe turistas de todas as partes do país durante o mês de junho. Boa parte das performances acontece no Parque do Povo e tem entrada gratuita. Dá pra curtir muito forró regional, comidinhas típicas de festa junina, quadrilhas, shows de artistas consagrados e ainda tirar fotos superlegais com a decoração que colore ainda mais a cidade do interior da Paraíba.

Caruaru, em Pernambuco

No Agreste de Pernambuco, o São João do Caruaru é outra grandiosa festa junina que rouba a cena em todo o Brasil. Além dos atrativos típicos, como quadrilhas, fogueira e fogos de artifício, o festejo costuma receber nomes populares da música brasileira que representam ritmos como o sertanejo e o forró. A maioria dos shows é realizada Pátio do Forró, um espaço de eventos com mais de 44 mil m². Além deste trecho, considerado ponto principal do evento, esse ano mais 24 palcos serão espalhados pela cidade. Não à toa, segundo o Guiness World Book, a celebração é considerada a maior festa regional ao ar livre de todo o mundo.

Confira nosso Top 10 de hotéis para ficar em Pernambuco!

São Paulo capital

Ainda que o Nordeste seja referência quando o assunto são festejos juninos, o Sudeste também não decepciona nas comemorações dedicadas a São João. Em São Paulo, vale encaixar no roteiro a tradicional Quermesse do Calvário, que acontece no bairro de Pinheiros, a Festa Junina Vila Madalena, o Arraiá D’aChiropita, na Bela Vista, e a Festa Junina do Memorial da América Latina, na Barra Funda. Todas contam com programação repletas de música, barraquinhas de comidas e jogos típicos e, claro, muita quadrilha.

Nada melhor do que combinar a capital paulista com hospedagens cheias de conforto e serviços impecáveis – isso São Paulo tem de sobra. Hospedagens como o Hilton São Paulo Morumbi e o Canopy by Hilton São Paulo, ambos da mesma rede, garantem dias repletos de conforto e comodidades incríveis em áreas nobres da capital.

Quer conhecer mais hotéis incríveis na capital paulista? Leia nosso post!

Hotéis com programação junina

O clima de São João também se faz presente em vários hotéis do Brasil, que organizam programação especial de festa junina. Em Cesário Lange, em São Paulo, o Mavsa Resort All-Inclusive recebe o Mavsa Arraiá, com direito a brincadeiras e comidas típicas, oficinas e até shows de sertanejo.

Ainda no interior paulista, o Bourbon Atibaia Resort também abre as portas para um arraial superlegal, repleto de decoração caipira, barraquinhas, jogos e quitutes. Quem também entra na quadrilha é o Recanto do Teixeira, em Nazaré Paulista (SP), e o Fazenda Vale das Águas, que fica em Águas de Santa Bárbara (SP) e ainda estende as comemorações até julho.

Dia dos Namorados: o clima de romance invade o mês

São Roque - Terra do Vinho
Um roteiro do Dia dos Namorados em São Roque é garantia de momentos especiais a dois

Em junho, outra data especial é a do Dia dos Namorados, dia 12, que esse ano cai em um domingo. Não há melhor maneira de celebrar do que viajando com alguém especial! O Brasil conta com uma infinidade de destinos românticos e hotéis charmosos que, além de estarem emoldurados por cenários incríveis, oferecem mimos e comodidades imperdíveis aos casais.

Ilhabela, em São Paulo

Vista aérea de Ilhabela, litoral de São Paulo
Ilhabela também é destino capaz de encantar casais o ano inteiro, principalmente em junho

As paisagens naturais de Ilhabela são as verdadeiras preciosidades do destino. A começar pelas praias, que garantem, em qualquer época do ano, os cenários perfeitos para encantar os casais. Um dos destinos mais bonitos do litoral norte paulista, Ilhabela guarda belezas também na Mata Atlântica que a rodeia, com mais de 80% da sua área preservada por um parque estadual. No clima fresquinho do mês de junho, é bacana curtir o destino porque ele está fora de temporada, deixando as atrações mais tranquilas e o clima ainda mais intimista para aproveitar a dois.

Veja também uma lista completa com os melhores hotéis no litoral paulista

Aproveitar um destino como Ilhabela, que é puro romance em qualquer época do ano, fica ainda mais especial em um hotel intimista como o Wyndham Casa di Serena, à beira da Praia do Veloso. Ele também está cercado pela Mata Atlântica, tem prainhas particulares sobre a encosta, piscina de borda infinita e muito charme.

São Roque, em São Paulo

Vinhedos em São Roque, no interior de São Paulo
São Roque também é conhecida como Terra dos Vinhos e é ótima pedida para curtir a dois

Já pensou combinar uma viagem romântica com um roteiro na Terra dos Vinhos? Pois é assim que São Roque foi apelidada graças às inúmeras vinícolas e à produção de rótulos famosos por toda a América do Sul. A apenas 60 km da capital paulista, a cidade tem um climinha de interior agradável e vistas verdes por toda a parte. Nesse clima fresquinho do mês de junho, os casais podem curtir degustação de vinhos locais, passeios pelos vinhedos, tours para conhecer a fabricação da bebida e ainda harmonizar as receitas dos ótimos restaurantes.

A Terra dos Vinhos fica ainda mais charmosa em uma hospedagem como o Hotel Villa Rossa, que possui ótima infraestrutura, serviços de alto nível e, claro, muitos mimos. O hotel ainda tem pensão completa inclusa na tarifa, com um restaurante, dois bares e adega climatizada com variada carta de vinhos. Tudo isso em meio a uma área verde e com muito lazer!

Paraty, no Rio de Janeiro

Centro Histórico de Paraty - Rio de Janeiro
A histórica Paraty é repleta de charme e no Dia dos Namorados a cidade vira aposta sem erro

A Costa Verde do Rio de Janeiro inspira casais apaixonados em qualquer época do ano, principalmente para viajar em junho, um pouco antes das férias escolares e período em que a cidade se encontra mais tranquila. Com clima mais histórico marcado pelo cenário arquitetônico, que tem casinhas coloridas em estilo colonial e ruas de paralelepípedos, Paraty é Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco e não desaponta também quando o assunto é natureza, com praias, montanhas e florestas. Opções de passeios perfeitos para curtir a dois.  

No Refúgio Tropical Pousada, cercado por Mata Atlântica, dá pra ter uma boa imersão na natureza verde de Paraty. A hospedagem está também a apenas 4 km do Centro Histórico de Paraty e da Praia de Pontal do Jabaquara. Tem café da manhã incluso na tarifa, piscinas e quartos completos.

Início do inverno: que tal viajar em junho para destinos na Serra?

Campos do Jordão
Campos do Jordão é a cidade mais alta do país e uma das mais visitadas do estado no inverno

Junho ainda é marcado pelo início do inverno, que começa no dia 21. Esta é a temporada perfeita para viajar para os destinos localizados na Serra, o que garante ao roteiro muito mais charme com o clima de friozinho, principalmente quando combinado com hotéis superaconchegantes e repletos de conforto.

Campos do Jordão, em São Paulo

Entrada de Campos do Jordão, em São Paulo
Vale a pena combinar o clima fresco de junho com a elegância de Campos do Jordão

A 180 km da capital paulista e cercada pela vegetação da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão, faz jus à fama e ganha ainda mais charme nesta época do ano. A cidade se destaca pela excelente infraestrutura turística, com bons restaurantes e bares concentrados na Vila Capivari, garantindo roteiros gastronômicos que têm tudo a ver com o inverno. Por lá, a natureza também tem muito a oferecer. Um passeio pelo Horto Florestal, para realizar atividades como trilhas, arvorismo, tirolesa e passeios de bike, estreitam o contato do viajante ainda mais com as paisagens naturais. Uma boa dica também é conhecer a Fazenda Prana, que tem tirolesa de 1 km e garante o pôr do sol mais bonito do destino.

Duas opções de hospedagem que nunca decepcionam em Campos do Jordão são o Castelo Nacional Inn, próximo ao Palácio da Boa Vista, e o Hotel Boutique Quebra-Noz, localizado pertinho da Praça do Capivari – são apenas 300 m de distância. Ambas contam com excelentes comodidades, serviços de alto nível e aquele charme que tem tudo a ver com o clima de inverno.

Monte Verde, em Minas Gerais

Vista da natureza de Monte Verde, em Minas Gerais
Para estreitar o contato com a natureza da Serra, Monte Verde também é boa pedida

Em Minas Gerais, a cerca de 160 km de São Paulo, Monte Verde também é um dos destinos queridinhos para curtir a estação. E por lá o que não faltam atrativos para aproveitar o frio! Além dos deliciosos restaurantes que servem os famosos fondues acompanhados de bons vinhos, o destino mineiro é um prato cheio para atividades de aventura. Os visitantes podem fazer passeios de quadriciclo, jipe, rafting, trilhas pelas pedras e muito mais!

Aproveite também para conhecer 10 destinos que tem tudo a ver com o inverno

Gramado, no Rio Grande do Sul

Lago Negro, em Gramado
Gramado, uma das cidades mais charmosas do Sul, é referência em destinos de inverno

No Rio Grande do Sul, Gramado é aposta sem erro para viajar em junho. Marcada pela colonização europeia, a cidade tem seus traços culturais refletidos na culinária, arquitetura e hospitalidade. Entre os muitos atrativos, o ponto mais famoso é a Av. Borges de Medeiros, que guarda pontos icônicos como a Rua Coberta, com vários restaurantes, bares, cafés e livrarias, o Palácio dos Festivais, que sedia o Festival de Cinema de Gramado, e a Praça das Etnias, construída em homenagem aos povos que colonizaram o destino. Vale ainda estender o roteiro até o Lago Negro e também à cidade vizinha Canela.

Tem hotéis em Gramado que conseguem refletir em detalhes o charme do destino. É o caso do Wish Serrano, situado na Av. das Hortênsias, e do Refúgio da Montanha, a menos de 1 km da Rua Coberta. Ambos são superelegantes, o que dá match perfeito com a estação, e ainda contam com boa infraestrutura de lazer para curtir a qualquer hora do dia.

Quer saber mais sobre Gramado? Leia o post no íntegra sobre o destino

Corpus Christi: excelente feriado para viajar em junho

Praia da armação e Orla Bardot, em Búzios, no Rio de Janeiro
Búzios é um dos destinos que vale a pena conhecer no feriado prolongado

As praias de São Paulo são um ótimo programa para curtir no feriado de Corpus Christi, que começa na quinta-feira, dia 16. Ainda que junho seja marcado pelas temperaturas mais baixas, há um sol meio tímido que motiva a descida para o litoral e garante muita diversão em um fim de semana estendido. Nesta época, o movimento é menor e as atrações mais vazias.

O feriado de Corpus Christi pode ainda ser aproveitado em outros destinos queridinhos do Brasil. A região Sudeste, por exemplo, tem muitosoutros lugares encantadores, como Búzios, no Rio de Janeiro, e Poços de Caldas, em Minas Gerais.

No Nordeste, as possibilidades se multiplicam e são muitos pontos para conhecer, como Porto de Galinhas, em Pernambuco, Costa do Sauípe, na Bahia, Maceió, em Alagoas, e Natal, no Rio Grande do Norte. Partindo para o Sul, um dos destaques para viajar no feriado de junho é Foz do Iguaçu, que ostenta as belezas das Cataratas e muita natureza.

Festival das Águas, em Olímpia (SP)

Para curtir os parques aquáticos Thermas de Laranjais e Hot Beach, Olímpia, no interior de São Paulo, é destino perfeito para quem aproveitar com a família. O clima fresquinho de junho combina perfeitamente com as suas águas termais e não é só isso que deixa a cidade agradável durante o mês. Esse ano, o destino recebe a primeira edição do Festival das Águas, que acontece no Recinto do Folclore da Estância Turística de Olímpia e recebe atrações consagradas da música nacional. Serão três dias de shows, com entrada solidária (para adquirir os ingressos, basta levar um 1 kg de alimento não perecível).

Para garantir ainda mais diversão no destino, vale combinar a viagem de Olímpia com hotéis que tenham infraestrutura de lazer completa para toda a família aproveitar. O Wyndham Olímpia Royal Hotels e o Enjoy Solar das Águas são opções que tem de tudo e mais um pouco para vivenciar uma estadia perfeita no interior paulista.

Leia mais detalhes sobre o Festival das Águas em Olímpia, no interior de São Paulo

Festival de Parintins, no Amazonas

Festival de Parintins, no Amazonas
No Festival de Parintins, são três dias de apresentação | Ministério da Cultura – Festival de Parintins /CC-BY

Outra dica de destino para viajar em junho é o Amazonas. O motivo é o colorido, tradicional e eletrizante Festival Folclórico de Parintins. Realizada anualmente no último final de semana de junho, a festa popular acontece a céu aberto e gira em torno da disputa histórica entre dois bois: o Caprichoso e o Garantido. As apresentações são inspiradas em temas ligados às histórias e rituais dos nativos, e são acompanhadas por cerca de 400 ritmistas.


Gostou das sugestões? Agora que já tem as dicas de destinos, só falta reservar a hospedagem que combina com a sua viagem. O Zarpo tem sempre a opção perfeita!

Bruna Rio Branco

Amante das artes, adora viajar para lugares que inspirem criações artísticas e que tenham a cultura vibrante. Destinos de natureza também estão na sua listinha de favoritos.

Gabriela Leite

Amante do ecoturismo, a natureza é sempre seu destino preferido! Viaja para recarregar as energias, conhecer pessoas, trocar experiências e voltar para casa com um pouquinho de cada lugar dentro de si.

Escreva um comentário