
Junho é marcado pelo início do inverno. As temperaturas vão caindo e os destinos de Serra ganham destaque no roteiro dos viajantes. Quem quer dar uma escapada da rotina, vai adorar viajar a Campos do Jordão, em São Paulo, ou a Monte Verde, em Minas Gerais.
É neste mês também que o climinha de romance do Dia dos Namorados entra na agenda com as festas juninas que acontecem pelo país. Pra ficar melhor: o feriado prolongado de Corpus Christi, dia 8, que cai em uma quinta-feira e garante 4 dias de descanso. Veja também o calendário completo de feriados de 2023.
Para quem busca sol em junho, temos boas notícias! O litoral paulista e fluminense estão com boas temperaturas, entre 24ºC e 28ºC. As águas internacionais também prometem muito calor, especialmente no Caribe.

Confira a seguir os melhores destinos para viajar em junho, e aproveite para ver também dicas de hospedagens no Zarpo com preços especiais.
Festas Juninas: forró é o ritmo que embala o mês de junho

As festas juninas movimentam o mês de junho. Regada a muito forró, quitutes típicos e decoração de bandeirinhas coloridas, a comemoração é a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Carnaval. Os festejos mais populares acontecem no Nordeste e são neles que as tradições mais são mantidas à risca.
São João de Campina Grande, na Paraíba

Em São João de Campina Grande, na Paraíba, acontece o maior evento de São João do mundo. Com diversos shows de música e atrações culturais compondo a programação, a festa recebe turistas de todas as partes do país durante o mês de junho.
Boa parte das performances acontece no Parque do Povo e tem entrada gratuita. Dá pra curtir muito forró regional, comidinhas típicas de festa junina, quadrilhas, shows de artistas consagrados e ainda tirar fotos com a decoração que colore a cidade do interior da Paraíba.
Saiba detalhes da programação no Instagram oficial do evento
Onde se hospedar próximo à São João de Campina Grande? A cidade de São João de Campina Grande está a pouco menos de 2h de carro de João Pessoa, capital do estado. Uma boa pedida é fazer um bate-volta para curtir as atrações do festival! No destino, hospede-se no Hardman Praia Hotel, em frente ao mar e com café da manhã incluso.
Caruaru, em Pernambuco

No Agreste de Pernambuco, o São João de Caruaru é outra grandiosa festa junina que rouba a cena em todo o Brasil. Além dos atrativos típicos, como quadrilhas, fogueira e fogos de artifício, o festejo costuma receber nomes populares da música brasileira que representam ritmos como o sertanejo e o forró.
Os shows são realizados em palcos ao redor da cidade e a maioria deles acontece no Pátio do Forró, um espaço de eventos com mais de 44 mil m² – não à toa, o Guinness World Book reconhece a celebração como a maior festa regional ao ar livre de todo o mundo. Neste ano, a festa está acontecendo desde 28/04 e encerra em 01/07.
Saiba detalhes da programação no Instagram oficial do evento
Onde se hospedar próximo a Caruaru? A cidade de Caruaru está a 2h de carro de Recife, capital do estado. Uma boa pedida é fazer um bate-volta para curtir as atrações do festival! No destino, hospede-se no Mar Hotel, perto da praia e com café da manhã incluso.
São Paulo, capital do estado

Ainda que o Nordeste seja referência quando o assunto são festejos juninos, o Sudeste também não decepciona nas comemorações dedicadas a São João. As festas contam com programação repleta de música, barraquinhas de comidas, jogos típicos e, claro, muita quadrilha e shows ao vivo que animam todo mundo!
Em São Paulo, vale se programar para curtir a tradicional Quermesse do Calvário, que acontece no bairro de Pinheiros, a Festa Junina Vila Madalena, o Arraiá D’aChiropita, na Bela Vista, e a Festa Junina do Memorial da América Latina, na Barra Funda.
Onde se hospedar em São Paulo? Para estar no coração da cidade, hospede-se no Vila Galé Paulista, a poucos passos da Av. Paulista. A tarifa inclui café da manhã, acesso à piscina, academia e serviço de quarto 24h. Outra ótima opção é o Hilton São Paulo Morumbi, em um dos principais bairros comerciais da cidade. O hotel tem piscina no rooftop, espaço kids, academia, cafeteria e café da manhã incluso na tarifa.
Campos do Jordão, em São Paulo

A 180 km da capital paulista e cercada pela vegetação da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão, faz jus à fama e ganha ainda mais charme nesta época do ano, com temperaturas que variam entre 8ºC e 20ºC. A cidade se destaca pela excelente infraestrutura turística, com bons restaurantes, lojas de roupas, de chocolate e uma infinidade de atrações!
O primeiro local a conhecer é, sem dúvidas, a Vila Capivari. O centrinho de Campos é rodeado por restaurantes, bares, lojas de malharia e chocolaterias! Logo ao lado está o Parque Capivari, onde turistas se divertem na roda-gigante, no trenzinho e no lago com pedalinhos. Para fechar o dia, escolha ver o pôr do sol no Prana Park, parque localizado na estrada do Pico do Itapeva e com vista privilegiada para a descida do astro-rei.
Tem poucos dias na cidade? Veja roteiros de um final de semana a 5 dias em Campos
Onde se hospedar em Campos do Jordão? O Zarpo tem ótimas hospedagens na cidade, como é o caso da Pousada Nacional Inn, muito charmosa e bem localizada a 700 m do centro. Tem café da manhã incluso em estilo buffet e empréstimo de bicicletas. Também em ótima localização, o Euro Suite é destaque no destino. Hóspedes aproveitam piscina, dois ofurôs aquecidos, sauna úmida e um delicioso café da manhã incluso na tarifa.
Gramado, no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, Gramado é aposta sem erro para viajar em junho. Marcada pela colonização europeia, a cidade tem seus traços culturais refletidos na culinária, arquitetura, hospitalidade e também no clima! Neste mês, as temperaturas variam entre 11ºC e 18ºC e, à noite, não é raro que os termômetros marquem mínimas abaixo de 0ºC.
Veja aqui as melhores dicas para curtir o inverno em Gramado
Entre os muitos atrativos, o ponto mais famoso é a Av. Borges de Medeiros, onde estão pontos icônicos como a Rua Coberta, com vários restaurantes, bares, cafés e livrarias, o Palácio dos Festivais, que sedia o Festival de Cinema de Gramado, e a Praça das Etnias, construída em homenagem aos povos que colonizaram o destino. Vale ainda estender o roteiro à cidade vizinha Canela, distante apenas 10 minutos de carro.
Onde se hospedar em Gramado? Quem viaja em família vai adorar se hospedar no Hotel Alpestre. Além do café da manhã, a tarifa inclui acesso às piscinas térmicas, kids club com recreação monitorada, quadra de tênis, parque arborizado com trilhas e muito mais. Já em uma viagem romântica, opte pelo Hotel Wood. O destaque principal da hospedagem vai para a acomodação, com opção de suíte que contém sala de estar e banheira de imersão!
Monte Verde, em Minas Gerais

Em Minas Gerais, a cidade de Monte Verde está localizada a cerca de 160 km de São Paulo, pouco menos de 3h de carro, sendo ótima opção para curtir no feriado prolongado de Corpus Christ. Assim como os demais da lista, o destino é bastante procurado nesta estação mais gelada do ano por conta das suas baixas temperaturas.
Em uma viagem a dois, não pode faltar no roteiro jantares em restaurantes com cardápios marcados por massas, fondues e carta de vinho. Já aqueles que procuram aventura com boa dose de adrenalina, saiba que o destino mineiro é famoso pelos passeios de quadriciclo e jipe, com trajeto que costuma passar por trilhas, cachoeiras e distritos vizinhos.
Onde se hospedar em Monte Verde? Uma excelente opção no destino é o charmoso e elegante Esquilo Hotel & Chalés, bem localizado a 800 m do centro turístico. Seu café da manhã está incluso na tarifa, servido no restaurante no estilo colonial, e na área de lazer e bem-estar, o destaque vai para piscina e hidro-spa cobertas e aquecidas, sauna, sala de cinema e recreação monitorada aos feriados e férias escolares.
São Roque, em São Paulo

Outro destino que rouba a cena em junho é São Roque, cidade a 60 km de distância da capital. Àqueles que estão em busca de um destino romântico para celebrar o Dia dos Namorados, que tal um roteiro pela Terra dos Vinhos? A cidade ganhou o apelido graças às inúmeras vinícolas e à produção de rótulos famosos Brasil afora.
O clima pacato, típico interiorano, e as paisagens marcadas pela natureza da Serra da Canastra são um convite para curtir o que há de melhor na cidade. A começar pelo Roteiro do Vinho, que conta com mais de 30 vinícolas e adegas. O roteiro pode ser feito por conta, mas a dica é contratar o passeio com uma agência e, assim, poder degustar dos rótulos à vontade, sem se preocupar com a volta para casa (ou para o hotel).
Leia sobre o que fazer em um final de semana em São Roque
Onde se hospedar em São Roque? A Terra dos Vinhos fica ainda mais charmosa em uma hospedagem como o Hotel Villa Rossa! Sua infraestrutura de lazer e serviços são completas, com destaque para o complexo aquático com piscina de 800 m², toboágua, cachoeira etc., quadras esportivas, jacuzzi, anfiteatro com shows e eventos musicais. Para ficar ainda melhor, a pensão completa está inclusa na tarifa.
Bariloche, na Argentina

Quer ver neve em junho? Em Bariloche, cidade da Patagônia Argentina, a previsão de neve é certeza absoluta, com médias de temperatura entre -5ºC e 5ºC. Como este mês é período de transição entre o outono e o inverno, a neve se concentra em áreas um pouco afastadas do centro, como o Cerro Catedral e o Refúgio Neumeyer.
Nessa época do ano, a grande atração é o Cerro Catedral, a maior estação de esqui da América Latina. O local está a 16 km do centro e recebe em média 250 mil turistas no inverno. A boa notícia é que não apenas profissionais podem se divertir, há também pistas para iniciantes, assim como instrutores sempre a postos.
Veja sobre como aproveitar a temporada de neve na América Latina
Onde se hospedar em Bariloche? Experiência inusitada em meio à natureza da Patagônia Argentina: boas-vindas ao Llao Llao Resort, Golf & Spa! O resort está em uma colina no interior do Parque Nacional Nahuel Huapi e propõe uma estadia requintada. Tem piscinas climatizadas, campo de golfe, quadra de tênis, campo de futebol, sala de jogos e, para relaxar, sauna, jacuzzi, academia e, com custo à parte, um SPA.
Ilhabela, em São Paulo

Xô, frio! Para os viajantes que estão em busca do sol no mês de junho, é legal saber que a cidade litorânea de Ilhabela, distante a 4h de carro da capital, tem clima agradável para curtir um banho de mar e fazer passeios ao ar livre. Além disso, o mês está fora da alta temporada, o que significa menos turistas no destino.
Com mais de 80% de área preservada da Mata Atlântica, presente no parque estadual, as paisagens naturais de Ilhabela são verdadeiras preciosidades! No quesito praias, as mais populares são a Praia da Feiticeira, a Praia do Jabaquara e a Praia Grande. À noite, é bacana passear pelo centrinho, onde estão restaurantes, bares e baladas.
Continue lendo sobre as melhores praias para curtir em Ilhabela
Onde se hospedar em Ilhabela? Charmosa, bem localizada e aconchegante, assim é a Pousada Casa de Pedra. Na estadia, os hóspedes aproveitam buffet de café da manhã incluso na tarifa, piscina ao ar livre e recepção 24h. Quem busca uma hospedagem de alto padrão e superintimista, encontra o Wyndham Casa di Serena. O hotel está em trecho quase privativo da Praia do Veloso e se destaca por ter prainhas privativas sobre a encosta, piscina de borda infinita e jantar com sabores da culinária francesa.
Búzios, no Rio de Janeiro

O destino mais cobiçado da Região dos Lagos é também convite para curtir dias ensolarados em junho. Suas temperaturas são bem agradáveis e ficam na casa dos 28ºC, além de que a previsão de chuvas é quase inexistente. Assim como no destino anterior, o mês é de baixa temporada, ideal para uma viagem a dois.
Ainda não conhece Búzios? Veja aqui os melhores passeios da cidade
Nos passeios, é legal começar pela Rua das Pedras e continuar caminhando até a Orla Bardot, ambas rodeadas por restaurantes, bares e música para todos os gostos. À noite, é por lá que está o agito! Já entre as praias, inclua na lista a Praia de Geribá, uma das mais conhecidas, a Praia da Ferradura e as praias Azeda e Azedinha, lado a lado.
Onde se hospedar em Búzios? Viagens românticas combinam o charme e a elegância da Vila d’este. A começar, o hotel é exclusivo para maiores de 14 anos, contribuindo para uma experiência intimista aos casais. Na localização, destaca-se por estar no alto do Morro do Humaitá, com vista privilegiada e acesso direto à Orla Bardot. E na infraestrutura, há piscinas, deck panorâmico, hidromassagem, sauna e serviço de massagem à parte.
Curação, Caribe

Época de baixa temporada, termômetros marcando máximas de 30ºC e sem previsão de chuvas, Assim é o mês de junho na ilha de Curaçao! Além de tudo isso, o destino é um verdadeiro paraíso caribenho escondido no Reino dos Países Baixos e tem paisagens marcadas por praias estonteantes e muita cor nos casarões históricos da capital.
A lista de coisas para fazer na cidade começa, é claro, pelas praias! Privadas ou públicas, todas são banhadas por águas azuis-celeste e emolduradas por areias branquinhas. Vale conhecer a Playa Porto Mari, a Playa Cas Abao, a Kenepa Grandi e a Porto Mori. Na capital Willemstad, o principal passeio é visitar suas lojas, shoppings e restaurantes.
Confira as melhores dicas para aproveitar sua viagem a Curaçao
Onde se hospedar em Curaçao? Pé na areia, experiência All-Inclusive em vários restaurantes e bares, além de uma surpreendente infraestrutura de lazer e bem-estar. Assim são os resorts Mangrove Beach Corendon e Sunscape Curaçao Resort, ambos na capital de Curaçao, reunindo todos os ingredientes para férias inesquecíveis.
Gostou das sugestões? Agora só falta reservar a hospedagem que mais combina com a sua viagem. Acesse o Zarpo e confira as melhores ofertas!