Em 2021, o dia 22 de setembro marca o início da primavera, que segue até a última semana de dezembro e presenteia com um clima agradável, flores desabrochando e também dias mais longos. E para aproveitar, nada melhor do que uma viagem! 

Alguns destinos são ainda mais encantadores nesta época do ano, como Holambra, Atibaia e Cunha, no interior de São Paulo, cidades de Minas Gerais, destinos do Sul do país, como Gramado, Curitiba, Joinville e Blumenau. 

Conheça a seguir mais detalhes de alguns destinos nacionais para aproveitar a primavera e aproveite para reservar a próxima viagem no Zarpo. 

Por que a primavera é perfeita para viajar? 

A primavera neste ano vai de 22 de setembro a 21 de dezembro. No Brasil, a mudança de estação pode não ser tão evidente quanto em países do hemisfério norte. No entanto, a primavera é, de qualquer forma, a transição do inverno para o verão, o que significa temperaturas agradáveis em diversos destinos nacionais. 

Além das temperaturas, os meses são também de baixa temporada, fora das férias escolares. Assim, turistas escapam de pontos turísticos cheios e encontram os melhores preços para viajar.

Destinos para viajar na primavera

Para quem deseja aproveitar o melhor da primavera, alguns destinos se destacam por ganhar um charme especial durante a estação. Veja a seguir algumas cidades para conhecer nessa época do ano.

Atibaia

Pedra Grande, em Atibaia
Uma das cidades preferidas pelos resorts para famílias, Atibaia tem a Pedra Grande entre suas atrações

Atibaia, cidade a 1h de São Paulo, é um dos destinos mais visitados pelos paulistanos para aproveitar dias tranquilos em meio à natureza. Outro chamariz do destino é por conta do clima, um dos melhores do mundo conforme dados da Unesco. Por lá, conheça o teleférico, as praças, os parques e também admire a vista do alto da Pedra Grande. Leia mais sobre o que fazer em Atibaia em um fim de semana.

Interessou? O Zarpo conta com várias hospedagens no destino, como o Bourbon Atibaia Resort, entre os melhores resorts do Brasil, e o Tauá Resort Atibaia, com infraestrutura completa para toda a família inteira se divertir. 

Normalmente em setembro acontece a tradicional Festa de Flores e Morangos de Atibaia, evento sediado desde 1980, com origem ligada à imigração japonesa, parte da história da cidade. Os visitantes aproveitam exposição e venda de morangos e flores, além de apresentações culturais e gastronômicas. Neste ano, porém, a festa foi adiada pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia de Covid-19.

Holambra

Moinho Povos Unidos
A herança da Holanda está em cada detalhe na cidade, mas está especialmente no Moinho Povos Unidos

O município de Holambra, fundado em 1948, faz parte da microrregião de Campinas e está a pouco menos de 2h de carro da capital paulista. O destino é famoso por preservar suas heranças europeias e também por ser o maior produtor de flores do país. Vale conhecer campos e estufas onde são cultivadas flores, o Moinho Povos Unidos e o Deck do Amor.

Uma dica é visitar o destino em setembro, quando acontece a Expoflora, a maior festa das flores da América Latina. O evento acontece desde 1981 no Parque Expoflora e reúne produtores de flores e empresas de paisagismo. Em 2021, porém, o evento precisou ser adiado mais uma vez, por conta da Covid-19.

Cunha

Lavandário em Cunha
Os campos de lavanda de Cunha, pertinho do RJ, garantem paisagens belíssimas e deliciosos aromas

A cidade de Cunha, a pouco mais de 3h de carro da capital paulista, está na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro e fica localizada no encontro entre as serras do Mar, da Mantiqueira e da Bocaina. Assim como muitos destinos no interior paulista, a região é ideal para descansar e ter contato com a natureza, seja nos passeios de trilhas ou nas visitas às cachoeiras. 

O principal passeio por lá é os campos de lavandas! O Lavandário, inaugurado em 2013, é o campo mais visitado da cidade, com flores o ano todo, graças à poda rotativa. São mais de 40 mil pés plantados, e a propriedade conta ainda com cafeteria, loja de produtos feitos a partir de lavanda e outras ervas e diferentes serviços de massagens. 

Lavandário
Endereço | Rodovia SP-171, Km 54,7, S/n – Boa Vista, Cunha
Telefone | (12) 3111-6034

Confira aqui outras cidades para conhecer no interior de SP

Poços de Caldas

Praça Pedro Sanches
A visita à Praça Pedro Sanches, no centro de Poços de Caldas, é indispensável na viagem à cidade mineira

Os destinos mineiros são uma boa pedida para conhecer em qualquer época do ano. Durante a primavera, alguns destinos por lá ficam ainda mais encantadores. Entre os destaques está a cidade de Poços de Caldas, ao sul do estado e a 3h30 de carro da capital paulista.  

Os principais atrativos da região são os passeios ao ar livre na Praça Pedro Sanches, cercada por belíssimas construções, como Palace Hotel e o Thermas Antônio Carlos, o Parque José Affonso Junqueira e o Cristo Redentor, de onde é possível fazer o passeio de asa-delta. Leia mais sobre esses e outros passeios em Poços de Caldas.

Interessou? São várias opções para se hospedar no destino. Entre os destaques estão o histórico Palace Hotel Poços de Caldas, o recém-inaugurado Cassino All-Inclusive Resort e o Monreale Hotel Resort, com um delicioso clima de fazenda.

Belo Horizonte

Conjunto Arquitetônico da Pampulha
Em BH, conheça o elegante Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer

Outra ótima opção para visitar nesta época do ano é Belo Horizonte! Na capital mineira, conheça a Praça da Liberdade, o Mirante Mangabeiras, o Mercado Central de Belo Horizonte e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer. À noite, os restaurantes e bares do bairro Lourdes não podem ficar de fora dos planos. 

Com mais dias em Belo Horizonte, ou até mesmo para compor um roteiro completo pela região, estenda a viagem até Brumadinho, a 60 km, para conhecer o Instituto Inhotim, museu de arte contemporânea e jardim botânico.

Interessou? Para se hospedar em Belo Horizonte escolha o luxuoso Fasano Belo Horizonte, o Radisson Blu BH ou o Hilton Garden Inn BH. Além da excelência nos serviços, eles estão a 750 m, 1 e 1,8 km da Praça da Liberdade, respectivamente. 

Gramado

Gramado - Rio Grande do Sul
A Rua Coberta é o point mais famoso do centro da cidade e nela estão livrarias, restaurantes, bares e lojas

A primavera é um período delicioso para conhecer Gramado. Passados os meses de inverno, período em que a cidade é um dos principais destinos nacionais, flores – especialmente as hortênsias – colorem a paisagem. Conheça o Lago Negro, a Av. Borges de Medeiros, o Mini Mundo, o Le Jardin Parque de Lavanda e muito mais. 

Além de Gramado, não deixe de reservar ao menos um dia para conhecer Canela, cidade vizinha com um charmoso centro e a incrível Cascata do Caracol. Veja o que fazer em Gramado e região. 

E quem viaja a partir de 28 de outubro pode curtir também a programação no Natal Luz de Gramado, com diferentes eventos temáticos do Natal, ótima pedida para curtir com a criançada.

Interessou? O Zarpo possui mais de 10 opções de hotéis em Gramado. As opções vão de completos resorts, como o Wyndham Gramado Resort, a pequenos e charmosos hotéis, como o Petit Casa da Montanha. Confira todos no site

Curitiba 

Jardim Botânico de Curitiba - Paraná
O Jardim Botânico de Curitiba, onde está a charmosa estufa de vidro, não pode ficar de fora do roteiro

A capital paranaense é uma delícia para aproveitar dias de muitos passeios. Curitiba combina o clima de cidade grande com as belas paisagens de mais de 30 parques e bosques. Para ver as flores da primavera, o principal local a conhecer é, claro, o Jardim Botânico, onde fica a estufa de vidro, principal cartão-postal do destino. 

Não deixe de visitar também a Ópera de Arame, o Bosque Alemão, o Centro Histórico e o Museu Oscar Niemeyer, e aproveitar os restaurantes e bares locais. Com mais dias em Curitiba, a dica é fazer o passeio de trem turístico até Morretes.

Interessou? É possível reservar no Zarpo estadia no Radisson Hotel Curitiba, NH Curitiba The Five, Go Inn Curitiba e mais. Os três hotéis estão próximos ao bairro Batel, excelente para hospedar-se no destino, próximo ao centro e a cerca de 5 km do Jardim Botânico. 

Joinville e Blumenau

Moinho de Joiville
Conhecida como a “Cidade das Flores, Joinville é opção sem erros para aproveitar o melhor da primavera

Santa Catarina é um destino muito procurado durante o verão por conta das suas praias, mas engana-se quem acha que os atrativos do estado acabam por aí. Joinville, a 180 km de Florianópolis, é conhecida como “Cidade das Flores” e organiza a maior Festa das Flores de Santa Catarina. 

O festival acontece desde 1936, e reúne em sua programação concursos de orquídeas e jardim, venda de flores, oficinas de cultivo, atrações culturais e mais. Em 2021, porém, o evento precisou ser adiado. 

Outras opções para aproveitar por lá são o Mirante do Morro da Boa Vista, com cerca de 250 m de altura e uma vista panorâmica da cidade, o Parque Zoobôtanico, com cerca de 200 animais, playground, trilhas e quiosques, e o Pórtico de Joinville, principal cartão-postal do destino e construído em estilo arquitetônico enxaimel. 

centro de Blumenau
Além de curtir a Oktoberfest em Blumenau, conheça a Rua XV de Novembro e o Parque Ecológico Spitzkopf

Uma ótima pedida é combinar a viagem à Joinville com passeios em Blumenau, a pouco mais de 2h de carro. A cidade é famosa especialmente pela Oktoberfest, a maior do mundo fora da Alemanha! São vários dias de evento com muito chope, culinária típica, música e diversas tradições germânicas. A edição de 2021 foi adiada em razão da Covid-19. 

Mesmo assim a viagem vale a pena! Conheça o Parque Ecológico Spitzkopf, com trilhas ecológicas e perfeito para piqueniques, a Rua XV de Novembro, com restaurantes, lojas e importantes construções em estilo enxaimel, e a Fábrica e Bar da Eisenbahn, com visitação guiada e o bar, que além de servir cerveja prepara também petiscos da culinária alemã. 

Interessou? O Zarpo possui uma ótima opção para se hospedar em Blumenau, o Quality Hotel Blumenau, a cerca de 3 km do centro da cidade. 


Gostou das dicas para curtir o melhor da primavera? Então aproveite para reservar com o Zarpo a hospedagem que mais combina com a sua viagem por ótimos descontos. 

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário