Minas Gerais é estado mais tranquilo do Sudeste. Todos se encantam com o destino, seja pela culinária típica – do pão de queijo ao doce de leite -, ou pela natureza e paisagem interiorana. E que tal embarcar em um roteiro com as melhores atrações da região mais charmosa do estado? Descubra o que fazer no Sul de Minas Gerais, em casal ou família, quanto tempo ficar e em quais hotéis se hospedar.

Home - Slider 1

Poços de Caldas: águas termais e muita natureza

Teleférico do Parque José Affonso Junqueira, em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais
No passeio de teleférico até a Serra de São Domingos é possível apreciar Poços de Caldas das alturas

Cerca de 300 km separam São Paulo de Poços de Caldas, cidade mineira cercada pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. O clima interiorano é perfeito para aproveitar em família, e a tranquilidade e as águas termais da região são chamarizes para viagens a dois. Reserve ao menos 3 dias e curta o melhor da região!

Como toda cidade de interior, o turismo começa na praça central. E isso não é diferente em Poços de Caldas, com a Praça Pedro Sanches. Desde a praça é possível avistar o Thermas Antônio Carlos, um dos ícones da cidade, de arquitetura em estilo neoromano. Por lá, experimente banhos termais, massagens e mais. Já o Parque José Affonso Junqueira é o preferido das famílias, com teleférico até a Serra de São Domingos. 

Em meio à Mata Atlântica, a Fonte dos Amores não pode faltar no roteiro dos apaixonados. Diz a lenda que um casal de jovens vivia um romance proibido, estilo Romeu e Julieta, e usava a fonte como ponto de encontro. A partir da fonte, faça ainda uma trilha até o Cristo Redentor, com 30 m de altura e inspirado no monumento do Rio de Janeiro. Para desfrutar da culinária local, visite o Mercado Municipal.

O Zarpo possui excelentes hospedagens em Poços de Caldas! Situados no mesmo complexo, o Vilage Inn Poços de Caldas, Golden Park Poços de Caldas e Thermas Walter World oferecem experiência All-Inclusive e acesso ao parque temático Walter World. Tem ainda o Monreale Hotel Resort, com pensão completa e 250 mil m² de diversão a 1.300 m de altitude.

Conheça detalhes dos melhores hotéis de Poços de Caldas 

Monte Verde: friozinho europeu e muito charme

Natureza de Monte Verde, no Sul de Minas Gerais
As araucárias, hortênsias, pinheiros e eucaliptos dão um charme europeu para Monte Verde

Monte Verde é o distrito mais charmoso da cidade de Camanducaia, e não pode faltar na lista de o que fazer no Sul de Minas Gerais. A aproximadamente 165 km de São de Paulo, a “Suíça Mineira” é um destino verdadeiramente romântico. Por causa da altitude, o clima friozinho das montanhas dura praticamente o ano inteiro. 

Para aproveitar ao máximo os principais pontos turísticos, fique por 3 dias no destino. As ruas são cercadas por araucárias, hortênsias, pinheiros e eucaliptos, e na Avenida Monte Verde, mais do que o cenário naturalmente colorido, estão os restaurantes, bares, galerias e lojas, de chocolates, produtos artesanais, etc. Nada melhor que um bom vinho, um chocolate quente ou um fondue para fechar a noite em uma viagem a dois!

Para passeios além do centro, aposte nas trilhas do Parque Ecológico Verner Grinberg. Independente da escolhida, a promessa é de vistas panorâmicas deslumbrantes da Serra da Mantiqueira. Entre elas, a da Pedra Redonda é a mais visitada da região. Em família, vale conhecer também a Fazenda Radical, que possui passeios de quadriciclo, arvorismo e a maior tirolesa de Monte Verde.

Interessou? O Zarpo oferece ótimos hotéis em Monte Verde. O Esquilo Hotel & Chalés está a 800 m do centro turístico da cidade, e possui piscina aquecida, sauna, acomodação em chalés e mais. Já o Hotel Meissner-Hof, a 900 m da avenida principal, fica em área de 30 mil m² em meio à natureza preservada.

10 cidades para conhecer na Serra da Mantiqueira 

Capitólio: destino perfeito para ecoturismo

Vista aérea do Lago Furnas, em Capitólio, no Sul de Minas Gerais
O principal atrativo de Capitólio é o Lago Furnas, com 1440 km², de águas cristalinas e cercado por cânions

Para os amantes de ecoturismo, Capitólio é o lugar! A cerca de 450 km de São Paulo, a natureza local é perfeita para explorar o espírito aventureiro, em casal, entre amigos ou até em família. A cidade faz parte da Serra da Canastra, e 4 dias é o tempo ideal para curtir com tranquilidade. 

O Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo, com 1.440 km², não pode faltar na lista de o que fazer no Sul de Minas Gerais! Para visitar as maravilhas locais, como a Lagoa Azul, o Vale dos Tucanos e os cânions de 20 m de altura, nada como um bom passeio de lancha. 

A diversão aquática é marca registrada da região, afinal, ao todo são mais de 50 cachoeiras catalogadas. O percurso até elas, como a da Cascatinha, Poço Dourado e da Filó, é geralmente feito por trilhas. Já os cânions, responsáveis pela fama do destino, podem ser vislumbrados pelo Mirante dos Cânions, situado no topo dos paredões rochosos e com vista privilegiada do lago.

Interessou? Hospede-se no Furnaspark Resort, a 70 km de Capitólio! O resort fica em Formiga, às margens do Lago de Furnas, e tem 360 mil m² com complexo de piscinas, quadras, cinema, recreação monitorada, sala de jogos e muito mais, além de meia pensão inclusa na tarifa.

Virgínia: sinônimo de tranquilidade no Sul mineiro

Cachoeira de Virgínia, cidade no Sul de Minas Gerais
O contato constante com a natureza é o destaque de Virgínia, repleta de serras, picos e cachoeiras

Situada no coração do Sul de Minas Gerais, na região turística das Terras Altas da Mantiqueira e a 300 km da capital paulista, Virgínia é um verdadeiro refúgio. Entre picos e serras, todas as idades buscam a cidade para se reconectar com a natureza e fugir do agito urbano, por pelo menos 3 dias.

É possível se aventurar entre os picos da região, como fazer trekking no Pico do Varjão e saltar de asa delta do Pico do Cruzeiro. Se a pedida for por trilhas, vale conhecer o Morro da Torre, com vista privilegiada da cidade inteira. Já para praticar escalada, visite a Pedra da Rachadura, com galerias cobertas de granito e bromélias. As cachoeiras também são pontos turísticos da cidade! As mais conhecidas são as do Caeté, do Mingu, dos Padres e a Grande, com uma pedra em formato de cálice.

Interessou? Hospede-se na Fazenda Vale da Mantiqueira. A pensão completa está inclusa na tarifa, e a diversão acontece no complexo aquático, playground, recreação monitorada, música ao vivo, quadras esportivas e mais.

Itapeva: turismo rural e clima de Europa 

Vista dos montes de Itapeva
O clima interiorano e friozinho de Itapeva atrai visitantes em busca de tranquilidade

A 130 km de São Paulo e a 40 km de Monte Verde, a cidade de Itapeva é referência no turismo rural. Reserve pelo menos 3 dias para desacelerar a rotina e curtir o melhor da cidade. 

A Pedra Chata, de 1.300 m de altitude, é cartão-postal da cidade. Após uma trilha íngreme, no alto pedra possui uma piscina natural, próxima a um precipício… haja fôlego e coração! Ainda nas alturas, que tal um pouco de adrenalina em saltos de parapente e paraglider? O Pico do Lobo Guará é perfeito para isso. As cachoeiras também são destaque em Itapeva, como a de Capetinga e Gusto Caipira, cercada de mata nativa.

Além do cenário bucólico, a culinária tipicamente mineira é sucesso entre os turistas, dos caldos ao feijão tropeiro e o tutu à mineira. Essas delícias gastronômicas podem ser saboreadas no ano inteiro, afinal, a temperatura média anual é similar a de Monte Verde. O clima também é um dos motivos pelo qual o destino é bastante procurado por casais, principalmente no inverno. 

Interessou? Hospede-se no Vale Suíço Resort! Na divisa de Minas Gerais e São Paulo, o resort recepciona os hóspedes com toques de requinte e muito lazer, proporcionado pelo Parque Aquático du Soleil, kids’ club de 7 mil m², tirolesa, lago com píer e muito mais.


Agora que você já sabe o que fazer no Sul de Minas Gerais, veja as hospedagens do Zarpo e planeje a próxima viagem!

Hellen Cerqueira

Em busca de aventuras, suas viagens são para conhecer novas culturas e experimentar comidas típicas e bebidas artesanais. Na dúvida, as praias são sempre sua escolha preferida!

Escreva um comentário